![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: carca
![]() |
Odd time signatures
Para interiorizar medidas de tempo não quadradas (4/4 , 2/4, 8/8, etc) sempre achei que a melhor ideia é ouvir musicas nessas medidas e sentir o groove e as acentuações delas.
Aqui estão alguns dos exemplos que mais me influenciaram em time signatures irregulares: Medidas de tempo de 5 ( 5/4 ou 5/8, 10/4 ou 10/8, etc, podem ouvi-lo como quiserem, só muda basicamente na transcrição para o papel. ) O clássico: Acentuações da bateria - Hi-hats nos tempos 2, 4 e 5; Bombo no tempo 1 e na 3ª tercina do tempo 2 Marcação do contrabaixo nos tempos 1 , 4 e 5 Acentuações do piano na 3ª tercina do tempo 1 e no principio do tempo 3. Também faz a marcação do contrabaixo. O quarteto do Dave Brubeck tem outros grandes exemplos a 5 no album Time Further Out, com muito solo do mestre Joe Morello ( Far More Drums, Far More Blue ) O errr outro "clássico": Acentuações no tempo 1, contratempo 2, tempo 4 e 5. Executado por outro grande baterista em memória de um gigante: Acentuações da bateria com bombo no tempo 1 e 4ª semicolcheia do tempo 2, tarola no tempo 3 e os tempos 4 e 5 com encaminhações usando tercinas numas e semicolcheias noutras. Mais uma composição do saxofonista Paul Desmond (autor do Take Five com o quarteto do Brubeck): Marcação da bateria no Hi-hat no tempo 2 e 5 e Toms na 3ª tercina do tempo 1 e 2 e no principio do tempo 3. Aconselhado pelo windshear : Marcação do Baixo no tempo 1 e no contratempo 2. Baqueta no aro no tempo 4. Medidas de tempo de 7 (7/4, 7/8, múltiplos de 7, etc) Outra do Dave Brubeck Quartet (do album Time Further Out): Palmas no tempo 2, 4, 6 e 7. Contrabaixo no 1, 3 e 5 O meu preferido: Acentuações do Contrabaixo no tempo 1, na 3ª tercina do tempo 4 (que mais para o final ainda fica mais acentuada), e conclusão com duas colcheias no tempo 6 e uma no tempo 7 ZMoney99999: Este gajo é simplesmente um monstro, adoro este estilo de tocar. Vejam também os outros solos dele sobre outras medidas de tempo. Outras medidas: a 12: Esta demorei tempo a apanhar: A contar a partir do motivo (riff) do violino/baixo/guitarra fica do tempo 1 ao 5 (neste 5º tempo é só a nota de terminação do riff e deixa-la ressoar) e depois o resto é encaminhamentos (com o Billy Cobham ali a partir tudo) com algumas marcações esporádicas como por exemplo no 11º e 12º tempos de 2 notas acentuadas do violino. a 9: Mais outra grande performance do Billy Cobham com Mahavishnu Orchestra, neste rápido groove a 9, enjoy: As medidas de 3 e 6 já são mais utilizadas e reconhecíveis, mas mesmo assim ter liberdade completa nelas (para improvisar e tudo mais) continua a ser um desafio e eu gosto de utilizar como referência o My Favorite Things do musical "Música no coração"
'One good thing about music is when it hits you, you feel no pain.' - Bob Marley Unless your a drummer! haha Última edição de Filipe : Qui, 8 de Outubro de 2009 às 14:32. Razão: stuff added |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Odd time signatures
Muito bom tópico. Já há algum tempo que queria encontrar referências ou exemplos de temas com odd time signatures. Se se puder alargar a lista, agradeço.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() ![]() Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Eia, muito bom. Obrigado.
Movido para Workshop, Clínica e Masterclasse virtual. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() |
Voçês também podem contribuir, é só ouvir muita e boa música e hão-de eventualmente encontrar odd times. É questão de as voltar a ouvir e analisar o ritmo. Estes exemplos são os que me vêm sempre à cabeça quando quero pensar medidas de tempo diferentes, quantos mais exemplos melhor! Mais diversificadas ficam as influências.
