Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #1
Nazka
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Santo Tirso
Mensagens: 17
Nazka será famoso em breve
Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestação?

Olá pessoal…
Gostava de colocar uma questão que muitas vezes tenho…
Alguém me sabe dizer qual o peso que a industria que fabrica instrumentos musicais tem sobre o meio ambiente???? Mais precisamente, as baterias?
Será que por termos comprado uma bateria estamos a contribuir para a desflorestação?
Não sei se é uma pergunta estúpida mas acho que era um tema interessante a ser debatido!!!
Abraços
Nazka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #2
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
lol , para o problema da desflorestaçao foi instituida uma regra mt simples, por cada arvore que se corta planta-se uma nova.
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #3
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de wyzer
lol , para o problema da desflorestaçao foi instituida uma regra mt simples, por cada arvore que se corta planta-se uma nova.
onde????????
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #4
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
nao tou a falar so das emprensas de bateria mas sim no geral, como a desflorestaçao foi-se agravando lembro-me de ter lido q foi criada esta regra, talvez nas zonas mais afectadas como o Brasil ou os Estados Unidos..
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #5
ferraz656
 
Membro desde: 5-Nov-2006
Local: Montijo
Mensagens: 170
ferraz656 está no bom caminho
Por acaso não faço a minima ideia se alguma dessas fábricas pensa nisso, mas uma coisa é certa: é por uma boa causa :P!
Boa questão!
Abraço
__________________
"Não importa a bateria, importa o baterista..."
ferraz656 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #6
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
devem ser cortadas mais pa meter urbanizações em cimado que pa fazer 1000 baterias.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #7
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Era bom era....se assim fosse a Amazónia não perdia 70000kms quadrados por ano.

Em relação às madeiras a partir das quais são feitas muitas das partes da bateria e dos acessórios não há grandes problemas para as madeiras mais utilizadas:
hickory (castanheiro) - usadas em baquetas, vem dos castanheiros, estas florestas são renovadas pelas próprias empresas.
maple (ácer ou plátano) - é uma árvore autóctone da América do Norte. As leis de protecção do ambiente nos EUA e no Canadá são eficazes.
mahogany (mogno) - existe em várias zonas do mundo. Não é uma espécie afectada por perigos de extinção.
basswood (til) - muito comum na América. Até na Madeira existe aos pontapés.
Em relação ao Birch (vidoeiro/bétula) não sei dizer. Mas julgo que é uma árvore relativamente comum.

No entanto, variedades como Bubinga, e outras usadas em baterias topo de gama. provêm de florestas africanas em que o controlo estatal é fraco e / ou corrupto e em que o abate é, por vezes, indiscriminado.

Algum tempo atrás li uma reportagem em que a Tama, que usa bubinga, estava a financiar a plantação destas árvores no Gana (acho).
O problema é que algumas das melhores madeiras provêm de árvores que demoram dezenas de anos a desenvolver-se. Também é certo que são árvores enormes e que fornecem muitas baterias. Mas o dano para o ambiente aqui já é importante.

V
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #8
cabinda
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: MAIA
Mensagens: 60
cabinda está no bom caminho
dw

a dw já tem este programa á um tempito:
http://www.dwdrums.com/info/nwsAF.htm
não sei se mais alguma marca tem algo do género mas pelo menos alguém já começou.
é boa cena cuidar do meio ambiente
abraços
cabinda
__________________
www.gamagt.com
cabinda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Abril de 2007   #9
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
mas alguem quer saber disso para alguma coisa???

infelizmente os interesses do dinheiro estao acima de tudo"""""""

dou-me por contente de nao viver MAIS a frente uns 200 anos e fico triste por saber que algumas das minhas geraçoes nao vao desfrutar do mundo, pois acredito que o mundo nao deve ter mais que uns 200/250 anos!!!!

a degradaçao ambiental, a guerra pelo monopolio do petroleo, a cada vez mais separaçao de nivel de vida dos 2 diferentes polos mundiais levam-me a crer que a ganancia do ser humano vai acabar por ser a sua propria extinçao!!! mas isso sao outras contas.

fico contente por saber que algumas empresas teem como objectivos a implantaçao de um programa de reflorestaçao mas acredito muito mais que isso seja apenas para tapar olhos, pk a maximizaçao do lucro faz com que o ambiente passe para segundo plano!!!!
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Abril de 2007   #10
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Tasse...

