Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #1
exotunder

Membro desde: 28-Out-2009
Local: Leiria
exotunder está no bom caminho
Que tipo de efeitos se pode fazer na tarola?

que efeitos se pode fazer na tarola
exotunder não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #2
technon

Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: efeitos

O que queres dizer com efeitos?

Referes-te a técnicas de tocar ou de efeitos de mesa/processamento do mic?

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Outubro de 2010   #3
exotunder

Membro desde: 28-Out-2009
Local: Leiria
exotunder está no bom caminho

coisas tipo rimshots
exotunder não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #4
Pedro Salvado

Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Massamá
Pedro Salvado será famoso em breve

Hmm... não sei se percebi bem a pergunta, mas tens a pancada normal, o rimshot e o sidestick. Depois podes entrar numas brincadeiras de fazer pressão com os dedos na pele da tarola enquanto bates nela (dá uns timbres diferentes), mas isso não são técnicas.. são liberdades criativas. =P

Mas efeitos efeitos... há umas tarolas com luzes que acendem quando dás porrada nelas... é o chamado efeito da mariquice. eheh
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #5
Tiago Silva

Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
Tiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em bruto

Citação:
Mensagem Original de Pedro Salvado Ver Mensagem
Hmm... não sei se percebi bem a pergunta, mas tens a pancada normal, o rimshot e o sidestick. Depois podes entrar numas brincadeiras de fazer pressão com os dedos na pele da tarola enquanto bates nela (dá uns timbres diferentes), mas isso não são técnicas.. são liberdades criativas. =P

Mas efeitos efeitos... há umas tarolas com luzes que acendem quando dás porrada nelas... é o chamado efeito da mariquice. eheh

HAHA!!

[ex-cyanide]
Tiago Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #6
Bernardo

Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Que tipo de efeitos se pode fazer na tarola?

Tens os rim's como disseste (utilizado para dar power e aquele estalo com o aro), que eu pessoalmente uso bastante. Sidesticks não estou a ver o que é pelo nome
Depois é conforme a imaginação. Por ex. rufares, prenderes com a baqueta da mão esquerda a pele e a direita trabalha (aprendi com o meu prof.), as ghost notes pois claro, etc. etc. Depende da tua liberdade e sobretudo destreza!

Abraços!
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #7
Pedro Salvado

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Tens os rim's como disseste (utilizado para dar power e aquele estalo com o aro), que eu pessoalmente uso bastante. Sidesticks não estou a ver o que é pelo nome
Depois é conforme a imaginação. Por ex. rufares, prenderes com a baqueta da mão esquerda a pele e a direita trabalha (aprendi com o meu prof.), as ghost notes pois claro, etc. etc. Depende da tua liberdade e sobretudo destreza!

Abraços!
O sidestick (pelo menos eu chamo-lhe assim) é o deitar a baqueta na tarola e bater no aro.

Aquilo que eu estava a falar de fazer pressão na pele com uma mão e usar a baqueta na outra chama-se rufar?
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #8
Bernardo

Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta

Citação:
O sidestick (pelo menos eu chamo-lhe assim) é o deitar a baqueta na tarola e bater no aro.

Aquilo que eu estava a falar de fazer pressão na pele com uma mão e usar a baqueta na outra chama-se rufar?
Ah ok não conhecia por esse nome, sidestick!
Não sei de que estavas a falar , é usar mesmo a mão ? Eu já fiz isso para travar o som. mas normalmente até se segura com a baqueta também.
Não, rufar é deixar correr as baquetas rapidamente (só trabalho de dedos) para dar aquele som que ouvimos nos circos e quando queremos anunciar algo importante, estás a assimiliar ? LOL E utiliza-se bastante, só que numa música não é com tanto tempo de rufo de circo
Mas também podes utilizar por exemplo a mão esquerda em ghost bem rápida e acenturares com a direita para dar ênfase. Quem utiliza muito isso é o Chad Smith dos RHCP, se reparares.
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #9
Pedro Salvado

Não é bem a mão, é com os dedos.. o que acontece é que mudas a pressão da pele.

No fundo é como se estivesses a esticar a pele, empurrando para baixo com os dedos (utiliza-se muito em percussão), dá-te um som mais agudo e volta ao normal quando retiras a pressão.

