Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #1
thape
 
Membro desde: 23-Jun-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 17
thape tem uma aura espectacular à voltathape tem uma aura espectacular à volta
Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Já tinha postado sobre este assunto noutro forum. Feitas as devidas revisões, segue a versão actualizada do mesmo...

Neste tópico vou descrever como construimos as nossas Salas de Ensaio e a nossa Régie. As nossas salas tem sido muito bem criticadas por todos os que por lá
ensaiam, devido à qualidade de som! Temos alguns segredos e vamos revela-los neste Post.

Vou fazer uma descrição prática de como o fizemos cruzando com informação teorica sobre isolamento e correcção sonora.

Óra vamos lá ver....
As nossas salas são assim:
Sala 1

Sala 2


Eu sei que tem bom aspecto... acreditem que foram feitas com muito sangue, suor e lagrimas.
Isolamento
A Teoria
Ha uma diferença crucial entre Isolamento e Correcção sonora.
As famosas caixas de ovos servem para guardar ovos, mas se forem utilizadas da forma correcta fazem um excelente trabalho na correcção sonora. Agora, se estiverem à espera de isolar o que quer que seja com caixas de ovos, tirem o cavalinho da chuva: só vão receber queixas dos vizinhos (assumindo que estamos a falar de um cenário urbano).
Bem, não ha grandes segredos para se obter um bom isolamento. Basta ter a seguinte noção: som é vibração. A partir daí é arranjar métodos e materiais para fazer com que o som, ao deslocar-se do ponto A para o ponto B encontre um obstáculo intransponivel, ou seja, um isolamento.
O material ideal para isolar não existe... todo e qualquer material irá deixar sempre passar algum som. O ideal mesmo é usar materiais com densidades diferentes e propriedades diferentes, até porque como sabem o som apresenta-se em espectro o que faz com que alguns materiais funcionem melhor para determinadas frequências em deterimento de outras. Para que o isolamento seja ainda mais efectivo separem o material, por forma a que não entre em contacto directo um com o outro, por exemplo, lã de rocha de diferentes densidades, ou mesmo sobras de panos entre dois paineis de lã de rocha de diferentes densidaeds. O importante é ter materiais diversos que "abafem" o som.
Na prática
As nossas salas foram construidas com um conceito room-in-room ou seja, conseguimos construir uma sala dentro da sala que já existia. O chão está levantado atraves da utilização de pneus velhos assentes em areia e recheados de entulho (genial). Esta foi a primeirissima fase de construção.
De seguida começamos construir os suportes das paredes. Estes foram feitos de madeira e não tocam na parede de alvenaria. Seguram-se uns aos outros e assentam somente no chão falso que está por cima dos pneus (estão a seguir a lógica?)De seguida é altura de fazer os paineis de isolamento que servem também como parede. Os paineis foram construídos um-a-um utilizando: uma prancha de madeira prensada, lã de rocha de alta densidade e alcatifa Petróleo. A sequencia de montagem: lã de rocha, madeira, alcatifa a forrar o todo. A face da parede é a madeira forrada por alcatifa. A alcatifa já só por si faz alguma correcção mas não se esqueçam que estamos a falar de isolamento.
Agora é altura de montar os paineis. Mais uma vez estes não tocam na parede e estão assentes à estrutura pela lã de rocha, ou seja, nem na estrutura tocam directamente!
O tecto é a última fase. Basicamente é como as paredes, mas um pouco mais trabalhoso já que trabalhamos na Horizontal.
Portanto o resultado final é uma sala de ensaio onde se pode ensaiar até... bem não ha limite já que do lado de fora não se ouve absolutamente nada! Aliás são duas salas uma ao lado da outra e acreditem que não se ouve um "piu" mesmo a altas horas da manhã.
A regie levou o mesmo tratamento. Não se esqueçam que o isolamento das salas não é somente para que o som não saia, mas também para que não entre! No meio de uma gravação não queremos que se oiça o barulho da Zundapp do vizinho a passar.

