Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #1
VascoMY
 
Membro desde: 14-Jul-2008
Local: Azeitão/Setúbal/Lisboa
Mensagens: 24
VascoMY será famoso em breve
Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem!

Boa tarde a todos,

Bem, não sabia em que parte do fórum postar isto, tava indeciso entre aqui e a parte sobre estúdios e salas de ensaio, mas como este post é um pedido de esclarecimento mais do que qualquer outra coisa achei que aqui ficava melhor. (se estiver errado, desculpem e peço que mudem de sitio)

Tenho uma banda rock/metal com um amigo meu que toca guitarra e baixo. Já tocamos há uns 4 ou 5 meses e já escrevemos uns 4 originais. A cena é que queriamos levar isto mais para a frente, criar um myspacezinho e dar uns concertos mas para isso gostariamos de gravar uma maquete de qualidade decente. Fizemos umas gravações em minha casa muito primitivas com um gravador de minidisc mas é obvio que a qualidade nao é assim tão boa, e como o guitarrista não se pode multiplicar, a única coisa que se ouve é guitarra e bateria (embora já temos muitas segundas guitarras e baixo preparados)

A minha dúvida é a seguinte: o que devemos fazer? Onde procurar? Que opções é que temos? Que qualidade esperar? Como funciona a maioria dos estúdios disponíveis em termos de preço/tempo? Sei que podem ser perguntas vagas mas será que alguém pode dar umas luzes?? Somos da zona de Setúbal/Azeitão mas temos carta por isso transporte nao seria grande problema.

Gostariamos que algúem me desse assim algumas direcções para ajudar a dar este saltinho e levar isto para o outro nível e se este post puder ajudar mais alguém ainda melhor!
VascoMY não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #2
VascoMY
 
Membro desde: 14-Jul-2008
Local: Azeitão/Setúbal/Lisboa
Mensagens: 24
VascoMY será famoso em breve
Re: Esclarecimento/Debate: Estúdios e Gravações

ninguém?
VascoMY não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #3
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Esclarecimento/Debate: Estúdios e Gravações

É assim:

Na maior parte dos estúdios tens, praticamente, todo o material que precisas para gravar

Como o teu amigo "não se duplica", podes sempre gravar os instrumentos por pistas

Para especificar, precisas de uma mesa de mistura, um software de gravação, micros, cabos, e claro, os instrumentos

A base é isto...

Nos concertos, não há hipótese, é mesmo arranjar outra pessoa, ou apenas tocarem vocês os dois

Quanto a estúdios, não estou informado nessa zona, logo não te posso ajudar

Cumprimentos
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #4
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações? Como funciona o processo de gravação? Opin

Olá Vasco!

Antes de mais, parabéns pelo projecto! É sempre importante saber que a malta está activa e em evolução constante.

Pelo que descreves aqui (e também pelo que li na tua apresentação), este projecto é relativamente recente e ainda estão em fase de composição. Na minha opinião irem já para um estúdio é um erro. E porquê? Não porque vocês não mereçam ou porque não estejam preparados (até porque as primeiras experiências de estúdio são sempre memoráveis!), mas porque penso que neste momento terão mais vantagens em fazer uma demo caseira.

Vamos cá ver se consigo explicar o porquê desta minha opinião.
Antes de mais há a questão monetária. Horas de gravação em estúdio são caras e esse é um problema que todas as bandas em início de vida enfrentam. Com a questão das horas vem a questão da pressa. Vão estar a gravar a despachar porque não podem gastar um balúrdio. O técnico de som vai sentir isso e vai levar a coisa de uma forma "despachada" também. Mais, vocês têm a necessidade de gravar overdubs, ou seja, gravar as tais segundas guitarras e as faixas de baixo, visto o teu colega não se conseguir desdobrar, como tu próprio disseste. Depois há a fase da mistura, que na maioria das vezes é paga à parte. Mais um custo acrescido.

Portanto, a não ser que encontrem um estúdio que vos faça um preço pela gravação e mistura dos 4 temas, independentemente das horas de gravação, não me parece compensatório. Digo tudo isto porque já vi muitos amigos meus que tiverem essa ansiedade do estúdio e acabar por ficar muito desiludidos com o resultado, exactamente por essa necessidade de fazer as coisas depressa. E já diziam os meus pais... depressa e bem não há quem!

Agora outra questão, que para mim ainda é mais importante que a anterior.
Vocês estão numa fase fantástica, que é a fase da composição, da descoberta musica, da curte nos ensaios e do gozo de tocar um com o outro. Ao gravar em casa, vocês têm toda a liberdade do mundo. Não há limite de horas, não há custos porque demoram 3 meses em vez de 2 dias, não há limitações de ninguém, apenas as que vocês quiserem impôr a vós mesmos. Podem experimentar à vontade, tanto na gravação como na mistura, pode arrepender-se quantas vezes quiserem, podem regravar o que for preciso, quantas vezes for necessário. Podem adicionar novos sons cada vez que vos apetecer.

