Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #1
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Boas pessoal gostaria de saber se existem exercicios para aumentar a velocidade do pé sei que existe um tópico que é relacionado com isto, mas não encontrei o que procurava... O que procuro é uma espécie de "rudimentos" mas para os pés.

Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #2
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Tens bastantes. Aliás, até explorando tu próprio fazes os teus exercícios.
Podes, e muito bem, treinar a clave de samba com o típico "TA PUM PUM" ...
Podes acrescentar com umas pausas e em doubles ... Tens uma série de combinações que nem imaginas. Só uma questão de explores tu mesmo, simples.
E depois lá para o meio vais tentando dar umas duplas ... Esse é o objectivo de acelarar a velocidade.
Mas pá tens aí um tópico acerca disto, bem explicado. Também não descubro

Abraço.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #3
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

As duplas é "PUM "PUM" "PUM" "PUM" assim sucessivamente aumentando o ritmo não é ?
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #4
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

singlestokes, doublestrokes,paradidles ect... rudimentos que podem ser aplicados tanto aos pes como as maos...

simply clever... acho que é de um carro...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #5
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
simply clever... acho que é de um carro...
?
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Abril de 2011   #6
valerio
 
Membro desde: 14-Jan-2010
Local: lisboa
Mensagens: 107
valerio está no bom caminho
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Lol, é um slogan de um carro.
valerio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Abril de 2011   #7
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

isso sei eu , não sei é pk pôs ele aquilo..
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Abril de 2011   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

bom... ok... o meu sentido de humor...

simplesmente esperto... o truque dos rudimentos para os pes...

__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Abril de 2011   #9
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Pessoal tenho por hábito tocar no bombo com o pé totalmente "pousado" acham que devo mudar para o método como aparece no video que o Enes postou?


Off topic: parti uma das baquetas ontem , que costumam fazer com a 2 baqueta ?

Última edição de Dreamdrummer : Qua, 27 de Abril de 2011 às 18:00.
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Abril de 2011   #10
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

se está totalmente pousado... ja deves de estar habituado... continua como estas...


Off topic: parti uma das baquetas ontem , que costumam fazer com a 2 baqueta ?[/quote]

a segunda baqueta... simples... compra um par igual... terás sempre uma de substituiçao
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Abril de 2011   #11
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Ok Obrigado pela dica.
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Abril de 2011   #12
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

A mecânica de movimentos é diferente de pés para mãos. Se queres aumentar a velocidade dos pés, já possuindo velocidade com as mãos, aconselho-te a praticares os mesmos rudimentos e ao mesmo tempo entre pés e mãos. Exercícios simples e lentos vão ajudar. Se praticares com metrónomo vais aumentando a velocidade gradualmente em exercícios mais complexos.

Tenta conseguir não só uma afinação do pedal que mais se adapte ao teu estilo, como também uma técnica que te permita usufruir da board do pedal com mais eficiência e capacidade de resposta sem muito esforço.

Por exemplo, o Gene Hoglan que é um dos bateristas mais conhecidos de Death Metal, é grande executante com o pedal duplo. Ele possui uma técnica para aquecimento que se calhar também vai-te ajudar a quebrar o gelo. O que ele faz é tocar duplas com as mãos e singles com os pés, ao mesmo tempo. Primeiro lento e depois tenta acelerar mas esforça-te para não perderes o controlo.

Exemplo:
Mãos - R R L L R R L L R R L L R R L L
Pés - R L R L R L R L R L R L R L R L

Podes inclusivé usar esta técnica para os rudimentos que não tenham flams, que sejam mais «seguidos», digamos assim. Estes exercícios vão permitir-te grande liberdade de movimentos e mais versatilidade técnica. No final, quando estiveres mais à vontade, tenta avaliar se te esforças demasiado, porque o que se quer é velocidade com o menor esforço para os pés e pernas.

Bom treino!

Última edição de warlike : Qua, 27 de Abril de 2011 às 21:19.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Abril de 2011   #13
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Já fiz esta pergunta, mas a maior parte dos vídeos que vejo na net o pessoal toca com o calcanhar levantado , mas eu criei o hábito de tocar com o pé totalmente pousado... Tenho alguma desvantagem por tocar dessa maneira ou vai dar tudo ao mesmo?