Correcção sonora
A teoria
A correcção sonora tem como objetivo eliminar todos os ecos da sala para que se torne mais surda possível... ou talvez não. Por vezes convem deixar a sala um pouco "aberta" para que depois possamos adicionar ou remover elementos de correcção, de acordo com a especificidade do projecto ou gravação. O Armazém 42 do Paulo Abelho é um excelente exemplo. As nossas salas são surdas quanto basta mas podemos adicionar elementos para as tornar mais surdas ainda. Os Corvos, quando foram gravar umas maquetes, quiseram reverb na escuta de tão surda que é a "Sala 1" (é a azul).
A correcção sonora é obtida mais pela forma do que pelo material em si. Uma das melhores salas onde ensaiei era feita de granito. Granito em bruto. Embora o granito seja duro e em termos de reflexão os valores são elevados, o facto de ser em bruto faz com que a superficie reflicta espalhando o som pela sala de forma aleatória. Lá voltamos à caixa de ovos. Devido à sua forma reflecte o som espalhando-o pela sala.
Na prática
Nas nossas salas utilizamos paineis de lã de rocha forrados a alcatifa como se vê nas fotos. Desta forma utilizamos mais a composição do material do que a forma, já que os paineis são fixos à parede por apenas 4 pontos e quando o som os atinge estes absorvem a vibração mais que o reflectir.
Temos também bass traps, mas a maioria dos elementos são amoviveis mesmo para poder ter uma elevada flexibilidade no som da sala.
E pronto... ha muito mais a dizer sobre este assunto, obviamente, mas depois o post iria tornar-se bem mais comprido e como eu também dou formação e Workshops sobre esta àrea... não posso revelar os segredos todos aqui!
Bem pessoal, toca a postar as dúvidas e comments!!
ROCK ON
Marco Cerruti
Thape Produções
marco.cerruti@thape.net
__________________
Thape
www.thape.net
thape@thape.net
thape não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #2
xines
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Évora
Mensagens: 751
xines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixe
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Obrigado pelo post, por acaso estou a pensar fazer um estudio e isto veio mesmo a calhar.

Eu estava a pensar em por 2 camadas de lã de rocha na parede (uma na orizontal e outra na vertical ambas com 4 cm de espeçura) mas essa alcatifa de Petróleo tb me parece mt bem, não me sabes dizer mais ou menos quanto custa?

Um abraço e obrigado.
xines não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Bom tópico.
Ficou fixo porque está bem explicado, apresenta boas soluções e resultados.

Acerca das salas em causa, eu conheço as duas, já ensaiei nas duas.
Pessoalmente acho a sala 1 muito seca acusticamente. Pelo menos para uma banda pequena só com uma guitarra, voz, baixo e bateria acaba por ser muito seca - como referes no tópico.
A sala 2 já está no ponto.

Acho que esta hipótese de escolha é boa para as bandas. Uma banda mais pesada, com muito volume, distorções graves provavelmente irá soar muito bem na sala 1.


Parabéns pelos estúdios e obrigado por partilhares esta informação.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #4
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Boas,

Aqui esta uma grande ajuda e ideias para todos.

Qual a densidade mínima e expessura da lã de rocha, para obter um bom isolamento?

Tenho um espaço muito pequeno com cerca de 2mx2.9m. Tenho pensado em isolar com lã de rocha por todo, com um pequeno espaço de ar e pladur como acabamento final nas paredes e tectos, e madeira no chão. O tecto estou a pensar em por 2 camadas de lã de rocha. É numa garagem, por baixo de uma habitação. Será uma tentativa falhada? O objectivo é apenas tocar bateria.

Obrigado,

1 abraço
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #5
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Que ajuda preciosa este tópico, já não via um deste género à algum tempo por estas bandas! Muitos parabéns, obrigado!
De certeza que nos vai fazer (ou faz actualmente) muita falta este tipo de informação ... Já que todos sofremos deste mal:
O Isolamento

Abraço!
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #6
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Grande Marco

Realmente já tive a possibilidade de tocar e gravar ai, e gostei bastante.