Ok, é preciso material. Mas o material básico para conseguirem uma demo decente para ter online será de certeza de valor igual ou inferior ao que iriam pagar num estúdio. E lembrem-se, o material fica. É vosso para o futuro, não serve apenas para aquele momento, é algo que poderão usufruir sempre que quiserem. Podem gravar cada vez que fizerem um tema novo, sem se estarem a preocupar com isso.

Basicamente, é tudo uma questão de objectivos. O vosso objectivo neste momento é oferecer uma demonstração do vosso som (o que acho muito boa ideia), algo que as pessoas possam ouvir e apreciar. As pessoas vão fazê-lo, seja essa demo gravada por vós ou num estúdio profissional. E boa música será sempre boa, independentemente do suporte.

Daqui a uns meses, quando tiverem resultados à vista, quando tudo já estiver mais sólido, quando já estiverem a tocar ao vivo e o repertório crescer, aí sim, peguem em vocês, vão até a um estúdio e gravem tudo de uma assentada, com confiança, com determinação e especialmente com muito orgulho no vosso trabalho.

Esta é a opinião de alguém que fez exactamente o que te está a aconselhar e nunca se arrependeu. Ainda hoje gravo tudo em casa antes de ir a estúdio, e é se chegar a ir, pois há muito estúdio aí fora com pior qualidade do que os nossos estúdios caseiros. Não é só ter todo o material do mundo, é saber o que queremos do nosso som, porque na maioria das vezes, os técnicos dos estúdios mais pequenos não conhecem e não sabem o que é melhor para a nossa música. Há excepções claro, mais infelizmente esta é a realidade.

Bom, não me alongo mais.
Esta é apenas a minha opinião sincera. Se quiserem pensar nisso e precisarem de alguma ajuda com a compra de material ou com a própria gravação é só dizerem, terei todo o gosto em ajudar.


Um abraço e boa sorte!

Nuno
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #5
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações? Como funciona o processo de gravação? Opin

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
Olá Vasco!

Antes de mais, parabéns pelo projecto! É sempre importante saber que a malta está activa e em evolução constante.

Pelo que descreves aqui (e também pelo que li na tua apresentação), este projecto é relativamente recente e ainda estão em fase de composição. Na minha opinião irem já para um estúdio é um erro. E porquê? Não porque vocês não mereçam ou porque não estejam preparados (até porque as primeiras experiências de estúdio são sempre memoráveis!), mas porque penso que neste momento terão mais vantagens em fazer uma demo caseira.

Vamos cá ver se consigo explicar o porquê desta minha opinião.
Antes de mais há a questão monetária. Horas de gravação em estúdio são caras e esse é um problema que todas as bandas em início de vida enfrentam. Com a questão das horas vem a questão da pressa. Vão estar a gravar a despachar porque não podem gastar um balúrdio. O técnico de som vai sentir isso e vai levar a coisa de uma forma "despachada" também. Mais, vocês têm a necessidade de gravar overdubs, ou seja, gravar as tais segundas guitarras e as faixas de baixo, visto o teu colega não se conseguir desdobrar, como tu próprio disseste. Depois há a fase da mistura, que na maioria das vezes é paga à parte. Mais um custo acrescido.

Portanto, a não ser que encontrem um estúdio que vos faça um preço pela gravação e mistura dos 4 temas, independentemente das horas de gravação, não me parece compensatório. Digo tudo isto porque já vi muitos amigos meus que tiverem essa ansiedade do estúdio e acabar por ficar muito desiludidos com o resultado, exactamente por essa necessidade de fazer as coisas depressa. E já diziam os meus pais... depressa e bem não há quem!

Agora outra questão, que para mim ainda é mais importante que a anterior.
Vocês estão numa fase fantástica, que é a fase da composição, da descoberta musica, da curte nos ensaios e do gozo de tocar um com o outro. Ao gravar em casa, vocês têm toda a liberdade do mundo. Não há limite de horas, não há custos porque demoram 3 meses em vez de 2 dias, não há limitações de ninguém, apenas as que vocês quiserem impôr a vós mesmos. Podem experimentar à vontade, tanto na gravação como na mistura, pode arrepender-se quantas vezes quiserem, podem regravar o que for preciso, quantas vezes for necessário. Podem adicionar novos sons cada vez que vos apetecer.

