Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 20 de Junho de 2011   #1
Bakkalhau
 
Membro desde: 2-Set-2008
Local: aveiro
Mensagens: 70
Bakkalhau está no bom caminho
Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 22"?

boas gostava de saber se alguem ja se aventurou a fazer um bombo de 20 ou 18 a partir de um bombo de 22!!!!

nem sequer sei se é possivel mas acho que com esforço e dedicaçao será possivel

deem me as vossas opinioes e dicas que eu tanto aprecio

eu tb ja estou a procura..
Bakkalhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Junho de 2011   #2
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: duvida sobre Diy bombo

boas, sinceramente como ias fazer isso??

Enxer de madeira por dentro e desgastar por fora ate ter 18??

Não consegues moldar para 18 cortando e acrescentando...

penso eu.. abraço
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Junho de 2011   #3
Bakkalhau
 
Membro desde: 2-Set-2008
Local: aveiro
Mensagens: 70
Bakkalhau está no bom caminho
Re: duvida sobre Diy bombo

a minha ideia seria fazer um rasgo longitudinal e "apertar" o diametro.. claro que teria sempre que tirar uma tira ao bombo e deixar 3 plys de um lado e mais 3 de outro em cima e em baixo respectivamente para depois fazer a colagem.. mas isso iria me descentrar a furaçao.. mas tb me lembrei que em vez de 8 lugs poderia ficar com 7.. n ha regras :p.. e conseguiria fazer isso tb nos aros...

agora a grande duvida será que a madeira que é em birch tem flexiblidade suficiente para reduzir o diametro?? de 22 para20 estamos a falar em 10 cm ja é alguma coisa..
Bakkalhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Junho de 2011   #4
dmentaustro
 
Membro desde: 15-Jul-2008
Local: Braga
Mensagens: 93
dmentaustro está no bom caminho
Re: duvida sobre Diy bombo

eu n m metia nisso, vais estragar um bombo..

passares um bombo de 22x18 para 22x14 (por exemplo) tudo bem, mas n t metas a diminuir o diametro.

claro k isso requer fazer furação e behring edges novos de um do lados..

Última edição de dmentaustro : Seg, 20 de Junho de 2011 às 23:05.
dmentaustro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Junho de 2011   #5
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Duvida de Diy: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Francamente parece-me impossível. Não vais conseguir recolá-lo e vais estragar o casco. Eu não o faria.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Junho de 2011   #6
Bakkalhau
 
Membro desde: 2-Set-2008
Local: aveiro
Mensagens: 70
Bakkalhau está no bom caminho
Re: Duvida de Diy: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Francamente parece-me impossível. Não vais conseguir recolá-lo e vais estragar o casco. Eu não o faria.
mas o pessoal quando constroi tarolas tb consegue colar, eu sei que é ply por ply mas acho que o maior problema nem seria mesmo na colagem mas sim mesmo na "dobragem!..

lembrei me que poderia tb aquecer a madeira de maneira a torna la mais flexivel...

por enquanto n vou fazer nada porqu tb n tenho tempo... mas nem que estrague o bombo vou arriscar!!!! lol entre vende lo por uma ninharia prefiro destrui lo!!
Bakkalhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Junho de 2011   #7
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Duvida de Diy: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Citação:
Mensagem Original de Bakkalhau Ver Mensagem
mas o pessoal quando constroi tarolas tb consegue colar, eu sei que é ply por ply mas acho que o maior problema nem seria mesmo na colagem mas sim mesmo na "dobragem!..

lembrei me que poderia tb aquecer a madeira de maneira a torna la mais flexivel...

por enquanto n vou fazer nada porqu tb n tenho tempo... mas nem que estrague o bombo vou arriscar!!!! lol entre vende lo por uma ninharia prefiro destrui lo!!
Mas já viste alguém a pegar numa tarola de 14" (com o casco já feito) e fazer uma de 13" por exemplo? Eu não.

Simplesmente acho que não pode ser feito, ou pelo menos não estou a ver como. Se até o Miguel Ralha, que trabalha com madeiras e instrumentos musicais, diz que não acha possível, se calhar é melhor pensares duas vezes antes de cortares o bombo.

Como já aqui foi dito, encurtar a profundidade é possível, o diâmetro não.
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Duvida de Diy: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Citação:
Mensagem Original de Bakkalhau Ver Mensagem
lembrei me que poderia tb aquecer a madeira de maneira a torna la mais flexivel..
Tenho a ideia que a madeira molhada/húmida é que fica flexível.
Aquecer a madeira ela seca e torna-se rija (parte com facilidade).