Mas ainda ha petroleo?

Penso que nao se fazem tantas baterias como resmas de papel que compramos ha custa de algumas arvores.

Ha situaçoes bem mais problematicas para o ambiente. Nao creio que a compra de uma bateria (ou mais) va dar cabo de um ecossitema!

A continuidade do planeta ou nao, como referes, ta dependente de outras atitudes por parte de quem tem dinheiro... Dinheiro gera dinheiro nao olhando a meios para atingir fins mais ou menos escrupulosos.

A questão é pertinente, mas penso que a solução é esta! Estive a ver o tal programa e nao sei se nao passara de uma mera campanha de markting comercial... dai a ser verdade nao sei, e nao é por uma arvore plantada por cada bateria vendida que os problemas do planeta serao resolvidos!

Um abraço
DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #11
Nazka
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Santo Tirso
Mensagens: 17
Nazka será famoso em breve
Questão ambiental...

obrigado pelas resposta anteriores

Este tema já foi debatido algum tempo atrás!!! mas lembrei-m dele outra vez...

mais uma pergunta, alternativas às madeiras, há?!? e com a mesma qualidade?!?

no passado dia 6 fui ao rock in rio e vi a bateria dos MUSE... devia ser uma bateria em acrílico ou um material parecido...

mas possivelmente, estes materiais recentemente utilizados são derivados de petróleo!?! será k daki a uns 100 anos, com o aumento do preço e escassez do petróleo e com as novas politicas ambientais, teremos baterias??? e outros instrumentos musicais???

será k estamos a caminhar a passos largos para a música feita totalmente em computador??? (p.s: eu sei k isso já s faz...lol, refiro-me à música em geral...)
Nazka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #12
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Questão ambiental...

Parabéns, bom tópico.

Na minha humilde opinião, julgo que não são as Baterias que mais contribuem, para a desflorestação da floresta, julgo terem um peso muito pequeno no mercado mundial.

Agora sei o que tem:
Repara nos móveis que cada um de nós tem em casa...a bateria pode ser apenas mais um.
Repara nos incêndios, muitos deles propositados que acontecem todos os anos...
Repara na indústria do papel...
Repara no desperdicío de papelão...
Repara nas árvores que são abatidas por especulação imobiliária, são tantas, etç...

No nosso país, e em alguns países do mundo, não existe uma verdadeira politíca de reciclagem.

Mas no futuro, penso que se recorrerá a outros materiais, não vou discutir a qualidade do som, mas já reparam que na última edição do Rock in Rio, vi que muitas das Baterias usadas pelas bandas eram em acrilíco!

Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Junho de 2008   #13
Nazka
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Santo Tirso
Mensagens: 17
Nazka será famoso em breve
Re: Questão ambiental...

claro k no nosso dia-a-dia existem diversos desperdícios... e em tds os objectos que temos e acções que realizamos, estes ajudam a aumentar a nossa pegada ecológica!!! eu tenho a noção disso... mas também temos de pensar k são as pequenas atitudes k fazem o todo!!!

Não quero atacar a industria de instrumentos musicais... apenas gostava de saber o seu peso no ambiente e se fazem alguma coisa em relação a isso.

o problema não é só as madeiras... e os pratos de onde vem o minério?? são minérios raros??? e o processo de fabrico de cada bateria??? k custos têm??? e as peles???

kantos litros de água são gastos (geralmente estão associados aos processos de fabrico)?? a energia necessária (k posteriormente implica mais consumo de combustíveis??? emissões de CO2??? já pensaram s alguma das empresas pode estar a explorar os países sub-desenvolvidos??

acho k são questões k nunca fazemos quando compramos alguma coisa!!!!

abraço
Nazka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Junho de 2008   #14
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: Questão ambiental...

Citação:
Mensagem Original de Ytsephill Ver Mensagem
lol , para o problema da desflorestaçao foi instituida uma regra mt simples, por cada arvore que se corta planta-se uma nova.

acho que devia ser por casa uma q se corta pplantam se mais 7! eheh agora assim.. tamos mal! ainda por cima se falarmos de arvores q demoram centenas de anos a crescer!
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Junho de 2008   #15
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Questão ambiental...