Ok, é preciso material. Mas o material básico para conseguirem uma demo decente para ter online será de certeza de valor igual ou inferior ao que iriam pagar num estúdio. E lembrem-se, o material fica. É vosso para o futuro, não serve apenas para aquele momento, é algo que poderão usufruir sempre que quiserem. Podem gravar cada vez que fizerem um tema novo, sem se estarem a preocupar com isso.

Basicamente, é tudo uma questão de objectivos. O vosso objectivo neste momento é oferecer uma demonstração do vosso som (o que acho muito boa ideia), algo que as pessoas possam ouvir e apreciar. As pessoas vão fazê-lo, seja essa demo gravada por vós ou num estúdio profissional. E boa música será sempre boa, independentemente do suporte.

Daqui a uns meses, quando tiverem resultados à vista, quando tudo já estiver mais sólido, quando já estiverem a tocar ao vivo e o repertório crescer, aí sim, peguem em vocês, vão até a um estúdio e gravem tudo de uma assentada, com confiança, com determinação e especialmente com muito orgulho no vosso trabalho.

Esta é a opinião de alguém que fez exactamente o que te está a aconselhar e nunca se arrependeu. Ainda hoje gravo tudo em casa antes de ir a estúdio, e é se chegar a ir, pois há muito estúdio aí fora com pior qualidade do que os nossos estúdios caseiros. Não é só ter todo o material do mundo, é saber o que queremos do nosso som, porque na maioria das vezes, os técnicos dos estúdios mais pequenos não conhecem e não sabem o que é melhor para a nossa música. Há excepções claro, mais infelizmente esta é a realidade.

Bom, não me alongo mais.
Esta é apenas a minha opinião sincera. Se quiserem pensar nisso e precisarem de alguma ajuda com a compra de material ou com a própria gravação é só dizerem, terei todo o gosto em ajudar.


Um abraço e boa sorte!

Nuno

este homem sabe!

muito bom post.
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #6
VascoMY
 
Membro desde: 14-Jul-2008
Local: Azeitão/Setúbal/Lisboa
Mensagens: 24
VascoMY será famoso em breve
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Antes de mais, agradeço terem movido isto de sitio e peço desculpa por nao ter postado isto logo aqui desde o inicio.

Batecas, valorizei muito a tua opinião. Na verdade, a opção que tu sugeres, a de fazer estúdio caseiro básico, já tinha sido por nós pensada e de facto tens razão em tudo o que dizes, existe realmente muito mais liberdade para fazer trabalho de produção, acrescentar todos os pormenores e overdubs sem que ninguém nos imponha nada. Isso para nós, até porque o nosso rock tem muita tendência progressive, era excelente uma vez que realmente só iria enriquecer o nosso som.

Só que abandonamos essa ideia porque nem eu nem o meu amigo temos conhecimentos suficientes sobre esse tipo de material e sobre mexer com o som, E por acaso também sempre pensei que ir a um estúdio seria mais barato do que comprar todo o material! Mas pelos vistos não, como tu dizes, e ainda melhor!

A única coisa que gostava agora de saber era que tipo de material mesmo básico é que seria necessário para fazer uma gravação decente. Percebo mesmo muito pouco disso e se me pudesses dizer alguma coisa agradeceria imenso! Obrigadão
VascoMY não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #7
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Citação:
Mensagem Original de VascoMY Ver Mensagem
Antes de mais, agradeço terem movido isto de sitio e peço desculpa por nao ter postado isto logo aqui desde o inicio.

Batecas, valorizei muito a tua opinião. Na verdade, a opção que tu sugeres, a de fazer estúdio caseiro básico, já tinha sido por nós pensada e de facto tens razão em tudo o que dizes, existe realmente muito mais liberdade para fazer trabalho de produção, acrescentar todos os pormenores e overdubs sem que ninguém nos imponha nada. Isso para nós, até porque o nosso rock tem muita tendência progressive, era excelente uma vez que realmente só iria enriquecer o nosso som.

Só que abandonamos essa ideia porque nem eu nem o meu amigo temos conhecimentos suficientes sobre esse tipo de material e sobre mexer com o som, E por acaso também sempre pensei que ir a um estúdio seria mais barato do que comprar todo o material! Mas pelos vistos não, como tu dizes, e ainda melhor!

A única coisa que gostava agora de saber era que tipo de material mesmo básico é que seria necessário para fazer uma gravação decente. Percebo mesmo muito pouco disso e se me pudesses dizer alguma coisa agradeceria imenso! Obrigadão
Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Como o teu amigo "não se duplica", podes sempre gravar os instrumentos por pistas

Para especificar, precisas de uma mesa de mistura, um software de gravação, micros, cabos, e claro, os instrumentos
Tá aqui basicamente o que precisas, como já tinha dito antes
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #8
VascoMY
 
Membro desde: 14-Jul-2008
Local: Azeitão/Setúbal/Lisboa
Mensagens: 24
VascoMY será famoso em breve
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

JoseZ, desculpa, tinha me esquecido. Tenho de ver se passo nalguma loja pa ver preços e isso.

