Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #36
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Por favor, leiam o tópico todo antes de responderem... Já houve uns quantos a dizerem: "O que interessa é se a pessoa tem jeito ou não..." e eu já respondi a esses comentários umas quantas vezes, também.

Mais ninguém diz nada? Vamos lá gente! Deixem as vossas opiniões...
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Julho de 2008   #37
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Então mas aí a resposta é lógica: Se a pessoa desenvolver igualmente em qualquer idade, é lógico que a pessoa que começou a tocar mais cedo toque melhor do que começou mais tarde
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Julho de 2008   #38
dmonteiro
 
Membro desde: 22-Jun-2006
Local: Porto
Mensagens: 197
dmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em bruto
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

A minha opinião acerca deste assunto é a seguinte: quando se começa a fazer uma actividade, seja ela qual for, seja musica, seja desporto, seja tricot, quando começas a aprender as bases desde pequeno, absorve-se a informação de maneira diferente, alguém que comece e tocar bateria com 5 anos, habitua-se a crescer com a bateria, essa actividade faz parte dessa pessoa. A pessoa cresce, e o seu conhecimento vai crescendo também. É uma época em que começam a puxar mais pelas pessoas, uma vez que coinicide com a entrada na escola. Quero com isto dizer que é, de certa forma, mais natural.

É exemplo disto, os casos de pessoas que aprendem a falar uma lingua estrangeira ao mesmo tempo que aprendem a lingua-mãe. Ao fim ao cabo tornam-se duas "linguas-mãe". E ao fim ao cabo podemos considerar a música uma língua. Quem aprende a falar inglês com 30 anos terá, sem dúvida alguma mais dificuldade que alguém que esteve familiarizado com o inglês desde sempre.

Por outro lado, podemos também dizer que alguém mais velho tem mais maturidade para adquirir conhecimento e para lidar com o conhecimento adquirido que um jovem de 5 anos. Isto é bastante ambíguo. A evolução natural das coisas aponta para um desenvolvimento cognitivo crescente, que vai aumentando principalmente nestes primeiros anos de vida, no entanto e como já foi dito, sem queres chatear o JP, há casos especiais, há pessoas que são mais dotadas que outras para uma certa actividade, sempre houve prodígios... E depois há factores bem mais simples, como a força de vontade, o gosto e as perspectivas.

É isto.
__________________
Onion Jack
Jazz a Galope
dmonteiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Julho de 2008   #39
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Citação:
Mensagem Original de dmonteiro Ver Mensagem
A minha opinião acerca deste assunto é a seguinte: quando se começa a fazer uma actividade, seja ela qual for, seja musica, seja desporto, seja tricot, quando começas a aprender as bases desde pequeno, absorve-se a informação de maneira diferente, alguém que comece e tocar bateria com 5 anos, habitua-se a crescer com a bateria, essa actividade faz parte dessa pessoa. A pessoa cresce, e o seu conhecimento vai crescendo também. É uma época em que começam a puxar mais pelas pessoas, uma vez que coinicide com a entrada na escola. Quero com isto dizer que é, de certa forma, mais natural.

É exemplo disto, os casos de pessoas que aprendem a falar uma lingua estrangeira ao mesmo tempo que aprendem a lingua-mãe. Ao fim ao cabo tornam-se duas "linguas-mãe". E ao fim ao cabo podemos considerar a música uma língua. Quem aprende a falar inglês com 30 anos terá, sem dúvida alguma mais dificuldade que alguém que esteve familiarizado com o inglês desde sempre.

Por outro lado, podemos também dizer que alguém mais velho tem mais maturidade para adquirir conhecimento e para lidar com o conhecimento adquirido que um jovem de 5 anos. Isto é bastante ambíguo. A evolução natural das coisas aponta para um desenvolvimento cognitivo crescente, que vai aumentando principalmente nestes primeiros anos de vida, no entanto e como já foi dito, sem queres chatear o JP, há casos especiais, há pessoas que são mais dotadas que outras para uma certa actividade, sempre houve prodígios... E depois há factores bem mais simples, como a força de vontade, o gosto e as perspectivas.

