Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #1
kONMI
 
Membro desde: 2-Mai-2009
Local: Açores
Mensagens: 11
kONMI está no bom caminho
Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinhos?

Boas pessoal

Como o titulo indica eu perciso de uma solucao para isolar o som do sitio onde vou meter a minha bateria acustica.
A minha casa e "colada" as dos vizinhos mas eu tenho um "barracao" atras na minha casa que e bem espaçoso e encontra se a uns 15/20 metros de distancia. A minha questao e saber o que perciso de fazer para isolar o som nao gastando muito dinheiro.

Obrigado
kONMI não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #2
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: Isolar o som

Caixas de ovos. e qualquer porta/portão convém que seja revestida com esferovite ou cortiça de um lado i de outro, se puderes por porta dupla fica 5*.
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #3
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de danielpereira Ver Mensagem
Caixas de ovos. e qualquer porta/portão convém que seja revestida com esferovite ou cortiça de um lado i de outro, se puderes por porta dupla fica 5*.
Já foi dito milhentas vezes que as caixas de ovos para nada servem relativamente ao isolamento acústico, e nem mesmo no tratamento acústico, se nota uma diferença notória

Vê este tópico que te ajudará de certeza:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=12530
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #4
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolar o som

se meter umas 50 camadas de caixas de ovos deve resultar xD.

Epah, deem opnioes só quando sabem do que falam! Eu apesar de nao perceber, já entendi e percebi que as caixas de ovos nao funcionam. Pesquisar e esta tudo aqui!

Ve o que o Josez escreveu. E pesquisa! xD

1 abraço
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #5
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Isolar o som

eu sugeria pesquisares antes de abrir um post cujo assunto ja está debatido em dezenas de posts....mas deve dar mt trabalho né.....ainda por cima ja se viu q qq post destes q se abra só serve pra alguem insistir nas caixas de ovos..lolol...cada vez se aprende menos...
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #6
kONMI
 
Membro desde: 2-Mai-2009
Local: Açores
Mensagens: 11
kONMI está no bom caminho
Re: Isolar o som

eu ja estive a pesquisar mas como nao sou perito na materia e nem todos os problemas sao iguais(morar em apartamentos, caves) nao sei que tipo de materiais se usa na minha situacao, com paredes feitas em cimento.E eu perciso de isolador nao coisas para tratamento.Ajudem la, se conseguirem nomes de materiais e como aplica-los agradecia

PS: perciso de revestir todas as paredes ou so aquelas que estao na direccao da vizinhanca?O tecto tem uma coberto muito ma. tenho que cobrir tb o tecto?

Última edição de kONMI : Dom, 31 de Maio de 2009 às 16:44.
kONMI não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #7
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Boas.

utilizem o fórum para procurar informação.
Está cá muita coisa que te será útil.
abrç

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=7652
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #8
kONMI
 
Membro desde: 2-Mai-2009
Local: Açores
Mensagens: 11
kONMI está no bom caminho
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Boas.

utilizem o fórum para procurar informação.
Está cá muita coisa que te será útil.
abrç

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=7652
Conheces alguma maneira menos dispendiosa?mas que isole tb o som nao tanto, mas que isole alguma coisa (nao me importo muito com a parte estetica do compartimento), e que o sitio onde vou meter a bateria e um pouco grande, e sairia muito dispensioso usar esses materiais.
kONMI não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #9
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Isolar o som

esta é a prova que por muito que se tente canalizar a informação do forum, o processo nunca vai resultar e vão haver mil e um posts a falar do mesmo.
Deixo aqui um link, este destacado na área de "salas de ensaio, estudo..."


http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #10
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Mentalizem-se de uma coisa: Isolamento acústico (decente) nunca fica barato.

Dentro do mais barato e acessivel para isolar acusticamente é usar lã de rocha no interior de paredes falsas que podem ser feitas em pladur (e no tecto)

Ou forrar as paredes e tecto com placas de aglomerado de cortiça de 5 ou 6 cm de espessura (o que não fica barato).

Mas se pesquisarem aqui no forum (nos locais certos) existem tópicos referentes a este assunto.