Grande Abraco dos Arsha para voces.

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #7
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Que EXCELENTE contributo para o nosso querido fórum!

OBRIGADO!!!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #8
thape
 
Membro desde: 23-Jun-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 17
thape tem uma aura espectacular à voltathape tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Citação:
Mensagem Original de xines Ver Mensagem
Obrigado pelo post, por acaso estou a pensar fazer um estudio e isto veio mesmo a calhar.

Eu estava a pensar em por 2 camadas de lã de rocha na parede (uma na orizontal e outra na vertical ambas com 4 cm de espeçura) mas essa alcatifa de Petróleo tb me parece mt bem, não me sabes dizer mais ou menos quanto custa?

Um abraço e obrigado.
Olá Xines
Switchtense RULEZ!!!

Bem, relativamente à tua dúvida: se conseguires separar a lã de rocha da parede tanto melhor, nem que fosse um centimetro ou dois. De qualquer forma o importante é que não fiquem frestas entre os paineis. A mais pequena fissura vai fazer com que o som passe.
A sugestão mais importante é a seguinte: faz um chão falso que assente em borracha (lá estão os pneus velhos) ou algo similar. O problema com as baterias são as vibrações transmitidas do instrumento para o chão. Portanto se tiveres hipotese, levanta o pavimento e assenta tudo em material que não passe a vibração para o chão.
A alcatifa serve mais para fazer a correcção que o isolamento (dá melhor aspecto que as caixas de ovos...)

Agora quanto a preços... não me lembro mesmo... já construimos ha 2 anos. Vou ver se encontro mais info nas facturas da altura.

Abraços!

thape adicionou o seguinte texto, 11 minutos e 30 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Boas,

Aqui esta uma grande ajuda e ideias para todos.

Qual a densidade mínima e expessura da lã de rocha, para obter um bom isolamento?

Tenho um espaço muito pequeno com cerca de 2mx2.9m. Tenho pensado em isolar com lã de rocha por todo, com um pequeno espaço de ar e pladur como acabamento final nas paredes e tectos, e madeira no chão. O tecto estou a pensar em por 2 camadas de lã de rocha. É numa garagem, por baixo de uma habitação. Será uma tentativa falhada? O objectivo é apenas tocar bateria.

Obrigado,

1 abraço
Olá Hugo
Não existe bem uma espessura ou densidade mínima. Tem tudo a ver com a "quantidade" de barulho que vais fazer.
A densidade é medida em Kg/m³: 32, 48, 64, 80, 96, 112, 128, 140 e 160.
A espessura, em regra, são as seguintes: 25, 40, 50 e 100
O tamanho das placa é normalmente de 600x1200.
Uma densidade média é suficiente entre os 96 e 128. Quanto mais denso o material mais irá isolar. Em todo o caso a espessura é suficiente de 40 (4cm).
Mais uma vez friso a importância que tem o facto de não poder haver nem uma frestazinha entre as placas. Basta um rasgozito e o som passa!

No teu caso também aconselho fazer um chão falso. No que fiz respeito ao tecto, faz duas camadas: uma colada e uma suspensa a 2 cm de primeira.

Quanto ao pladur: eu não usava, é melhor a madeira revestida de alcatifa. Para além de servir como correcção sonora logo à partida também atenua as vibrações por ser mais "mole" que o pladur. Neste caso as placas de madeira prensada são o ideal.

Espero que ajude! Abraços!
__________________
Thape
www.thape.net
thape@thape.net

Última edição de thape : Ter, 12 de Outubro de 2010 às 02:46. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
thape não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #9
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Não tens uma foto do processo? Porque não consegui compreender a descrição das paredes.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #10
Tiago Silva
 
Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
Mensagens: 1.915
Tiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em bruto
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Boas!!

Excelente topico, muito bom mesmo!!

Aqui conseguimos ter uma ideia do que é o isolar do som e de como o fazer. Marco fizeste um excelente trabalho, não é facil explicar tudo isto de forma a conseguir com que a pessoa que está a ler tenha "quase um visão" de todo o processo e do que falas-te, mas isso aconteceu comigo.