Warlike:
Quando te referes aos pés visto que apenas tenho um pedal apenas uso o pé direito o exemplo que referiste era se caso tivesse dois pedais...
Mas de qualquer maneira vou praticar ... Obrigado!
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Abril de 2011   #14
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Citação:
Mensagem Original de Dreamdrummer Ver Mensagem
Já fiz esta pergunta, mas a maior parte dos vídeos que vejo na net o pessoal toca com o calcanhar levantado , mas eu criei o hábito de tocar com o pé totalmente pousado... Tenho alguma desvantagem por tocar dessa maneira ou vai dar tudo ao mesmo?

Warlike:
Quando te referes aos pés visto que apenas tenho um pedal apenas uso o pé direito o exemplo que referiste era se caso tivesse dois pedais...
Mas de qualquer maneira vou praticar ... Obrigado!
toda a bateria tem dois pedais...
o prato choque + pedal de bombo...
por isso treina o que o warlike muito bem disse
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Abril de 2011   #15
Ryuzaky
 
Membro desde: 22-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 84
Ryuzaky será famoso em breve
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Citação:
Mensagem Original de Dreamdrummer Ver Mensagem
Já fiz esta pergunta, mas a maior parte dos vídeos que vejo na net o pessoal toca com o calcanhar levantado , mas eu criei o hábito de tocar com o pé totalmente pousado... Tenho alguma desvantagem por tocar dessa maneira ou vai dar tudo ao mesmo?

Warlike:
Quando te referes aos pés visto que apenas tenho um pedal apenas uso o pé direito o exemplo que referiste era se caso tivesse dois pedais...
Mas de qualquer maneira vou praticar ... Obrigado!
Perdes em ataque. Tocares com o pé apoiado reduz a intensidade da pancada o que vai tornar as tuas dinâmicas de volume mais limitadas.

A técnica que vês no vídeo não é única e é das que pede mais esforço ao pé, quanto mais inclinado estiver o pé mais esforço estás a fazer. Não me parece a mais indicada a não ser que queiras muito ataque e menos dinamismo.

Uma técnica intermédia (a que tento usar e a que mais ouço recomendar) é aquela em usas a ponta do pé e o calcanhar, no caso de por exemplo estares a fazer doublestrokes R(ponta) R(calcanhar) L(Ponta) L(Calcanhar) do que tenho visto é a mais recomendada em termos de versatilidade.


Em relação a se tocas à muito com o pé assente no pedal, não me parece mal que percas uma hora por dia durante uma semana a treinar com o pé levantado, até porque nunca vi ninguém a recomendar tocar de pé totalmente no pedal. Vais ver que passado duas ou três semanas tens mais velocidade, mais precisão e ataque.
Ryuzaky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Abril de 2011   #16
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Exercícios para aumentar a "velocidade" do pé no pedal do bombo?

Citação:
Mensagem Original de Dreamdrummer Ver Mensagem
Warlike:
Quando te referes aos pés visto que apenas tenho um pedal apenas uso o pé direito o exemplo que referiste era se caso tivesse dois pedais...
Mas de qualquer maneira vou praticar ... Obrigado!
Claro, mas de qualquer forma passa pelo mesmo: tentas tocar com um pé o que tocas com as mãos e treinas na mesma mãos e pé(s) ao mesmo tempo.

Com o pé totalmente pousado, como dizes, vais ter menos capacidade de resposta e um ataque que pode ser prejudicado em certos estilos. Com o calcanhar em cima o teu pé vai dar mais liberdade à board e vais ter também mais capacidade de resposta, produzindo uma batida mais potente.

É claro que nas duas técnicas tens posições diferentes tal como resultados distintos usados em estilos distintos (jazz - calcanhar em baixo e mais sensibilidade; rock - calcanhar em cima e mais projecção).

Bom treino!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Pele do bombo lassa ou apertada? enes Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 69 Seg, 28 de Janeiro de 2013 04:56
Exercícios para Pé Direito (sou esquerdino) OhMyGoD Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 11 de Julho de 2010 22:37
Posso usar o pedal dos pratos de choque como pedal de bombo na minha electrónica Tribal? Megapratez Baterias Electrónicas 14 Dom, 2 de Maio de 2010 15:01
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como aumentar a força, velocidade e destreza do pé esquerdo para tocar com pedal duplo? Marcio16 Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 24 de Janeiro de 2010 01:04



São agora 05:06. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it