P.S.: caixas de ovos são papel e só servem para os ratos fazerem ninhos!!!

NB
--

Última edição de nunobaiao : Dom, 31 de Maio de 2009 às 22:07.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #11
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Já foi dito milhentas vezes que as caixas de ovos para nada servem relativamente ao isolamento acústico, e nem mesmo no tratamento acústico, se nota uma diferença notória

Vê este tópico que te ajudará de certeza:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=12530
deixa-me dizer que servem para isolamento acústico sim.
a minha sala do stop esta coberta das mesmas. antes de as por era muito eco e muito barulho a passar cá para fora da loja. depois de as por não houve mais queixas de barulho do escritório em frente e eu noto quando venho cá fora fumar um cigarro que o volume ficou reduzido em mais de 50%. pode não ser uma solução profissional e não muito estética, mas funciona.
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #12
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
deixa-me dizer que servem para isolamento acústico sim.
a minha sala do stop esta coberta das mesmas. antes de as por era muito eco e muito barulho a passar cá para fora da loja. depois de as por não houve mais queixas de barulho do escritório em frente e eu noto quando venho cá fora fumar um cigarro que o volume ficou reduzido em mais de 50%. pode não ser uma solução profissional e não muito estética, mas funciona.

Podem dizer que as caixas de ovos não funciona bla,bla... mas que se notou diferença na minha garagem depois de as pôr lá isso notou-se. Não só a nível de acústica interior, mas o barulho cá fora também diminui, não muito, mas nota-se...
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #13
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
deixa-me dizer que servem para isolamento acústico sim.
a minha sala do stop esta coberta das mesmas. antes de as por era muito eco e muito barulho a passar cá para fora da loja. depois de as por não houve mais queixas de barulho do escritório em frente e eu noto quando venho cá fora fumar um cigarro que o volume ficou reduzido em mais de 50%. pode não ser uma solução profissional e não muito estética, mas funciona.
Isolamento é uma coisa e controlo é outra.

Isolamento: bloquear a passagem do som.
Controlo: eliminar o eco e reduzir as reflexões do som.

Caixas de ovos não bloqueiam a passagem do som, simplesmente reduzem a reflexão do som (consoante as frequências).

NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 1 de Junho de 2009 às 01:24.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #14
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
deixa-me dizer que servem para isolamento acústico sim.
a minha sala do stop esta coberta das mesmas. antes de as por era muito eco e muito barulho a passar cá para fora da loja. depois de as por não houve mais queixas de barulho do escritório em frente e eu noto quando venho cá fora fumar um cigarro que o volume ficou reduzido em mais de 50%. pode não ser uma solução profissional e não muito estética, mas funciona.

lololoolo....pois claro que funciona!!!! eu vou fingir que acredito....oh pa...isto não é por achar que funciona que vai funcionar.....é preciso MASSA para isolar e isso é coisa que as caixas de ovos não têm....mas continuem a dizer que sim....eu até ja disse q nunca mais havia de responder a coisas deste género...a proposito disto aconselho-te a leres as respotas do use "andreb"...pode ser que te convenças...


na minha opinião, e com o devido respeito ao KONMI, que iniciou o post, este post devia ser encerrado pois o que aqui se diz são barbaridades de todo o tamanho...quem venha de fora e leia isto nunca mais cá volta....
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #15
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de sadrums Ver Mensagem
lololoolo....pois claro que funciona!!!! eu vou fingir que acredito....oh pa...isto não é por achar que funciona que vai funcionar.....é preciso MASSA para isolar e isso é coisa que as caixas de ovos não têm....mas continuem a dizer que sim....eu até ja disse q nunca mais havia de responder a coisas deste género...a proposito disto aconselho-te a leres as respotas do use "andreb"...pode ser que te convenças...