É isto.
Mas estou mesmo a dizer pa.... Ehheheh

Vamos lá pessoal, deixem opiniões!
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Julho de 2008   #40
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

sem desprezar os tais factores de aprendizagem, gosto, dedicação etc, acho que quanto mais cedo melhor. como diz o dmonteiro, a pessoa cresce com o instrumento e este passa a fazer parte da sua vida :D
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Julho de 2008   #41
Diogo_Bronze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Benavente
Mensagens: 80
Diogo_Bronze está no bom caminho
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Sou sincero, a idade em que se começa a estudar qualquer assunto ou tema , tem sempre influência no progresso ao longo do tempo. Uma criança tem uma capacidade especial de aprender, todo o tipo de coisas por mais desinteressada que esteja, acaba por reter muita informação. Os exemplos de sucesso de quem tem um progresso fora do normal em pouco tempo , são raros e representam uma parte infíma da população e na minha opinião casos de sorte também, de pessoas que encontraram a sua vocação em mil e uma coisas que existem para fazer.....todos nos seremos excelentes em algo que parece nunca se revelar portanto será mais facíl com dedicação evoluir em algo que nos divirta e onde poderemos ser bons.

Bom treino
HUG
__________________
!! Be An AlcHEmist uSe IsTamBul !!
Diogo_Bronze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Julho de 2008   #42
Granate
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 60
Granate será famoso em breveGranate será famoso em breve
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Bom eu acho que este assunto se pode por desta maneira:
um puto começa a crescer aos 6 anos, outro aos 12, qual será o mais alto?

é obvio que temos de considerar milhoes de factores: alimentação, horas de sono, codigo genético... bababa

no fim temos d considerar que quer o crescimento, quer o tocar bateria não crescem em função exponencial ou afim... é tipo um f(x)=log x (viva a matematica) não interessa quem começou primeiro, após algum tempo, ai pos 35 40 anos, o que são 6 anos d evolução? o gadd é melhor q o portnoy por ser mais velho? (não quero dicussoes acerca d bateristas, mau!) será q um velho d 175 anos toca melhor que um d nos?
Granate não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Julho de 2008   #43
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Boas!!!

PEço desculpa ao JP, mas neste assunto é impossivel não falar em variaveis...

A meu ver a idade pouco vai influenciar capacidade de um baterista...não existe uma idade ideal para começar, penso que a questão é como se começa.
Ponto previo, existe rapazes que têm uma capacidade natural para tocar bateria, e caso fosse possivel acontecer o que refere o JP, penso que independente da idade no tal rapaz com "queda" para a bateria se iria notar uma maior pogressão no principio.
Mas a verdade e que não existe 2 pessoas com "caminhos identicos"...
Como disse anteriormente o ponto principal é como se começa.
A idade conta por exemplo se jogares para as mãos de um rapaz de 5 anos uma bateria e esperar que ele se desenrrasque, nos proximos 3 ou 4 anos a unica coisa que se vai ouvir é barulho ou ate mesmo o rapaz passado alguns tempos perca o interesse, mesmo que ele mostre algum talento no instrumento. Agora se com a bateria vier tambem umas aulas, a meu ver tirando algumas excepçoes o caso muda de figura.
Em genero de conclusão, independente da idade a chave esta em como se começa, em idades muito jovens o facto da pessoa ser bem acompanhada e aconselhada e muito importante na sua margem de pogressao, até mesmo devido a sua capacidade de raciocinio.

Para os que dizem que quando se é muito novo nao se tem capacidade para assimilar os metodos de aprendizagem, então o que dizem do Igor Falecki (axo que se escreve assimLOL) que aos 5 anos (ou tavez ate ja tenha 6) ja mostra capacidade impressionantes na bateria, e como disse o facto de ser bem aconselhado conta muito, este rapaz tem apenas como professores o Dom Famularo (tecnica...) e David garibaldi (Musicalidade...)

Cumprimentos

Ps. peço desculpa se o comentário pareceu demasiado confuso, e que nem tenho tempo para respirarLOL
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Julho de 2008   #44
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Boas!!!

PEço desculpa ao JP, mas neste assunto é impossivel não falar em variaveis...

A meu ver a idade pouco vai influenciar capacidade de um baterista...não existe uma idade ideal para começar, penso que a questão é como se começa.
Ponto previo, existe rapazes que têm uma capacidade natural para tocar bateria, e caso fosse possivel acontecer o que refere o JP, penso que independente da idade no tal rapaz com "queda" para a bateria se iria notar uma maior pogressão no principio.
Mas a verdade e que não existe 2 pessoas com "caminhos identicos"...
Como disse anteriormente o ponto principal é como se começa.
A idade conta por exemplo se jogares para as mãos de um rapaz de 5 anos uma bateria e esperar que ele se desenrrasque, nos proximos 3 ou 4 anos a unica coisa que se vai ouvir é barulho ou ate mesmo o rapaz passado alguns tempos perca o interesse, mesmo que ele mostre algum talento no instrumento. Agora se com a bateria vier tambem umas aulas, a meu ver tirando algumas excepçoes o caso muda de figura.
Em genero de conclusão, independente da idade a chave esta em como se começa, em idades muito jovens o facto da pessoa ser bem acompanhada e aconselhada e muito importante na sua margem de pogressao, até mesmo devido a sua capacidade de raciocinio.

