Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 20 de Fevereiro de 2010   #1
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Ideia Tarola-Novas Questões!

Olá Pessoal.

Já pesquisei nas 17 páginas (salvo erro) do sub tópico baterias acústicas e continuo com umas dúvidas em relação á minha tarola.

Primeiro gostaria de perguntar se é normal as peles não estarem 100% centradas?

Na minha tarola em algumas zonas as peles estão mais chegadas ás "bordas" que noutras...é comum?

A tarola quando é nova deve-se tirar as peles e afina las "do zero", ou podem se afinar logo? (eu afinei as logo...será que já foste)

Os parafusos que apertam os lugs têm uma anilha de plástico!
Aquela anilha deve ficar ou será que ela se desaperta com o tempo/tocar?

Quanto tempo demora em média as peles novas a não desafinarem sozinhas?

Também já li que alguns membros esticam as peles "bem" e depois é mais fácil afinar.
Como se sabe que uma determinada pele está no máximo?

Sem mais nada que me ocorra aguardo a vossa ajuda.
Espero que este tópico ajude muitos "Taroleiros".

P.S Se já houver algum tópico com respostas a estas questões peço desculpa...mas corri o fórum e não encontrei(oxalá não me tenha escapado algum tópico).

Mais uma vez bem hajam a todos e deixo mais uma vez o meu agradecimento especial ao HUGOB Drummer08 LuBatera Hammer e Enes. Uma Vénia para vós


DON METAL

Última edição de DON METAL : Sáb, 20 de Fevereiro de 2010 às 13:09.
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #2
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Tarola-Novas Questões!

Pena que não tenhas ainda obtido resposta para isto. Vou tentar responder com o que sei, mas posso estar errado em algumas coisas.

Quanto ao centramento das peles: julgo que os tambores e os aros não estão normalmente com um redondo 100% perfeito, pelo que isto é normal. Eu tento centrar o mais possível, para não gerar grandes problemas de afinação. Mas não espero perfeição, pelo menos na gama de baterias onde toco.


Quanto à tarola nova, podes afinar a partir de onde estavam. Mas se estavam muito apertadas, não esperes muita maleabilidade de afinação. Não sabes há quanto tempo lá estarão as peles, pelo que já perderam alguma elasticidade.

As anilhas de plástico nos lugs são para ficar.

As peles novas desafinam mais ou menos de acordo com muitas condicionantes: qualidade dos apertos da bateria, humidade no ambiente, força e técnica das pancadas dadas quando tocámos, qualidade dos aros, afinação mais ou menos correcta... Por isso, não se pode dizer que em X tempo desafinam.
Eu tenho sempre uma chave no bolso para afinações pontuais. Quando uma pele é nova, é normal que cedam alguns harmónicos pontuais, pelo que vou acertando isso mais regularmente.

É bom esticar algumas peles ao máximo antes de afinar, mas não necessariamente todas. Nas que são duplas, julgo que é melhor fazer isto, mas nas areadas não vejo necessidade. Depois de as apertar um pouco, faço pressão a meio com a mão para eliminar algum defeito de colagem que possam ter nos rebordos, Depois disso, vou apertando até à minha "tensão confortável de pele" e deixo estar assim.

Espero ter sido claro e que isto ajude. Se precisares que explique melhor alguma coisa que disse por aqui, avisa.

Abraço!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #3
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Gosto Re: Tarola-Novas Questões!

Olá caro Lu

Desde já o meu sincero bem hajas em te dispores a ajudar me!

Gostava que me explicasses como esticas as peles "ao máximo" na medida do possível (porque é relativo)...!

"Depois de as apertar um pouco, faço pressão a meio com a mão para eliminar algum defeito de colagem que possam ter nos rebordos"

Defeitos de colagem...nunca ouvi falar Luís ?
Outra dúvida que me surgiu (e até acho que já fiz asneira)!!

A afinar a pele de ataque há uma zona de dois lugs que fica com um som diferente ( mais grave) já me fartei de andar as voltas com ela (muitas horas a ver o gatzen) e ainda não consegui afina la "bem" (som igual em todos os lugs)

Por último gostava de saber se a afinação com o mesmo som a nível de harmónicos e viável? (sem ligar ao som da pele)

Eu gosto do som dela mas ...sinto que algo ainda não está nos "conformes"!

Mais uma vez, muito agradecido pela disponibilidade Luís.

Abraço
Salud
DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tarola-Novas Questões!

Tal como o Lu referiu, é normal a pele não ficar 100% centrada porque os aros das peles não são 100% circulares. Acrescentaria também que como a medida do aro da pele é superior à da peça onde vai assentar, é normal que os milímetros a mais descentrem a pele quando esta é apertada (para minimizar esta situação deve-se apertar a pele em cruz).