na minha opinião, e com o devido respeito ao KONMI, que iniciou o post, este post devia ser encerrado pois o que aqui se diz são barbaridades de todo o tamanho...quem venha de fora e leia isto nunca mais cá volta....
tiro o meu chapéu aos crânios do forum
se há gente que sabe de isolamento acústico não são bateristas. são pessoas que estudam no mínimo física, que é o caso de gente da minha família, amigos e inclusive o meu guitarrista. eu não pesco grande coisa, mas posso dizer que o papel em formas regulares absorve ondas, que nao ficam so mais fracas como tambem morrem no proprio papel, que não e papel, e pasta o que faz com que seja poroso, que por sua vez tira velocidades ás ondas. isto so o material, a forma irregular tambem ajuda bastante.
eu notei a diferença e estou-me é nas tintas para quem for que ache o que for, é para o lado que melhor durmo, mas que funciona depois de se usar funciona, se com vocês não azar. comigo deu-se um milagre. eheheheh
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #16
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
tiro o meu chapéu aos crânios do forum
se há gente que sabe de isolamento acústico não são bateristas. são pessoas que estudam no mínimo física, que é o caso de gente da minha família, amigos e inclusive o meu guitarrista. eu não pesco grande coisa, mas posso dizer que o papel em formas regulares absorve ondas, que nao ficam so mais fracas como tambem morrem no proprio papel, que não e papel, e pasta o que faz com que seja poroso, que por sua vez tira velocidades ás ondas. isto so o material, a forma irregular tambem ajuda bastante.
eu notei a diferença e estou-me é nas tintas para quem for que ache o que for, é para o lado que melhor durmo, mas que funciona depois de se usar funciona, se com vocês não azar. comigo deu-se um milagre. eheheheh
o papel irregular, no MAXIMO dispersa a onda. É essa a teoria das caixas de ovos, já postada noutro tópico. O "Echo" é causado por reflexão da onda sonora, pois esta bate numa pareda e é reflectido por um mesmo ângulo, criando ondas estacionárias. Os bass traps e tudo mais que se mete nas paredes, até as caixas de ovos para os mais carracudos, serve precisamente para fazer com que a onda ao incidir na superfície em causa nao tenha um angulo reflectido igual ao incidente, de fora a evitar ondas estacionarias, de forma a evitar o vulgarmente chamado "echo" (erradamente atribuido).
Agora papel absorver o som...vai lá vai
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #17
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
tiro o meu chapéu aos crânios do forum
se há gente que sabe de isolamento acústico não são bateristas. são pessoas que estudam no mínimo física, que é o caso de gente da minha família, amigos e inclusive o meu guitarrista. eu não pesco grande coisa, mas posso dizer que o papel em formas regulares absorve ondas, que nao ficam so mais fracas como tambem morrem no proprio papel, que não e papel, e pasta o que faz com que seja poroso, que por sua vez tira velocidades ás ondas. isto so o material, a forma irregular tambem ajuda bastante.
eu notei a diferença e estou-me é nas tintas para quem for que ache o que for, é para o lado que melhor durmo, mas que funciona depois de se usar funciona, se com vocês não azar. comigo deu-se um milagre. eheheheh
Cuidado com o que escreves!!!

No meu caso, Lá por eu ser baterista, sabes lá o que eu estudei e as outras actividades que eu tenho.
Para tua informação, eu tenho tantos anos de baterista como tenho de técnico de som e sonoplastia. Já isolei muitas salas, e sei que 'essa dos ovinhos' é desperdicio de tempo (no que toca a isolamento).

Para isolar som tem que haver uma grande densidade na massa dos materiais. Mesmo a lã de rocha só isola bem se for comprimida.

Se preferes ficar na ignorancia em vez de respeitares e aceitares as experiências e vivências dos outros camaradas aqui do forum... é contigo. Se estás satisfeito, porreiro...

Importante é ajudar o Konmi pois é para isso que este tópico foi criado.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 1 de Junho de 2009 às 21:59.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #18
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

