Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 27 de Maio de 2009   #1
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

boas pessoal gostava de saber qual a afinçao mais adequada para evitar que se marquem tanto as peles(aqueles pequenos buracos)??
agradeço todas as openioes obrigado!
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Maio de 2009   #2
Melio
 
Membro desde: 20-Mai-2009
Local: Moita
Mensagens: 13
Melio está no bom caminho
Re: Afinaçao de peles

Aqueles pequenos buracos a que te referes em principio não tem a ver com a afinação mas sim com a maneira como os baquetas tocam nas peles. A baqueta quanto mais na vertical tocar na pele, mais a marca com elevado grau de acentuação (os ditos buracos). Quanto mais tocares com a baqueta na horizontal em (o mais paralelo possivel com a pele) menos a vai marcar e resultando num melhor som e durabilidade da mesma. É a opinião da minha experiencia, posso tar errado ehehe.
Espero ter sido util.
Melio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Maio de 2009   #3
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: Afinaçao de peles

Exacto, concordo com Melio, quero apenas acrescentar ques esse "buracos" também são causados pela força com que atacas as peles, quanto mais força maior o risco.

NOTA: Quanto mais esticada tiver a pele maior a probabilidade de fazer moças, isto tem a ver com fisica e com elasticidade.

Espero ter ajudado, caso tenhas mais alguma dúvida apita á vontade.
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Maio de 2009   #4
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
Re: Afinaçao de peles

mas se as peles forem mehores tipo remo nao marcam tanto pois nao??
Citação:
Mensagem Original de Eumesmo Ver Mensagem
Exacto, concordo com Melio, quero apenas acrescentar ques esse "buracos" também são causados pela força com que atacas as peles, quanto mais força maior o risco.

NOTA: Quanto mais esticada tiver a pele maior a probabilidade de fazer moças, isto tem a ver com fisica e com elasticidade.

Espero ter ajudado, caso tenhas mais alguma dúvida apita á vontade.
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Maio de 2009   #5
Melio
 
Membro desde: 20-Mai-2009
Local: Moita
Mensagens: 13
Melio está no bom caminho
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Depende!
Penso que talvez estejas na duvida no caso de teres peles singulares e quereres umas peles duplas oleadas.Se o caso for este sim, aconcelho-te a comprares pees duplas oleadas tanto por resistencia como por qualidade sonora que é deveras superior.
Melio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Maio de 2009   #6
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Citação:
Mensagem Original de Melio Ver Mensagem
Depende!
Penso que talvez estejas na duvida no caso de teres peles singulares e quereres umas peles duplas oleadas.Se o caso for este sim, aconcelho-te a comprares pees duplas oleadas tanto por resistencia como por qualidade sonora que é deveras superior.
Peles duplas são à partida mais resistentes mas não é taxativo que a qualidade sonora seja superior... eu, pelo menos, prefiro as peles de camada simples, ou seja, são gostos.

Penso que se deve privilegiar o som e aprender a viver com os degastes e danos que ocorrem durante o uso das peles já que são incontornáveis. Quando chegar a sua hora, toca a trocar... ser baterista é caro, essa é a verdade!

canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Maio de 2009   #7
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Citação:
Mensagem Original de canas Ver Mensagem
Peles duplas são à partida mais resistentes mas não é taxativo que a qualidade sonora seja superior... eu, pelo menos, prefiro as peles de camada simples, ou seja, são gostos.

Penso que se deve privilegiar o som e aprender a viver com os degastes e danos que ocorrem durante o uso das peles já que são incontornáveis. Quando chegar a sua hora, toca a trocar... ser baterista é caro, essa é a verdade!

canas
Claro, concordo a 100%! A função primaria de um baterista é bater, logo se marca é fruto dessa função... Se marcar e furar, troca-se...
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Maio de 2009   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Peles oleadas têm menos som e só a Evans as tem (Evans Hidraulic).
Não venham novamente com a conversa que a Remo Pinstripe são oleadas porque não são


Acerca das marcas, tens os timbalões muito inclinados para ti? Como já referiram, atacar as peles num ângulo quase vertical causa os tais buracos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Maio de 2009   #9
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Essas marcas pouco têm a ver com afinação, mas sim com a forma de bater nas peles. Aposto que há por aí demasiada força de braço que podia ser compensada com os pulsos, e com isso já não se marcavam as peles.
(Ainda me lembro de ter peles há meses na bateria, e de repente, em cinco minutos que um baterista meio bruto tocou na minha bateria, ficaram as peles todas marcadas)
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Maio de 2009   #10
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Reduz a forcinha amigo! =P ou entao adquire umas peles mais espessas e resistentes!
abraço
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 29 de Maio de 2009   #11
Spaceboy
 
