Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bateristas e Percussionistas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Bateristas e Percussionistas Espaço para falarem sobre os vossos bateristas e percussionistas preferidos


Resposta
Opções
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #1
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
[Entrevista] PAULO NORTE - Entrevista exclusiva Jun 2007

Paulo Norte, baterista freelancer com muitos anos de palco, é actualmente o senhor dos batuques do Mickael Carreira. Ao longo do seu percurso de músico já tocou com diversas personalidades da música nacional que vão desde o Fernando Tordo aos Excesso.

Entrevista da autoria de Jorge Cardoso.

---

Com que idade começaste a tocar? Tenho ideia que começaste muito novo...
- Comecei mesmo muito novo, ainda não me tinha por gente... tinha cerca de 6/7 anos.

Aprendeste sozinho, ou tiveste alguma formação académica? Sabes ler, ou é só mesmo musicalidade inata?
- Apreendi sozinho, mas tenho algumas noções de música.

Quais os teus bateristas de referência fundamental, ou aqueles que te impulsionaram a tocar bateria?
- Dave Weckl e Dennis Chambers.

Achas que nós, bateristas não profissionais, devemos apostar numa formação académica, ou achas que devemos aprender por nós próprios, como autodidactas, ou ambas as coisas?
- Primeiramente e mais importante, nós. O académico é muito importante, mas dou mais importância ao que vem de nós mesmos.

Ao longo da tua carreira já tiveste o privilégio de tocar em projectos diferentes, com pessoas diferentes concerteza. Houve alguma participação que recordes como tendo sido uma experiência que tenha te tenha marcado como músico?
- Já toquei com muita gente. Mas o que me marcou decididamente, foi ter tocado com o Fernando Tordo. Posso nomear também o José Cid, o Paulo de Carvalho e os Excesso, que também foram uma boa experiência, curti bastante.

Tenho reparado desde os meus tempos do Xannax, actual Beat Club, de Leiria, onde te vi a primeira vez tocar, que usas uns kits de bateria com medidas bastante pequenas...
- Essencialmente uso kits pequenos, bombo o máximo com 20”, timbalões de 8”, 10” e 14”. Pratos uso o mínimo que considero indispensável: ride, crash, splash e china, além dos pratos de choque, obviamente.

Qual é a tua bateria de sonho?
- Já tive quando era mais novo, uma Yamaha 9000, que acabei por adquirir. Neste momento não tenho nenhuma preferência. Procuro o barato e eficaz.

Falando de produção sonora, principalmente ao vivo, queres comentar como é que fazes o sound check,? Como é que consegues ter um som tão próximo da perfeição?
- Basicamente baseia-se no facto de que, seja que kit de bateria que eu for usar, uso um sistema de afinação do género “fusão”, seja em que local for, muito embora o som possa variar um pouco em função do local e da sua própria acústica.

Acerca da tua banda APARTIRTUDO, como é que isso funciona para ti? Como é o vosso relacionamento? E ensaios há? Parece-me que vocês apostam basicamente no improviso e não se colam aos covers...
- Não há ensaios, LOL. É sempre APARTIRTUDO e muito importante, funciona!!! Além disso somos muito amigos.

Vamos falar de percussão. Acho que tu te divides simultaneamente, entre a bateria e a percussão. Tenho a ideia que tens uma veia latina muito marcada...
- Seguramente. Divido-me entre a bateria e a percussão. Decididamente, tenho muita influência da música latina, pois penso que isso abre-me outros horizontes e leva-me mais ao encontro de algo diferente, que não sejam os tempos “quadrados” e que não fogem muito do compasso quaternário.

Estudas todos os dias? Em que é que te aplicas mais e que tipo de exercícios ou rudimentos fazes? Aplicas os mesmos exercícios para as mãos e os pés?
- Presentemente e com grande pena minha, não tenho tempo para estudar. Mas antes estudava cerca de três ou quatro horas por dia, rudimentos básicos que foram evoluindo, quer para as mãos, quer para os pés.

Aconselhas algum livro ou DVD ou workshop em especial, que duma maneira geral seja benéfico para os bateristas iniciantes ou que de alguma forma já tenham experiência e que queiram melhorar?
- Dave Weckl, Dennis Chambers, embora haja muitos. Mas mesmo até num bar se aprende, a ver e a escutar outros bateristas.

Para desanuviar... e gajas?
- Para desanuviar, LOL... bricolages em tudo o que seja ferragens, casa e jardim... sexo também LOL... é bom.

Para terminar, peco-te umas palavras especialmente dirigidas aos membros do BateristasPT.com, no qual teríamos todo o gosto em que te inscrevesses e partilhasses a tua experiência.
- Que toquem com o coração! Terei todo o gosto em me inscrever assim que me for possível. Obrigado!