Está aqui um RICO E UTIL topico.

Penso que sejas uma mais válida para os futuros eventos e workshop´s para abordar este assunto.

Mais uma vez obrigado pela tua partilha, GOOD JOB!

Abraço
__________________

[ex-cyanide]
Tiago Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #11
Aggressor
 
Membro desde: 29-Mar-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 69
Aggressor está no bom caminho
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Realmente a ideia é optima, no entanto tenho umas duvidas. como chão, o k foi usado por cima dos pneus? chão flutuante de madeira? betonilha? como foi fixada a parede ao chão e ao tecto? utilizaram apoios anti vibraticos no tecto? quantas camadas de painel foram utilizadas? e portas, simples ou dupla, acustica ou normal reforçada?

abraÇO
Aggressor não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Outubro de 2010   #12
thape
 
Membro desde: 23-Jun-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 17
thape tem uma aura espectacular à voltathape tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Citação:
Mensagem Original de Aggressor Ver Mensagem
Realmente a ideia é optima, no entanto tenho umas duvidas. como chão, o k foi usado por cima dos pneus? chão flutuante de madeira? betonilha? como foi fixada a parede ao chão e ao tecto? utilizaram apoios anti vibraticos no tecto? quantas camadas de painel foram utilizadas? e portas, simples ou dupla, acustica ou normal reforçada?

abraÇO
Olá Agressor
O foi feito chão utilizado são simples placas de madeira prensada. São bastante grossas para dar sustentação, mas confesso que foi um erro. Passados 2 anos estão a ficar moles. O ideal seria contraplacado maritimo. Acaba por ser mais resistente às humidades que vem do chão. Outra coisa que deviamos ter feito é injectar espuma de poliuretano entre os pneus depois de ter colocado as placas. Desta forma não teríamos "vazios" em determinadas zonas. Neste momento a Sala 1 está perfeita enquanto a Sala 2 está com o chão um pouco torto.
__________________
Thape
www.thape.net
thape@thape.net
thape não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Outubro de 2010   #13
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Tópico que só podia estar num lugar cimeiro na lista. Ficou um tema recorrente bastante esclarecido!

Penso que o chão iria benificiar com uma camada de tapete de borracha de 30 ou 40 mm. Como camada intermédia, para dar mais estabilidade, iria optar por paletes de plástico ou outro material passivel de ganhar humidade e sofrer um desgaste rápido.

Vistas as contas, pneus + palete de plástico + tapete de borracha, vai dar uma altura de cerca de 400 mm. 40 centimetros de chão, que tal?

Obrigado!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Outubro de 2010   #14
xines
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Évora
Mensagens: 751
xines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixe
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Ei thape obrigado pá ainda bem que curtes a minha banda, fico contente.

Obrigado pelas dicas, vou ter em mta atenção os concelhos que me deste.

Um grande abraço e obrigado.

Xines
xines não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Outubro de 2010   #15
thape
 
Membro desde: 23-Jun-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 17
thape tem uma aura espectacular à voltathape tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Não tens uma foto do processo? Porque não consegui compreender a descrição das paredes.
@Snooze
Olá, desculpa mas vi a tua pergunta somente agora. Não encontro as fotos do processo, mas assim que as tiver posto aqui. De qualquer forma, o importante é fazer com que as paredes falsas não toquem nas de alvenaria nem no chão nem no tecto. Isto quer dizer que tem de se suportar umas às outras. Quanto à lã de rocha, o mais importante é que as placas fiquem bem apertadas entre elas para que não exista nem uma frestazinha por onde possa passar o som.

Abraços!
__________________
Thape
www.thape.net
thape@thape.net
thape não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Dezembro de 2010   #16
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Boas Thape, estou impressionado com o vosso trabalho.

Gostava de saber como é que fizeram a porta! Sendo que é um dos elementos por onde sai o som e mais dificil de controlar!

