Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 12 de Fevereiro de 2009   #1
Harry
 
Membro desde: 21-Dez-2008
Local: London
Mensagens: 40
Harry está no bom caminho
Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Decidi lançar este tópico porque eu estou um bocado confuso em relação aos exercícios a que devo ter maior prioridade e durante quanto tempo no mínimo me devo dedicar a eles... Se me puderem ajudar agradecia

Abraços
Harry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Fevereiro de 2009   #2
Mushu
 
Membro desde: 29-Jan-2009
Local: Canelas-Gaia
Mensagens: 18
Mushu está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Eu como ainda não tenho a minha bateria em casa, estou me a concentrar mais em exercicios de mãos
Mushu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Fevereiro de 2009   #3
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Bota-lhe com rudimentos...
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Fevereiro de 2009   #4
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Boas

antes de mais desculpem-me mas discordo com essa dos rudimentos.

Passo a explicar:

1. Se vao treinar rudimentos, convem saberem o que estao a fazer. Os rudimentos sao auxiliares de treino quando conhecemos a notação das notas, para os podermos executar com a melhor prefeiçao possivel. Caso nao saibam notaçao musical, não sei se será o melhor caminho. Até podem ser muito sucedidos, nos primeiros e mais simples rudimentos, mas... tudo se complica se partirem para os Flam's e por ai fora.
2. Se nao ha interesse em aprender notaçao musical (não censuro, mas digo, que tem alguma importancia - saber o tempo de cada figura musical, basicamente) - aí o treino diário pode incidir por outras coisas:
a) Todos nós sabemos contar... Contar apenas até 4 - fazendo sempre compassos quaternários. Ai podemos fazer muitas coisas, posso explicar algumas:
1- Ao contar até quatro (in your head) usem as contagens 1 e 3 com a mão direita e as contagens 2 e 4 com a mão esquerda. Façam isto sempre na tarola.
2- Troquem usando agora a mao esquerda na 1 e 3 e a direita na 2 e 4.
3- Comecemos com as duplas: Façam 1 e 2 com a mao direita, e 3 e 4 com a mao esquerda.
4- Troquem usando com a esquerda as pancadas 1 e 2 e com a direita as pancadas 3 e 4.

(claro está que tudo isto surge num nível muito elementar)


Para terminar este post, que seguirei atentamente e espero intervir mais vezes, resta-me referir que a prática diária varia de acordo algumas caracteristicas:

a) Grau em que consideramos estar.
b) tempo disponivel que temos para tocar
c) com que fim estamos a praticar


A hipotese anterior (a) penso que é obvio para todos que dependendo do nivel em que nos encontramos podemos explorar mais a fundo certas "matérias" da bateria. A (b) é diferente se temos tempo para tocar 30 minutos por dia ou 3 horas. A hipotese (c) se precisamos de atingir algum objectivo, como por exemplo colocar-nos suficientemente à vontade para tocar um determinado estilo.

Em suma, para tocar bateria, treinar, tornar-mo-nos algo mais na bateria não temos à nossa disposição um livro de receitas. Temos que estabelecer um plano, semanal ou mensal para o qual nos propomos a atingir certos objectivos.


Cumprimentos a todos
DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Fevereiro de 2009   #5
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Eu tenho mais atenção no dito "aquecimento" (exercicios simples de mãos e assim)
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Fevereiro de 2009   #6
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Lrllrlrr.... Loool
__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 12 de Fevereiro de 2009   #7
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Citação:
Mensagem Original de DrumScores Ver Mensagem
Boas

antes de mais desculpem-me mas discordo com essa dos rudimentos.

Passo a explicar:

1. Se vao treinar rudimentos, convem saberem o que estao a fazer. Os rudimentos sao auxiliares de treino quando conhecemos a notação das notas, para os podermos executar com a melhor prefeiçao possivel. Caso nao saibam notaçao musical, não sei se será o melhor caminho. Até podem ser muito sucedidos, nos primeiros e mais simples rudimentos, mas... tudo se complica se partirem para os Flam's e por ai fora.
2. Se nao ha interesse em aprender notaçao musical (não censuro, mas digo, que tem alguma importancia - saber o tempo de cada figura musical, basicamente) - aí o treino diário pode incidir por outras coisas:
a) Todos nós sabemos contar... Contar apenas até 4 - fazendo sempre compassos quaternários. Ai podemos fazer muitas coisas, posso explicar algumas:
1- Ao contar até quatro (in your head) usem as contagens 1 e 3 com a mão direita e as contagens 2 e 4 com a mão esquerda. Façam isto sempre na tarola.
2- Troquem usando agora a mao esquerda na 1 e 3 e a direita na 2 e 4.
3- Comecemos com as duplas: Façam 1 e 2 com a mao direita, e 3 e 4 com a mao esquerda.
4- Troquem usando com a esquerda as pancadas 1 e 2 e com a direita as pancadas 3 e 4.

(claro está que tudo isto surge num nível muito elementar)


Para terminar este post, que seguirei atentamente e espero intervir mais vezes, resta-me referir que a prática diária varia de acordo algumas caracteristicas:

a) Grau em que consideramos estar.
b) tempo disponivel que temos para tocar
c) com que fim estamos a praticar


A hipotese anterior (a) penso que é obvio para todos que dependendo do nivel em que nos encontramos podemos explorar mais a fundo certas "matérias" da bateria. A (b) é diferente se temos tempo para tocar 30 minutos por dia ou 3 horas. A hipotese (c) se precisamos de atingir algum objectivo, como por exemplo colocar-nos suficientemente à vontade para tocar um determinado estilo.

Em suma, para tocar bateria, treinar, tornar-mo-nos algo mais na bateria não temos à nossa disposição um livro de receitas. Temos que estabelecer um plano, semanal ou mensal para o qual nos propomos a atingir certos objectivos.


Cumprimentos a todos
DrumScores
Ora neste aspecto admito que assumi que ele saberia isso...

Quanto a isto acabas por indicar rudimentos!! Não percebo então...Pois disseste que não concordavas com isso. Isso nada mais é que single strokes e double strokes (acho eu..eu tb sou um leigo) com as variações entre as mãos...
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Fevereiro de 2009   #8
Subtas
 
Membro desde: 1-Jul-2007
Local: BRR
Mensagens: 3
Subtas está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

é um bom tópico. vou estando atento às respostas.
se estamos a aprender sozinhos é muito importante que nos disciplinemos mas nem sempre é fácil. e como disseram acima depende, também, do que pretendes da música claro.. neste caso da bateria.

não vou dar propriamente uma resposta directa mas talvez te ajude a ter uma noção. e eu que nada sei ainda disto.

comprei uns livros que me têm ajudado e orientado, uma vez que estou a (re)aprender por mim: aprofundar mais a leitura das pautas, independência dos membros, tempos, as colcheias e semicolcheias , etc.
basicamente, vou-me seguindo por eles. faço os exercícios até me saírem bem. depois sigo em frente. se aquilo não estiver a sair bem, deixo para trás e volto mais tarde.
agora o tempo que dedico... dá-me muito mais pica andar a tocar as músicas que conheço. mas talvez 1h, 1h30 para exercícios. tocar é a tarde toda.

se estás a aprender sozinho, começa por ver onde tens mais dificuldade e parte daí. até recomendaria um livro que te desse as bases. nem que seja para dizeres: "ok, isto já sei, é a partir daqui que preciso de mais". no fundo saber em que ponto estás, como também já disseram nos post's anteriores.
tenho que reconhecer que os livros me ajudaram bastante. fiquei com muito mais noções de onde encaixam as coisas.

cumps.
Subtas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Fevereiro de 2009   #9
reference
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: lisboa
Mensagens: 108
reference tem uma aura espectacular à voltareference tem uma aura espectacular à volta
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Boas, Acho que isso depende muito do nivel em que estás e quanto tempo tens para treinar. se já estás num nivel muito avançado perdes menos tempo com as bases( rudimentos ) e mais tempo com cenas mais avançadas. mas depende muito do tempo que tens para treinar!! o teu professor pode fazer-te um esquema de treino, é o melhor, e aconselha-te onde perder mais tempo. Abraço
reference não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Fevereiro de 2009   #10
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

MUSICALIDADE.