Membro desde: 29-Fev-2008
Local: lisboa
Mensagens: 15
Spaceboy teve uns deslizes no passado
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

A solucao é simples! toca mais com os dedos e pulso, e n tokes com tanta força, é perferivel usares sp tecnica. tu consegues tirar um som alto e fixe da bateria se tocares no centro das peles....
Spaceboy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Junho de 2009   #12
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

nao toco com eles mt inclinados para mim tao mais ou menos direitos.
mas vou optar por trocar as peles e reduzir a força.
abraço
Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Peles oleadas têm menos som e só a Evans as tem (Evans Hidraulic).
Não venham novamente com a conversa que a Remo Pinstripe são oleadas porque não são


Acerca das marcas, tens os timbalões muito inclinados para ti? Como já referiram, atacar as peles num ângulo quase vertical causa os tais buracos.
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Junho de 2009   #13
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

é possível que seja como disseram em cima, tenta tocar com a baqueta mais paralela à pele, eu, no meu caso, também gosto de tocar com os timbãlões pouco inclinados. Mas, como todos nós sabemos, as peles são partes da bateria que têm de se trocar regularmente. Não vale a pena andar a adiar com truques porque as peles são como as baquetas, se uma partir não vais meter fita - cola, né?
Boas batucadelas
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Junho de 2009   #14
lastf
 
Membro desde: 31-Jan-2009
Local: lisboa
Mensagens: 319
lastf está no bom caminho
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Citação:
Mensagem Original de Francisco Rio Ver Mensagem
nao toco com eles mt inclinados para mim tao mais ou menos direitos.
mas vou optar por trocar as peles e reduzir a força.
abraço
Reduzir a força? as peles são feitas para "apanhar porrada"... quando tiverem demasiado marcadas, venham umas novas!

Atenção! não quero com isto dizer que agora vás dar mocada a torto e a direito, claro que á cuidados a ter, mas não te metas com medo de marcar as peles que assim não vais a lado nenhum.

---

Em relação ao tipo de peles... claro que há peles e peles... gastares um pouco de dinheiro numas boas peles pode parecer chato, mas vai melhor bastante o som e claro que tem muito mais duração que umas peles fracas.

cumprimentos
lastf não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Junho de 2009   #15
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

entao quais seriam as peles melhores para eu comprar ja que estou a pensar trocar agradeço a vossa openiao!
abraço
Citação:
Mensagem Original de lastf Ver Mensagem
Reduzir a força? as peles são feitas para "apanhar porrada"... quando tiverem demasiado marcadas, venham umas novas!

Atenção! não quero com isto dizer que agora vás dar mocada a torto e a direito, claro que á cuidados a ter, mas não te metas com medo de marcar as peles que assim não vais a lado nenhum.

---

Em relação ao tipo de peles... claro que há peles e peles... gastares um pouco de dinheiro numas boas peles pode parecer chato, mas vai melhor bastante o som e claro que tem muito mais duração que umas peles fracas.

cumprimentos
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #16
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Bom, eu nunca tive esse problema, mas tenho amigos e alunos que sim.

Normalmente é pelo seguinte:

- Inclinação excessiva dos timbalões, (impede que a baqueta ataque a pele quase paralelamente)
- Ponta da baqueta inadequada, (formatos mais 'agressivos' pedem deformar a pele)
- Tensão a mais na mão/baqueta, (muita força/pressão a passar para a pele)

Isto aliado a uma má afinação é 'mortal' para as peles (mesmo as melhores)


NB
--

Última edição de nunobaiao : Dom, 7 de Junho de 2009 às 21:19.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #17
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
quais as peles ideais

entao quais as peles ideais?de perferencia marca remo ou evans!
abraço
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #18
reference
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: lisboa
Mensagens: 108
reference tem uma aura espectacular à voltareference tem uma aura espectacular à volta
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Boas, que baquetas usas? experimenta outro modelo . Eu marcava tb muito as peles tocava com baquetas com a ponta totalmente redonda( modelo denneis chambers, e tb usei as do portnoy) e neste momento toco com as baquetas do colaiuta e não vinco as peles e olha que eu toco com peles ambassador clear da REMO, são bastante finas.É claro que quanto mais paralelo á pele do tom tu tocares menos vai ficar vincado.Abraço
reference não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #19
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

usava umas jimbao agora uso vicfirth american clasic 5A!
quanto as peles quais as melhores??
abraço
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #20
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Não tem propriamente a ver com as peles... mas sim como tens a bateria, as baquetas e como tocas.

