Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #1
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Opinião: Microfonia - Para quê colocar microfones a mais em salas com cerca de 100m2?

oÍ Pessoal

Vou falar de microfonia

Tenho visto em muito bar, de Lisbo e Porto, pessoal que microfona batera inteira, e embora acusticamente pareça afinada, vai soando mal paca. Bateras de 5 toms, bumbo, caixa, HH, e 2 overhead. Soa mal mesmo.

Em 100mts quadrados?. Pessoal não faz isso não!!!!

E então quando vocalista sai detrás de mic vocal o desfaseamento da caixa entrando pelo mic vocal? Mau demais!!!!

Nesse espaço só precisa de mic no bumbo e dois overhead. Não mais!!!

A caixa sai "per se".

Mic nos amplificador? Com um 2.2 de 1000Watt?

Pessoal, relaxa, toma um copo e pensa bem. Gosta de ver gente fugindo de voçê? Com mão no ouvido? Feedback constante? Criticando a banda?

Em 100 metro quadrados?

Olha não encara isto na pior não!! Toca de maneira a ouvir os teus colega, dinamica, e sobriedade. Se não sabe mixar deixa tudo flat, e trabalha só de volume. è a coisa mais natural a fazer.

Cria teu som som, e trabalha ele em equipe. Já aqui rreferi que uma batera atinge os 140 db. ainda quer amplificar isso? Em 100mts2?

Estou falando para baterista, porque se fosse falar para os outro intrumentista falava bem pior!!!!!

Cuida teu som. Cria tua dinamica e teu volume. Ouve os outros. afinal a MÙSICA é conversa de instrumento, não de pessoa!!!!


Leva a mal não pessoal. è para bem de todos.

Abração em voçês!!!!!!!!
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #2
paul luis
 
Membro desde: 5-Mar-2007
Local: gaia
Mensagens: 700
paul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em bruto
Re: Microfonia

bom topico bateforte. abraço
paul luis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #3
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Microfonia

bom topico !
eu tambem ja assisti a essas cenas.
quando toco em bares o que faço é mesmo só micro no bombo ... mais nada porque pratos tambem soam bem forte. ( os agudos propagam-se bem )
de resto da microfonia é só para voz porque guitarras e baixo têm amplificadores potentes.
digo mesmo, muitas vezes só vou com uma mesa de 4 canais e dois monitores a fazer de P.A. elevados a uma certa altura.
nao é preciso mais em espaços pequenos.
realmente está bem lembrado, porque penso que muita gente quer mostrar o material que têm só para dizer que ja sao grandes... a maior parte das vezes sai uma grande m--da.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #4
Thierry
 
Membro desde: 22-Mai-2009
Local: Bragança/ Mafra
Mensagens: 253
Thierry está no bom caminho
Re: Microfonia

Mais uma boa contribuição do meu ponto de vista Bate forte... O som natural é o melhor... São os pequenos pormenores que fazem a diferença...
Abraço
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]A vida são dois dias e um já passou
Thierry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #5
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Microfonia

ya por acaso já tinha pensado neste assunto .. é realmente um perfeito disparate , quando se vai tocar a pubs espaços relativamente pequenos , micar uma bateria inteira e ainda colocar mics em amps com watts potentes ... é para por a malta a fugir! já assisti a um concerto que nao se aguentava , mesmo regulando o som na mesa do PA .. incrivel, ruido ensurdecedor
Basta 1 mic no bombo e um overhead para a bateria , os amps ao natural ... E o micro tambem bem regulado e tá feito, para estar tudo equilibrado .. Senão tem de se estar a por micro altos berros para um vocal se fazer ouvir!

Bem observado mais uma vez , bateforte
Abraço, belo topico
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #6
Alexxxxxx
 
Membro desde: 13-Dez-2009
Local: Massama
Mensagens: 37
Alexxxxxx está no bom caminho
Re: Microfonia

Em bares bem pequenos tem toda a lógica... mas para 100mts quadrados, permite-me discordar.
Tudo depende do estilo de musica, do bar em si, do P.A que tem, etc. Mas há casos em que micar tudo é mesmo a melhor solução. Uma coisa e teres um amp de guitarra aos berros em cima do palco, Outra e teres o som de guitarra suficiente no palco, e bem aconchegado e timbrado num bom PA. Desta forma consegues dar uma imagem sterio a banda, fazer misturas de monição para cada musico e ter um som bem mais "Hi-Fi"
Ate a bateria, soa de forma esquisita quando ouves um bombo bem gordo a sair do PA, e o resto da bateria sei acusticamente la de traz. Como tecnico e a minha opiniao... Amigos na mesma
Abraço a todos
__________________
www.academiadamusica.com
Alexxxxxx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #7
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Microfonia

