Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 10 de Novembro de 2009   #36
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Baterista "O Patinho feio...ou talvez não"

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Para mim, a vida ensinou-me que toda a gente é substituível, e o mundo da música não será certamente excepção.
Pode haver algum problema em encontrar alguém à altura da anterior, mas toda a gente é substituível porque há sempre alguém tão bom ou melhor.
Tu tens a tua opinião, e eu respeito-a, mas vou ter de discordar.

Toda a gente é substituível? Um pai e uma mãe são substituíveis?
Tenho a certeza que não...

Agora no mundo da música, por exemplo, já vi Metallica com o Joye Jordisson, embora o gajo toque muito, mas mesmo muito, para mim Metallica sem o Lars perde todo o brilho. O mesmo se passa com o baixista, desde que entrou o novo baixista para mim Metallica perdeu algo, e um algo bastante grande... mas como disse no coment anterior, o anterior baixista teve as razões dele para sair dos metallica...

É claro que existe sempre alguém melhor do que outro, mas quando uma banda tem os elementos que sabem representar o verdadeiro espírito do grupo, acho que se se substitui algum elemento, o brilho perde-se.

Note-se que não quero impor a minha opinião a ninguém!

Abraços.


__________________________________________
Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Novembro de 2009   #37
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Baterista "O Patinho feio...ou talvez não"

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Tu tens a tua opinião, e eu respeito-a, mas vou ter de discordar.

Toda a gente é substituível? Um pai e uma mãe são substituíveis?
Tenho a certeza que não...

Agora no mundo da música, por exemplo, já vi Metallica com o Joye Jordisson, embora o gajo toque muito, mas mesmo muito, para mim Metallica sem o Lars perde todo o brilho. O mesmo se passa com o baixista, desde que entrou o novo baixista para mim Metallica perdeu algo, e um algo bastante grande... mas como disse no coment anterior, o anterior baixista teve as razões dele para sair dos metallica...

É claro que existe sempre alguém melhor do que outro, mas quando uma banda tem os elementos que sabem representar o verdadeiro espírito do grupo, acho que se se substitui algum elemento, o brilho perde-se.

Note-se que não quero impor a minha opinião a ninguém!

Abraços.
Quando digo toda a gente é substituível falo, obviamente, no mercado de trabalho, na sociedade! Não propriamente em relações pessoais


Acerca de Metallica.
Vê Metallica com o Dave Lombardo para perceberes que se calhar o Lars é substituível e bem substituível.
Acerca da saída do Jason e a entrada do Trujillo! Sinceramente, Metallica não ficou a perder. No campo de baixistas, Metallica ficou a perder ainda nos anos 80 com a morte do primeiro baixista, Cliff Burton!

Eu percebo o teu ponto de vista e também penso o mesmo em algumas bandas, que há elementos que não são substituíveis. No entanto, quanto a mim, não o são mas por razões além da música
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Novembro de 2009   #38
Zecarias
 
Membro desde: 1-Set-2009
Local: Famalicão
Mensagens: 26
Zecarias está no bom caminho
Re: Baterista "O Patinho feio...ou talvez não"

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Agora no mundo da música, por exemplo, já vi Metallica com o Joye Jordisson, embora o gajo toque muito, mas mesmo muito, para mim Metallica sem o Lars perde todo o brilho. O mesmo se passa com o baixista, desde que entrou o novo baixista para mim Metallica perdeu algo, e um algo bastante grande... mas como disse no coment anterior, o anterior baixista teve as razões dele para sair dos metallica...
Estás a falar do toque pessoal da banda.

Isso era o mesmo que retirar o Slash aos Guns, o Brian May aos Queen.

Agora sobre o que falaram atrás, de ser mais fácil uns instrumentos que outros, nenhum instrumento é mais fácil que outro, apenas as formas mais básicas podem ser mais fáceis, fazer acordes numa guitarra é o mesmo que fazer tá tá tá tá numa tarola, agora, fazer progressões de arpejo como deve ser feito, e estou a falar com conhecimento de causa, já que a minha formação passou muito pela guitarra, torna-se bastante mais dificil, para um comum "rabecador".

Nenhum musico é substituível, apenas a sua forma de estar é que é dispensável.

