Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar


Resposta
Opções
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #1
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Tarola para rock pesado / punk / metal

Boas pessoal,

Venho perguntar-vos opiniões, de acordo com o que conhecem, sobre tarolas adequadas para rock pesado / punk / metal. Especificamente, procurava alguma coisa com pujança, para conseguir bons contrastes com o bombo em ritmos rápidos, mas que tivesse também alguma versatilidade.

O nível de preço ideal seria até 300 euros nova, embora não esteja certo que seja essa a condição em que a irei comprar. A ideia que tenho é que revestimento em metal seria mais adequado, mas não se limitem quando a este factor nas vossas sugestões. Se acharem que as de madeira também são adequadas, gostaria de saber quais e de que tipo.

Abraço e agradeço antecipadamente as sugestões,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #2
Sardinha
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Torres Novas
Mensagens: 61
Sardinha está no bom caminho
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Procura tarolas com espessura de 7" ou 8" são tarolas com muita pujança!
Sardinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #3
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

7" ou 8", a sério? o_O

Mais um pouco, coloco uma rede num timbalão

Agora a sério, vou espreitar uns vídeos para ver como soam essas.

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #4
Sardinha
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Torres Novas
Mensagens: 61
Sardinha está no bom caminho
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Se queres um som forte da tarola, aconselho te com essas espessuras. E essas espessuras não são tou fora do comum como isso. Sim nada melhor do que veres os videos
Sardinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #5
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Viva,

Eu nunca tinha visto, mas não quer dizer nada. Se eu já percebesse muito de tarolas não vinha pedir conselhos

Por acaso gostei do que ouvi, têm um som cheio e profundo. Para as músicas com ritmos mais marcados parece-me que seriam óptimas, mas tenho algum receio que em BPMs mais elevados (tipo 250+) se perca um bocado a definição.

Se calhar também não descrevi bem o som que queria. Queria algo com uma pancada forte e definida mas que, na medida do possível, fosse simultaneamente cheia. Dentro destes dois parâmetros, pareceu-me que as tarolas fundas puxam mais para o segundo do que para o primeiro.

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #6
Sardinha
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Torres Novas
Mensagens: 61
Sardinha está no bom caminho
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Essa questão não sei exactamente esclarecer-te , sobre a perca de definição em BPM´s elevados. Agora penso, que não seja problema, essas espessura são usadas no punk e metal, por isso penso que não seja por ai....pesquisa melhor...até pode haver alguma tarola com menos espessura que conseguias sacar o som que pretendes. Não esquecer também as influências das diferentes peles de ataque.

cumprimentos
Sardinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #7
Bernardo Nobre
 
Membro desde: 3-Jul-2011
Local: Rio Maior
Mensagens: 444
Bernardo Nobre será famoso em breve
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Eu vou mandar fazer uma na marca que me endorsa, que será hammered brass, e será uma 14x7.75, mas mesmo que faças por 7 consegues ter um bom som para o metal.
__________________
[ex-Dusk]
DrumCraft Series 6
Istanbul Mehmet Samatya /Sabian APX /Zultan Aja
Bernardo Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Queria algo com uma pancada forte e definida mas que, na medida do possível, fosse simultaneamente cheia.

Abraço,[/quote]

todos nos procuramos isso numa tarola, agora acrescenta o " controlável ", " resistente " e " bonita ".
lol
ainda por cima nos 300 euros !

no punk tens duas opções... ou aguda o suficiente para desmarcar-se do bombo ou o encorpada para igualar o bombo só que esta tem snarewires.. lol

eu acho que uma tarola velhinha em aço , com a afinação adequada serve perfeitamente ! pelo menos , para mim serviu muitos anos !

poupas um dinheirao e podes investir em baquetas !

porque isso do lascar madeira em musicas punk era mesmo comigo...
e quando não eram as baquetas a fazer rimshots, eram os coutos da mao a sangrar !!!
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #9
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Pois, até agora a táctica tem sido essa. Mas com a aproximação da 3ª idade estava a ver se encontrava uma tarola que trabalhasse um bocadinho por mim

E nem precisa de ser bonita

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Eu apostava numa tarola de metal com 5,5 ou 6".
Como tocas uma mescla de punk com metal, precisas de algo que responda tanto em rapidez como em som forte.