Citação:
Mensagem Original de Alexxxxxx Ver Mensagem
Em bares bem pequenos tem toda a lógica... mas para 100mts quadrados, permite-me discordar.
Tudo depende do estilo de musica, do bar em si, do P.A que tem, etc. Mas há casos em que micar tudo é mesmo a melhor solução. Uma coisa e teres um amp de guitarra aos berros em cima do palco, Outra e teres o som de guitarra suficiente no palco, e bem aconchegado e timbrado num bom PA. Desta forma consegues dar uma imagem sterio a banda, fazer misturas de monição para cada musico e ter um som bem mais "Hi-Fi"
Ate a bateria, soa de forma esquisita quando ouves um bombo bem gordo a sair do PA, e o resto da bateria sei acusticamente la de traz. Como tecnico e a minha opiniao... Amigos na mesma
Abraço a todos

Opiniao dum tecnico , a fazer oposição
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Dezembro de 2009   #8
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Microfonia

Este tópico faz muito sentido. Para que conste eu tenho tampões para ouvidos no carro porque às vezes vou ver concertos em certos bares e tenho de ver com tampões. já aconteceu ter de usar tampões improvisados com guardanapos por me ter esquecido dos tampões mesmo.

O caso mais fragrante que me lembro é o In Live Caffé na Moita, que apesar de ser dos melhores bares para musica ao vivo que conheço, tem sempre a musica demasiado alta, que me afasta quase sempre de lá ir. Passa do prazeiroso para o desagradável devido ao volume excessivo

Ponto verde pra ti
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 20 de Dezembro de 2009   #9
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: Microfonia

Citação:
Mensagem Original de Alexxxxxx Ver Mensagem
Em bares bem pequenos tem toda a lógica... mas para 100mts quadrados, permite-me discordar.
Tudo depende do estilo de musica, do bar em si, do P.A que tem, etc. Mas há casos em que micar tudo é mesmo a melhor solução. Uma coisa e teres um amp de guitarra aos berros em cima do palco, Outra e teres o som de guitarra suficiente no palco, e bem aconchegado e timbrado num bom PA. Desta forma consegues dar uma imagem sterio a banda, fazer misturas de monição para cada musico e ter um som bem mais "Hi-Fi"
Ate a bateria, soa de forma esquisita quando ouves um bombo bem gordo a sair do PA, e o resto da bateria sei acusticamente la de traz. Como tecnico e a minha opiniao... Amigos na mesma
Abraço a todos
Oí sÕ Alexx
Me dá impressão de que o sô Alexx, não entendeu minha prosa.
Eu me referi a musico indisciplinado. Me referi tam bém a 100mts 2, o que por exemplo são 10x10 metros.

Agora se quer falar sobre acustuca estou ao dispôr de voçê, meu querido.

Poderemos falar de sala, do achamento de parametria espectral, de processamento de sinal, de cubicagem sonora e arquitectónica, de Room, de caracteristica de Public Adress, de mesa de Mixagem, compressão, de micro,etc, meu querido.

Olhe, por favor não interpreta isto como arrogancia não, porque pode parecer. Olhe isto é fruto de muita workshop com musico convidado de Mister Billy Cohban, de quem fui roodie. Trabalhei com muito engenheiro de som "gringo", de quem recebi lição na hora. Muito legal todos eles.

Sô Alexx, me perdoa se pensar outra coisa que não é sinceridade mesmo.
Um abração no sô, e Um Feliz Natal
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 20 de Dezembro de 2009   #10
Alexxxxxx
 
Membro desde: 13-Dez-2009
Local: Massama
Mensagens: 37
Alexxxxxx está no bom caminho
Re: Microfonia

[quote=bateforte;140665]Oí sÕ Alexx

Poderemos falar de sala, do achamento de parametria espectral, de processamento de sinal, de cubicagem sonora e arquitectónica, de Room, de caracteristica de Public Adress, de mesa de Mixagem, compressão, de micro,etc, meu querido.


lolol gostei das palavras pomposas.... dá um aspecto mais pro!!! e do "meu querido" no fim... Tem calma rapaz foi só uma opinião... Agora essa do "achamento de parametria espectral" é digna de wikipedia!!!! ver se nao me esqueço de ir ver....
__________________
www.academiadamusica.com
Alexxxxxx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 20 de Dezembro de 2009   #11
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: Microfonia

[quote=Alexxxxxx;140679]
Citação:
Mensagem Original de bateforte Ver Mensagem
Oí sÕ Alexx

Poderemos falar de sala, do achamento de parametria espectral, de processamento de sinal, de cubicagem sonora e arquitectónica, de Room, de caracteristica de Public Adress, de mesa de Mixagem, compressão, de micro,etc, meu querido.


lolol gostei das palavras pomposas.... dá um aspecto mais pro!!! e do "meu querido" no fim... Tem calma rapaz foi só uma opinião... Agora essa do "achamento de parametria espectral" é digna de wikipedia!!!! ver se nao me esqueço de ir ver....
Sô Alexx
Fui correcto com o sô, até pedi desculpa pra não acha pretenciosa minha resposta. Espero sinceramente o sô não estar xingando meu português de Brasil. Não são palavras pomposa. Me perdoe novamente.

