Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 8 de Fevereiro de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Visão de um "Louco"

" A visão de um "louco" sobre o melhor instrumento do Mundo"

Boas Pessoal

Tocar bateria é fácil.

Tocar bem bateria já não será bem assim.

Vamos imaginar, de que quando nos iniciamos na bateria, "nasce na nossa cabeça, uma mesa de mistura, com um técnico de som incluido".

Parece bizarro, mas não é tanto.

Ora vejamos. Quando começamos a dar os primeiros toques, essa "mesa de mistura", pode ser vulgar e o "técnico" pode até estar a dormir por cima dela.

Mesmo que já tenhamos "aprendido todos" os rudimentos, e até alguma técnica por acréscimo. Onde é que eu quero chegar pessoal?

Ao GROOVE.

Por isso faço a analogia do técnico e da mesa. Ou seja a nossa sensibilidade de execução, A nossa noção dos volumes.

Mesmo quando evoluimos, a "mesa" já não serve, tem de ser mais sofisticada e o "técnico" tem de estar mais atento aos faders.

E porquê?

Porque já não tocámos certinho e começamos, a dar com ele em doido, pois começamos a dar strokes com intensidades diferentes.

Acentuações e Ghost Notes. Quer dizer que teremos de ter a noção do volume/intensidade com que atacamos cada peça.

Temos de educar o "técnico".

Mas para o educar, temos também de ter em conta, que técnica, rudimentos, velocidade de execução, não são sinónimo de GROOVE.

Temos de saber interpretar os ritmos.

E não é a tocá-los "certinho". É a "senti-los". Com GROOVE.

Quantas vezes uma bateria muito bem afinada, tocada por dois excelentes bateristas, a mesma bateria soa completamenta diferente de um para outro.

Essa diferença, será muito mais acentuada, mas para pior por um baterista cheio de técnica mas sem GROOVE.

Para terminar, e na minha modesta opinião pessoal, o maior predicado de um baterista é/será o GROOVE. O GROOVE é ALMA, a SENSIBILIDADE e o "GENE" de um baterista.

Grato por ouvirem as divagações de um "LOUCO" deste instumento maravilhoso

Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 8 de Fevereiro de 2010 às 23:50.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #2
Sergeant Pepperz
 
Membro desde: 3-Set-2008
Local: Leiria
Mensagens: 115
Sergeant Pepperz tem uma aura espectacular à voltaSergeant Pepperz tem uma aura espectacular à volta
Re: Visão de um "Louco"

Dos melhores textos que já li até hoje...

Os meus parabéns.

Partilho exactamente da tua opinião.

Este texto deveria ser fixado na página principal do fórum e deveria aparecer como pop-up para todos os putos que em vez de estarem a tocar, a estudar e a divertirem-se com a bateria, vêm iniciar tópicos com, olha aí a minha bateria muita gira!!! ou qual destas baterias a melhor?...
Desculpem o desabafo bem off-topic...

Já não está cá quem "escreveu"!



O máximo que posso dizer é: "Eu próprio não o poderia ter dito melhor!" ou "Dido!"


Abraço!
__________________

Sergeant Pepperz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #3
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Visão de um "Louco"

Citação:
Mensagem Original de Sergeant Pepperz Ver Mensagem
Dos melhores textos que já li até hoje...

Os meus parabéns.

Partilho exactamente da tua opinião.

Este texto deveria ser fixado na página principal do fórum e deveria aparecer como pop-up para todos os putos que em vez de estarem a tocar, a estudar e a divertirem-se com a bateria, vêm iniciar tópicos com, olha aí a minha bateria muita gira!!! ou qual destas baterias a melhor?...
Desculpem o desabafo bem off-topic...

Já não está cá quem "escreveu"!



O máximo que posso dizer é: "Eu próprio não o poderia ter dito melhor!" ou "Dido!"


Abraço!
Ò Seargent
Muito obrigado pelas tuas palavras.
Agradeço sinceramente
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #4
Sergeant Pepperz
 
Membro desde: 3-Set-2008
Local: Leiria
Mensagens: 115
Sergeant Pepperz tem uma aura espectacular à voltaSergeant Pepperz tem uma aura espectacular à volta
Re: Visão de um "Louco"

Nada a agradecer!