Realmente as peles só atingem a sua máxima funcionalidade quando as fibras e a cola dos aros da pele rasgam e assentam. Daí ser comum a malta apertar ao máximo a pele, deixá-la ficar assim um tempo ou então fazer força no meio e quando deixar de ouvir estalidos é porque está boa para afinar a gosto.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #5
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Tarola-Novas Questões!

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
Olá caro Lu

Desde já o meu sincero bem hajas em te dispores a ajudar me!

Gostava que me explicasses como esticas as peles "ao máximo" na medida do possível (porque é relativo)...!

"Depois de as apertar um pouco, faço pressão a meio com a mão para eliminar algum defeito de colagem que possam ter nos rebordos"

Defeitos de colagem...nunca ouvi falar Luís ?
Outra dúvida que me surgiu (e até acho que já fiz asneira)!!

A afinar a pele de ataque há uma zona de dois lugs que fica com um som diferente ( mais grave) já me fartei de andar as voltas com ela (muitas horas a ver o gatzen) e ainda não consegui afina la "bem" (som igual em todos os lugs)

Por último gostava de saber se a afinação com o mesmo som a nível de harmónicos e viável? (sem ligar ao som da pele)

Eu gosto do som dela mas ...sinto que algo ainda não está nos "conformes"!

Mais uma vez, muito agradecido pela disponibilidade Luís.

Abraço
Salud
DON
Estás a ver aquele aro de metal da pele? E onde a pele se junta a ele? Pois aí, por vezes, não está uniforme a colagem entre a pele e o metal. São estes defeitos a que me refiro. São normais e precisam de ser ajustados, pois a pele vai ceder por aí.

Quando digo apertar ao máximo dentro do possível, refiro-me a assentar a pele e fazer pressão no meio (com a palma da mão, normalmente). Isto é para anular os tais "defeitos de colagem" e para assentar a pele de forma mais uniforme em todo o rebordo do casco.


Quanto a esse problema que falas, tens a certeza que está mais grave? Por que tom te guias, pelo da pele ou pelo harmónico gerado? E estás a tapar a pele de baixo quando fazes essa afinação?


Miguel, acho que nem todas as peles têm essas fibras e colas que precisam de assentar. Pelo menos, nem todas fazem aquele barulho que quase parece a rasgar, como as pinstripe fazem, por exemplo.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tarola-Novas Questões!

Sim, as peles duplas e as clear acho que fazem mais esse barulho de quebra de fibra.
Mas normalmente há sempre umas quebras em todas as peles (pelo que me lembro e pelo que já usei), nem que seja a cola que referes a descolar.


Edit:
relativamente ao lug, mas sentes o lug a apertar ou a força que fazes é sempre a mesma?
Pergunto isto porque podes ter moído o parafuso do lug e não dá mais aperto.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Ter, 23 de Fevereiro de 2010 às 13:19.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #7
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Gosto Re: Tarola-Novas Questões!

Vivam.

Estive agora de volta dela (a 100%) e já consegui melhores resultados,tá mais definida/nítida...(eu também estava a entender mal a técnica do gatzen ai eu, ai eumaçarico)

Aquele som grave entre os dois lugs era somente desafinado.Ainda não está totalmente igual mas já se nota a diferença.(ele dá aperto hammer)

Relativamente á questão da colagem...não tirei ainda a pele para ver como ela está!(sinceramente nunca vi isso e desconhecia esse facto)Bem hajas pela explicação.

Mas aqueles estalidos é a pele a rasgar?

Mas ela está bem assente (pelo menos não noto nada de anormal).

Na afinação eu guio-me pelos dois sons,se bem que se o tom da pele estiver uniforme pelos lugs, os harmónicos são iguais obrigatoriamente (penso eu)!

Mas se me guiar só pelos harmónicos não a consigo afinar a pele...(até á pouco)

A pele debaixo está apoiada num monte de mantas Lu!penso que não haverá problema...?

Espectáculo...esclarecimentos á profissional

Muito grato

Abraços DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #8
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Tarola-Novas Questões!

As peles não costumam assentar completamente, mas quando há mesmo uma diferença abismal, o aro da pele pode estar empenado, e aí, se for de fabrico ou mesmo por acidente (e quando é assim notas que a pele está com uma ligeira ruga) aconselho a não usar e tentar trocar, porque simplesmente a pele perde as suas características.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Março de 2010   #9
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Seta Re: Tarola-Novas Questões!

Olá caríssimos

Ora bem tenho aqui mais umas dúvidas:

Relativamente á medida da tarola de diâmetro corresponde,mas de altura não!!!

Eu andei a pesquisar e vi que 6,5 "inches" equivale a 16,5 cm.

Ela tem 17 cm e quando a comprei diziam que era de 6 "inches"....parece que recebi mais uns centímetros de bónus

Será que as medidas devem ser feitas com ou sem os aros?


Outra dúvida que me surgiu foi relativamente á rede (snare)!

Há quem coloque (aquela) fita elástica em vez do plástico para dar aperto á rede!

