Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 9 de Janeiro de 2008   #1
lfrp1
 
Membro desde: 7-Dez-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 20
lfrp1 está no bom caminho
Como afinar a bateria para obter bom som? Como evitar ruído na esteira da tarola?

Ola amigos Bateristas...
é o seguinte
digam-me como afinar a minha bateria...
queria que fica-se tipo das vossas e o bombo ficasse mais grosso.

e que desde a um tempo que tento tento tento e nada... vamos supor que eu pesaperto os parafusos que ligam as peles de cima de todos os elementos da bateria. (a bateria e de 6 parafusos, tanto dos tambores como da caixa e bombo)

quantas voltas eide dar em cada parafuso?

sempre que toco como bombo a Esteira faz ruido com a vibração o que fazer?
deem dicas...

eu sei que para apertar os parafusos e em cruz agora quero um som de uma bateria porque o da minha ja nem o parece ser...

desde ja um muito obrigado e deem dicas... obrigado
lfrp1 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Janeiro de 2008   #2
Duarte Menezes
 
Membro desde: 25-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 124
Duarte Menezes está no bom caminho
Que bateria tens?
Duarte Menezes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Janeiro de 2008   #3
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Mete pra la uma almofada..
JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Janeiro de 2008   #4
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
O bombo da minha bateria é de 20"x18". Eu não uso nenhum abafador e só aperto os parafusos com os dedos até sentir a resistência deles nos barcos. Tanto na pele de ataque, como na de ressonância. Depois uso o batente do pedal com a cabeça de nylon. Convém é ter um autocolante na pele para lhe dar maior resistência. Resultado, um kick com um soco no estômago, o mais aproximado disso, que consigo ter, mas muito bom. Estou satisfeito. Experimenta!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Janeiro de 2008   #5
Duarte Menezes
 
Membro desde: 25-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 124
Duarte Menezes está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de JP_
Mete pra la uma almofada..
Ou um cobertor. Aconchegas bem o cobertor ao bombo em si!
Duarte Menezes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Janeiro de 2008   #6
Ângelo
 
Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
Mensagens: 1.192
Ângelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixe
Exclamação tuning

uma cena que acho basica pa afinares é assim:
  1. desapertas os parafusos todos da tarola, ou bombo, prontos o que estiveres a afinar no momento,
  2. depois apertas todos os parafusos com a ponta dos dedos até nao teres mais força pa apertar mais,
  3. a seguir com uma mao pressionas o centro da pele com força que estás a afinar, e vais ver que a pele vai ficar cheia de rugas á volta.
  4. enquanto estás a pressionar, pegas na chave, e começas a apertar um parafuso á tua escolha aos poucos, até que as rugas que estao perto desse parafuso desapareçam.
  5. quando desaparecerem as rugas perto do 1º parafuso que apertast, passa para o parafuso do lado oposto, ou seja, é aquela regra de afinar em cruz, tás a ver?...e fazes o mesmo para os outros até desaparecerem as rugas todas á volta da tua mão..
  6. lembrate que tens de ficar sempre a pressionar o centro da pele até desaparecerem todas as rugas e acabares a afinação.
  • quando estiveres a dar voltas á chave, dá voltas pequenas e calmas até notares as rugas a mecherem e depois desaparecerem, mal notes que desapareceram, pára!
  • toca no canto da pele com o dedo, perto de cada parafuso, e vê se todos estão a soar iguais.
  • repete isto para a pele de baixo.
  • estando as duas peles com a afinação igual, eu por mim, só pego na chave e dou mais duas meias voltas a cada parafuso na pele de baixo.
  • fazes isto em todos os toms e bombo.
  • a tarola já é melhor fazeres a mesma tecnica de afinação, mas depois dás mais voltas pa ficar bem mais esticada que o resto do set.
No bombo mete por dentro uma almofada deitada, que pelo menos fique a tocar nas duas peles.
coloca algumas tiras de fita-cola grossa na pele de baixo da tarola, que fique entre a pele e a esteira, principalmente em cada lado da esteira, depois vais pondo para o meio,(isto vai diminuir o ruido que falas), aperta bem a esteira(mas nao mto exagerada).