Eu é que agradeço pela partilha que fez! Tenho pena que apenas poucos tiraram partido do texto que escreveu...


Grande abraço!
__________________

Sergeant Pepperz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #5
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Visão de um "Louco"

Citação:
Mensagem Original de Sergeant Pepperz Ver Mensagem
Nada a agradecer!

Eu é que agradeço pela partilha que fez! Tenho pena que apenas poucos tiraram partido do texto que escreveu...


Grande abraço!
Nâo faz mal, Seargent.
Eu pauto sempre pela BATERIA E SÓ BATERIA.
Abraço e obrigado
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #6
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Visão de um "Louco"

isto é que é saber falar !
sim Sr !
tá tudo dito....
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #7
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Visão de um "Louco"

Subscrevo a 100%. Groove, musicalidade e muita, muita maturidade.

Eu, que sou jovem e falo por mim, às vezes tenho algumas dificuldades em manter as coisas simples, sem grandes floreados... Com o tempo de prática e também com muita troca de ideias aqui do fórum, tenho vindo a mudar a minha atitude...

Basicamente, para mim, o essencial é tarola, bombo, prato de choques e ghost notes, mais nada. Para isso também contriubui o conhecimento e influência de muitos bateristas, como Benny Greb ou Carter Beauford.

É por isso que eu adoro bateristas que fazem caras esquisitas a tocar!
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #8
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Visão de um "Louco"

Excelente, simplesmente!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #9
jamiro
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
Mensagens: 216
jamiro está no bom caminho
Re: Visão de um "Louco"

Muito bom o teu texto ! Eu como um mero principiante quero te agradecer por escreveres este texto que me ajuda tambem a evoluir como baterista .
Gostei bastante !

Abraço
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #10
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Visão de um "Louco"

A pergunta que fica no ar é....

Sera que es louco, ou quem nao te ouve (liga) é que o é ?
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #11
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Visão de um "Louco"

Citação:
Mensagem Original de Sergeant Pepperz Ver Mensagem
Dos melhores textos que já li até hoje...

Os meus parabéns.

Partilho exactamente da tua opinião.

Este texto deveria ser fixado na página principal do fórum e deveria aparecer como pop-up para todos os putos que em vez de estarem a tocar, a estudar e a divertirem-se com a bateria, vêm iniciar tópicos com, olha aí a minha bateria muita gira!!! ou qual destas baterias a melhor?...
Desculpem o desabafo bem off-topic...

Já não está cá quem "escreveu"!



O máximo que posso dizer é: "Eu próprio não o poderia ter dito melhor!" ou "Dido!"


Abraço!
Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
isto é que é saber falar !
sim Sr !
tá tudo dito....
Citação:
Mensagem Original de kosh Ver Mensagem
Subscrevo a 100%. Groove, musicalidade e muita, muita maturidade.

Eu, que sou jovem e falo por mim, às vezes tenho algumas dificuldades em manter as coisas simples, sem grandes floreados... Com o tempo de prática e também com muita troca de ideias aqui do fórum, tenho vindo a mudar a minha atitude...

Basicamente, para mim, o essencial é tarola, bombo, prato de choques e ghost notes, mais nada. Para isso também contriubui o conhecimento e influência de muitos bateristas, como Benny Greb ou Carter Beauford.

É por isso que eu adoro bateristas que fazem caras esquisitas a tocar!
Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Excelente, simplesmente!
Citação:
Mensagem Original de jamiro Ver Mensagem
Muito bom o teu texto ! Eu como um mero principiante quero te agradecer por escreveres este texto que me ajuda tambem a evoluir como baterista .
Gostei bastante !

Abraço
Citação:
Mensagem Original de tareco Ver Mensagem
A pergunta que fica no ar é....

Sera que es louco, ou quem nao te ouve (liga) é que o é ?
Obrigado pelas palavras
Já ficava satisfeito de pelo menos ter chegado a um só
Feliz já estou por terem lido alguns
Sinceramente obrigado
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #12
Thierry
 
Membro desde: 22-Mai-2009
Local: Bragança/ Mafra
Mensagens: 253
Thierry está no bom caminho
Re: Visão de um "Louco"

Bom tópico, acho que já foi tudo dito, para mim a essencia do baterista é o Groove, e atrevo-me a dizer de todos os músicos...
Abraço
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]A vida são dois dias e um já passou
Thierry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Fevereiro de 2010   #13
JDiogoR
 
Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Braga
Mensagens: 112
JDiogoR está no bom caminho
Re: Visão de um "Louco"

Excelente, concordo a 100%

Abraço
JDiogoR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Fevereiro de 2010   #14
potain
 
Membro desde: 20-Abr-2006
Local: arganil...cbr
Mensagens: 79
potain será famoso em breve
Re: Visão de um "Louco"

Citação:
Mensagem Original de Sergeant Pepperz Ver Mensagem
Dos melhores textos que já li até hoje...

