Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 30 de Agosto de 2008   #1
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Boas Malta Isto provavelmente está no sitio errado, portanto peço ajuda a um administrador.

O que vos venho aqui pedir é que os entendidos em amplificações do nosso instrumento, partilhem aqui truques e dicas para uma melhor captação, tenham esses truques a ver com a disposição dos micros na drum ou mesmo com sala e objectos (mobiliario) que se encontram no seu interior.

Overheads mais altos ou mais baixos, micros de tons apontados ao centro da pele ou ao aro, micro de bombo dentro do proprio ou por fora encostado ao buraco?

Partilhem aqui as melhores disposições, tendo em conta o numero de micros que estão a usar...

Quanto á minha duvida pessoal, como seria a vossa disposição se tivessem 2 overheads, 1 mic de bombo, 1 mic de tarola e 1 mic por timbalão? Obviamente que a minha duvida não esta no mic de bombo, tarola e tons...mas sim nos overheads...onde os colocavam? metiam algum deles a micar apenas o HH ? ou colocavam os dois a apanhar o som ambiente?

abraços!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Agosto de 2008   #2
Tomcat
 
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Mensagens: 535
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

viva!
epa, acabei agora mesmo de tentar gravar umas cenas e não saíu grande coisa...mas digo-te ja a disposição, micros em cada tom a apontar nem para o centro da pele nem para o aro (à excepção do micro dos floortoms que por falta de micros optei por captar os 2toms apenas com um). 2 micros na tarola, um em cada pele. e mais uma vez, por falta de €€€, em vez de por um micro no hi-hat, optei apenas por um bom overhead a captar a pratalhada toda numa posição mais ou menos a 3 palmos acima da minha cabeça. (no entanto acho que é essencial um micro nos hats...) o micro do bombo tenho-o mesmo á entrada do buraco e a apontar para o centro.
quanto a "truques" (err), como tenho o set no quarto, abri todo o guarda-fatos que ocupa toda uma parede, que com todas aquelas roupas penduradas e toda aquela madeira ajuda a absorver um pouco o som para que o overhead não capte ecos indesejados... pá, parece ganda paneleirice sem jeito nenhum, mas acho que ajuda, já que 4paredes de cimento não devem ter muito boa acustica.. lol
__________________
Tomcat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Agosto de 2008   #3
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Citação:
Mensagem Original de Tomcat Ver Mensagem
viva!
epa, acabei agora mesmo de tentar gravar umas cenas e não saíu grande coisa...mas digo-te ja a disposição, micros em cada tom a apontar nem para o centro da pele nem para o aro (à excepção do micro dos floortoms que por falta de micros optei por captar os 2toms apenas com um). 2 micros na tarola, um em cada pele. e mais uma vez, por falta de €€€, em vez de por um micro no hi-hat, optei apenas por um bom overhead a captar a pratalhada toda numa posição mais ou menos a 3 palmos acima da minha cabeça. (no entanto acho que é essencial um micro nos hats...) o micro do bombo tenho-o mesmo á entrada do buraco e a apontar para o centro.
quanto a "truques" (err), como tenho o set no quarto, abri todo o guarda-fatos que ocupa toda uma parede, que com todas aquelas roupas penduradas e toda aquela madeira ajuda a absorver um pouco o som para que o overhead não capte ecos indesejados... pá, parece ganda paneleirice sem jeito nenhum, mas acho que ajuda, já que 4paredes de cimento não devem ter muito boa acustica.. lol
Mas é mesmo isso que quero

Força pessoal, continuem, sei que há praí pessoal que percebe muito disto!

temos de sair todos daqui a saber fazer uma captação decente xD

Tomcat, tem logica isso do armario, e acho que foi muito bem pensado

abraços
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Setembro de 2008   #4
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Acho que te dava menos trabalho se fosses à página principal, e encontrasses e desses uso à barra de Pesquisa no teu lado esquerdo. Como este forum já tem uns aninhos, já se foi acumulando informação e a micagem não é excepção! Ora experimenta!