Quem utiliza a fita nota muita diferença? Existem outras soluções para alem destas?

Abração pessoal e cuidado com os ouvidos

DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Março de 2010   #10
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Tarola-Novas Questões!

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
Olá caríssimos

Ora bem tenho aqui mais umas dúvidas:

Relativamente á medida da tarola de diâmetro corresponde,mas de altura não!!!

Eu andei a pesquisar e vi que 6,5 "inches" equivale a 16,5 cm.

Ela tem 17 cm e quando a comprei diziam que era de 6 "inches"....parece que recebi mais uns centímetros de bónus

Será que as medidas devem ser feitas com ou sem os aros?


Outra dúvida que me surgiu foi relativamente á rede (snare)!

Há quem coloque (aquela) fita elástica em vez do plástico para dar aperto á rede!

Quem utiliza a fita nota muita diferença? Existem outras soluções para alem destas?

Abração pessoal e cuidado com os ouvidos

DON
Olá Don,

As medidas dos cascos devem ser feitas sem os aros, tal como no bombo que deve ser medida a profundidade sem contar com os aros em madeira.
Quanto ao snare, as fitas de plástico são uma péssima solução e muitas marcas usam-na devido ao seu baixo custo.
A outra solução para além da fita é o cordão.
Mas tens a explicação das duas aqui:

Fita: http://www.grooveitup.pt/produtos/ca...nare-wire.aspx

Cordão: http://www.grooveitup.pt/produtos/ca...nare-wire.aspx

Abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Maio de 2010   #11
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: Tarola-Novas Questões!

Saudações!

Bem hajas Pipó pelo esclarecimentos, mas eu procuro uma solução mais barata de momento...mas nem ainda essa tive tempo de experimentar.

Ora vamos lá então continuar a saga.

Parece que as minhas peles vêm perfumadas!!!

Sempre que toco com mais vigor...começa me a cheirar a cola!!?

Do que será isto? Será que as peles ainda tem algum defeito da colagem como diz o Lu? Será que é das peles estarem pouco esticadas?(para mim está a soar que nem ginjas)
Ela já está com aquela afinação vai para dois meses?
Será normal?Falta de uso?calor?

Agradeço que me esclareçam!

Cumps DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Maio de 2010   #12
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Tarola-Novas Questões!

Será que tens a bateria num local muito quente, e por causa disso desprende-se o cheiro a cola quando tocas??

Não sei se será isto, mas se o som te agrada, diria que o cheiro é irrelevante; só não toques é durante muito tempo seguido, porque cheirar cola tem efeitos secundários.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Maio de 2010   #13
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Tarola-Novas Questões!

BOAS DOM

Vê este tópico meu, se te puder ser útil..

PS: Numa pele nova, quando a montares nunca a leves ao máximo de afinação para a voltares a lassar para a afinação desejada.
O material das peles. mesmo as de duplo filme, ganham memória, e numa pele nova esse esticão revela-se fatal.
Abraço



http://www.bateristaspt.com/forum/sh...a+afina%E7%E3o
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Maio de 2010   #14
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: Tarola-Novas Questões!

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Será que tens a bateria num local muito quente, e por causa disso desprende-se o cheiro a cola quando tocas??

Não sei se será isto, mas se o som te agrada, diria que o cheiro é irrelevante; só não toques é durante muito tempo seguido, porque cheirar cola tem efeitos secundários.
Boas caríssimos!

Mais uma vez bem hajam pela rápida disponibilidade

Leonel já conhecia esse tópico á muito tempo...como é óbvio bem hajas

Penso que será mesmo isso Lu, é mesmo só quando toco que cheira se estiver quietinha não manda perfume ...não estou a ver outra razão.

Aqui a minha zona já é meio Alentejo ou o caneco e o calor faz mesmo mossa.

Pois espero que seja mesmo irrelevante...não é aquele cheiro intenso a cola, mas nota-se!

Poderá ser defeito da pele?Nunca ninguém teve este "problema"?

Se calhar tenho o olfacto muito apurado Lu?
O Efeito secundário é uma grande satisfação nos ouvidos depois de tocar nela...que harmónicos fabulosos...com a pele de origem ainda.

Pessoal bem hajam!

Abração

DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Tarola Pearl "IAN PAICE" locust Baterias Acústicas 4 Qui, 28 de Fevereiro de 2013 13:09
SONOR FORCE 2003 - Novas fotos Zull Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) 3 Dom, 1 de Março de 2009 18:15
Gostaria de comprar peles novas com revestimento (coated) para timbalões e tarola. Opinem! Jorge Cardoso Aconselhamento para a compra de material 15 Sáb, 5 de Janeiro de 2008 16:23
HELP: tarola, bordão Ângelo Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 23 Qua, 31 de Outubro de 2007 13:54
Aconselhamento para compra de Tarola jmgmad Aconselhamento para a compra de material 4 Dom, 21 de Maio de 2006 21:10



São agora 06:54. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it