Os meus parabéns.

Partilho exactamente da tua opinião.

Este texto deveria ser fixado na página principal do fórum e deveria aparecer como pop-up para todos os putos que em vez de estarem a tocar, a estudar e a divertirem-se com a bateria, vêm iniciar tópicos com, olha aí a minha bateria muita gira!!! ou qual destas baterias a melhor?...
Desculpem o desabafo bem off-topic...

Já não está cá quem "escreveu"!



O máximo que posso dizer é: "Eu próprio não o poderia ter dito melhor!" ou "Dido!"


Abraço!
o topico muito bem iniciado adorei a analogia.

quanto a tocar com sentimento, tenho por mau habito criado nas lides das roamrias de verao ter de tocar com força por isto ou por aquilo, deste que mudei para a td10 a coisa mudou um bcd mas toco cada vez masi com feeling, e mais pelo gozo.

admito nao toco um chavo comparado a putos que teem meia duzia de anos, mas sinto o que faço. amo os momentos que agarrado a ela estou.

obrigado por me porpocionarem este momento de devaneio.

e sim nao querendo ofender ninguem, a maior parte do pessoal tem de perguntar menos e experimentar mais e depois vir ao forum sim, relatar as suas inovaçoes.

tipo
=> http://engenhocasdasgruas.blogspot.com

abração
potain não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Fevereiro de 2010   #15
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
Re: Visão de um "Louco"

Mestre, sem palavras!
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Fevereiro de 2010   #16
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Visão de um "Louco"

Citação:
Mensagem Original de albano Ver Mensagem
Mestre, sem palavras!
Olha o Albano
Chamam-te o Portnoy de Paços!!!
Eu daqui a 10 anos, gostava de chamar ao Dave Weckle, (que deve de ter a minha idade) "O Albano de Brooklyn"
Abraço e obrigado Albano

LMR60 adicionou o seguinte texto, 1278 minutos e 0 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de potain Ver Mensagem
o topico muito bem iniciado adorei a analogia.

quanto a tocar com sentimento, tenho por mau habito criado nas lides das roamrias de verao ter de tocar com força por isto ou por aquilo, deste que mudei para a td10 a coisa mudou um bcd mas toco cada vez masi com feeling, e mais pelo gozo.

admito nao toco um chavo comparado a putos que teem meia duzia de anos, mas sinto o que faço. amo os momentos que agarrado a ela estou.

obrigado por me porpocionarem este momento de devaneio.

e sim nao querendo ofender ninguem, a maior parte do pessoal tem de perguntar menos e experimentar mais e depois vir ao forum sim, relatar as suas inovaçoes.

tipo
=> http://engenhocasdasgruas.blogspot.com

abração
Boas
Obg pela resposta

E talvez para ainda "acicatar" a tua vontade em querer mais e mais, quero dizer que o facto de amares os momentos em que estás com a tua bateroa e adorares todos os momentos isso não significa que tenhas groove. E ardentemente espero estar engano.

Isso até podera chamar-se "platonia". Todos nós nos "apaixonamos pela nossa bateria.

O groove é mais do que isso......O groove é termos quase "friamente " a noção do "perfeito". Do ritmo perfeito com os predicados todos. Estar tudo lá: Acentuações/tempo/feeling/ghosts/técnica/timing/fills in e out, sensações e emoções, harmonia, o volume perfeito......mas deve de haver mais em relação ao groove....se calhar é uma coisa que por tantos itens será impossivel descrever.....

Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Dom, 21 de Fevereiro de 2010 às 01:22. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
RMV -> P'ra alguns :) Stupify Baterias Acústicas 17 Seg, 17 de Janeiro de 2011 16:32
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46



São agora 04:16. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it