Citação:
Mensagem Original de Ytsephill Ver Mensagem
nao tou a falar so das emprensas de bateria mas sim no geral, como a desflorestaçao foi-se agravando lembro-me de ter lido q foi criada esta regra, talvez nas zonas mais afectadas como o Brasil ou os Estados Unidos..

Caro amigo, fazes algum ideia do absurdo que é o que estás a dizer?
Tens alguns dados fidedignos?

Se perderes algum tempo em pesquisa vais poder verificar que isso que dizes é uma medida que não é aplicada em todas as florestas do mundo e que NÃO é solução, não se planta uma árvore e no dia a seguir ela começa a produzir o mesmo grau de eficiencia na fotossintese que a anterior árvore que foi cortada, porque para efeitos de sobrevivência, o que nos importa nas árvores é a quantidade de oxigénio que é capaz de libertar...

VMSR disseste uma coisa muitíssimo acertada, as madeiras boas demoram muitissimos anos a crescer... esse é que é o "problema" porque se a procura aumenta....já se sabe o que vem a seguir.

De qualquer das formas, Tal como o TRex diz, não penso que a industria musical directamente relacionada com o fabrico seja a grande culpada do estado das coisas, mas lá temos a nossa cota parte, se bem que pequenissima comparada com outras como a industria das energias e transportes.

um abraço

Ps: Não sei se repararam mas há dois tipos de pessoas a participar neste post.
1º - "Tou me a ***** pra essa cena da desflorestação"
2º - "Tou me a ***** de medo prás consequências da desflorestação"



hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 11 de Junho de 2008   #16
jrnarciso
 
Membro desde: 5-Jun-2008
Local: São Paulo - Brasil
Mensagens: 33
jrnarciso será famoso em breve
Re: Questão ambiental...

Bom como brasileiro que sou preciso opinar

Temos várias empresas aqui no Brasil que fabricam baterias, pelo menos abri o site de duas delas e não achei nada falando sobre meio ambiente.

Creio que isso não seja a real causa do desmatamento não só da amazônia mas de todas as florestas do mundo, mas não podemos deixar de citá-lo pois sua matéria prima é dietamente a madeira. Isso é uma obrigação de todas as empresas, na minha opinião

Como citado acima a DW foi a única que ví que possui um programa deste, mas o resto sabe lá como ou de quem compram as madeiras.

Abraços !
jrnarciso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Junho de 2008   #17
Nazka
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Santo Tirso
Mensagens: 17
Nazka será famoso em breve
Re: Questão ambiental...

apesar das respostas não terem sido muito conclusivas...

agradeço a tds a participação e as respostas dadas...

abraço
Nazka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Junho de 2008   #18
100sorte
 
Membro desde: 14-Jun-2008
Local: vila nova de gaia
Mensagens: 7
100sorte está no bom caminho
Re: Questão ambiental...

Citação:
Mensagem Original de Nazka Ver Mensagem
Olá pessoal…
Gostava de colocar uma questão que muitas vezes tenho…
Alguém me sabe dizer qual o peso que a industria que fabrica instrumentos musicais tem sobre o meio ambiente???? Mais precisamente, as baterias?
Será que por termos comprado uma bateria estamos a contribuir para a desflorestação?
Não sei se é uma pergunta estúpida mas acho que era um tema interessante a ser debatido!!!
Abraços

AMIGO, AS BATERIAS TÊM UM BOCADINHO DE MADEIRA, NÃO É POR AI QUE SE VAI PERDER ÁRVORES, MAS SIM NA INDUSTRIA DO PAPEL (NÃO RECICLADO). UMA ÁRVORE (JOVEM) DEVE DAR PARA FAZER UMAS 30 BATERIAS COMPLETAS. NAS FOLHAS DE PAPEL DEVEM SER MUITAS, MAS MUITAS MAIS ÁRVORES. BASTA VER O PAPEL QUE SE GASTA NO DIA - A - DIA.

Última edição de 100sorte : Seg, 16 de Junho de 2008 às 22:36.
100sorte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #19
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Re: Questão ambiental...

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Caro amigo, fazes algum ideia do absurdo que é o que estás a dizer?
Tens alguns dados fidedignos?

Se perderes algum tempo em pesquisa vais poder verificar que isso que dizes é uma medida que não é aplicada em todas as florestas do mundo e que NÃO é solução, não se planta uma árvore e no dia a seguir ela começa a produzir o mesmo grau de eficiencia na fotossintese que a anterior árvore que foi cortada, porque para efeitos de sobrevivência, o que nos importa nas árvores é a quantidade de oxigénio que é capaz de libertar...