Ou estarei errado?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #9
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Isso de aquecer para dobrar funciona com o metal, com a madeira acho que é humedecendo-a como disse o Miguel Martinho.

Mas sinceramente acho que te vais meter em aventuras, e que mais perder um bombo com isso...

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #10
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

O que talvez possas fazer é criar um adaptador para as peles, usas peles de 20" num bombo de 22" mas o casco continua com o mesmo tamanho.

Para dobrar a madeira convém deixa-la dentro de agua quente durante 1 ou 2 dias para amolecer o suficiente. Caso ela mesmo assim não dobre pseudo-facilmente, molha mais! Com agua quente a madeira não incha e fica maleável. Isso tambem so te vale se for para passar dum bombo grande para 1 mais pequeno, pq ao contrario tens que adicionar madeira em vez de tirar
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #11
Cozy_Powell
 
Membro desde: 18-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 22
Cozy_Powell será famoso em breveCozy_Powell será famoso em breve
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Fazeres isso bombo pareces eu quando era miúdo... um brinquedo de plástico partia e eu ia com um ferro quente para tentar "soldar".... claro que acabava por estragar aquilo tudo pois o plástico derretia todo...
Cozy_Powell não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Julho de 2011   #12
Soulive
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha/Lisboa
Mensagens: 136
Soulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em bruto
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Categoricamente: Não dá.
Soulive não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Julho de 2011   #13
rfrl10
 
Membro desde: 15-Mar-2011
Local: Tomar
Mensagens: 33
rfrl10 teve uns deslizes no passado
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Ser possível é mas nunca fica como deve de ser o bombo, n te ponhas nisso.
rfrl10 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Julho de 2011   #14
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Eu vinha dizer que PROVAVELMENTE não dá e era deitares 1 bombo ao lixo....mas depois de ler o Ralha, mestre do trabalho com madeira, a dizer que "lhe parece impossível" e "que não o faria" acredito piamente que, conforme dizes, depois de o fazer vais ficar com lenha pra queimar lol...avança com isso em força....pelo menos por falta de aviso não foi!
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Julho de 2011   #15
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

claro que dá !!!
tens de comprar uma maquina de 30 000 euros, outra maquina para bearing edges.. digamos ... 2000 eur, comprar um caldeira, montar todo o sistema de tubos para o vapor...outra maquina para a secagem.. ect ect...
ficaria normalmente por uns miseraveis 70 000 euros...
depois é só contratar os operarios e pagar o respectivo salario...

coisa barata

por fim fazes uma fogueira , botas o bombo la pra dentro e metes as sardinhas na grelha.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Julho de 2011   #16
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Duvida de Diy: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Francamente parece-me impossível. Não vais conseguir recolá-lo e vais estragar o casco. Eu não o faria.

bacalhau.. o mestre falou....
e mais, dá-te mais trabalho isso que estas a querer fazer, correndo o risco de ficares sem bombo.. do que tentar vender o bombo 22 e comprar um 18 ou 20.
abraço.

nutdesign adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 46 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
claro que dá !!!
tens de comprar uma maquina de 30 000 euros, outra maquina para bearing edges.. digamos ... 2000 eur, comprar um caldeira, montar todo o sistema de tubos para o vapor...outra maquina para a secagem.. ect ect...
ficaria normalmente por uns miseraveis 70 000 euros...
depois é só contratar os operarios e pagar o respectivo salario...

coisa barata

por fim fazes uma fogueira , botas o bombo la pra dentro e metes as sardinhas na grelha.

só tu enes, lol.. mas tens razão no que disseste.. abraço
__________________
rock on!\oo/

Última edição de Tinoco : Dom, 10 de Julho de 2011 às 19:18. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Julho de 2011   #17
Bakkalhau
 
Membro desde: 2-Set-2008
Local: aveiro
Mensagens: 70
Bakkalhau está no bom caminho
Re: Duvida de DIY: É possível fazer um bombo de 20" ou um de 18" a partir de um bombo de 2

por alguma coisa abri o topico antes mesmo sendo um topico com muita idiotice do que fazer algo porque ate nem é um bombo fraco! vai é levar um banho e uma roupa nova com os seus amigos timbaloes e vai ser usado para rock and roll!
Bakkalhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como lidarias com um (ou vários) membros homosexuais na tua banda? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 161 Dom, 24 de Junho de 2012 18:43
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
A importância das peles de ressonância - dicas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 118 Ter, 31 de Maio de 2011 17:11



São agora 19:30. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it