Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Ver Resultados da Sondagem: Bateria X Ritmo
Certinho com o baixo, (Marcação cerrada) Seguir a linha 2 4,88%
Ligeira antecipação ao baixo 0 0%
Ligeiro atraso ao baixo ( quase latência) 0 0%
Mais ou menos com o baixo 9 21,95%
Toco as notas normais e + algumas a meu gosto 10 24,39%
Acentuo as notas com o baixo 4 9,76%
Faço sincopas ás notas "quadradas" 0 0%
"Saio" da linha ritmica, estando sempre no tempo 1 2,44%
Faço o ritmo institivamente e intuitivamente 15 36,59%
Á balda (como me apetecer) 0 0%
Votantes: 41. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Acompanhamentos/Ritmos

xxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 29 de Maio de 2012 às 08:10.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #2
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Acompanhamentos/Ritmos

nao puseste:
tento ir ao maximo possivel com o baixo...

por isso votei... mais ou menos com o baixo, apesar de tentar estar sempre dentro do baixo.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #3
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Acompanhamentos/Ritmos

É complicado responder. Não posso acompanhar o baixo de igual modo num standard de jazz ou num funk dos Soulive. Nuns temas toco com algum "atraso" face ao baixo (ex. Greasy G, de Joshua Redman), e noutros toco um pouco "à frente" do baixo (ex.: Squadlive, de Lettuce). Ou seja, não consigo encontrar uma regra para isto.
Talvez a melhor resposta seja a mais "livre", "Faço o ritmo institivamente e intuitivamente". Sim, acho que é isso - apesar de acertar muita coisa com o meu baixista sobre cada parte, pois numas vezes vemos que é melhor soar em uníssono, noutras permitimo-nos mais liberdade, noutras ainda procuramos um pequeno desfasamento entre nós para ajudar ao balanço do tema.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #4
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Toco as notas normais e + algumas a meu gosto


Eu respondi esta frase, pois vou/tento acompanhar o baixo, mas também vou tocando normalmente, por vezes gosto de fazer acentuações que o baixo não faz!! Tenho uma banda de covers e outra de originais, e em covers é onde posso mesmo confirmar isso!!
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #5
Ricardo Amaro
 
Membro desde: 1-Jun-2010
Local: covilha
Mensagens: 74
Ricardo Amaro está no bom caminho
Re: Acompanhamentos/Ritmos

boas eu tenho uma relação muito chegada com o meu baixista, basta dizer que o conheço a 6 anos e à 6 anos que é o meu melhor amigo, acabamos as frases um do outro e tudo, começamos a tocar os dois juntos (ele andava pelas guitarras e quando me conheceu foi amor pelo baixo e nunca mais o largou) e começamos a nossa banda as ideias são todas nossas e a criatividade para os novos sons são nossas, basicamente somos o cérebro da banda, desde o principio que temos vindo a progredir juntos, escolhi a opção instintivamente, pois ele também não faz uma coisa "certinha" e essa é que é a piada pois da-me bastante espaço para poder explorar a bateria mas ao mesmo tempo sem sair muito do ritmo, por isso faço tudo muito instintivamente

abraços.
__________________
keep drumming... keep trying...
22"x16" Bass Drum, 12"x9" Tom, 13"x10" Tom, 16"x16" Floor Tom, 14"x5,5" Snare Drum
Ricardo Amaro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #6
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Respondi: Toco as notas normais e + outras a meu gosto

Isto é, eu sigo o baixo não me desfaso completamente até porque o meu estilo não pede isso ... Mas ao mesmo tempo coloco outro toque que o baixo não dá. Vou delineando ali e acolá, acentuando e tal ...
Digamos que é um "meio termo".
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #7
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Eu votei: mais ou menos com o baixo.

Por norma tento sempre acompanhar o baixo, mas nem sempre dá pois o baixo às vezes faz alguns ritmos que não dá lá muito jeito seguir... lol

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #8
Luis Sousa
 
Membro desde: 15-Dez-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 1.440
Luis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em bruto
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Boas,

Ora bem eu votei +/- com o baixo, mas também acentuo algumas a meu gosto.
Luis Sousa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #9
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Depende do estilo e da música em si. Por exemplo em Soul costumo tocar um pouco atrasado relativamente ao baixo.

Grolubao adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 56 segundos depois:

Um bom exemplo é o Voodoo do D'Angelo. O grande Questlove fá-lo de uma maneira incrível!

Última edição de Grolubao : Qui, 13 de Janeiro de 2011 às 22:05. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Janeiro de 2011   #10
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Ui, com tanta nuance involvida é impossível dar uma resposta acertada.

O estilo musical a tocar para começar, e principalmente a linha de baixo que se está a trabalhar são factores determinantes na questão. E aí entra a outra face da "moeda", que é o baixista em si... é que há baixistas e baixistas... como há bateristas e bateristas naturalmente...
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Janeiro de 2011   #11
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas Grolu e Xano
Independentemente do estilo, o que quero fazer realçar neste tópico são as cumplicidades.
Quando "fazemos uns Kms" com um colega baixista, começamos por deixar "fundir" os tempos.
Sem querer de forma alguma ser dono da verdade e da razão, sou crente em que mesmo havendo músicos de eleição que tocam certíssimos, uns hão que tocam mais certo.
Estão de acordo?
O Questlove não é o baterista dos THE ROOT?
Programa do JIMMY FALLON?
Abraço
Ya é, gosto bastante do gajo a tocar.

Eu acentuo as notas do baixo, quando tava na outra banda eu e o baixista por vezes tocavamos sozinhos, nao sei, acho que ao longo do tempo torna se inevitavel
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Fevereiro de 2011   #12
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Acompanhamentos/Ritmos

Eu votei: "Faço o ritmo institivamente e intuitivamente"

Toco muitas vezes com o baixista sozinho até, e os bombos é como me aparecessem na cabeça, pelo som do baixo.
Por isso acho que é mesmo intuitivamente, porque nem fui muito treinado em técnicas de drum&bass, mas acho que consigo fazer com que não saia do tempo e que soe bem...
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 19:32. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it