VMSR disseste uma coisa muitíssimo acertada, as madeiras boas demoram muitissimos anos a crescer... esse é que é o "problema" porque se a procura aumenta....já se sabe o que vem a seguir.

De qualquer das formas, Tal como o TRex diz, não penso que a industria musical directamente relacionada com o fabrico seja a grande culpada do estado das coisas, mas lá temos a nossa cota parte, se bem que pequenissima comparada com outras como a industria das energias e transportes.

um abraço

Ps: Não sei se repararam mas há dois tipos de pessoas a participar neste post.
1º - "Tou me a ***** pra essa cena da desflorestação"
2º - "Tou me a ***** de medo prás consequências da desflorestação"


Ok, não fazia ideia do absurdo que estava a dizer.
Sou uma pessoa absurda.
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #20
JoeyJordison
 
Membro desde: 16-Abr-2008
Local: Lisboa/Sintra
Mensagens: 60
JoeyJordison está no bom caminho
Re: Questão ambiental...

Infelizmente construir uma bateria contribui para a desflorestação..Vi naquele programa da Dyscovery ( desculpem a publicidade (= ) "Como fazem isso?" e sim e retirada madeira de uma arvore, daí é alisada ( depois tratamentos etc), daí faz-se os timbalões, bombos..etc...por isso ao comprar-mos uma bateria matamos uma arvore !! =/
Espero ter-te ajudado!

Cumpz
__________________
Morte aos mitras e viva o METAL \m/ xD
JoeyJordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #21
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Questão ambiental...

Citação:
Mensagem Original de JoeyJordison Ver Mensagem
Infelizmente construir uma bateria contribui para a desflorestação..Vi naquele programa da Dyscovery ( desculpem a publicidade (= ) "Como fazem isso?" e sim e retirada madeira de uma arvore, daí é alisada ( depois tratamentos etc), daí faz-se os timbalões, bombos..etc...por isso ao comprar-mos uma bateria matamos uma arvore !! =/
Espero ter-te ajudado!

Cumpz
Lol...hmmm..ora bem...se as baterias são em madeira é claro que pra se construir uma bateria é necessário retirar madeira...onde há madeira? (e não, não é o nosso moderador)...em árvores...pah..dscp lá mas n é preciso ver o discovery pra saber isso

a questão é (e já foi mais que dito aqui - ver post do trex)...com todas as outras indústrias pras quais é necessária madeira....fabrico de papel, de móveis, de casas (ou partes delas...) entre muitas outras, a contribuição que a indústria musical (especificamente de baterias) faz pra desflorestação é ínfima.....íííííínfiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiima....

Pah..não posso deixar de achar piada a uma questão tão ridícula quanto esta...fossem todos como este os problemas ambientais existentes...

PS: atenção que não quero com este meu post desprezar/esquecer os problemas ambientais...nem o podia/conseguia fazer lol uma vez que a minha licenciatura é precisamente em engenharia do ambiente lol...nem quero, de forma alguma, discriminar a opinião do Nazka..fico até feliz por alguém se preocupar com estes problemas...só acho é que o fabrico de baterias é um mal ambientalmente menor qd comparado com os restantes...
__________________
http://sadrums.mybrute.com

Última edição de sadrums : Sex, 4 de Julho de 2008 às 13:00.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #22
JoeyJordison
 
Membro desde: 16-Abr-2008
Local: Lisboa/Sintra
Mensagens: 60
JoeyJordison está no bom caminho
Re: Questão ambiental...

Citação:
Mensagem Original de sadrums Ver Mensagem
...em árvores...pah..dscp lá mas n é preciso ver o discovery pra saber isso
É normal que toda a gente sabe que as baterias são feitas de madeira..isso da Discovery era só um exemplo (=

Cumpz
__________________
Morte aos mitras e viva o METAL \m/ xD
JoeyJordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #23
Nazka
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Santo Tirso
Mensagens: 17
Nazka será famoso em breve
Re: Questão ambiental...

olá pessoal...

eu sei k as baterias são feitas de madeiras!!!!! e k possivelmente a influencia da industria de instrumentos musicais no meio ambiente é mt pequena... mas não m farto de dizer... mas tem influencia....