(Tendo sempre na cabeça as noções de tempo, groove e feeling)

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Fevereiro de 2009   #11
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Os rudimentos não são mais do que combinações de movimentos.
Mesmo sem saber notação musical, praticar essas combinações é muito útil para desenvolver a destreza e a resistência das mãos (o mesmo se aplica aos pés).
O importante é ter sempre em conta a importancia de estar o mais relaxado possivel.

Mais importante ainda, é aplicar acento e dinamica nas notas que se dá... isso sim, é importante e faz música.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Sex, 13 de Fevereiro de 2009 às 20:40.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Março de 2009   #12
Dias
 
Membro desde: 24-Mar-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 3
Dias está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

boas! sou amador, apenas toco em casa sozinho e de vez quando com amigos. ora, pelo que ja li neste topico, estou a fazer asneira.... nunca ninguem me ensinou nada, pelo que me limitei a aprender a tocar musicas em si... tipo, ligo o portatil a minha bateria e limito-me a tocar.... toco muitas musicas mesmo, de diversos estilos... agora pergunto-me... estarei no caminho errado?... obrigado!! abraço p todos
Dias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Junho de 2009   #13
renato_m
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Citação:
Mensagem Original de Subtas Ver Mensagem
é um bom tópico. vou estando atento às respostas.
se estamos a aprender sozinhos é muito importante que nos disciplinemos mas nem sempre é fácil. e como disseram acima depende, também, do que pretendes da música claro.. neste caso da bateria.

não vou dar propriamente uma resposta directa mas talvez te ajude a ter uma noção. e eu que nada sei ainda disto.

comprei uns livros que me têm ajudado e orientado, uma vez que estou a (re)aprender por mim: aprofundar mais a leitura das pautas, independência dos membros, tempos, as colcheias e semicolcheias , etc.
basicamente, vou-me seguindo por eles. faço os exercícios até me saírem bem. depois sigo em frente. se aquilo não estiver a sair bem, deixo para trás e volto mais tarde.
agora o tempo que dedico... dá-me muito mais pica andar a tocar as músicas que conheço. mas talvez 1h, 1h30 para exercícios. tocar é a tarde toda.

se estás a aprender sozinho, começa por ver onde tens mais dificuldade e parte daí. até recomendaria um livro que te desse as bases. nem que seja para dizeres: "ok, isto já sei, é a partir daqui que preciso de mais". no fundo saber em que ponto estás, como também já disseram nos post's anteriores.
tenho que reconhecer que os livros me ajudaram bastante. fiquei com muito mais noções de onde encaixam as coisas.

cumps.
subtas podes dar ai os nomes dos livros que compras-t???

e se sao faceis de encontrar??
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #14
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Mete os teus headfones a tocar....
e toca por cima....
discos inteiros.....
muitos... muitos... muitos....
pelo que percebi estás mesmo a começar.... por isso deixa os exercicios de seca lá mais para a frente, pois muito provávelmente nesta fase não vais tirar partido total desses exercicios, por falta de outros conhecimentos. arranja um professor que é o melhor para te orientar na tua jornada.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #15
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

sou da opinião que um baterista, mais do que saber fazer rudimentos tem que saber acompanhar uma música sem sair do tempo, do click. Afinal, qual é a sua função numa banda?É mais prezado um baterista que toque certo durante os 2 minutos da música do que um baterista que oscila, mas que tem os rudimentos todos na cabeça.

No entanto, atenção ao facto de os rudimentos serem parte integrante daquilo a que se chamam as "bases" baterísticas.

O que eu faço relativamente às tecnicas de mãos, rudimentos é treinar à noite num pad de borracha que tenho. À noite estou limitado, porque nao se pode fazer barulho. Durante o dia em que posso tocar, toco por cima de variados temas e acabo por aplicar aquilo que tenho treinado à noite.
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Julho de 2009   #16
Subtas
 
Membro desde: 1-Jul-2007
Local: BRR
Mensagens: 3
Subtas está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Citação:
Mensagem Original de renato_m Ver Mensagem
subtas podes dar ai os nomes dos livros que compras-t???

e se sao faceis de encontrar??
já algum tempo que não vinha aqui ao fórum.. e só agora (re)vi este tópico.

comprei os livros com base no que acho que precisava para voltar a ter as noções de bateria:

este aqui foi para relembrar as noções os básicos de bateria.. notas, os tempos e coisas que antes não me lembrava que existiam. vale a pena.

