Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 13 de Agosto de 2008   #36
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Habitualmente uso a técnica de heel up, mas se tiver de acelerar, principalmente se usar apenas um pedal, uso a técnica de slide, mantendo a biqueira apoiada no board e girando o calcanhar de um lado para o outro. Estilo Derek Roddy, salvaguardando as devidas diferenças, claro!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Agosto de 2008   #37
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Boa troca de experiências!!!
Eu utilizo um pedal single e na maioria das vezes toco com o calcanhar apoiado, pois só assim me parece ter um verdadeiro controlo do pedal.
Não sei até que ponto, o tipo de pedal (single ou duplo) terá influência na maneira como se apoiam os pés!? Para tocar com pedal duplo, imprime-se maior velocidade e aí, penso que não me safava com os calcanhares apioados!!!
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Agosto de 2008   #38
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
Boa troca de experiências!!!
Eu utilizo um pedal single e na maioria das vezes toco com o calcanhar apoiado, pois só assim me parece ter um verdadeiro controlo do pedal.
Não sei até que ponto, o tipo de pedal (single ou duplo) terá influência na maneira como se apoiam os pés!? Para tocar com pedal duplo, imprime-se maior velocidade e aí, penso que não me safava com os calcanhares apioados!!!
Cumps
Pois e acho que também depende muito do pedal e do seu sistema (corrente, direct drive, fitas...)

pois, velocidade e calcanhares apoiado cmg nao da

abraço!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Agosto de 2008   #39
Nevermore
 
Membro desde: 21-Set-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 549
Nevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Habitualmente uso a técnica de heel up, mas se tiver de acelerar, principalmente se usar apenas um pedal, uso a técnica de slide, mantendo a biqueira apoiada no board e girando o calcanhar de um lado para o outro. Estilo Derek Roddy, salvaguardando as devidas diferenças, claro!
Tas-te a referir ao swivel, certo? Tipo isto:

Nevermore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Agosto de 2008   #40
Rachello
 
Membro desde: 16-Abr-2008
Local: Porto
Mensagens: 30
Rachello será famoso em breve
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de Nevermore Ver Mensagem
Penso que era mesmo swivel a tecnica que ele se esta a referir. So que o Roddy não utiliza a swivel, mas sim flat foot. Quem é famoso por utilizar swivel é o George Kollias e o Gene Hoglan por exemplo.
Rachello não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Agosto de 2008   #41
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de Nevermore Ver Mensagem
Agora conseguiste pôr-me confuso.... Já ouvi alguém chamar-lhe de slide... Seja como for é essa técnica que uso, conforme a explicação de Tim Waterson no Youtube. Se é esse o termo, thanks pela correcção. abrAÇO
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Agosto de 2008   #42
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Depende do que tou a tocar.
Consoante o que estou a tocar adapto a tecnica que mais facilita, e movo o pé de forma a alterar o ponto de contacto com o footboard de maneira a sentir melhor o pedal.

E depende tb do esforço, calcanhar em baixo esforça o musculo da canela, calcanhar levantado esforça o musculo da barriga da perna. Ir alterando é o ideal, resistimos mais tempo a tocar.


Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Agora conseguiste pôr-me confuso.... Já ouvi alguém chamar-lhe de slide... Seja como for é essa técnica que uso, conforme a explicação de Tim Waterson no Youtube. Se é esse o termo, thanks pela correcção. abrAÇO
p.s.: Jorge Cardoso, slide não é o que referiste, pelo contrario. Slide é deslizar. consiste em deslizar o pé no footboard.


NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 21 de Fevereiro de 2009 às 16:28.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #43
LorDrummeR
 
Membro desde: 12-Out-2007
Local: Viseu
Mensagens: 83
LorDrummeR está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Eu utilizo apenas o calcanhar levantado e tento não mexer muito as pernas...
LorDrummeR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Abril de 2009   #44
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Antes eu tocava com a ponta dos pes, isto e com o calcanhar levantado e acentava o pe para os double beats (toques duplos). Assim perdia a rapides no bombo.

Passei a praticar todos os toques com o calcanhar levantado e continuo com dificuldades pq durante a musica quando devo fazer um toque duplo, o pe nao obedece. Nao sei se fico tenso ou nao estou a fazer exercicios adequados.