7" e 8" são brutais, mas acho que em punk não resultam tão bem porque têm um som "muito cheio".

Depois depende muito da afinação. Uma de 6" bem esticada a estalar ficas com um som pujante e a responder muito bem, e rompe bem no meio de uma parede sonora.

Em Thrash-metal usa-se muito 5,5 ou 6" e o thrash é uma mescla de punk com metal mais pesado em termos ritmicos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #11
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Viva Miguel,

Obrigado pela sugestão, parece que acertaste mesmo com o que pretendia

De facto, algumas coisas que funcionam bem no Metal soam mal no Punk. Comprei um DW 5000, que gosto muito, e que tem um batente reversível. O lado "pesado" (batente largo de plástico) funciona muito bem em músicas com ritmos mais marcados, mas soa mal nas músicas mais apunkalhadas. O meu receio era que tarolas muito fundas tivessem o mesmo efeito.

Posso ter sido irrealista com o preço a rondar os 300€. O que acham, por exemplo, da Ludwig Acrolite? Tem variantes que vão até às 6,5" e parece ter bastante impacto e com um corpo equilibrado.

Vou postar uns vídeos do nosso som (gravações ainda dos anos 90) se quiserem espreitar o tipo de onda sonora.

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

tarola bonita a menos de 300 euros!

http://www.thomann.de/gb/mapex_14x55...ther_aztec.htm
(esta tarola também tem uma versão em bronze, que também pode ser uma hipótese, mas tens mesmo de ouvir antes).

Nota: não sei se é o que pretendes, mas mesmo dentro das Mapex Black Panther tens algumas que são capazes de encaixar no que procuras.


Seja como for, eu aconselhava-te a testares primeiro antes de comprares. Mais não seja testares tarolas com as medidas que pretendes para teres uma ideia do que essas medidas te dão. Depois há outras características a ter em conta como sabes, mas testares umas tarolas com as medidas que procuras era um bom ponto de referência.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Abril de 2013   #13
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Viva Miguel,

Obrigado mais uma vez, vou explorar essa possibilidade.

Entretanto já criei o tal post com alguns exemplos do que nós tocamos, se quiseres espreitar:
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=32105

Tentei escolher uns temas que fossem distintos uns dos outros e representativos da nossa "salganhada"

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #14
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

no ultimo sabado experimentei uma tarola da Missom que soa como um canhao !!!
o preco aprox 400 eur, mas o melhor e falares com o Miguel....

eu sou sincero, a minha bateria nao tem power para essa tarola..
so se for a Piccolo em pau santo que ele fez... essa sim..
mas a que te esou a falar e uma de 14 por 6.5 ou 7.5... brutal !!!
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #15
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Viva,

O Miguel é o Miguel Martinho? Ele trabalha na Misson?

Desculpem estas questões, sou novato por aqui

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #16
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Citação:
Mensagem Original de bubblept Ver Mensagem
Viva,

O Miguel é o Miguel Martinho? Ele trabalha na Misson?

Desculpem estas questões, sou novato por aqui

Abraço,
desculpe.... Miguel Ralha.... dono da Missom
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #17
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

eheheh, pois... mas podes pagar-me a mim a tarola da Missom se comrpares!!
Diz ao Ralha que vais da minha parte

Pois, é o Miguel Ralha.
Não sei se conheces a Missom:
http://www.missom.com

Vale a pena. Produtos de qualidade ou as baquetas oficiais do forum não fossem da Missom.


Já agora, que tarola tens actualmente?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #18
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Boas,

Um amigo meu falou-me recentemente nas baquetas Missom, mas até então nunca tinha ouvido falar. Fui tentar espreitar o site mas está em baixo

A tarola actual é uma de latão que vinha de origem na Premier APK que comprei nos anos 90. Aqui dá para ouvir mais ou menos como soa:


Se bem que com o som bera da câmara e os efeitos da mesa perde-se a sonoridade real.