Abraços
Amigo, já cá ando á uns tempos

Já comi com os olhos todos esses posts

Já para nao falar que a 1a coisa que faço é mesmo ir á pesquisa.
Era porreiro que neste topico fossem discutidas variadas dicas sobre uma melhor captação

E se repares tenho uma duvida bastante especifica,e como não encontrei uma resposta quando usei o motor de pesquisa, decidi então abrir o topico

abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Setembro de 2008   #5
Tomcat
 
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Mensagens: 535
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

É meu, tenham lá calma os dois... parecem duas moças com aquelas crises do periodo, já chega de discussões.. em vez destas cenas, não haviamos de ser todos (amigos) a remar no mesmo sentido? vá meu..
__________________
Tomcat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Setembro de 2008   #6
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Benfica-Porto aqui e comigo não pega, Johnny Almeida! E espero que venha aqui malta discutir connosco acerca de 'micagem'. Tenho que confessar que não li o post inicial todo, e que me precipitei na resposta, que foi igual a outras poucas, 'pesquisem'.

Se fosse amplificar a minha madeira com peles de plástico, e dependendo do local e da situação (gig ou gravações) iria utilizar disposições ligeiramente diferentes. Mas regra geral, ao vivo ia ter sempre os 3: na tarola ( ou no meio também a apanhar os HH ou mesmo rente ao aro da tarola), o tal que fica entre os tímbalos de cima que apanhasse também os pratos, em posição central; talvez um para o timbalão de chão juntamente com o ride) e claro, um para o canhão, mesmo no buraco da fechadura. Ou seja, não percebo um compasso de amplificação nem nunca tive massa para investir em microfones (uma coisa não implica a outra, mas sou um leigo na matéria na mesma). Mas se forem principiantes como eu, experimentem a disposição que sugeri. As poucas vezes que toquei ao vivo foi com esta micagem .. A elementar, suponho eu. Um dia destes tenho que me por a inventar disposições, com uns mics ali dos chineses.

Última edição de warlike : Seg, 1 de Setembro de 2008 às 23:18.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Setembro de 2008   #7
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Benfica-Porto aqui e comigo não pega, Johnny Almeida! E espero que venha aqui malta discutir connosco acerca de 'micagem'. Tenho que confessar que não li o post inicial todo, e que me precipitei na resposta, que foi igual a outras poucas, 'pesquisem'.

Se fosse amplificar a minha madeira com peles de plástico, e dependendo do local e da situação (gig ou gravações) iria utilizar disposições ligeiramente diferentes. Mas regra geral, ao vivo ia ter sempre os 3: na tarola ( ou no meio também a apanhar os HH ou mesmo rente ao aro da tarola), o tal que fica entre os tímbalos de cima que apanhasse também os pratos, em posição central; talvez um para o timbalão de chão juntamente com o ride) e claro, um para o canhão, mesmo no buraco da fechadura. Ou seja, não percebo um compasso de amplificação nem nunca tive massa para investir em microfones (uma coisa não implica a outra, mas sou um leigo na matéria na mesma). Mas se forem principiantes como eu, experimentem a disposição que sugeri. As poucas vezes que toquei ao vivo foi com esta micagem .. A elementar, suponho eu. Um dia destes tenho que me por a inventar disposições, com uns mics ali dos chineses.
Desculpa também meu, tambem me passei um bocado

Curti a tua explicação e nunca tinha pessado nisso de apanhar tarola e hh...ao vivo vou experimentar.

abração
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Setembro de 2008   #8
potain
 