Obrigadão aos dois
VascoMY não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #9
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Deixa-me lá ver se te consigo ajudar mais um pouco.
A primeira coisa que deves saber é que não vale a pena tentar comprar todo o material necessário de uma só vez. Fica-se assustado com o valor e assim não vale a pena.

O que te aconselho é começar com algum material básico, mesmo que de qualidade inferior, para irem trabalhando, experimentando. À medida que forem evoluindo, vais começar a perceber o que não gostas e o que precisas. É sempre melhor isso do que estares a comprar uma lista de material caríssimo que algum site aconselha, simplesmente porque é o que toda a gente compra.

O que te vou deixar aqui é uma lista REALISTA, de material bastante acessível a nível de valor e que te vai permitir fazer uma demo mais que decente para teres como apresentação. E claro, todo este material vai servir para utilizares ao vivo, o que também virá a dar jeito.

Os preços que estão apresentados foram retirados da Thomann, pois é sempre a minha referência. Além disso, algum do material é de marca branca (depois levam o carimbo da Thomann), o que ajuda a ser mais barato e ao mesmo tempo a não se arranjar com tanta facilidade aqui por terras de Portugal.

Vamos então à lista:

A primeira coisa que necessitamos é uma mesa de mistura, necessária para receber o sinal dos microfones.
Vou-me cingir às mesas com apenas 4 entradas de micro, pois é mais que suficiente por agora e é esse o número máximo de micros que vamos utilizar.


TAPCO MIX 220 FX
É uma mesa de gama de entrada, fabricada pela Mackie.
Tem uma boa construção e o som dos pré-amplificadores não é nada mauzito! Já tem processador de efeitos, o que pode ser uma mais valia tanto nas gravações como ao vivo.



Preço: 141€


ALESIS MULTIMIX 8 FIREWIRE
Esta seria a ideal. E porquê? Porque pode ligar por firewire ao computador e gravar todas as pistas em separado (tens 4 entradas de micro). Vais ter total controlo na mistura, em vez de te veres reduzido a um canal stereo. Poderás gravar bombo, tarola e dois overheads (ou toms se preferires) e poder mexer em tudo separadamente . É um pouco mais cara mas compensa mesmo muito! (Esta é uma peça muito importante, agora e no futuro!)



Preço: 285€




Depois da mesa, vamos precisar de microfones. Para começar, precisamos de um kit de micros para a bateria e um micro para a guitarra. Para a gravação do baixo, poderás ligar o mesmo directo à mesa ou então utilizar o micro de bombo no amplificador de baixo. Não vou incluir micros de voz, visto não teres falado nisso.


T.BONE DC500 DRUM PACK (para a bateria)
Não são micros profissionais mas desenrascam. Pelo preço, é o ideal para o começo.



Preço: 69€


T.BONE MB75 (para as guitarras)
É uma imitação (descarada ) do Shure SM57. Embora não tenha a mesma qualidade, já experimentei um e não desenrasca nada mal! (e ainda te oferecem um cabito!)



Preço: 33€



Como os micros não se aguentam no ar, precisamos de tripés.
Pelo menos um tripé baixo para o bombo e o resto pode ser dos altos, pois dão para tudo.


MILLENIUM MS-2005 (alto)



Preço: 9.30€ cada (por agora 4 devem ser suficientes)


MILLENIUM MS-2002 (baixo)



Preço: 13.90€ cada (pelo menos 1 para o bombo)



Precisamos de cabos também. Como só temos 4 entradas de microfone na mesa, vamos apontar para esse número.


THE SSSNAKE SM10 BK (10 metros)



Preço: 6.30€ cada



Vamos necessitar de alguma para ouvir o que gravámos, porque as colunas de computador não são suficientemente "verdadeiras" para sabermos o que estamos a misturar. No entanto, não vou aconselhar nenhuns monitores de estúdio por agora, vamos-nos ficar por uns auscultadores (de estúdio, nunca de hi-fi)


BEHRINGER HPS5000
Da Behringer são dos poucos que se aproveitam. Embora não sejam lineares no seu som, dá perfeitamente para misturar com eles, pelo menos até escolhermos uns monitores ou auscultadores profissionais.



Preço: 38€



Por último vais necessitar de software. Esta é a parte boa: É GRÁTIS!
Se comprares a mesa da Alesis ficas a ganhar, pois inclui uma cópia original do Cubase LE. Senão, basta ires até ao meu tópico de links para software freeware ( http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9047 ) e tens lá todo o software que possas precisar, desde o software de gravação até aos mais variados efeitos e instrumentos virtuais, todos grátis!