![]() |
#5 | |
Membro desde: 13-Abr-2006
Local: Alverca
![]() ![]() |
Citação:
Não sei se me fiz entender,mas o que quero salientar é que 5/4 é diferente de 5/8 ou de 10/4. Um 5/4 significa 5 notas de seminima e um 5/8 significa 5 notas de colcheia por compasso. Ou seja, se nos cingirmos ao ponto de vista matematico, um 5/4 = 10/8, mas mais uma vez é preciso ter em conta a ressalva que fiz acima, tudo depende da respiração do tema, e muitas vezes esta igualdade não é verdade. Aconselho a verem o Seven Days do Sting. Acho que é o meu 5/4 preferido. ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 | |
![]() |
Citação:
![]() O meu objectivo aqui é ajudar-vos a interiorizar estas marcações, logo só digo 5, 7, em vez de 5/4, 7/4, 7/8, etc. Porque ajuda a integrar as acentuações e padrões que se aprende com uma time signature com as outras múltiplas correspondentes ( 5 , 10, 15; 7, 14, 21; e claro o muito importante 3, 6, 9 que muita gente "esquece" o que aprende e usa nos compassos térnarios quando vai tocar a 6 e vice-versa o que é pena ). Tendo em vista o teu comentário, aproveito para acrescentar outra composição do Paul Desmond (autor do Take Five) intitulada Take Ten, que se pode sentir/respirar como um 5 ou como um 10. A melodia do sax ocupa dois compassos, ou seja 10; E também essa grande performance do Colaiuta com os Sting (agradeço a contribuição).
'One good thing about music is when it hits you, you feel no pain.' - Bob Marley Unless your a drummer! haha Última edição de Filipe : Qui, 8 de Outubro de 2009 às 14:22. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
![]() ![]() ![]() |
Para mim a "biblia" dos Odd Time signatures é o "Joe's Garage" do Frank Zappa com Vinnie Colaiuta na bateria.
Aquilo sao uns atras dos outros. |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() |
heh não conheço bem esse album do zappa, mas em mothers of invention havia lá uma que me lembro vagamente, o zappa pôs-se a dizer e meio em q time signature tavam a tocar, algo do tipo " the bass is in 5/4, the tambourine in 3/4, the guitar in 6/8 and the saxophone blowing his nose " hehe
![]() |
#9 | |
![]() ![]() Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Citação:
![]() Fantástico álbum, nunca reparei muito nos odd times, mas é de facto uma performance incrível do Vinnie. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
![]() ![]() ![]() |
No drummerworld alguem se deu ao trabalho de transcrever uma parte da bateria do Joe's Garage!!
http://www.drummerworld.com/Drumclin...utagreasy.html Em 19/16 !!!!e outras partes em 4/4 (deve ser para descansar...) Esqueci-me de dizer que tambem tem umas partes em 21/16. Foi gravado num so take... Impressionante!! Hugo Correia adicionou o seguinte texto, 98 minutos e 10 segundos depois: Última edição de Hugo Correia : Qua, 4 de Fevereiro de 2009 às 23:58. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() |
Adicionei um video nas medidas de 7 de um user do youtube que tem lá uns solos muito bons.
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
![]() ![]() ![]() ![]() |
Hum post mesmo muito interessante.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() |
Bom desenterranço brasas ! :D
Aproveito para acrescentar mais uma odd time signature, desta vez a 9: Mahavishnu Orchestra - Vital Transformation (editado no post inicial).
![]() |
#14 |
![]() Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Permite-me a correcção. Tradicionalmente, os pratos choque marcam o 2 e o 4, em todos os compassos que o permitem.
3/4 - marca-se o 2, porque não há 4. 4/4 - marca-se o 2 e o 4 5/4 - marca-se o 2 e o 4, e espera-se 2 tempos para voltar a marcar o 2. etc...
![]() |
#15 |
![]() |
Sim JP_ , concordo que é a forma mais standard de utilizar os choques.
Mas não percebi o teu post, é correcção do que?