vê isso num diagrama e depois falamos.
não vou falar mais daquilo que não se sabe. (não dizendo que são vocês eu como já disse não sou grande entendedor de física.)
é tão simples quanto a teoria nem sempre se aplica a pratica. verdade. mas pões as coisas a prova e depois vês se funciona ou não.
metes numa caixa em madeira ou outro material qualquer umas colunas com um certo volume. depois isolas a caixa com caixas de ovos (de cima a baixo) e tu vais ver que talvez estejas errado se achares que os teus ouvidos te enganam gravas com um microfone e vez os comprimentos de onda no pc. se não te chegar. errrrrrr... nada a ser feito talvez.
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #19
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
vê isso num diagrama e depois falamos.
não vou falar mais daquilo que não se sabe. (não dizendo que são vocês eu como já disse não sou grande entendedor de física.)
é tão simples quanto a teoria nem sempre se aplica a pratica. verdade. mas pões as coisas a prova e depois vês se funciona ou não.
metes numa caixa em madeira ou outro material qualquer umas colunas com um certo volume. depois isolas a caixa com caixas de ovos (de cima a baixo) e tu vais ver que talvez estejas errado se achares que os teus ouvidos te enganam gravas com um microfone e vez os comprimentos de onda no pc. se não te chegar. errrrrrr... nada a ser feito talvez.
Não compares o anus com as calças!!!

Se simplesmente encostares a coluna a uma parede tb reduz o som.

Não se toca bateria dentro de uma caixa.
Não compares a pressão sonora de uma coluna de som, com a pressão sonora de uma bateria e muito menos de uma banda completa.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #20
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Cuidado com o que escreves!!!

No meu caso, Lá por eu ser baterista, sabes lá o que eu estudei e as outras actividades que eu tenho.
Para tua informação, eu tenho tantos anos de baterista como tenho de técnico de som e sonoplastia. Já isolei muitas salas, e sei que 'essa dos ovinhos' é desperdicio de tempo (no que toca a isolamento).

Para isolar som tem que haver uma grande densidade na massa dos materiais. Mesmo a lã de rocha só isola bem se for comprimida.

Se preferes ficar na ignorancia em vez de respeitares e aceitares as experiências e vivências dos outros camaradas aqui do forum... é contigo. Se estás satisfeito, porreiro...

Importante é ajudar o Konmi pois é para isso que este tópico foi criado.

NB
--
hey. como eu disse e muito bem, não são bateristas, são pessoas que estudem minimamente física. ao seres engenheiro deves ter estudado
uma não implica a outra. disse aquilo de todas a formas que quiseres, menos numa de insultar. gosto do forum tal como do que leio das pessoas, longe de querer problemas seja a que nível for. mas o que disse, volto a dizer sem nenhum problema. tal como se queres falar de motores para resolver um problema vais ter com um mecânico e não com o condutor de autocarros o que não impede que ele seja mecanico

Dimdire adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 30 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Não compares o ** com as calças!!!

Não compares a pressão sonora de uma coluna de som, com a pressão sonora de uma bateria e muito menos de uma banda completa.

NB
--
what the hell?
ondas de som, são ondas de som!
não é o volume que as altera! ahahah... e da mesma maneira que isolas uma caixa, aplicas o mesmo principio em grande escala é assim que tudo funciona! não constróis um prédio no tamanho real para testar algo. fazes a maqueta e depois se resultar o prédio.
__________________
beat until your fingers are bleeding

Última edição de Dimdire : Seg, 1 de Junho de 2009 às 22:07. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #21
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
hey. como eu disse e muito bem, não são bateristas, são pessoas que estudem minimamente física. ao seres engenheiro deves ter estudado
uma não implica a outra. disse aquilo de todas a formas que quiseres, menos numa de insultar. gosto do forum tal como do que leio das pessoas, longe de querer problemas seja a que nível for. mas o que disse, volto a dizer sem nenhum problema. tal como se queres falar de motores para resolver um problema vais ter com um mecânico e não com o condutor de autocarros o que não impede que ele seja mecanico
pois.
então se calhar devo desistir do meu curso, porque pelos vistos estão a leccionar na universidade coisas erradas.
enfim


Dimdire, sugiro que leias isto

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #22
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
hey. como eu disse e muito bem, não são bateristas, são pessoas que estudem minimamente física. ao seres engenheiro deves ter estudado
uma não implica a outra. disse aquilo de todas a formas que quiseres, menos numa de insultar. gosto do forum tal como do que leio das pessoas, longe de querer problemas seja a que nível for. mas o que disse, volto a dizer sem nenhum problema. tal como se queres falar de motores para resolver um problema vais ter com um mecânico e não com o condutor de autocarros o que não impede que ele seja mecanico
Não sou engenheiro. Mas sei mais que alguns.
Nos ultimos 15 anos já 'arranjei' muitas salas de ensaio, e já isolei muitos bares e até uma discoteca.
Por exemplo, melhor que as caixas de ovos, é a alcatifa industrial.


