Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Seg, 5 de Março de 2012   #1
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Distância dos batentes (pedal duplo)

Boas,

Eu tenho um pedal duplo SONOR (imagem abaixo), mas não sei o modelo. Já pesquisei na net a ver se encontrava o modelo correcto do meu pedal, mas parecem-me todos iguais, sinceramente...

Mas para a pergunta que quero fazer, creio que o modelo não interessa muito. A coisa é... eu gostava de ter os batentes mais para trás, mas quando os ponho à distância do bombo que quero, com o ressalto, batem-me na canela e dói pa caramba! O que é que eu posso fazer para evitar que isto me aconteça? Se aperto a mola para ter menos ressalto ficam demasiado "pesados". Se ponho os batentes mais para frente (mais junto ao bombo) o som sai fraquinho porque não tem espaço para ganhar momentum. Então estou neste impasse, pá.

Sugestões?
Imagem Anexada
File Type: jpg SONOR_DP-472_R.jpg (63,5 KB, 45 leituras)
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Março de 2012   #2
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Distância dos batentes (pedal duplo)

Boas!

Experimenta "encurtar" o comprimento dos espigões dos batentes

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Março de 2012   #3
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Re: Distância dos batentes (pedal duplo)

Regules como regulares não te esqueças que o ideal será os batentes percutirem SEMPRE no meio da pele. Isto por questões de durabilidade, e mesmo por questões sonoras.
De qualquer forma aconselhava-te simplesmente a regulares os batentes mais para a frente. O mais certo é estarem muito para trás. Dedica umas boas horinhas a regular a pedaleira.

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Março de 2012   #4
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Distância dos batentes (pedal duplo)

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
Regules como regulares não te esqueças que o ideal será os batentes percutirem SEMPRE no meio da pele. Isto por questões de durabilidade, e mesmo por questões sonoras.
De qualquer forma aconselhava-te simplesmente a regulares os batentes mais para a frente. O mais certo é estarem muito para trás. Dedica umas boas horinhas a regular a pedaleira.

Abraço

Isso é subjectivo!
Muitos bateristas; principalmente de jazz, mas por exemplo John Bonham fazia o mesmo, colocam propositadamente o beater a percutir fora do centro da pele.
O centro é o ponto mais morto de uma pele e existe quem prefira uma maior ressonância e tonalidade...
É o mesmo conceito de um tímpano mas aplicado ao bombo!
Obviamente que certos "estilos pesados" beneficiam de um beater centrado como referes, mas outros não... daí o subjectivo!

Um Abraço
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Março de 2012   #5
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Re: Distância dos batentes (pedal duplo)

Citação:
Mensagem Original de Johnny25 Ver Mensagem
Experimenta "encurtar" o comprimento dos espigões dos batentes
Se eu encurto não bate onde eu quero (que é no centro)...
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Março de 2012   #6
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Re: Distância dos batentes (pedal duplo)

Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
Isso é subjectivo!
Muitos bateristas; principalmente de jazz, mas por exemplo John Bonham fazia o mesmo, colocam propositadamente o beater a percutir fora do centro da pele.
O centro é o ponto mais morto de uma pele e existe quem prefira uma maior ressonância e tonalidade...
É o mesmo conceito de um tímpano mas aplicado ao bombo!
Obviamente que certos "estilos pesados" beneficiam de um beater centrado como referes, mas outros não... daí o subjectivo!

Um Abraço
Boas, tens razão e por acaso nem me lembrei da questão do tipo de sonoridade atingida com o beater a percutir fora centro da pele. Aliás, um dos meus bateristas favoritos (Steve Smith) também usa esse método.
Mas o conselho que dei aplica-se especialmente a bateristas iniciantes, ou aqueles que querem que a pele dure mais tempo (visto as peles do bombo serem as mais caras).
Eu pessoalmente uso assim pelas mesmas questões financeiras que referi, e também pelo facto de ainda não ter tido paciência de explorar essa vertente.
Deste uma boa dica que me passou completamente ao lado

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Março de 2012   #7
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Distância dos batentes (pedal duplo)

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
Boas, tens razão e por acaso nem me lembrei da questão do tipo de sonoridade atingida com o beater a percutir fora centro da pele. Aliás, um dos meus bateristas favoritos (Steve Smith) também usa esse método.
Mas o conselho que dei aplica-se especialmente a bateristas iniciantes, ou aqueles que querem que a pele dure mais tempo (visto as peles do bombo serem as mais caras).
Eu pessoalmente uso assim pelas mesmas questões financeiras que referi, e também pelo facto de ainda não ter tido paciência de explorar essa vertente.
Deste uma boa dica que me passou completamente ao lado

Abraço
Claro,
O teu conselho é ele todo válido, simplesmente existe a ideia que é "totalmente errado" ter o beater a bater fora do centro da pele e isso não é de todo verdade... O intuito do meu comentário não era de desaprovar o que tinhas referido mas sim passar a ideia de que existe um leque mais abrangente de possibilidades.
O Stanton Moore também aplica o mesmo conceito nos seus bombos (18 e 26)...

Steve Smith é um MONSTRO!


Abraço
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Março de 2012   #8
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Re: Distância dos batentes (pedal duplo)

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
Isso de bater no centro da pele, pode ser certo como errado.
Eu uso os beaters afastados e também afastados do centro.
Já reparam que se centrarmos os falams para double pedal, o centro da pele não vai apanhar strokes.
Já rtepararam que os dois beaters no caso do double falam, "batem" quase 4/5 cm fora do centro?


Vejamos:
Se a pele estiver tensa, o ressalto será quase instantãneo, pelo que acertar no centro, será quase suicidio.
Só vai funcionar com o beater mais activo.
Direito ou esquerdo.
Ou terá de ser feita nova afinação ao pedal ou...água nos temas.
O centro das peles, são um campo de força.
Os lados imediatos a esses centros são quase como absorvedor de intensidades.
Com um single pedal, tudo funciona direito e na boa, com dois a bater no centro ou muito juntos...hum!

Espero ter sido claro!

Abraço
Percebi perfeitamente. Noto que às vezes o pedal, normalmente o esquerdo, soa menos que o direito. Porque um bate mais no centro que o outro. Para reparar este erro e para todas as batidas soarem o mais iguais possível, mexo na tensão/distância dos batentes.
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Quero comprar um pedal duplo, mas qual??? TheAssassinSkulls Aconselhamento para a compra de material 12 Qua, 8 de Setembro de 2010 11:07
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
Pedal Duplo: Como posso verificar se determinado pedal duplo é bom ou não? Como avalio? JP_ Hardware, Acessórios e Equipamentos 27 Dom, 16 de Novembro de 2008 12:42
Video pedal duplo bada Bateristas e Percussionistas 5 Qua, 26 de Julho de 2006 08:55
Quero comprar um pedal duplo, mas que NÃO seja topo de gama. Que pedal devo escolher? JaBmEn Aconselhamento para a compra de material 13 Sáb, 13 de Maio de 2006 02:08



São agora 07:20. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it