Pois.. isso era o que eu achava do rufar, como o Chad Smith faz ainda não reparei.
Não lido Sex, 29 de Outubro de 2010   #10
Bernardo

Citação:
Não é bem a mão, é com os dedos.. o que acontece é que mudas a pressão da pele.

No fundo é como se estivesses a esticar a pele, empurrando para baixo com os dedos (utiliza-se muito em percussão), dá-te um som mais agudo e volta ao normal quando retiras a pressão.

Pois.. isso era o que eu achava do rufar, como o Chad Smith faz ainda não reparei.
é isso . Eu sei que é.
O Chad Smith não rufa propriamente dizendo. Utiliza é sim as ghost e acentua as pancadas, o "break" é que se pode chamar rufo. Mas não é rufo no sentido da palavra

Última edição de Bernardo : Sáb, 30 de Outubro de 2010 às 12:20.
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #11
Pedro Salvado

Isso com as ghost notes já é outra conversa.. =)
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #12
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe

Já disseram tudo! Resumindo:

- Rim shots (graves ou agudos, mais próximo do aro ou não);
- Cross sticking (mais leves ou pesados, consoante o lado da baqueta);
- Pressão sobre a pele para tirares notas mais agudas;
- Rufar (drum roll);
- Ghost notes (notas surdas);
- Em termos de técnica, accents (acentuações, com variação de intensidade);
- Podes colocar um prato fino e pequeno sobre a tarola e fazer um efeito de tarola electrónica;
- Tocar com a pega da baqueta e tirares um som mais potente;
- Cross sticking e ritmos com os dedos ou a outra baqueta (no aro, na baqueta ou em toda a pele);
- Colocas uma baqueta perto da pele e tocares nela com a outra, ouves o som de baqueta e tarola intercalados;
- Podes usar a tarola como djembé, sem os snares, e usares uma técnica de fricção dos teus dedos, cujo som se assemelha a um instrumento de sopro, grave;
- Tocar numa baqueta junto à pele para sacares um som mais a madeira mas com snares; ...

...e venham mais efeitos na tarola!!

Última edição de warlike : Sáb, 30 de Outubro de 2010 às 12:31.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #13
Bernardo

Compilaste tudo Warlike.
Melhor assim

Grande abraço
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #14
Tiago Silva

Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
Tiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em bruto

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Já disseram tudo! Resumindo:

- Rim shots (graves ou agudos, mais próximo do aro ou não);
- Cross sticking (mais leves ou pesados, consoante o lado da baqueta);
- Pressão sobre a pele para tirares notas mais agudas;
- Rufar (drum roll);
- Ghost notes (notas surdas);
- Em termos de técnica, accents (acentuações, com variação de intensidade);
- Podes colocar um prato fino e pequeno sobre a tarola e fazer um efeito de tarola electrónica;
- Tocar com a pega da baqueta e tirares um som mais potente;
- Cross sticking e ritmos com os dedos ou a outra baqueta (no aro, na baqueta ou em toda a pele);
- Colocas uma baqueta perto da pele e tocares nela com a outra, ouves o som de baqueta e tarola intercalados;
- Podes usar a tarola como djembé, sem os snares, e usares uma técnica de fricção dos teus dedos, cujo som se assemelha a um instrumento de sopro, grave;
- Tocar numa baqueta junto à pele para sacares um som mais a madeira mas com snares; ...

...e venham mais efeitos na tarola!!
Enciclopedia de efeitos de tarola

Muito bom Warlike

Abraço

[ex-cyanide]
Tiago Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #15
Bernardo

Este tópico podia ser alterado o seu título e colocava-se uma lista fixa (e ia-se acrescentando naturalmente) os variados efeitos de tarola , começando por esta bela compilação do nosso amigo Warlike.

Abraços!
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #16
warlike

warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe

Ora essa, foi um resumo das vossas dicas, com algumas sugestões minhas! Também estou de acordo em organizar isto melhor.

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Este tópico podia ser alterado o seu título e colocava-se uma lista fixa (e ia-se acrescentando naturalmente) os variados efeitos de tarola , começando por esta bela compilação do nosso amigo Warlike.