Membro desde: 20-Abr-2006
Local: arganil...cbr
Mensagens: 79
potain será famoso em breve
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

a muita maneira de fazer a mesma coisa,

nos timbalos uns e-604, a fazer um angulo de 45 em relaçao ao aro. no bombo, o micro la dentro preso no suporte de toms ( uso uma rack nao rpeciso do suporte ), vantagens, menos som exterior, captaçao com mais poder, necessitando de menos ganho, o micro que tenho e um akg d112. tarola ora aqui tudo depende de muita coisa.... usam gates?se sim convem levar um por cima e outro por baixo, senao usam ou o vosso tecnico de som e um PRO como o meu, basta um por cima e a tarola soa nas horas.... tb uso o e-604,mas o sm57 era mais adequado. na pratalhada pratos de choque tem de ter la o microsito, nao sou muito exigente, geralmente uso um nady kk. assim como nos overheads. a questao de ter bons micros e diferentes disposiçoes tambem vem com a forma como tocamos se lhe damos com alma ou se lhe fazemos cocegas, dai a questao das gates, geralmente os tecnicos metem as gates a cortar de um determinado nivel de som pra baixo etc etc para se bateres no tom do lado este micro nao apanhar, se tocarmos muito ao de leve vamos dificultar essa tarefa. assim como ao vivo os tecnicos de som nao se dao bem com bombos muito harmoniosos. dalhes muito mais trabalho a afinar seja kual for a captaçao. por isso em muitas bandas de baile o bombo tem uma camada de esponja bruta dentro que o deixa quase mudo. mas pra eles e uma maravilha...

se tiverem duvidas ou se quiserem mais alguma ajuda que eu saiba digam e corrijao.me se tiver errado
potain não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Setembro de 2008   #9
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Nao percebo muito de micagem e assim, e espero nao dizer muitos disparates. de qualquer forma, tens aqui a minha 'ajuda'...

Quando ensaio, normalmente uso so 3 micros: os 2 a frente da bateria, um de cada lado, de forma a apanhar a tarola, o crash, o hi-hat e o 1º tom (do meu lado esquerdo), e um do lado direito, ao lado do floortom, pa apanhar o outro crash, o ride e o 2º tom. o outro micro e obviamente po bombo...

Quando gravo qualquer coisita mais a serio (mas mesmo assim a brincar), uso 1 micro de cada lado à altura da cabeça (tipo overheads, mas paralelos as baquetas), que captam pratos TODOS, tarola (por cima) e toms, 1 no bombo e 1 na parte de baixo da tarola. So ha pouco tempo é que me falaram desta forma de micar a bateria, e na altura fiquei um bocado desconfiado, mas poupa tempo e trabalho a montar, e da pa distinguir tudo perfeitamente

Abraço
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Setembro de 2008   #10
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Estive na semana passada a fazer umas gravações.
Deixo-te esta foto que tirei, de como eu costumo fazer.

mic do bombo à boca do furo da pele,
mics dos timbalões +/- a - 45 graus com a pele (apontado para perto do centro),
mic na tarola quase paralelo à pele (apontado ao centro),
mic nos choques a apontar para perto do inicio do bell

(costumo usar moongell cortado na zona debaixo do mic, rente ao aro)

o que está na frente da bateria, é uma placa grossa de esponja, com a finalidade de absorver o impacto do kick de modo a não reflectir na parede.

usei tripés independentes para timbalões e pratos, para que não houvesse transmissão de vibrações entre os vários elementos da bateria.

está tudo conectado a um interface firewire "MOTU 8 Pre".

espero ter ajudado

atentamente,
NB
--
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.

Última edição de nunobaiao : Qua, 24 de Setembro de 2008 às 05:44.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Setembro de 2008   #11
psilva
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Linda-a-velha e às vezes Abrantes
Mensagens: 38
psilva será famoso em breve
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?

Disclaimer: Post longo

Antes de mais, não há “A” forma correcta para micar as baterias. A forma correcta varia de momento para momento consoante o baterista, a bateria, o espaço, a música, o estilo...

A experimentação na busca do melhor som (ou pelo menos o mais adequado) é “A” forma correcta.

Quando tocava mais a sério e activamente (tinha banda, espaço e tempo), usei vários métodos mais ou menos alternativos de micagem. Não digo que sejam os melhores, nem que sirvam para todas as ocasiões, estilos e tamanhos, mas são bons para aprender a jogar fora do tradicional e experimentar.

Obviamente que o resultado varia consoante os equipamentos disponíveis, sendo que eu nunca os tive de grande qualidade.