agora tenta seguir isto direitinho, acho que minimamente vai ficar a soar melhor a tiua bateria.

abraço
__________________
Cymbals: Meinl Byzance Medium Hats 14" | Sabian AAX Dark crash 18" | Anatolian Baris Crash 16"

Ângelo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Janeiro de 2008   #7
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
De qq forma, se tens dúvidas a afinar, acho que para começar deverias de pagar para ter uma aula disso mesmo. Como moras em Aveiro, recomendar-te-ia o user Maneiro.
Podes entrar em contacto com ele através de www.rfdrums.pt.vu

É melhor teres alguem q te ensine a afinar em escalas, etc. Acredita, que pagas, mas q irá valer mto tempo dispendido no futuro
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Janeiro de 2008   #8
lfrp1
 
Membro desde: 7-Dez-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 20
lfrp1 está no bom caminho
ola a todos...
quero vos agradecer imenso pela ajuda...
tinha vindo a ver todas as vossas resposta ao longo da semana e hoje que tive tempo fui tratar da minha bichinha... e vim agradecervos...
afinal não foi preciso meter uma almofada nem um cobertor foi simples
apenas apertei os parafusos de pele de ataque como da pele de resonansia igual modo de aperto e em cruz.
apertei meia volta em cruz em todos e outra meia volta em cruz em todos
na caixa e no bombo ai apertei em cruz tres meias vezes e ponto ja esta a soar bem...
quanto a esteira prendi a um dos ganchos do tipe da tarola e pronto ruido resolvido...

voltou a ser o que era...
so me pergunto o porque de ficar desafinada???

ha e certo que a pele de ressonancia nem apertada estave alias tava so fixa
a pele estava com rugas e como não me apercebi disso olha deixei andar ate que pronto tivo de vos comunocar a situação...

obrigado a todos os que responderam...

Última edição de lfrp1 : Sáb, 12 de Janeiro de 2008 às 20:34.
lfrp1 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #9
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Como afinar a bateria para obter bom som? Como evitar ruído na esteira da tarola?

Citação:
Mensagem Original de lfrp1 Ver Mensagem
ola a todos...
quero vos agradecer imenso pela ajuda...
tinha vindo a ver todas as vossas resposta ao longo da semana e hoje que tive tempo fui tratar da minha bichinha... e vim agradecervos...
afinal não foi preciso meter uma almofada nem um cobertor foi simples
apenas apertei os parafusos de pele de ataque como da pele de resonansia igual modo de aperto e em cruz.
apertei meia volta em cruz em todos e outra meia volta em cruz em todos
na caixa e no bombo ai apertei em cruz tres meias vezes e ponto ja esta a soar bem...
quanto a esteira prendi a um dos ganchos do tipe da tarola e pronto ruido resolvido...

voltou a ser o que era...
so me pergunto o porque de ficar desafinada???

ha e certo que a pele de ressonancia nem apertada estave alias tava so fixa
a pele estava com rugas e como não me apercebi disso olha deixei andar ate que pronto tivo de vos comunocar a situação...

obrigado a todos os que responderam...
Olá
As baterias, como qualquer instrumento tendem a desafinar. Só não desafinam os electrónicos, mas esses.....

As sugestões que te deram, foram boas, mas existem outras. Ao que parece afinaste a bateria em tons graves, o que quer dizer, peles lassas. Ora isto com as batidas, começa por desafinar, mais dia menos dia. Olha as peles lassas rasgam-se mais depressa do que as apertadas, por motivos óbvios. Experimenta pedir um afinador emprestado e seguir as instruções nele descritas já que não consegues afinar por ti. No Bombo, tenta encostar uma almofada rasa á pele de ataque e que não passe os 7 a 10 cm de altura de encosto, e na ressonante só encoste ligeiramente. Devidamente afinada, claro.
Abraço
fica bem
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #10
mike_joy
 
Membro desde: 2-Out-2008
Local: Anadia
Mensagens: 9
mike_joy está no bom caminho
Re: Como afinar a bateria para obter bom som? Como evitar ruído na esteira da tarola?