Contas feitas a isto tudo: 476€ (com a mesa da Alesis)
332€ (com a mesa da Tapco)

Nada mau para um mini estúdio completo hein?

Pensa nisto e no que precisares de ajuda já sabes!


Um abração,

Nuno.


P.S.: Como eu já sei que pode aparecer malta a dizer "ah e tal isto não presta, eu conheço material muito melhor", por favor lembrem-se que a ideia não é ir a correr comprar um estúdio semi-profissional. Os rapazes estão agora a iniciar-se nesta área e a última coisa que precisam é de ver preços com quatro ou cinco zeros à frente. Toda a gente tem o hábito de ver apenas os vôos altos, quando na verdade o que necessitamos é de propostas ou conselhos realistas, que nos façam descer à terra e possam de facto ser levados para a frente. É apenas o que se está aqui a tentar fazer.

Resumindo: vai ficar com qualidade de estúdio profissional? Não. Vai ser o propósito e oferecer condições para uma demo apresentável? De certeza.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #10
weicap
 
Membro desde: 6-Jul-2008
Local: Campo Maior
Mensagens: 85
weicap será famoso em breveweicap será famoso em breve
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
Deixa-me lá ver se te consigo ajudar mais um pouco.
A primeira coisa que deves saber é que não vale a pena tentar comprar todo o material necessário de uma só vez. Fica-se assustado com o valor e assim não vale a pena.

O que te aconselho é começar com algum material básico, mesmo que de qualidade inferior, para irem trabalhando, experimentando. À medida que forem evoluindo, vais começar a perceber o que não gostas e o que precisas. É sempre melhor isso do que estares a comprar uma lista de material caríssimo que algum site aconselha, simplesmente porque é o que toda a gente compra.

O que te vou deixar aqui é uma lista REALISTA, de material bastante acessível a nível de valor e que te vai permitir fazer uma demo mais que decente para teres como apresentação. E claro, todo este material vai servir para utilizares ao vivo, o que também virá a dar jeito.

Os preços que estão apresentados foram retirados da Thomann, pois é sempre a minha referência. Além disso, algum do material é de marca branca (depois levam o carimbo da Thomann), o que ajuda a ser mais barato e ao mesmo tempo a não se arranjar com tanta facilidade aqui por terras de Portugal.

Vamos então à lista:

A primeira coisa que necessitamos é uma mesa de mistura, necessária para receber o sinal dos microfones.
Vou-me cingir às mesas com apenas 4 entradas de micro, pois é mais que suficiente por agora e é esse o número máximo de micros que vamos utilizar.


TAPCO MIX 220 FX
É uma mesa de gama de entrada, fabricada pela Mackie.
Tem uma boa construção e o som dos pré-amplificadores não é nada mauzito! Já tem processador de efeitos, o que pode ser uma mais valia tanto nas gravações como ao vivo.



Preço: 141€


ALESIS MULTIMIX 8 FIREWIRE
Esta seria a ideal. E porquê? Porque pode ligar por firewire ao computador e gravar todas as pistas em separado (tens 4 entradas de micro). Vais ter total controlo na mistura, em vez de te veres reduzido a um canal stereo. Poderás gravar bombo, tarola e dois overheads (ou toms se preferires) e poder mexer em tudo separadamente . É um pouco mais cara mas compensa mesmo muito! (Esta é uma peça muito importante, agora e no futuro!)



Preço: 285€




Depois da mesa, vamos precisar de microfones. Para começar, precisamos de um kit de micros para a bateria e um micro para a guitarra. Para a gravação do baixo, poderás ligar o mesmo directo à mesa ou então utilizar o micro de bombo no amplificador de baixo. Não vou incluir micros de voz, visto não teres falado nisso.


T.BONE DC500 DRUM PACK (para a bateria)
Não são micros profissionais mas desenrascam. Pelo preço, é o ideal para o começo.



Preço: 69€


T.BONE MB75 (para as guitarras)
É uma imitação (descarada ) do Shure SM57. Embora não tenha a mesma qualidade, já experimentei um e não desenrasca nada mal! (e ainda te oferecem um cabito!)



Preço: 33€



Como os micros não se aguentam no ar, precisamos de tripés.
Pelo menos um tripé baixo para o bombo e o resto pode ser dos altos, pois dão para tudo.


MILLENIUM MS-2005 (alto)



Preço: 9.30€ cada (por agora 4 devem ser suficientes)


MILLENIUM MS-2002 (baixo)



Preço: 13.90€ cada (pelo menos 1 para o bombo)



Precisamos de cabos também. Como só temos 4 entradas de microfone na mesa, vamos apontar para esse número.