![]() |
#16 |
![]() Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
![]() ![]() |
Ola pessoal
Tenho noção que este tema é importante e interessante,mas não percebo nada disto ![]() Ouço muitíssima música mas não sei em que tempo são tocadas as músicas,nem regulares nem irregulares.nem com a ajuda dos vídeos lá fui ![]() Alguém têm paciência e disponibilidade para explicar isto a um verdadeiro nabo na matéria ![]() Cumps DON |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 | |
![]() |
Citação:
Foi para isso que criei este tópico. Lê os comentários que faço aos videos onde mostra como a marcação dos compassos está a ser feita (quer seja pela bateria, baixo ou outros instrumentos) e ouve os videos a pensar nisso. Eventualmente irás interiorizar essas marcações e perceber onde estão os tempos do compasso. Depois para aplicares isso na bateria, pega num metronomo e dá-lhe sem pensar no amanhã ;P Assim tipo isto: http://www.mediafire.com/?mdjqvimzz3w Cumps, Filipe
![]() |
![]() |
#18 |
![]() ![]() |
Olá
Pois grande Filipe fiz como me disseste,mas foi sem sucesso ![]() Eu perco-me,para eu perceber tinha de pausar(ex.1 2 3 4 pausa 1 2 3 4 pausa....)não consigo perceber o compasso e fico a contar até ao 30 ou 40 ![]() Ouvi a faixa que puseste aí mas quando começa a tocar em tudo o que é sitio eu já não noto 1 2 3 4 5 em lado nenhum ![]() Outra questão, se tu deres duas pancadas na tarola e uma no bombo são dois compassos ou três? Tou mesmo no escuro ![]() Abraçao e bem hajas pela disponibilidade Filipe ![]() DON |
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Bom post, ja o tinha lido e gostei de voltar a ler.
Realmente aquele rapaz que esta a tocar em 7/8 partiu a casa no solo em cima do tema, um montao de permutaçoes, e spacings diferentes. Gostei mesmo bastante, e o homem tem uma noçao de tempo incrivel. Mas lembrem-se isto dos compassos compostos nem sempre tem que ser confuso, podem muitas vezes pensar num compasso "normal", e adicionar tempos, ou seja se estao mais habituados a contar 1,2,3,4,1,2,3,4 e custa-vos sentir outro tipo de contagens, partam sempre deste principio, podem contar o habitual 1,2,3,4 e adicionar o numero de tempos que vos falta para os tradicionais, 5,7,8,11 e por ai fora ou seja 1,2,3,4,1,1,2,3,4,1,1...... estao a tocar um 5 e a contar de uma forma mais facil para ao inicio entenderem o sistema, num 7 podem pensar num 4 mais 3, ou seja, 1,2,3,4,1,2,3,1,2,3,4,1,2,3 em vez de estarem a sentir como um 7 largo, podem sentir isto como pequenas frases mais faceis de interiorizar. Isto e apenas uma visao, nao tem que ser a mais facil nem a mais correcta, mas e uma forma de puderem tentar tocar algo em compostos, numa fase inicial penso que pode ajudar. Outra forma que por exemplo os americanos usam muito é associar metricas de palavras aos tempos. Por exemplo fixam uma palavra e veem o seu numero de silabas. - bateristas -4 silabas, podem enquanto estao a tocar num 4 ir dizendo a palavra ba-te-ris-tas, e por ai fora - transferencia -5 silabas se o meu portugues nao me estiver a atraiçoar lolol trans-fe-ren-ci-a, se tocarem em cima disto e cada vez que dizem con for o vosso tempo 1 estao a tocar algo em 5, - essencialmente - 6 silabas, e-sen-si-al-men-te, e por ai fora com palavras com diferente numero de silabas, claro que vai ser dificil encontrar palavras com 11 silabas, e ai podem fazer a tal associaçao e compassos, ou seja para termos um 11 por exemplo poderia ser 4 mais 4 mais 3, entao na pratica diziam silaba, bateristas,silaba, ou outras palavras que sejam ate mais melodicas, mas que tenham 4 silabas, mais 4, mais 3 ou 3 mais 3 mais 3 mais 2, ou 5 mais 5 mais 1, e por ai fora. Ou outra subdivisao qualquer, podem fazer uma frase que no seu todo tenha 11 silabas, ex "o bateristas é um grande forum" se nao me enganei esta frase tem 11 silabas, ou seja 11 possiveis tempos, tocam enquanto dizem esta frase, e no fim ao voltarem ao 1 fizeram um compasso de 11 Claro que depois aqui falta saber o valor da figura que estamos a executar, o que nos vai dizer se é um 5/4, 5/8. Ai ja complica um pouco mais porque realmente 1 5/4 ou um 5/8 sao diferentes, o que muda é o valor da figura ritmica que nos preenche o compasso de 5 tempos. Mas