este parece-me porreiro também, apesar de ainda não o ter usado muito. acho que peca por não ter um cd para demonstar, pelo menos a maior parte, como são tocados alguns exercícios. é que podemos estar a fazer mal e não sabemos..

para a coordenação e independência dos membros. bem preciso para o meu pé esquerdo. e não só!

isto para quem está a aprender sozinho sempre um guia. eu já tive aulas e dá para me disciplinar um bocado.. mas fazia falta um prof, sem dúvida.

os livros podes encontrá-los na amazon.uk.
são todos em inglês.

cumps.
Subtas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Julho de 2009   #17
HaGs
 
Membro desde: 7-Jul-2009
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 3
HaGs está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Boas... para mim tudo é prioridade... pois tudo tem que ser estudado...

Os iniciantes podem começar com "Singles" ao compasso 4/4 a uma velocidade média...

Quando treinaram, treinem SEMPRE com o Metrónomo ... ele é a nossa maior ajuda a nível de tempo...

Antes disso, têm que ter em atenção o modo de pegar na Vaqueta... tudo começa com o modo correcto de pegar... nem muito à frente, nem muito atrás... mesmo que vos dê mais jeito, pegar à frente ou atrás, não é a forma correcta...

Para verem se estão a pegar bem, após pegarem na vaqueta, largam o polegar ficando somente a vaqueta apoiada no indicador e deixam-a cair na tarola... se "pinchar" consideravelmente, então estão a pegar bem...

Depois treinam sempre as duas mãos... o que vai para uma, vai para outra...

Portanto podem treinar:

Singles
Doubles
Paradiddles
Flam
Rufos

Para mim são uma grande base...

Mas há muito mais...
HaGs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Julho de 2009   #18
johnysick
 
Membro desde: 9-Mar-2009
Local: lisboa
Mensagens: 230
johnysick está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Se tiverem a aprender toquem por cima daqui e de acolá como ja disseram..toquem musicas.. para ganharem mais confiança , lá mais para a frente quanto aos rudimentos pa arranjem aulas, comprem livros.. mas acima de tudo pratiquem .
__________________
"quem vê cus não vê corações"
johnysick não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Julho de 2009   #19
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Ando meio baldado com a prática ultimamente porque toco todos os fins de semana. Mas isto vai mudar, ai vai vai! Eu pratico rudimentos básicos de mãos e iguais para os pés.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Julho de 2009   #20
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Musicalidade, rudimentos ( geral ) e também sou da opinião de pôres uns phones i sacar faixas faixas senão aborreces te de princípio pois não vês logo a utilidade de esses rudimentos! Minha opinião!

P.S: smp que saques uma música não te preocupes só em estar sacada igualzinha, mas sim se o som ( musicalidade ) não foge muito do original!
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Julho de 2009   #21
PFarinha
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 182
PFarinha está no bom caminho
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Citação:
Mensagem Original de danielpereira Ver Mensagem
Musicalidade, rudimentos ( geral ) e também sou da opinião de pôres uns phones i sacar faixas faixas senão aborreces te de princípio pois não vês logo a utilidade de esses rudimentos! Minha opinião!

P.S: smp que saques uma música não te preocupes só em estar sacada igualzinha, mas sim se o som ( musicalidade ) não foge muito do original!
onde sacar msicas sem o backtrack de bateria?
PFarinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Julho de 2009   #22
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Re: Quando praticam, em que é que têm mais prioridade?

Citação:
Mensagem Original de HaGs Ver Mensagem
Antes disso, têm que ter em atenção o modo de pegar na Vaqueta... tudo começa com o modo correcto de pegar... nem muito à frente, nem muito atrás... mesmo que vos dê mais jeito, pegar à frente ou atrás, não é a forma correcta...

Para verem se estão a pegar bem, após pegarem na vaqueta, largam o polegar ficando somente a vaqueta apoiada no indicador e deixam-a cair na tarola... se "pinchar" consideravelmente, então estão a pegar bem...
Por favor diz-me que nao estas a falar a sério.
Vaqueta é lindo!!!
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
Clinic: Quando Trocar de Peles? Um pequeno estudo de aconselhamento e aprendizagem. vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 4 Sex, 28 de Janeiro de 2011 00:53



São agora 10:58. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it