Tenha um Feliz Natal
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 20 de Dezembro de 2009   #12
Alexxxxxx
 
Membro desde: 13-Dez-2009
Local: Massama
Mensagens: 37
Alexxxxxx está no bom caminho
Re: Microfonia

Não estou nada ofendido ... e mesmo na boa
Curti mesmo os "palavrões" pomposos hehehe!!
__________________
www.academiadamusica.com
Alexxxxxx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Dezembro de 2009   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Microfonia

100m2 é um espaço pequeno! Até a minha casa tem quase esse tamanho!
Ora, num espaço deste tamanho não me iria dar certamente ao trabalho de micar a bateria toda mais amps!!
Ainda este *** fui tocar a um bar com talvez 100 m2 e só pus um micro no bombo e chegou perfeitamente.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Dezembro de 2009   #14
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Microfonia

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
100m2 é um espaço pequeno! Até a minha casa tem quase esse tamanho!
Ora, num espaço deste tamanho não me iria dar certamente ao trabalho de micar a bateria toda mais amps!!
Ainda este *** fui tocar a um bar com talvez 100 m2 e só pus um micro no bombo e chegou perfeitamente.
exactamente !
o que acho é que anda muita banda a mostrar que sao grandes com muita aparelhagem, carregar/descarregar/voltar a carregar/voltar a descarregar tudo quando com pouca coisa se faz muito bom som.
depois ha aquela cena de transporte... pois se somos 4 musicos... imaginem...
1 carro para uma pessoa + material no banco detras e na mala
outro carro para outras 2 pessoas ( para ninguem ir só ) + material na mala
e agora o baterista sozinho no seu carro com bateria/tripés/micros/120 pratos/rack completa.
tudo isso para uma actuaçao de 1 hora.

PRECISA-SE BOM SENSO
part time / full time
contactar essa banda.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Dezembro de 2009   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Microfonia

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
exactamente !
o que acho é que anda muita banda a mostrar que sao grandes com muita aparelhagem, carregar/descarregar/voltar a carregar/voltar a descarregar tudo quando com pouca coisa se faz muito bom som.
depois ha aquela cena de transporte... pois se somos 4 musicos... imaginem...
1 carro para uma pessoa + material no banco detras e na mala
outro carro para outras 2 pessoas ( para ninguem ir só ) + material na mala
e agora o baterista sozinho no seu carro com bateria/tripés/micros/120 pratos/rack completa.
tudo isso para uma actuaçao de 1 hora.

PRECISA-SE BOM SENSO
part time / full time
contactar essa banda.
A malta com a idade começa a reparar nesses aspectos. Um gajo quando é novo quer é levar tudo e mais alguma coisa. Ligar muita coisa, baterias grandes, pratos, micros, etc., etc.
Depois a malta chega aos 30 e, epá, se calhar vou deixar aquele prato em casa...
E de ano para ano, vamos deixando cada vez mais coisas em casa e o que queremos mesmo é ter o minimo possível para carregar e montar e é quando nos apercebemos que afinal podemos fazer a mesma festa com menos trabalho.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Dezembro de 2009   #16
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Microfonia

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
A malta com a idade começa a reparar nesses aspectos. Um gajo quando é novo quer é levar tudo e mais alguma coisa. Ligar muita coisa, baterias grandes, pratos, micros, etc., etc.
Depois a malta chega aos 30 e, epá, se calhar vou deixar aquele prato em casa...
E de ano para ano, vamos deixando cada vez mais coisas em casa e o que queremos mesmo é ter o minimo possível para carregar e montar e é quando nos apercebemos que afinal podemos fazer a mesma festa com menos trabalho.
Toda a razão Miguel.
Eu tb tive a tocar num bar este *** e tinha mais ou menos o tamanho que se fala aqui.
Eu levei o costume de bar, kit 4 peças, o guitarrista levou uma pequena coluna com uma cabeça Orange Tiny Terror ( aquilo parece um micromachine ) e o baixista um combo de 200watts. Não pus microfones em nada da bateria, nem bombo, porque aquilo chega e sobra ( o kickport ajuda). Em suma chegou e sobrou, toda a gente ouviu bem, gostaram e é o que importa.
Já lá vi no mesmo bar pessoal a tocar com bombo de 22" e 24", o que é um absurdo, guitarristas com cabeça e coluna com alguns 2m de altura e alguns 1000watts e baixistas idem aspas..nao há necessidade, o show off n conta nada quando a musica soa mal, desde que soe bem e o pessoal goste nada mais importa.

abraços.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Dezembro de 2009   #17
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Microfonia

plenamente d´ acordo.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
[Entrevista] Martin Lopez (ex-Opeth) - ano de 2004 splash Bateristas e Percussionistas 3 Qui, 31 de Julho de 2008 12:52
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37



São agora 00:53. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it