penso que para uma comprensao inicial do que pode ser um compasso composto tem ai algumas dicas que podem ajudar...... ou nao lolol, espero que sim. Atençao a duas coisas distintas, uma coisa e tocar-mos num 7/8 por exemplo, outra coisa é fazermos septinas num compasso de 4 ou 8. Um coisa sao compassos compostos e tocar em 5,7,9 como o nome diz em compassos destes tempo, ou seja o compasso tem este numero de tempos por cada barra. outra coisa e dentro de um compasso de 4 utilizar-mos diferentes figuras ritmicas, podemos dentro de um compasso de 4 tocar todas as figuras em tercinas, quintinas, septinas e por ai fora, sao duas coisas distintas. Aconselho a quem tiver por curiosidade este tema a ver os dvds e os livros do Gavin Harrison, que tentar explicar isto por palavras por aqui torna-se um pouco confuso. Baterista que eu aprecio que usam muito ambas as situaçoes: - Virgil donati - este usa as duas, compassos compostos e spacings e figuras ritmicas diferentes dentro do mesmo compasso - Gavin Harrison - tb usa as duas - Thomas Hake - Danny carey - Dave weckl - Vinnie colaiuta - usa tudo e mais alguma coisa - Bill stuart - utiliza tudo essencialmente com o seu pe do prato de choques, percorre um inumero numero de figuras nas suas performances - Steve smith - em varios projectos dele utiliza muito este tipo de informaçao, aconselho o tema "songs of my father", versao do ultimo album do Victor Wooten, com o mesmo tempo a musica toda temos diferentes nuances ritmicas, e da bem para ver estas tais diferenças entre muito outros grande bateristas que utilizam muito isto. abraços e espero ter complicado algo as vossas cabeças e que vos ponha a pensar ![]()
MISSOM Última edição de bada : Sáb, 31 de Outubro de 2009 às 14:47. |
![]() |
![]() |
![]() |
#20 |
![]() ![]() |
![]() Hei Bada
![]() Grande explicação,sim senhor, bem hajas ![]() Mas eu perco-me,não consigo compreender bem os tempos ![]() talvez assim consiga perceber ![]() Em que tempos está esta música,talvez com uma que já ouvi muitas vezes e não tão complexa lá vá ![]() Bem Hajam cumps DON |
![]() |
![]() |
![]() |
#21 | |
Local: Viseu
![]() |
Citação:
Para tirares as duvidas ouve esta música: Repara no riff de guitarra inicial, sente a pulsação e verificas que o riff repete-se de 7 em 7 batidas(batida = cada vez que bates o pé). A bateria entra e o baterista faz aquele "acento" no hihat antes do beat 1 que é quando começa um novo ciclo. Presta atenção aos breaks dele, todos eles antevêem a primeira batida. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 |
![]() ![]() |
![]() Hei Snooze
![]() Bem hajas pelo vídeo meu caro finalmente consegui lá chegar...nessa música ![]() Não percebo é como no vídeo que eu meti contas 4/4 ![]() Ajudavas-me imenso se me explicasses como contas porque contigo parece que percebo ![]() Bem hajas e abraço DON |
![]() |
![]() |
![]() |
#23 |
![]() |
Acho que o que te está a confundir é a acentuação que eles dão na 4ª batida. Fica 1 2 3 4, 1 2 3 4, 1... isto no riff aos 13 segundos, que presumo que seja esse o que te confunde. Eu não chamaria aquilo odd beat, quanto muito é um ritmo sincopado, já que o acento faz-me onde normalmente não se faz. O resto da música é bastante directa. Bate as palmas, o pé, ou whatever, tens que marcar a pulsação, e toma atenção quando os riffs se repetem e quando o baterista acentua com o prato o inicio de cada ciclo.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#24 |
![]() |
O som que tu postaste don metal, é um 4/4 normal sim... até aos 1:40 , onde entra num 6/4 ( ou 6/8 ) mais lento (pesado). Depois retoma o 4/4 até ao fim... Há variações de ritmo da bateria, como por exemplo aos 35secs ou quando entra no refrão, mas não muda a métrica, basta ouvir a guitarra que se mantêm exactamente igual.
Em relação ao som que o snooze postou... "como eu diria, da mesma maneira que nos videos do meu post inicial..." : Tarola nos tempos 2,4,6 e 7. Hi-hat aberto na 4ª semicolcheia do tempo 7 Isto não tem nada de por aí alem, só que tens é de sentir o som, ou seja, ouvir a musica... a melodia, a harmonia, o acompanhamento, o ritmo... e confiar nos teus ouvidos. Bate o pé a cada tempo e conta quantos pés bateste... sei lá... isto não é fisica quantica...