Abraço
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Janeiro de 2011   #17
thape
 
Membro desde: 23-Jun-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 17
thape tem uma aura espectacular à voltathape tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Citação:
Mensagem Original de João Isaac Ver Mensagem
Boas Thape, estou impressionado com o vosso trabalho.

Gostava de saber como é que fizeram a porta! Sendo que é um dos elementos por onde sai o som e mais dificil de controlar!

Abraço
Olá Isaac e desculpa o atraso na resposta. As portas são 2 por sala. Uma abre para fora e outra para dentro. São revestidas de lã de rocha e alcatifa e são ligeiramente mais grossas que a ombreira o que faz com que nem seja necessária fechadura. Basta empurrar para encaixar a porta e o som não passa nem um pouco.

Por acaso não falei das portas e acho que vou rever o post para incluir este tema.

Thanks!
__________________
Thape
www.thape.net
thape@thape.net
thape não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Janeiro de 2012   #18
joaosantos2
 
Membro desde: 6-Jul-2009
Local: Sintra
Mensagens: 2
joaosantos2 está no bom caminho
Ideia Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

No meu estudio (Area51) a isolação foi feita com placas de espuma acustica com 10cm de espessura,tudo á volta inclusive no chão e tecto,no Leroy Merlin vende-se a mesma mas só até 2,50 cm,no entanto deram-me o contacto do fornecedor deles (fabrica) em espanha e passado 2 semanas estava um camião espanhol enorme a entregar tudo á porta do estudio,depois de colar tudo as paredes foi só por paredes falsas tudo á volta até no tecto e soalho flutuante...para correcção sonora foi cortar excedente dos paineis mais finos do mesmo material e construir paineis acusticos com ele e pô-los na parede,deu uma trabalheira mas ficou muito bom!!
joaosantos2 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Agosto de 2012   #19
RTunes
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Maia
Mensagens: 20
RTunes está no bom caminho
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Boa!
Já me deu umas ideias para fazer uma casota musical cá em casa para por a bateria
e tocar um pouco mais à vontade.
RTunes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Julho de 2013   #20
LAB
 
Membro desde: 12-Dez-2008
Local: lisboa
Mensagens: 12
LAB está no bom caminho
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Tenho um pequeno anexo no meu jardim que pretendo tornar num pequeno espaço para tocar bateria. Estive a estudar diversos sistemas de insonorização e acústica, e após ter falado com um especialista a conclusão que chegamos foi a seguinte:

- a melhor e única forma de insonorizar uma sala ( que não tenho contacto com outros compartimentos) é criando uma “caixa” dentro da sala, sem que haja contacto fisico entre elas.
Para isso vou fazer um parede interior (visto já ter uma parede em alvenaria) em gesso cartonado de 15mm de espessura (pladur), montada sobre perfis metálicos que são fixados á parede exterior colocando amortecimento entre os perfis e a parede com uma banda elástica (“compriband”), no interior da parede é colocada lâ de rocha de 80kg/m2 para criar alguma “massa” absorvente da vibração que o pladur irá transmitir. No tecto é colocado exactamente o mesmo sistema.
Assim a sala estará insonorisada mas com uma acústica péssima. Para isso colocarei alguns paineis de esponja acústica alveolar nas paredes, (foi me dito para experimentar primeiro apenas com 2 paineis de 1m2, e consoante a acústica da sala colocar mais. Por último já coloquei uma janela com vidro duplo e caixa de ar, que nao será suficiente e como tal terei de colocar uma portada interior forrada a cortiça de 50mm de espessura.
Como muitos de vocês já tive graves problemas com os vizinhos por causa da bateria e das contas que fiz este seria o sistema mais barato pensado numa insonorização quase absoluta
LAB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos) Gibraltar Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 9 Qua, 27 de Janeiro de 2010 00:42
Instrumentos de percussão: O Bongô - As origens, a história e como tocar Bugradi Percussão 3 Qua, 16 de Julho de 2008 00:41



São agora 16:49. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it