PRESSÃO SONORA, foi o que eu escrevi... e não VOLUME.

O mais dificil de isolar (bloquear) são as frequencias baixas. E essas são as que mais incomodam a vizinhança.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 1 de Junho de 2009 às 22:14.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #23
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
pois.
então se calhar devo desistir do meu curso, porque pelos vistos estão a leccionar na universidade coisas erradas.
enfim
mandas indirectas digo-te para estudares mais

Dimdire adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 6 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
pois.
então se calhar devo desistir do meu curso, porque pelos vistos estão a leccionar na universidade coisas erradas.
enfim


Dimdire, sugiro que leias isto

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333
já tinha lido, como nada tinha dito, nada disse sobre tal. fiquei na minha
__________________
beat until your fingers are bleeding

Última edição de Dimdire : Seg, 1 de Junho de 2009 às 22:09. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #24
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Não sou engenheiro. Mas sei mais que alguns.

Nos ultimos 15 anos já 'arranjei' muitas salas de ensaio, e já isolei muitos bares e até uma discoteca.

Por exemplo, melhor que as caixas de ovos, é a alcatifa industrial.

NB
--
se já dizes que é melhor é porque afinal sempre tem resultado.
bem não me quero armar em Chico esperto. eu disse que resultou, não a 100 nem a 200%, mas resultou um pouco. a pessoa em causa que abriu o tópico disse : "mas que isole também o som não tanto, mas que isole alguma coisa" e eu disse o que sei por experiência própria. melhor que qualquer livro que possas ler no curso xpto que diz som ou não. bem vou fumar o meu cigarrinho la fora. inté
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #25
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
se já dizes que é melhor é porque afinal sempre tem resultado.
bem não me quero armar em Chico esperto. eu disse que resultou, não a 100 nem a 200%, mas resultou um pouco. a pessoa em causa que abriu o tópico disse : "mas que isole também o som não tanto, mas que isole alguma coisa" e eu disse o que sei por experiência própria. melhor que qualquer livro que possas ler no curso xpto que diz som ou não. bem vou fumar o meu cigarrinho la fora. inté
Tem resultados como controlador da acústica, não como isolante acústico.
Papel e outros materiais pouco densos apenas alteram a reflexão de frequencias e reduzem muito ligeiramente a projeção das frequencias mais agudas.
Além do mais, as caixas de ovos apodrecem. Não uso caixas mas conheço quem as use, e bem se arrependeu.

é este o tópico inicial:

Citação:
Mensagem Original de kONMI Ver Mensagem
Boas pessoal

Como o titulo indica eu perciso de uma solucao para isolar o som do sitio onde vou meter a minha bateria acustica.
A minha casa e "colada" as dos vizinhos mas eu tenho um "barracao" atras na minha casa que e bem espaçoso e encontra se a uns 15/20 metros de distancia. A minha questao e saber o que perciso de fazer para isolar o som nao gastando muito dinheiro.
NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 1 de Junho de 2009 às 22:27.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #26
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

opa, tem o kid, tem o meu guitarrista, tem um tio meu(já feita) entre outros que também me ajudaram a colar as caixas.
não me importo de apreender. sei que há coisas que resolvem bem melhor o assunto. não duvido. podem dizer quais. podem dar as suas experiências a conhecer, tal como dei a minha. agora não me chamem cínico por dizer que resulta quando dizem que não resulta e responder a indirectas. porque uma coisa e algo ter um desempenho melhor. outra e não ter desempenho de todo. e na realidade isola. eu estou satisfeito. por agora resulta e da para aguentar com os ensaios sem ter chamadas de atenção.
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #27
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

Desculpem lá, não quero fomentar discussoes, mas na minha garagem também fez diferença as caixas de ovos, não muita, mas o suficiente para se notar.