as outras industriais.... obrigado!!!!!! claro k tem um peso fundamental na desflorestação.... isso eu sei, e td a gente sabe...

quando coloquei este post... (já tem algum tmp) o meu intuito eram respostas como as do VmsR... k mencionou qual o tipo de madeiras utilizadas... onde existem e algumas politicas de florestação... e msm do joeyjordison quando falou k assistiu a um documentário no discoveryChanel, poderia por exemplo lembrar-se do nome dele e indicá-lo... entre outros comentários interessantes..

se calhar a culpa foi minha, não fui mt explicito... ou não formulei a pergunta da melhor maneira... e tenho pena a k achem ridícula... mas pronto.

por exemplo, essas bateria tds xpto k se vêem no mercado, para terem o som e a qualidade k têm, as madeiras devem vir de arvores que são raras (deduzo) que ao serem retiradas daqueles locais estão a interferir com mts os ecossistemas... influenciando terceiros...

eu sei k existem outros problemas ambientais mt mais graves do que este... e era necessário mt papel para os mencionar e descrevê-los todos... lol

tenho pena k pensem k pequenas coisas não tem grande influência... assim ninguém reciclava, ninguém poupava água, ninguém poupava energia.... etc..etc..etc.... pois são actos individuais de cada um...

o intuito deste post era k pensassem que é necessário reflectir antes da compra de kk coisa... como quando s comprar um carro,hoje em dia, onde já s pensa nos carros híbridos pois são amigos do ambiente e económicos claro!!!

abraço...

(ps:eu sei k não existem baterias híbridas - só pró caso de alguém desconfiar... lol)
Nazka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #24
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Questão ambiental...

Boas!

Mencionaste agora um aspecto que me deixou a pensar.
Alguém sabe ( tem dados) sobre o peso ecológico da indústria dos plásticos e metalúrgica? Digo isto pois gostava de medir a pegada ecológica de uma bateria acústica face a uma digital... quais teriam um peso maior no desgaste dos recursos naturais??

Se houver por aí alguém que tenha alguns dados, força aí.

abraços
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #25
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Questão ambiental...

Ok, então para responder à pergunta do criador sobre a "questão ambiental", gostaria de colocar a questão desta maneira:

Que alternativas em termos de "matéria prima", poderemos encontrar num futuro muito próximo, para a construção das nossas baterias e percussões. Tendo por base a salvaguarda de todos os recursos ambientais?
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."

Última edição de TRex : Qua, 18 de Junho de 2008 às 12:16.
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #26
Nazka
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Santo Tirso
Mensagens: 17
Nazka será famoso em breve
Re: Questão ambiental...

Trex, formulas t a pergunta de uma maneira bastante interessante...

apesar de eu a ter feito de uma forma diferente numa das respostas que fiz... mas nunca fui mt bom na "literatura"...

quanto à outra questão também é mt interessante pois eram esses tipos de dados que gostava de obter...

cumps
Nazka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #27
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Questão ambiental...

Eu começo por dar a primeira ideia, em relação à pergunta colocada:
a utilização de madeiras menos nobres, como por exemplo o eucalipto, árvore que cresce rápidamente.
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #28
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Questão ambiental...

Excelente debate!

A utilização de madeira para o fabrico de instrumentos musicais pode realmente não ser a razão principal dos grandes problemas ecológicos no nosso planeta, mas também não é um problema a descurar, como é óbvio!

Toda a actividade humana no planeta tem obrigatoriamente consequências! (a tão famosa hoje em dia "Pegada Ecológica")


Quanto muito não seja, pelo menos um Assunto sobre este tema deveria existir em cada fórum sobre instrumentos musicais (e aqui está o do nosso fórum) pois a responsabilidade é de todos, embora mais da parte dos fabricantes.


A meu ver, a questão da utilização de madeira para a construção de instrumentos musicais não é o pior dos problemas ambientais. (ponto!) Mas, como disse acima, considero que não se pode colocar para trás das costas!

Existem problemas bem mais graves, como por exemplo o caso da desflorestação da floresta amazónica no Brasil para plantação de Cana-de-Açúcar, Girassol, Milho ou Soja para a produção de bio-combustíveis (álcool, etanol e biodiesel). Não é só no Brasil, mas um pouco por todas as zonas tropicais e sub-tropicais do nosso planeta, embora o Brasil seja (pelo menos por agora) o único país onde o peso custo/benefício dos bio-combustíveis consegue ser minimamente sustentável (do ponto de vista económico, NÃO do ponto de vista ecológico!)