THE SSSNAKE SM10 BK (10 metros)



Preço: 6.30€ cada



Vamos necessitar de alguma para ouvir o que gravámos, porque as colunas de computador não são suficientemente "verdadeiras" para sabermos o que estamos a misturar. No entanto, não vou aconselhar nenhuns monitores de estúdio por agora, vamos-nos ficar por uns auscultadores (de estúdio, nunca de hi-fi)


BEHRINGER HPS5000
Da Behringer são dos poucos que se aproveitam. Embora não sejam lineares no seu som, dá perfeitamente para misturar com eles, pelo menos até escolhermos uns monitores ou auscultadores profissionais.



Preço: 38€



Por último vais necessitar de software. Esta é a parte boa: É GRÁTIS!
Se comprares a mesa da Alesis ficas a ganhar, pois inclui uma cópia original do Cubase LE. Senão, basta ires até ao meu tópico de links para software freeware ( http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9047 ) e tens lá todo o software que possas precisar, desde o software de gravação até aos mais variados efeitos e instrumentos virtuais, todos grátis!


Contas feitas a isto tudo: 476€ (com a mesa da Alesis)
332€ (com a mesa da Tapco)

Nada mau para um mini estúdio completo hein?

Pensa nisto e no que precisares de ajuda já sabes!


Um abração,

Nuno.


P.S.: Como eu já sei que pode aparecer malta a dizer "ah e tal isto não presta, eu conheço material muito melhor", por favor lembrem-se que a ideia não é ir a correr comprar um estúdio semi-profissional. Os rapazes estão agora a iniciar-se nesta área e a última coisa que precisam é de ver preços com quatro ou cinco zeros à frente. Toda a gente tem o hábito de ver apenas os vôos altos, quando na verdade o que necessitamos é de propostas ou conselhos realistas, que nos façam descer à terra e possam de facto ser levados para a frente. É apenas o que se está aqui a tentar fazer.

Resumindo: vai ficar com qualidade de estúdio profissional? Não. Vai ser o propósito e oferecer condições para uma demo apresentável? De certeza.

Grande reposta meu..... Este Batecas é que não se poupa e faz umas descrições de morte... Eu axo que vou ir por este pleno conselho teu e antes de pensar em comprar uma bateria melhor vou pensar em comprar um mini studio, visto que eu estou a gravar tudo com um micro de 10€, hehe.... Só para ouvir alguma coisa do que toco depois de tocar.....

E na realidade e que estou na mesma situação exactamente que o vascomy visto que tambem so sou eu e um guitarrista que toca tambem o baixo, embora haja uma vocalista debaixo de olho....

Mas vou fazer uma pergunta, A guitarra em ves de ser gravada pelo microfone , não poderia ser gravada directamente pelo cabo do amplificador (ligar da guitarra a mesa)???

Porque pelo que entendo assim teriamos de ligar a guitarra ao amplificador e colocar o micro no amplificador.

Abraços
weicap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #11
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Citação:
Mensagem Original de weicap Ver Mensagem
Mas vou fazer uma pergunta, A guitarra em ves de ser gravada pelo microfone , não poderia ser gravada directamente pelo cabo do amplificador (ligar da guitarra a mesa)???

Porque pelo que entendo assim teriamos de ligar a guitarra ao amplificador e colocar o micro no amplificador. Abraços
Sim, podes de facto gravar a guitarra directamente, mas há aqui algumas questões importantes.

O que pretendemos é captar o som de guitarra que temos. Esse som é uma soma da guitarra mais o som gerado pelo próprio amp e debitado pela coluna desse amp. Ao micar o amp, estamos a captar o som conjunto.
Se gravarmos a guitarra directa à mesa, perdemos todas as característcas do amp, ficaremos apenas com o som directo da guitarra. Se fores um guitarrista que gosta realmente do som que tem na sua guitarra/amp, é de evitar gravar directo.

Ainda para mais, será necessário recorrer a uma D.I. box, para nivelar as impedancias (as guitarras tem uma entrada de alta impedancia, ao contrario dos inputs da mesa de mistura que geralmente são de baixa impedancia). Podes não utilizar uma D.I., mas a gravação não ser feita num nível ideal.

No entanto, se tiveres um amplificador manhoso que nem sequer gostas muito do som, podes recorrer a softwares como o Guitar Rig, que simulam amplificadores, colunas, pedais, etc. Aí sim, a guitarra é ligada directa à mesa e daí entra no software. A vantagem disto, é que a qualquer momento podes modificar o som da guitarra, pois apenas estás a gravar o som limpo e aplicar os efeitos posteriormente (em tempo real, portanto nada é destruído). Para quem tem mini estúdios em apartamentos é a melhor solução, até porque os softwares estão cada vez melhores e o som é melhor que muitos amplificadores que andam aí. Além disso, é óptimo para praticar com phones!