Lê o que escrevi mais acima e analiza a tua situação.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #21
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

sim ja li mas eu de qualquer maneira ja tava a pensar trocar de peles e gostava que me decem a vossa openiao!
abraço
Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Não tem propriamente a ver com as peles... mas sim como tens a bateria, as baquetas e como tocas.

Lê o que escrevi mais acima e analiza a tua situação.

NB
--
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #22
Comando
 
Membro desde: 10-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 396
Comando tem uma aura espectacular à voltaComando tem uma aura espectacular à volta
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Francisco Rio off topic : És de Bragança (cidade mesmo) ?

Se fores manda PM ! preciso de pessoal para fazer umas jams no verão ehehehe ..

on topic : Para o pessoal te aconselhar tens de dizer que estilo tocas , bateria que tens , qual o som que pretendes , etc...
E aconselho-te a ver este tópico Guia de Peles para Bateria! , de certeza que vais conseguir ficar com mais ideias de peles e tal !

Abraços e diz qualquer coisinha ..
Comando não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #23
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Citação:
Mensagem Original de Francisco Rio Ver Mensagem
sim ja li mas eu de qualquer maneira ja tava a pensar trocar de peles e gostava que me decem a vossa openiao!
abraço
O meu conselho é AQUARIAN.
Uso Aquarian em todos os elementos da minha (grande) bateria desde 2003 e não tenho nenhuma razão de queixa, pelo contrário... são excelentes e nunca me deixaram ficar mal, em qualquer estilo musical (do jazz ao metal).
E duram bastante sem perder a sonoridade, o que rentabiliza o investimento

(no meu site podes ver a descrição detalhada das que uso)

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #24
Francisco Rio
 
Membro desde: 25-Out-2008
Local: Bragança
Mensagens: 127
Francisco Rio teve uns deslizes no passado
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

tava mais numa da remo ou evans destas marcas quis me aconselham??(so quero peles para bombo e timbaloes)
abraço
Francisco Rio não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Junho de 2009   #25
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Citação:
Mensagem Original de Francisco Rio Ver Mensagem
tava mais numa da remo ou evans destas marcas quis me aconselham??(so quero peles para bombo e timbaloes)
abraço
e porque apenas essas marcas? se é que se pode saber.....eu agora se tivesse de investir tb iria pra aquarian pq, apesar de nunca ter experimentado (excepto no bombo onde tenho a SK2 e amooooooooo), já ouvi falar mt mt bem e como tal gostaria de experimentar (se é uma razão válida ou não...pah....mas é como tudo...acho que devemos experimentar o maximo de coisas possível para dp decidir em consciência e com conhecimento de causa....
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Junho de 2009   #26
Tomcat
 
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Mensagens: 535
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Re: Como posso evitar marcar as peles da minha bateria? (os buracos que ficam vincados)

Sim, também acho que, se tiveres oportunidade de experimentar outras marcas, deves-lo fazer.
Se estiveres inclinado para remo, apesar de não saber o genero de musica que vais tocar, dado que a caracteristica da durabilidade está a ser tida bastante em conta, o meu concelho gira à volta de:
- umas emperor / pinstripe - são as mais duradouras da remo para timbalões, são as que o pessoal do rock e metal geralmente usam... podes dentro destas escolher ainda transparentes ou "coated", conforme o som que queiras...
- powerstroke 4 - pele dupla, dura-te bastante, sem perder o punch e o grave duma singleply.....
Agora escolher entre remo e evans já não sou a pessoa indicada para te dar opiniões...
Se poderes, experimenta ambas. Se não, aposta numa.
Abraço e boa sorte.
__________________
Tomcat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Dave Lombardo deixa a Tama e passa para a Ddrum? odavid Bateristas e Percussionistas 34 Seg, 15 de Fevereiro de 2010 22:30
Gostaria de mudar as peles da minha bateria para tocar Metal. O que me aconselham? Nevermore Aconselhamento para a compra de material 29 Qui, 28 de Fevereiro de 2008 19:22
Os meus pedais da bateria electrónica Roland TD6 fogem... O que devo fazer para evitar? DrumScores Baterias Electrónicas 2 Seg, 19 de Junho de 2006 23:51



São agora 13:16. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it