'One good thing about music is when it hits you, you feel no pain.' - Bob Marley Unless your a drummer! haha Última edição de Filipe : Seg, 2 de Novembro de 2009 às 16:20. |
![]() |
![]() |
![]() |
#25 |
![]() |
Eu até no 1:40 conto 4/4.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
![]() ![]() |
![]() ALELUIA
![]() Filipe,Snooze,bada já lá cheguei ![]() Cada vez que muda o "riff" conta-se do inicio o ciclo da bateria,ai é que estava o problema não tinha referencia e estava sempre a contar ![]() É mesmo como o Filipe diz no ultimo paragrafo ![]() Uma pessoa não nasce ensinada ![]() O Meu sincero Bem Hajam carissimo Filipe e Snooze pela paciência, ajuda e disponibilidade ![]() ![]() ![]() Muito grato DON METAL |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 |
![]() |
weeee!
![]() Agora o próximo desafio é postares um video teu a tocar um 7/4 ou coisa do género! :D |
![]() |
![]() |
![]() |
#28 |
Local: V.N. Gaia
Boa, parabens. Agora é sempre a dar-lhe, vais virar super progressivo heheheheh
![]() |
#29 |
![]() |
DON METAL: agora não te esqueças do que aprendeste aqui - a música é para ser sentida, se não, não faz sentido.
Agora falta é explicares-me como contas esse 4/4 ao 1:40, Snooze
![]() |
#30 |
![]() |
Não consigo contador 6/4. Para mim ele bate o bombo no 1 e a tarola no 3.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#31 | |
![]() ![]() |
Citação:
![]() Quanto à questão que o Filipe colocou eu também não conto 4/4,concretamente entre o minuto 1:05 e 1:08 da 6 batidas penso que seja aí ![]() ![]() Exactamente Filipe a musica é para ser sentida: eu hoje tava a ouvir e a contar e disse cá para mim isto assim não tem piada nenhuma, toca a bater os pés ![]() ![]() ![]() Abraçao pessoal Bem Hajam mais 1 vez ![]() DON |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#32 |
![]() |
nah.. para mim é tudo corrido a 4/4.
![]() e não me façam ouvir mais a música. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#33 |
![]() |
Ok snooze... tu fica nos teus 12 compassos de 4/4 ao 1:40
Eu pessoalmente, prefiro sentir as 2 voltas de 4 compassos a 6/4 (uma time signature de 6 bem definida pelo riff da guitarra), em que na 2ª volta o baterista acrescenta o pedal duplo (e sim ele está a tocar o bombo no 1 e tarola no 3 num suposto 4/4... mas a isso chama-se Paralelismo).
![]() |
#34 |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#35 | |
![]() |
Citação:
Terminologia técnica que eu uso? Qual terminologia man? A unica que usei foi Paralelismo, que expliquei na mesma frase em que a escrevi - Tocar uma medida de tempo em cima de outra medida de tempo (no caso da Black crow, o baterista está a tocar 4/4 em cima do 6/4) Para verificares que esse som está mesmo a 6, como eu já te disse anteriormente, bate o pé a cada tempo e depois conta quantas vezes o bateste até acabar o que tu achas que é um ciclo (riff). Eu pessoalmente, acho que o ciclo no minuto 1:40 é o riff da guitarra, é o que me capta mais a atenção, e bato 6 vezes o pé até a guitarra voltar a repetir o riff (ciclo). O snooze pelos vistos acha que o ciclo aí, é o da bateria com o bombo no 1 e tarola no 3. man... "O que é uma time signature?" ... é o nome deste tópico... porque não les o que escrevo? Deve tar umas escrito umas 5 ou 10 vezes no 1º post, é Medida de Tempo (time signature) ou Medida de Tempo Irregular (Odd time signature) ou seja, isto tudo que temos andado a falar... :\ Contar o bombo duplo... ? Se te estás a referir à 2ª volta do 6/4 (que eu suponho que ja saibas onde é, ou não percebes a minha "terminologia técnica"?), ele está a dar 24 pancadas no bombo por compasso, ou seja, 4 semicolcheias por tempo (multiplicando pelos 6 tempos do compasso, dá os 24) Em relação ao snooze... não oiças outra vez que não é preciso...
![]() |
![]() |
Opções | |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Angry Odd Kids - para quem curte punk rock | paul luis | Bandas e Música em geral | 18 | Ter, 23 de Dezembro de 2008 14:56 |