Em casa uso o Guitar Rig 2, com a guitarra ou baixo (também tem processador de baixo, o que é fantástico) ligados à minha Edirol UA-25, que tem a vantagem de ter uma entrada alta impedância, própria para instrumentos. Quando estou a compor gravo tudo assim, pela facilidade que é puder testar efeitos, distorções, colunas, etc.

Eu não comprei assim, mas o Guitar Rig tem um pack com pedaleira de controlo, perfeita para guitarristas, o que permite deixar o rato de lado e controlar tudo na hora, como se fosse qualquer outra pedaleira de efeitos.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #12
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Batecas.... Quem sabe sabe ! O batecas tem sido dos membros que tenho visto dar respostas de mais qualidade ! agradeço da minha parte !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #13
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
Sim, podes de facto gravar a guitarra directamente, mas há aqui algumas questões importantes.

O que pretendemos é captar o som de guitarra que temos. Esse som é uma soma da guitarra mais o som gerado pelo próprio amp e debitado pela coluna desse amp. Ao micar o amp, estamos a captar o som conjunto.
Se gravarmos a guitarra directa à mesa, perdemos todas as característcas do amp, ficaremos apenas com o som directo da guitarra. Se fores um guitarrista que gosta realmente do som que tem na sua guitarra/amp, é de evitar gravar directo.

Ainda para mais, será necessário recorrer a uma D.I. box, para nivelar as impedancias (as guitarras tem uma entrada de alta impedancia, ao contrario dos inputs da mesa de mistura que geralmente são de baixa impedancia). Podes não utilizar uma D.I., mas a gravação não ser feita num nível ideal.

No entanto, se tiveres um amplificador manhoso que nem sequer gostas muito do som, podes recorrer a softwares como o Guitar Rig, que simulam amplificadores, colunas, pedais, etc. Aí sim, a guitarra é ligada directa à mesa e daí entra no software. A vantagem disto, é que a qualquer momento podes modificar o som da guitarra, pois apenas estás a gravar o som limpo e aplicar os efeitos posteriormente (em tempo real, portanto nada é destruído). Para quem tem mini estúdios em apartamentos é a melhor solução, até porque os softwares estão cada vez melhores e o som é melhor que muitos amplificadores que andam aí. Além disso, é óptimo para praticar com phones!

Em casa uso o Guitar Rig 2, com a guitarra ou baixo (também tem processador de baixo, o que é fantástico) ligados à minha Edirol UA-25, que tem a vantagem de ter uma entrada alta impedância, própria para instrumentos. Quando estou a compor gravo tudo assim, pela facilidade que é puder testar efeitos, distorções, colunas, etc.

Eu não comprei assim, mas o Guitar Rig tem um pack com pedaleira de controlo, perfeita para guitarristas, o que permite deixar o rato de lado e controlar tudo na hora, como se fosse qualquer outra pedaleira de efeitos.
Olha, eu também tenho uma UA-25. Dá pa ligar a mesa a esta placa? Para daí seguir para um programa de gravação e poder gravar tudo direitinho
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #14
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Olha, eu também tenho uma UA-25. Dá pa ligar a mesa a esta placa? Para daí seguir para um programa de gravação e poder gravar tudo direitinho
Claro. Se pretenderes gravar a bateria, terás de fazer previamente a mistura na mesa, ou seja, acertar tudo direitinho, volumes, equalizações, panorâmicas, etc. Depois é só enviares uma saída stereo (convém que seja balanceada, portanto desaconselho a saída de TAPE-OUT de fichas RCA) para a placa: Left da mesa para o Input 1 e Right no Input 2. Certifica-te que o input 1 não tem a opção de Hi-Z (alta impedância) ligada e que ambos os pré-amplificadores estão no mesmo nível e que o sinal está a entrar sem distorcer.

No case de quereres gravar uma guitarra, baixo ou uma voz, basta ligares o microfone (ou a própria guitarra/baixo como já descrevi acima) directamente no input da placa, pois os pré-amplificadores têm uma qualidade bastante aceitável.

Não sei se era esta a tua questão, mas espero ter ajudado!
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #15
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Espectáculo, obrigado man

JoseZ adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 55 segundos depois:

Haaa, só mais uma coisa:

Se gravar com a placa ele divide as pistas por cada micro?