Abraços!
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #17
jayfox

Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
jayfox será famoso em breve

Lol, nao sei se estou a audar, mas tipo um abafador pode servir de efeito...

Abraço
Good Drumming

jayfox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Outubro de 2010   #18
warlike

Penso que serve de tratamento acústico, logo, produz um efeito sonoro, neste caso, condiciona o som da tarola.

Citação:
Mensagem Original de jayfox Ver Mensagem
Lol, nao sei se estou a audar, mas tipo um abafador pode servir de efeito...

Abraço
Good Drumming
Não lido Seg, 1 de Novembro de 2010   #19
Timmy

Membro desde: 15-Fev-2010
Local: Vila Real
Timmy está no bom caminho

Como é que chamam os ritmos que se fazem nas drumlines (Desculpem mas não sei dizer em português :S). Eu queria saber alguns :P
Timmy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Novembro de 2010   #20
warlike

Os ritmos das drumlines são composições escritas só para caixa. Têm como base os 40 rudimentos essenciais da bateria. Tens no site da Vic Firth, uma das marcas mais conhecidas de baquetas, os 40 rudimentos essenciais para bateria.

http://www.vicfirth.com/education/rudiments.php
Não lido Seg, 8 de Novembro de 2010   #21
Timmy

Citação:
Os ritmos das drumlines são composições escritas só para caixa. Têm como base os 40 rudimentos essenciais da bateria. Tens no site da Vic Firth, uma das marcas mais conhecidas de baquetas, os 40 rudimentos essenciais para bateria.

http://www.vicfirth.com/education/rudiments.php
Eu tenho treinado os rudimentos, só não sabia que as tarolas nas drumlines eram compostos por drumline. Já consigo fazer todos só não sei é usar um metronomo para treinar :/
Não lido Seg, 8 de Novembro de 2010   #22
warlike

O metrónomo serve para manteres um ritmo certo, só isso. Por exemplo, escolhes a velocidade (em bpm - batidas por minuto) e acompanhas a tocar fazendo acentos no tempo ou no meio tempo, treinando duplas (acentua a segunda nota para te habituares), entre outras técnicas para começares a mecanizar o treino básico que te irá acompanhar ao longo da experiência baterística.

Citação:
Mensagem Original de Timmy Ver Mensagem
Eu tenho treinado os rudimentos, só não sabia que as tarolas nas drumlines eram compostos por drumline. Já consigo fazer todos só não sei é usar um metronomo para treinar :/
Não lido Ter, 9 de Novembro de 2010   #23
Timmy

Citação:
O metrónomo serve para manteres um ritmo certo, só isso. Por exemplo, escolhes a velocidade (em bpm - batidas por minuto) e acompanhas a tocar fazendo acentos no tempo ou no meio tempo, treinando duplas (acentua a segunda nota para te habituares), entre outras técnicas para começares a mecanizar o treino básico que te irá acompanhar ao longo da experiência baterística.
Obrigado, já esclareceste algumas dúvidas agora surgiu me outra. E os rudimentos sem acentos (como este
) ? Toco como quero ou há tipo alguma "regra" a seguir? Contos os 1 and 2 and 3 and 4 and ou que? A 60 bpm por exemplo dou à vontade os 7 strokes só quem não devem ser sempre iguais. A minha pergunta é toco como quero/por ouvido ou há alguma coisa/"regra" que tenho a seguir?
Não lido Ter, 9 de Novembro de 2010   #24
andreareias

Membro desde: 8-Mai-2009
andreareias está no bom caminho

Citação:
Mensagem Original de Timmy Ver Mensagem
Como é que chamam os ritmos que se fazem nas drumlines (Desculpem mas não sei dizer em português :S). Eu queria saber alguns :P
resumindo, não sabes fazer nenhum.

os rudimentos incialmente nao eram tantos, o pessoal é q gosta de inventar e chamar nomes a tudo.
o single stroke 7, sao apenas 7 single strokes...no fundo toda a gente sabe fazer o single stroke seven porque só precisas de saber fazer single strokes.

posso inventar agora o single stroke 21930 lol

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 13:13
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Preparação de um Espectáculo/Concerto LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 26 Sáb, 14 de Janeiro de 2012 14:38
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 22:46

São agora 01:52. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2019, Fórum BateristasPT.com