No entanto alguns factores são fundamentais e permanentes como a qualidade e competência do baterista (a maneira como toca em oposição à destreza), a bateria a soar bem (a afinação é fundamental e eu infelizmente nunca fui grande coisa) e o espaço onde se toca. Isto aliado ao posicionamento e reposicionamento persistente das captações com vista a obter um bom e fiel som sem quaisquer artefactos de processamento (equalização, reverb,...) é meio caminho andado para a satisfação sonora.

Depois há alguns truques como a utilização de elementos absorventes (ou até reflectores) á volta do kit para o realce ou atenuação de determinadas características.

Um que usei foi “roubado” da técnica das gravações de bateria dos anos 40/50 (creio) que devido às condicionantes técnicas dispunha na melhor das hipóteses de uma captação para a bateria. Esta captação era feita por cima da cabeça do baterista (virado para a bateria obviamente). Sendo que o objectivo seria captar o que este ouvia e como ouvia, servindo o mesmo como “técnico de som” subindo ou baixando os níveis pela intensidade ou modo como tocava. Esta técnica é excelente para se tomar consciência das dinâmicas e evoluir tecnicamente.

Uma variante a este esquema é a utilização de duas captações conseguindo uma panorâmica, sendo que neste caso o posicionamento e o cancelamento de fase começa a ter que ser estudado para a obtenção de resultados.

Depois utilizei a técnica dos 3 micros que é uma captação à frente do kit, a media altura a apanhar a imagem frontal da bateria. O distanciamento deste à bateria provoca grandes (e interessantes) alterações das características e ambiente do som. O objectivo é captar principalmente o bombo, numa 2ª leitura os toms mas também um pouco da tarola e pratos. Uma 2ª captação por cima do ombro direito (baterista destro) ou algures num arco imaginário com o centro no ponto de impacto da tarola e a passar pela mencionada posição por cima do ombro a apanhar tarola e choques, mas também os toms e pratos. A 3ª por cima do tom de chão a apontar para a tarola, equidistante ao ponto de impacto na tarola com a 2ª captação. O que eu fazia era medir com duas baquetas justapostas para posicionar os micros. Também aqui o controlo de dinâmicas é fundamental. Esta técnica, ao jogar (muito) com o afastamento da 1ª captação está mais indicada para a gravação isolada da bateria, mas também se obtêm resultados interessantes em conjunto com os outros instrumentos.

Aliás, aqui um parêntesis, sobre a separação de todos os elementos para a posterior mistura. Pessoalmente salvo alguns estilos onde isso seja fundamental ou em gravações claramente profissionais (e mesmo aí...) considero que a mistura (bem) feita logo na captação pode facilitar na coesão posterior do som e possibilitar mais rapidamente a obtenção de resultados satisfatórios. Não me desgosta(va) o resultado de gerir os níveis de vários ouvidos (captações/micros) na sala de ensaio que apanhando fundamentalmente uma fonte também apanhavam os restantes e o melhor de tudo o ambiente. Mais uma vez, isto não é aplicável para todos os géneros.

Ultimamente, mais numa versão mais tradicional de captação ao vivo tinha vindo a fazer uma captação na tarola (alterando o posicionamento a gosto ou necessidade) uma no bombo e duas em overhead num compromisso entra a técnica explicada acima e a sua posição tradicional. Que é uma variante próxima de um dos esquemas apontados atrás pelo João Gil

Eu sei que participo (muito) pouco aqui mas já tinha saudades de pensar nestas coisas e saiu-me!
psilva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Novembro de 2008   #12
The Enemy
 
Membro desde: 19-Set-2008
Local: Cacém
Mensagens: 17
The Enemy pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Qual(is) a(as) forma(s) correctas de captar o som ( micar ) nas baterias acústicas?


vejam e digam o que acham... para quem tem pouco dinheiro acho que é uma boa ideia
The Enemy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Clinic: Quando Trocar de Peles? Um pequeno estudo de aconselhamento e aprendizagem. vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 4 Sex, 28 de Janeiro de 2011 00:53
[Entrevista] Rolando Barros Superdgs Bateristas e Percussionistas 5 Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01



São agora 10:50. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it