O patinho feio sempre será o baterista pois é o que se nota mais quando existe alguma falha, ao contrário dos outros que "apenas" falham quando não acertam na nota/ tempo, o baterista tem mais por onde falhar.
Zecarias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Novembro de 2009   #39
karnivool
 
Membro desde: 14-Set-2009
Local: amadora
Mensagens: 18
karnivool está no bom caminho
Re: Baterista "O Patinho feio...ou talvez não"

em relaçao aos auto-didactas, sim ve-se muitos mas muito limitados pk quer queiram quer nao, vao-se sempre cular, mas muito a quem curtem , a quem admiram mais visto que nao tem bases, como ja se tinham dito aqui o portnoy nao foi sempre auto-didacta estudou na famosa escola de musica Berklee, situada em boston
karnivool não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Novembro de 2009   #40
Thierry
 
Membro desde: 22-Mai-2009
Local: Bragança/ Mafra
Mensagens: 253
Thierry está no bom caminho
Re: Baterista "O Patinho feio...ou talvez não"

Não podia deixar passar ao lado este tópico, na minha opinião e reforçar o que já foi dito, acho que qualquer músico seja ele baterista, guitarrista, baixista ou vocalista, pode ser substituível, seja ele bom em termos profissionais, seja ele em personalidade, o que é certo é que como seres individuais que somos, somos todos diferentes mas todos iguais...
Em relação ao que posso falar enquanto baterista tenho a dizer que por alguma experiência pessoal e tal como referiu o Miguel Martinho, o baterista é o elemento mais "fácil" de substituir, basta que o resto da banda ache que o "outro" seja melhor.
Isso tem a ver com a própria "filosofia" da banda, pois acho que a partir do momento em que queremos constituir uma banda devemos ligar não só ao nível profissional mas também ao nível humano, porque não serve de nada, por exemplo, juntarmo-nos 4 ou 5 elementos de topo a nível músical quer em teoria quer em prática, se ao fim ao cabo nem sequer nos conhece-mos nem nos damos muito bem...
Por fim e depois desta seca toda de discurso para concluir o seguinte:
Qualquer músico pode ser substituído por outro, mas os elementos enquanto pessoas não, porque feitios não se mudam nem se compram... e por vezes são formas de pensar por um todo enquanto banda que fazem a diferença e por vezes existem elementos que são a essência de toda uma banda...
Abraço
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]A vida são dois dias e um já passou

Última edição de Thierry : Qua, 11 de Novembro de 2009 às 17:06.
Thierry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Novembro de 2009   #41
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Baterista "O Patinho feio...ou talvez não"

Atenção que eu nunca disse que o baterista era o mais fácil de substituir! Aliás, eu até digo o contrário. Devido à falta de bateristas livres no mercado até digo que é dos músicos mais complicados de serem substituídos.


karnivool
Essa tua ideia acerca dos auto-didactas não corresponde bem à realidade. E dou-te alguns exemplos de como bateristas auto-didactas mudaram por completo o mundo da bateria: Buddy Rich, John Bonham, Neil Peart (que só recebeu aulas já na década de 90 e foi especificamente para melhoramento do swing jazz e uso do traditional grip), etc., etc.
Um autodidacta só fica colado ao seu ídolo se não ouvir mais nada.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Novembro de 2009   #42
Thierry
 
Membro desde: 22-Mai-2009
Local: Bragança/ Mafra
Mensagens: 253
Thierry está no bom caminho
Re: Baterista "O Patinho feio...ou talvez não"

Miguel Martinho a parte que queria citar e que disseste é : "Para mim, a vida ensinou-me que toda a gente é substituível", não foi referente ao baterista, o baterista já faz parte da minha "ideia", foi falta de pontuação, peço-te desculpa desde já pela confusão que foi da minha parte...
Abraço
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]A vida são dois dias e um já passou
Thierry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Debate: Partilham material com outros bateristas? Sim, não ou talvez? Em que situações? RNeves Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 17 Seg, 8 de Março de 2010 22:14
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
dave lombardo:lenda ou mais 1 grande baterista. DON METAL Bateristas e Percussionistas 0 Sáb, 26 de Janeiro de 2008 12:47
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 06:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it