Para os que dizem que quando se é muito novo nao se tem capacidade para assimilar os metodos de aprendizagem, então o que dizem do Igor Falecki (axo que se escreve assimLOL) que aos 5 anos (ou tavez ate ja tenha 6) ja mostra capacidade impressionantes na bateria, e como disse o facto de ser bem aconselhado conta muito, este rapaz tem apenas como professores o Dom Famularo (tecnica...) e David garibaldi (Musicalidade...)

Cumprimentos

Ps. peço desculpa se o comentário pareceu demasiado confuso, e que nem tenho tempo para respirarLOL
correctissimo
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Julho de 2008   #45
Eduardo Ferreira
 
Membro desde: 3-Jan-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 141
Eduardo Ferreira será famoso em breve
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Na minha opinião a idade influencia sim,(no caso de ambos estarem nas mesmas circunstancias), pois não só como em bateria mas em tudo, quando pegas em algo dsd miudo á coisas que são-te interiorizadas mt melhor devido a estares á mais tempo em contacto com o que seja, neste caso um miudo de 6 anos aos 12 ja tem 6 anos de contacto com a bateria o que lhe da uma vantagem pa progredir mais facilmente pois á coisas como a marcaçao, o sentir o tempo, etc que já estão muito mais assimiladas pois já tem muito mais tempo que o outro miudo a faze-lo...Acho que não podemos afirmar que um será melhor que outro apenas que um terá uma facilidade maior em evuluir ou passar para um nível superior a tocar mais facilmente do que o outro que so começou aos 12...
Isto porque mesmo que só vá atrofiando com a bateria porque ainda á puto, inconscientemente vai evuluindo certas coisas, como técnica, coordenação etc...Quanto mais cedo é sempre melhor, e percebo a tua questão JP, mas acho que desenvolvendo técnica mais cedo e pegando na bateria mais cedo é melhor, porque mesmo que não tenhamos capacidade de raciocinio, mental etc para assimilar essas coisas, vamos evuluindo outras como referi acima e quando chegarmos a uma idade em que já temos essa capacidade é muito mais facil pois já temos PRATICA:D
Isto claro, ignorando variáveis...

Its my opinian
Eduardo Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #46
weicap
 
Membro desde: 6-Jul-2008
Local: Campo Maior
Mensagens: 85
weicap será famoso em breveweicap será famoso em breve
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Eu penso que a idade em que se começa não tem muito a ver.
O que penso é que quanto mais cabeça tenha uma pessoa mais facil é aprender.

Por exemplo uma pessoa de 20 anos tem mais facilidade em saber o que tem a fazer e para mim vai aprender muito mais rapido que um de 12 por exemplo, em menos tempo.
Logo o de 12 para chegar onde chega o de 20 vai demorar 8 anos e nesses 8 anos o de 20 penso que terá um evollução muito mais rapida.

Abraços weicap
weicap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #47
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Meus amigos, e congéneres!

A melhor idade para se tocar bateria será: QUALQUER UMA!

Vou responder-vos porquê, mas só após uma explicação que não vai demorar muito a ler.
Quando nascemos, viemos aptos a aprender a linguagem. Esta linguagem tanto pode ser motora como intelectual (ex: a nossa lingua-mãe, ou desportos que requeiram memória e resposta mecânica)

Ora...

Quanto mais cedo aprendermos esta linguagem, mais cedo o nosso cérebro começa a maturar as bases linguísticas. Quanto mais cedo, melhor! Mais possibilidades de sucesso iremos ter!

Explicando a minha resposta, a MELHOR idade para aprender bateria vai ser qualquer uma, já que nunca é tarde para aprender. Mesmo assim, podemos vir a ter tanto sucesso como um didata desde a infância. Basta descobrirmos o que queremos, e qual o proveito que queremos ter do instrumento.

Espero que não tenham curtido da minha dissertação, e que a refutem e dêm a vossa própria interpretação. (ao bom estilo 'Dom Famularico')

Abraços!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40



São agora 02:20. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it