---

Muito obrigado ao Paulo Norte pela disponibilidade e ao Cardoso pela entrevista.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #2
xines
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Évora
Mensagens: 751
xines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixe
Hammer bom trabalho ta mt bom
xines não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de xines
Hammer bom trabalho ta mt bom
Os parabéns vão para o Cardoso, ele é que fez a entrevista
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #4
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Quais os teus bateristas de referência fundamental, ou aqueles que te impulsionaram a tocar bateria?
- Dave Weckl e Dennis Chambers.
----------------------------------------------------------------------

Lol..Nunca falha a resposta é sempre a mesma..são os melhores!
__________________
Portfólio compl. de RVCC ( Novas Oportunidades) nível secundário, gratuito. https://sites.google.com/site/orientacoesrvcc/
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #5
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Muito obrigado Jorge Cardoso!
Grande contributo
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #6
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Gosto bastante destas entrevistas, dado que não existem em mais lado nenhum. Parabéns!
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #7
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
muy bien!
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #8
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Leodreammer
Quais os teus bateristas de referência fundamental, ou aqueles que te impulsionaram a tocar bateria?
- Dave Weckl e Dennis Chambers.
----------------------------------------------------------------------

Lol..Nunca falha a resposta é sempre a mesma..são os melhores!
Humm não sao os meus...
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Junho de 2007   #9
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
até no forum foram os + votados...
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ight=kem+maior
__________________
Portfólio compl. de RVCC ( Novas Oportunidades) nível secundário, gratuito. https://sites.google.com/site/orientacoesrvcc/
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Junho de 2007   #10
DrummerTL
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bragança
Mensagens: 309
DrummerTL será famoso em breve
A entrevista está muito boa, as questões são muito boas, infelizmente as respostas não acompanham, o Pailo Norte não desenvolveu muito, tinha muito gosto vê-lo responder de forma descomplexada...

Mesmo assim,parabens para o Jorge Cardoso, estives-te muito bem

Abraço
DrummerTL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Junho de 2007   #11
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de DrummerTL
A entrevista está muito boa, as questões são muito boas, infelizmente as respostas não acompanham, o Pailo Norte não desenvolveu muito, tinha muito gosto vê-lo responder de forma descomplexada...

Mesmo assim,parabens para o Jorge Cardoso, estives-te muito bem

Abraço
LOL o Rapaz estava com pressa

Mesmo assim esta muito fixe! Continuem o bom trabalho com estas entrevistas!
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Junho de 2007   #12
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Obrigado por terem gostado da entrevista. O Paulo é uma excelente pessoa, o problema é que ele é um acelerado do caraças, anda sempre a abrir para todo o lado, pois só vive mesmo da música e tem que dar o litro. De tal maneira que andei uma semana para o encontrar e só consegui no Old Beach em S. Pedro de Moel, onde ele toca todas as noites de Domingo.
Os meus parabéns vão para o Hammer que teve a iniciativa de promover no Fórum, as entrevistas a bateras portugas. Obrigado Hammer. Abraços e AÇO para todos
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Junho de 2007   #13
Augusto
 
Membro desde: 28-Dez-2006
Local: Entroncamento
Mensagens: 42
Augusto será famoso em breve
o

paulo norte..uma grande referencia para mim..grande musico
Augusto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Junho de 2007   #14
DrummerTL
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bragança
Mensagens: 309
DrummerTL será famoso em breve
ja agora uma sugestão...porque não uma foto,se possivel, dos bateristas a quem são feitas as entrevistas? Para poder-mos identificar melhor os bateristas que aqui se dão a conhecer...

Abraço
DrummerTL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Junho de 2007   #15
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de DrummerTL
ja agora uma sugestão...porque não uma foto,se possivel, dos bateristas a quem são feitas as entrevistas? Para poder-mos identificar melhor os bateristas que aqui se dão a conhecer...

Abraço
Grande ideia! Tenho que ir fotografar o Paulo Norte eh eh. Abraço!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Junho de 2007   #16
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de DrummerTL
ja agora uma sugestão...porque não uma foto,se possivel, dos bateristas a quem são feitas as entrevistas? Para poder-mos identificar melhor os bateristas que aqui se dão a conhecer...

Abraço
Por acaso era uma das minhas ideias iniciais, mas o problema é que não consegui arranjar nenhuma de jeito do Fred Stone nem do Paulo Norte.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Junho de 2007   #17
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Hammer
Por acaso era uma das minhas ideias iniciais, mas o problema é que não consegui arranjar nenhuma de jeito do Fred Stone nem do Paulo Norte.
Do Paulo Norte, ainda se consegue arranjar...
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Entrevista] FRED STONE, baterista de Blasted Mechanism - Entrevista exclusiva Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 17 Qui, 10 de Setembro de 2009 15:46
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
Convocatória: Almoçarada no Norte v.1.2 - Sab 15 Dez 2007 - Matosinhos _TASSE_ Encontros e Eventos da comunidade 29 Dom, 30 de Dezembro de 2007 12:31
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40
Danny Carey - Entrevista exclusiva (Lisboa Jovem) Jorge Cardoso Bateristas e Percussionistas 3 Dom, 17 de Junho de 2007 19:41



São agora 09:12. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it