Olá a todos...

Vi este topico e decidi dar a minha opinião...

No bombo, faço algo que vi uma vez num video do Simon Phillips...

Eu uso este método e funciona para o que quero...

Boas afinações..

Mike
mike_joy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Janeiro de 2010   #11
adrixmetalcore
 
Membro desde: 24-Jun-2009
Local: albufeira
Mensagens: 32
adrixmetalcore é infame por estas bandas
Re: tuning

Citação:
Mensagem Original de Ângelo Ver Mensagem
uma cena que acho basica pa afinares é assim:
  1. desapertas os parafusos todos da tarola, ou bombo, prontos o que estiveres a afinar no momento,
  2. depois apertas todos os parafusos com a ponta dos dedos até nao teres mais força pa apertar mais,
  3. a seguir com uma mao pressionas o centro da pele com força que estás a afinar, e vais ver que a pele vai ficar cheia de rugas á volta.
  4. enquanto estás a pressionar, pegas na chave, e começas a apertar um parafuso á tua escolha aos poucos, até que as rugas que estao perto desse parafuso desapareçam.
  5. quando desaparecerem as rugas perto do 1º parafuso que apertast, passa para o parafuso do lado oposto, ou seja, é aquela regra de afinar em cruz, tás a ver?...e fazes o mesmo para os outros até desaparecerem as rugas todas á volta da tua mão..
  6. lembrate que tens de ficar sempre a pressionar o centro da pele até desaparecerem todas as rugas e acabares a afinação.
  • quando estiveres a dar voltas á chave, dá voltas pequenas e calmas até notares as rugas a mecherem e depois desaparecerem, mal notes que desapareceram, pára!
  • toca no canto da pele com o dedo, perto de cada parafuso, e vê se todos estão a soar iguais.
  • repete isto para a pele de baixo.
  • estando as duas peles com a afinação igual, eu por mim, só pego na chave e dou mais duas meias voltas a cada parafuso na pele de baixo.
  • fazes isto em todos os toms e bombo.
  • a tarola já é melhor fazeres a mesma tecnica de afinação, mas depois dás mais voltas pa ficar bem mais esticada que o resto do set.
No bombo mete por dentro uma almofada deitada, que pelo menos fique a tocar nas duas peles.
coloca algumas tiras de fita-cola grossa na pele de baixo da tarola, que fique entre a pele e a esteira, principalmente em cada lado da esteira, depois vais pondo para o meio,(isto vai diminuir o ruido que falas), aperta bem a esteira(mas nao mto exagerada).

agora tenta seguir isto direitinho, acho que minimamente vai ficar a soar melhor a tiua bateria.

abraço
muito obrigado angelo ajudas-te-me bastante
__________________
...
adrixmetalcore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Janeiro de 2011   #12
jonimat
 
Membro desde: 22-Ago-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 112
jonimat está no bom caminho
Re: Como afinar a bateria para obter bom som? Como evitar ruído na esteira da tarola?

Citação:
Mensagem Original de lfrp1 Ver Mensagem
ola a todos...
Quanto a esteira prendi a um dos ganchos do tipe da tarola e pronto ruido resolvido...
Boas!
Não percebi como fizeste para tentar minimizar o ruído da esteira.
__________________
Os meus vizinhos chamam-me pica-miolos por causa do pedal do bombo
jonimat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Bateria - Noções básicas parte III Jorge Cardoso Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Ter, 2 de Fevereiro de 2010 06:44
Como eliminar o som indesejável da pele resposta na tarola? (snare buzz ruído nos bordões) ExTYLeER BaT. Baterias Acústicas 20 Sáb, 10 de Janeiro de 2009 01:42



São agora 17:18. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it