Última edição de JoseZ : Qui, 7 de Agosto de 2008 às 16:42. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #16
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Haaa, só mais uma coisa:

Se gravar com a placa ele divide as pistas por cada micro?
Não, porque a placa apenas tem 2 entradas, o que equivale a 2 pistas. Tu estás a enviar o sinal stereo final da mesa, ou seja, a soma/mistura final de todo o som que estás a injectar na mesa. A placa vai receber 2 pistas, equivalentes ao lado esquerdo e direito do stereo.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #17
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Obrigado por tudo batecas

JoseZ adicionou o seguinte texto, 10 minutos e 50 segundos depois:

Só mais uma coisa, esse t.bone (imitação de SM57) capta bem timbalões e tarolas como o "original" ou não tem mesmo hipóteses?

Última edição de JoseZ : Qui, 7 de Agosto de 2008 às 20:52. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #18
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Só mais uma coisa, esse t.bone (imitação de SM57) capta bem timbalões e tarolas como o "original" ou não tem mesmo hipóteses?
Sinceramente nunca usei em bateria, por isso prefiro não meter a minha mão no fogo... Microfones de baixa gama são sempre mais esquisitos no que toca a baterias. Ele vai captar, mas provavelmente vai colorir demasiado o som.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Agosto de 2008   #19
VascoMY
 
Membro desde: 14-Jul-2008
Local: Azeitão/Setúbal/Lisboa
Mensagens: 24
VascoMY será famoso em breve
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Obrigado Batecas, grande post mesmo! Agradeço mesmo a tua ajuda!

Em principio não ia precisar de mesa mistura, pois um amigo meu tem uma também para iniciantes de quatro entradas, não sei exactamente a marca nem nada disso mas acho que pelo menos dava para desenrascar. Numa 2ª fase, comprávamos uma melhor quando tivessemos mais dinheiro.

De resto, o preço do material essencial fica entre os 150 e os 200 euros, o que dividido pelos dois é excelente e perfeitamente acessível!

Por isso mais uma vez, obrigado, e fiquem à espera de um postzinho no futuro meu a indicar o myspace da banda com as nossas músicas (instrumentais por enquanto) para o pessoal opinar! Abraços

Última edição de VascoMY : Sex, 8 de Agosto de 2008 às 03:26.
VascoMY não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Outubro de 2008   #20
galiere
 
Membro desde: 13-Out-2008
Local: sETÚBAL
Mensagens: 2
galiere está no bom caminho
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Olha amigo actualmente vai abrir um novo estúdio com material para a gravação de bandas cujo nome è EEG (estudios de gravação Gali) se estiveres interessado responde a minha msg.

Um abraço boa musica.
Galiére
galiere não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 4 de Janeiro de 2009   #21
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Hey batecas, esses mics nao nao têm aplicação directa nos timboloes? Normalmente têm uma pinça para agarrar, e daí eram menos uns trocos em tripés (isto se optarmos por timboloes e tarola)
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Janeiro de 2009   #22
Henry
 
Membro desde: 28-Set-2008
Local: Setúbal
Mensagens: 34
Henry está no bom caminho
Fixe. Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

oi oi! ao lado onde ensaio há 1 entre palmela e setubal!
__________________
YEAHHH!!! o melhor instrumento do mundo!!!
Henry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Outubro de 2009   #23
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Boas pessoal, excelente tópico, ainda não tinha conhecimento deste aqui hehe.
Batecas, uma questão. não percebi se a mesa da tapco que referiste é amplificada ou se precisa posteriormente de um amplificador.

um abraço!
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 30 de Outubro de 2009   #24
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Onde existem estúdios de gravações na zona de Setubal? Quais os preços? Opinem

Bem, li isto por alto mas a melhor solução é mesmo ensaiar bastante e escrever as músicas...
Quando tiverem as músicas fechadas, procurem um estúdio que se adapte às vossas carteiras e modo de trabalhar (já que são só 2)...
Isto é na perspectiva de quererem ser só músicos...

Se quiserem investir mesmo em gravação (multipista ou não), com boa qualidade o ideal é lerem bastante, aprenderem com o pessoal que sabe, quem sabe investir na vossa formação e tirar um curso de produção e quando chegarem à altura de comprar material, comprem material bom...

Vou ter que discordar do Batecas... Esse material que o Batecas referiu é extremamente fraco e penso que será deitar €€€ ao lixo...

Agora juntem esse material ao vosso total desconhecimento teórico/prático de gravação, captação, edição, processamento, masterização, manipulação, trabalho em programa, etc e acho que não preciso de dizer mais nada... Já se sabe no que vai dar... É apenas a minha opinião!

Resultado: Insatisfação, bloqueio, perca de paciência, desmotivação, stress...

EDIT: Pegando no que o Batecas disse, a minha opinião é a mais realista possível, embora um pouco fria mas as verdades são para ser dizer!

Última edição de Rebel-Drummer : Sex, 30 de Outubro de 2009 às 00:27.
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 23:36. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it