Obviamente que não serve para isolar o som como deve ser, mas é uma maneira, sem gastar dinheiro de conseguir alguma diferença no som que sai. pequena é certo. Mas afinal, o user que abriu o topico disse que queria uma coisa barata, ora um isolamento como deve ser é tudo menos barato.

Nao se chateiem, nao vale a pena. Troquem ideias..
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #28
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
Desculpem lá, não quero fomentar discussoes, mas na minha garagem também fez diferença as caixas de ovos, não muita, mas o suficiente para se notar.

Obviamente que não serve para isolar o som como deve ser, mas é uma maneira, sem gastar dinheiro de conseguir alguma diferença no som que sai. pequena é certo. Mas afinal, o user que abriu o topico disse que queria uma coisa barata, ora um isolamento como deve ser é tudo menos barato.

Nao se chateiem, nao vale a pena. Troquem ideias..
uma boa solução é analisar a sala, e fazer á força com que não tenha paredes paralelas. Se for para construir de raiz, especial atenção nisso. Se for adaptada, então podem-se por qualquer tipo de placas por exemplo no encontro de duas paredes perpendiculares, de forma a que não se criem ondas estacionárias nesse local. Outra solução são as típicas carpetes e quanto mais objectos estiverem na sala melhor. Não sei se alguem que está aqui teve oportunidade de ter a bateria num quarto. Eu tive e era tudo sequinho, porque ha mil e um objectos por onde o som passa que cortam a sua trajectória. Por essa razão, encher a sala também é boa solução.

Mais uma vez isto já foi dito neste post aqui

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #29
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
uma boa solução é analisar a sala, e fazer á força com que não tenha paredes paralelas. Se for para construir de raiz, especial atenção nisso. Se for adaptada, então podem-se por qualquer tipo de placas por exemplo no encontro de duas paredes perpendiculares, de forma a que não se criem ondas estacionárias nesse local. Outra solução são as típicas carpetes e quanto mais objectos estiverem na sala melhor. Não sei se alguem que está aqui teve oportunidade de ter a bateria num quarto. Eu tive e era tudo sequinho, porque ha mil e um objectos por onde o som passa que cortam a sua trajectória. Por essa razão, encher a sala também é boa solução.

Mais uma vez isto já foi dito neste post aqui

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333
Posts destes é que são necessários

Se não se quiser gastar dinheiro num isolamento acústico, pode haver outras soluções, que apesar de longe de serem perfeitas, sempre ajudam em qualquer coisa..
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #30
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

oh k 3 marias k se juntaram á batatada e aos puxo~es de cabelos lol
bem voltando ao tópico, eu já vi mt cena de isolar, mts formas de combater a má acústica e coiso e tal, mas se o moço anda com pouco dinheiro axo k ele poderia fazer o seguinte (k é como eu vou fazer):
tentas arranjar as 5 placas de pladur ou placas de madeira barata;
depois arranjas pano/tecido de fábricas de corte de malha(eles costumam oferecer) para meter entre a parede e o pladur (n precisas de encher de todo);
a seguir pegar em cartao k tenhas velho e caixas dos ovos para colar, cortas os cartoes na forma das caixas e colas os 2 na placa em forma de xadrez.(isto td para as paredes laterais);
depois arranjas uns tecido e arranjas uma formas de os ter no teto sem serem esticados(com alguma folga).
Axo k assim já dá +/- para isolar melhor e em termos acústicos tb ajuda.
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #31
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Hã? O quê...!!? Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

...como isto anda...!


Bem, acho que houve por aqui excessos de parte a parte, e por isso mesmo as mensagens inuteis para a discussão foram eliminadas.

Excusado será dizer que esta querela morre JÁ por aqui! Falemos então de caixas de ovos (ou de lã de rocha, ou de cortiça, ou de paredes tortas) e não do diz-que-disse... (no entanto, chamo a atenção para o facto de não utilizarem adjectivos pejorativos para qualificar os outros membros, sejam eles quais forem, principalmente quando o assunto começa a aquecer... ok? - Obrigado!)