O que noto é que o ataque está com pouco "estalo" e impacto, apesar de ser de metal. Como se vê no vídeo, não é por falta de força

Podia investir numa rede ou peles melhores (uso Evans Genera, a rede é de origem), mas para a idade que a tarola tem, e para o que custou, parece-me que mais valia investir numa tarola nova.

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Já ouvi ontem esses temas da tua banda no outro tópico (mas já era tarde acabei por não comentar).

O que sinto falta nessa tarola são harmónicos. O som da tarola está um tanto ou quanto "bafado"/"opaco" sem expressividade. Precisas de afinar a tarola mais alta.
Na afinação precisas de estivar mais a pele de ataque e não abafares a pele. Tentares afinar os harmónicos e deixares o seu som solto. O problema é conseguires uma boa afinação, isso requer tempo e paciência.

Ao início és capaz de estranhar uma afinação alta e com harmónicos, especialmente se estiveres a tocar só na tarola, mas depois com o resto da banda acaba por normalmente encaixar bem.
Atenção que os harmónicos têm de ser controlados, bem afinados, se não vai parecer que estás a tocar numa lata - é aqui que está o desafio na afinação.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #20
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Viva,

Destaquei esse vídeo só porque tinha mesmo a minha tarola, os outros 2 vídeos no outro tópico eram com tarola de estúdio.

A dica da afinação é boa. Actualmente uso um muffle ring mesmo em ensaio, precisamente porque sem afabar soava mesmo a lata. Vou então tentar afinar melhor e retirar o ring a ver se melhora.

Ao vivo (como foi no caso acima) há a tendência de os técnicos mandarem abafar a tarola ao máximo, chegando a usar-se moongel em cima do muffle ring. Os armónicos devem fazer-lhes confusão, digo eu. Por isso é que também pensei que uma tarola mais "bem comportadinha", que não necessitasse ser tão abafada, seria melhor que a actual.

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #21
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Harmonicos muito soltos dificultam a captação. Mas também depende muito do gajo atrás da mesa e se usa ou não o som igual para todos (que é muito comum por aí).
Um bom tecnico de som precisa de alguns harmonicos para conseguir "abrir" o som à tarola, senão fica a tarola a soar a timbalão com afinação mais alta e com snare.

Para não levares com uma diferença muito grande, começa por retirar o muffle e mete uma tira de fita-cola e tentas afinar a tarola. Aos poucos vais retirando os abafadores à tarola conforme fores acertando a afinação, e ao mesmo tempo, vais-te habituando ao novo som - e a banda também, porque se mudas drasticamente o som da tarola terás o guitarrista a dizer que estás a fazer muito barulho!

Se procurares na net por sons de tarola das grandes bandas durante o sound-check vais ver que a maior parte deles têm o som com harmonicos que depois não se nota no som final (eles estão lá, por isso é que ouves o estalo da tarola)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Abril de 2013   #22
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tarola para rock pesado / punk / metal

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
se mudas drasticamente o som da tarola terás o guitarrista a dizer que estás a fazer muito barulho!
hehe

Obrigado pelos conselhos, bora lá experimentar então.

Abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Angry Odd Kids - para quem curte punk rock paul luis Bandas e Música em geral 18 Ter, 23 de Dezembro de 2008 14:56
Que pratos para tocar funk, rock e metal consigo comprar com um orçamento até 200 Euros? Pedro Fiel Aconselhamento para a compra de material 26 Seg, 2 de Julho de 2007 22:44
Os pratos Istanbul Alchemy A.R.T. são bons para rock / punk? Leodreammer Pratos (Cymbals) 14 Sáb, 17 de Fevereiro de 2007 15:31
Que peles compro para a minha tarola Tama em metal? bdrummer Aconselhamento para a compra de material 3 Dom, 21 de Janeiro de 2007 15:14



São agora 18:27. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it