Alguem pode ajudar-me, dando dicas dos exercicios que devo fazer para superar este problema?
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Abril de 2009   #45
lastf
 
Membro desde: 31-Jan-2009
Local: lisboa
Mensagens: 319
lastf está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Uso na maior parte do tempo calcanhar levantado(Heel-up), no entanto, quando uso single, uso pe deitado(Flat foot), é tmb uma forma de descançar/relaxar um pouco.

Não sei se é o mais correcto, mas foi a forma como me abituei, costumo manter o batente encostado a pele do bombo.
lastf não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Abril de 2009   #46
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Uso Heel-up misturado com slide.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Abril de 2009   #47
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de Vicfirth5a Ver Mensagem
Antes eu tocava com a ponta dos pes, isto e com o calcanhar levantado e acentava o pe para os double beats (toques duplos). Assim perdia a rapides no bombo.

Passei a praticar todos os toques com o calcanhar levantado e continuo com dificuldades pq durante a musica quando devo fazer um toque duplo, o pe nao obedece. Nao sei se fico tenso ou nao estou a fazer exercicios adequados.

Alguem pode ajudar-me, dando dicas dos exercicios que devo fazer para superar este problema?
Deves praticar a técnica 'SLIDE'.
E assim consegues fazer os doubles sem grande esforço e com maior velocidades.



Espero que ajude.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Abril de 2009   #48
lastf
 
Membro desde: 31-Jan-2009
Local: lisboa
Mensagens: 319
lastf está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Deves praticar a técnica 'SLIDE'.
E assim consegues fazer os doubles sem grande esforço e com maior velocidades.

YouTube - bass drum slide_NB

Espero que ajude.

NB
--

Gostei
lastf não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Abril de 2009   #49
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Slide
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Abril de 2009   #50
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Não faço a minima ideia!

Dependendo do estilo. No jazz, apoio todo o pé, incluindo os calcanhares, no foot board, para uma maior controlo de dinamicas.

Coisas que já exijam mais punch, a mesma técnica mas com o calcanhar levantado.

Nuno Baião: A tua técnica parece estar absolutamente fenomenal! Bastante consistente, simples, eficaz. Tenho que praticar... Não ando a ligar peva aos pés!
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Abril de 2009   #51
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem

Nuno Baião: A tua técnica parece estar absolutamente fenomenal! Bastante consistente, simples, eficaz. Tenho que praticar... Não ando a ligar peva aos pés!
Nem eu ligo muito aos pés Tomara eu ter o esquerdo assim.
Este slide sai-me já naturalmente, porque já toquei mts bossas e sambas
além de ser grd fã de Led Zeppelin ... eheh

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Abril de 2009   #52
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Sempre com ele de pé

nunca pouso o calcanhar.. pra mim até nem precisava de metade do pedal..

Qto ás stickadas deixo sempre ficar o batente encostado á pele
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Abril de 2009   #53
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Vou tentar esta tecnica.
Abraco.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Abril de 2009   #54
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

A minha varia, pois se quero que o som do bombo seja um pouco mais soft, coloco o pé completamente apoiado na prancha do pedal e faço "heel down", se quiser que tenha bastante presença e punch utilizo "heel up". Com "slide" sai tudo muito natural e muito facilmente e é a que uso mais frequentemente. Mas nunca procurei uma forma específica de posicionar os pés, a não ser com experimentações para me sentir bem e não me cansar tanto.

Raramente deixo o batente encostado à pele, normalmente fica a poucos milímetros desta, mas nunca chega a tocar, o batente fica num ângulo de 90º com o chão.
__________________
Se não consegues pedalar...vai ao ginásio que isso passa

Última edição de Abdrummer : Qui, 9 de Abril de 2009 às 10:09.
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
O fim da alta fidelidade Sixxen Bandas e Música em geral 36 Qua, 15 de Abril de 2015 09:49
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Catdrums Catdrums Apresentação de Novos Membros 49 Qui, 8 de Março de 2012 20:06
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40
Època 2006/07!! Leodreammer Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 145 Qui, 7 de Junho de 2007 13:14



São agora 07:14. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it