Os meus 2 cêntimos:

É verdade, infelizmente, nem todos têm a 'sorte' de poder criar um estúdio / sala de ensaio de raíz... Muitos (como foi também o meu caso) tivemos que 'pegar' numa garagem com 4 paredes a 90 graus, 'enche-la' com amplificadores, bateria, colunas, mesa e cabos, e verificar que, passados poucos acordes, aquilo não era solução...

Sim, é verdade...! Revestindo as 4 paredes com caixas de ovos, fez MUITA diferença! Mas NÃO para quem estava de fora da garagem! (aí, o som ficou quase inalterado!)

A diferença notou-se DENTRO da garagem, pois em vez de termos o som a ser reflectido quase por completo, de parede em parede, passámos a ter um som bastante mais controlado, o que nos permitiu baixar um pouco o volume dos amplificadores e obter um pouco mais de qualidade de som.

O nosso stress era dar de caras com o estrondo que era a reflexão do som pelas 4 paredes 'nuas', que nos deixava bastante mal dos ouvidos ao fim dos ensaios. As caixas de ovos ajudaram (e bastante) a diminuir esse problema.

Qual foi o custo? Bem, só tivemos que comprar a cola para colar as caixas nas paredes, pois um amigo arranjou-nos uma bela carrada vinda de uma pastelaria por perto...

E o isolamento do som? Ainda se ouvia, acordes fora da garagem?

Sim, ouvia-se! Quase nem se notava que as caixas de ovos haviam sido colocadas. Chegámos à conclusão que ficámos com uma melhor sala de ensaios, com mais qualidade de som, mas as danadas das frequências graves passavam para fora como se não existissem as ditas caixinhas dos ovos... (e o bombo em conjunto com o baixo, são os principais vilões nesse cenário!)

Bem, mas a principal prioridade não era isolar o som para não se ouvir tanto de fora... Era mesmo a questão da qualidade do som DENTRO das quatro paredes.

Sei que os tapetes 'velhos' que as nossas mães têm lá por casa e que já estão fora de moda poderão ser provavelmente ainda melhores que as caixas de ovos, mas na altura não tivemos possibilidade de testar essa teoria. (apenas chegámos a verificar mais tarde a garagem de uma banda de amigos que usaram os tapetes em vez das caixas de ovos)


Ora isto foi há cerca de 15 anos atrás...! Depois disso, muita coisa mudou, a internet está aqui, etc. (na altura NÃO havia fórum!!! nem sequer páginas internet! Um PC portátil custava para cima de 3000 euros - na altura ainda em escudos...)



Vá lá pessoal... Acredito que, pelo custo das caixas de ovos, vale bem a pena deixar o pessoal testar e verificar por si mesmos o que dá (ou não dá!) e depois arrepender-se (ou não!) Isto tudo depende muito mesmo das possibilidades financeiras de cada banda... Avisos não falta neste fórum indicando que, do ponto de vista do isolamento, o resultado é próximo da nulidade total!



Dêm opiniões, mas se os visados não as aceitarem, deixam-nos ficar...! Fiquem-se por ler as outras opiniões... Se estão certos ou errados...? Bem, isso é lá com eles... Desde que não utilizem adjectivos pejorativos (leia-se insultos), estaremos cá todos para batucar!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <

Última edição de Madeira : Ter, 2 de Junho de 2009 às 01:20.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #32
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

nheck... comigo funcionou. nota-se a diferença no exterior, nada abismal, mas nota-se. não é bem uma garagem e tem 2 paredes de vidro. que eram as janelas da montra. mas funcionou comigo
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Junho de 2009   #33
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de Dimdire Ver Mensagem
tiro o meu chapéu aos crânios do forum
se há gente que sabe de isolamento acústico não são bateristas. são pessoas que estudam no mínimo física, que é o caso de gente da minha família, amigos e inclusive o meu guitarrista. eu não pesco grande coisa, mas posso dizer que o papel em formas regulares absorve ondas, que nao ficam so mais fracas como tambem morrem no proprio papel, que não e papel, e pasta o que faz com que seja poroso, que por sua vez tira velocidades ás ondas. isto so o material, a forma irregular tambem ajuda bastante.
eu notei a diferença e estou-me é nas tintas para quem for que ache o que for, é para o lado que melhor durmo, mas que funciona depois de se usar funciona, se com vocês não azar. comigo deu-se um milagre. eheheheh
obrigado por tirares o teu chapéu...não sendo crânio percebi a indirecta...por acaso antes de ser baterista trabalho em acústica...e percebo do que digo...concerteza que parte das ondas sonoras é absorvida sempre que se depara com obstáculos (e reflectida e difractada e o que tu quiseres...caso n saibas o que isso é...basta googlar)...agora que o papel isola....vai lá vai... é uma descoberta que QUIÇÁ poderá revolucionar o mundo da acústica...e que poderá permitir que daqui pra frente quem sempre quis construir um estúdio o poderá fazer (pelo menos a parte do isolamento tá resolvida lololol)... "balha-me deus balha"

terá funcionado mesmo? ou estarás mais surdo?? usa protecção pah...

tás-te nas tintas? mais triste que não saber é não querer saber....é por isso q isto não vai pra frente...parafraseando-te...é pro lado que durmo melhor...ah...os físicos da tua família, amigos e guitarrista....têm de estudar um pouco mais...falta só um bocadinho assim....
__________________
http://sadrums.mybrute.com

Última edição de sadrums : Qua, 3 de Junho de 2009 às 23:18.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #34
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Isolar o som

Citação:
Mensagem Original de sadrums Ver Mensagem
obrigado por tirares o teu chapéu...não sendo crânio percebi a indirecta...por acaso antes de ser baterista trabalho em acústica...e percebo do que digo...concerteza que parte das ondas sonoras é absorvida sempre que se depara com obstáculos (e reflectida e difractada e o que tu quiseres...caso n saibas o que isso é...basta googlar)...agora que o papel isola....vai lá vai... é uma descoberta que QUIÇÁ poderá revolucionar o mundo da acústica...e que poderá permitir que daqui pra frente quem sempre quis construir um estúdio o poderá fazer (pelo menos a parte do isolamento tá resolvida lololol)... "balha-me deus balha"

terá funcionado mesmo? ou estarás mais surdo?? usa protecção pah...

tás-te nas tintas? mais triste que não saber é não querer saber....é por isso q isto não vai pra frente...parafraseando-te...é pro lado que durmo melhor...ah...os físicos da tua família, amigos e guitarrista....têm de estudar um pouco mais...falta só um bocadinho assim....
tu é que tens de googlar, ou então antes de estudares vê o jornal, porque a minha família e amigos estão muito bem como estão obrigado.
caso não saibas, já se andam a fazer projectos de casas maioritariamente feitas de papel para mais tarde serem habitadas. eheheheh... talvez por ser assim tão mau isolador ou então porque na realidade andam mesmo a acontecer grandes descobertas hein?
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #35
lastf
 
Membro desde: 31-Jan-2009
Local: lisboa
Mensagens: 319
lastf está no bom caminho
Re: Como posso isolar o som do barracão que tenho no quintal para não incomodar os vizinho

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
uma boa solução é analisar a sala, e fazer á força com que não tenha paredes paralelas. Se for para construir de raiz, especial atenção nisso. Se for adaptada, então podem-se por qualquer tipo de placas por exemplo no encontro de duas paredes perpendiculares, de forma a que não se criem ondas estacionárias nesse local. Outra solução são as típicas carpetes e quanto mais objectos estiverem na sala melhor. Não sei se alguem que está aqui teve oportunidade de ter a bateria num quarto. Eu tive e era tudo sequinho, porque ha mil e um objectos por onde o som passa que cortam a sua trajectória. Por essa razão, encher a sala também é boa solução.

Mais uma vez isto já foi dito neste post aqui

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333
Verdade, ja tive a minha bateria montada num quarto/sala e tem um som bastante bom...
nada melhor que utilizar a imaginação...
lastf não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Dream theatre VS Slipknot Miguel Pimentel Bateristas e Percussionistas 102 Dom, 26 de Setembro de 2010 02:40
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 23:14. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it