Esse é um problema GRAVE, a meu ver! Continua-se a procurar formas de produzir energia emissora de gases de efeitos de estufa, em vez de se procurar formas alternativas (e "limpas") de energia!


Claro está que, a produção de papel é bem mais nociva para a desflorestação do que o fabrico de instrumentos musicais, a par e passo com a indústria do mobiliário...!


Bem, dê o mundo as voltas que der, pessoalmente espero sempre que a humanidade continue a encontrar as melhores soluções para este tipo de desafios, e que, a produção de instrumentos musicais nunca venha a ser um problema sério do ponto de vista ambiental!

(se chegarmos a esse ponto, acredito que isto estará mesmo muito mau, pois todas as outras actividades mais nocivas ao meio ambiente estarão certamente ainda muito piores!)



Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
gostaria de colocar a questão desta maneira:

Que alternativas em termos de "matéria prima", poderemos encontrar num futuro muito próximo, para a construção das nossas baterias e percussões. Tendo por base a salvaguarda de todos os recursos ambientais?
Sim, muito bem visto! Mas espero bem que não tenhamos que vir a sacrificar a produção dos nossos instrumentos musicais em prol, por exemplo, da produção de bio-combustível (que hipocrisia se chegarmos a esse ponto!)



Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
Eu começo por dar a primeira ideia, em relação à pergunta colocada:
a utilização de madeiras menos nobres, como por exemplo o eucalipto, árvore que cresce rápidamente.
Cumps
Olha, não sei se será solução, pois na música, a qualidade de som é o que mais interessa...! Não sei se o Eucalipto teria a mínima aceitação por parte dos músicos... (ou seja, NÓS!)




Citação:
Mensagem Original de sadrums Ver Mensagem
onde há madeira? (e não, não é o nosso moderador)
eheheh... Não me cortem às fatias...!

Última edição de Madeira : Sex, 4 de Julho de 2008 às 11:07.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Julho de 2008   #29
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestaç

Este é sem dúvida um debate interessante, que entretanto tinha ficado esquecido por falta de participação, mas ainda bem que foi desenterrado.

Madeira, concordo inteiramente com tudo o que dizes. O problema é que não podemos fugir ao assunto que foi colocado, ou então não seria necessário ter este debate.
Vamos tentar dar um passo em frente e não nos limitar-mos a dizer que existem coisas bem piores que estragam o nosso meio ambiente, essas já aqui as falámos inclusivamente eu e não trazem a solução para a nossa questão.

A pergunta é muito simples, vamos tentar centralizar a questão nos instrumentos musicais, como se fossem eles os principais causadores do problema e aí encontraremos soluções para a nossa pergunta se é que as haja.

No último Rock in Rio, constatei o seguinte, muitas das bandas, mais de metade das que actuaram, tinham os cascos das baterias em "acrílico", creio eu que é este o nome.
A minha dúvida é!? já ouvi algum pessoal por aqui dizer que o som daquelas baterias é bem pior, mas o que é certo é que as bandas não abdicaram de as utilizar em concertos ditos importantes!

Será que existe aqui alguma preocupação futura em relação ao nosso assunto!? Eu não sei como são fabricados aqueles cascos, nem o impacto que tem a sua construção, mas pelos vistos está-se a tocar com material de pior qualidade sonora em relação às madeiras mais nobres, penso eu.

Bem hajas
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Julho de 2008   #30
Nazka
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Santo Tirso
Mensagens: 17
Nazka será famoso em breve
Re: Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestaç

essa questão do acrílico e do rock in rio tbm ja tinha abordado pois assisti ao concerto dos muse e o baterista estava a usar uma bateria desse material, penso eu....

mas as baterias em acrílico tem vantagens e desvantagens a nível ecológico...

No meu ponto de vista:

desvantagem - o acrílico ou PMMA é um polímero (normalmente conhecido como plástico) derivado do petróleo.... Desde já não é bom sinal visto o problema ecológico que se encontra ao redor deste recurso...

vantagem - como o acrílico é um termoplástico torna a sua reciclagem viável, sem grandes custos...


mas não sei, pk devem existir mil uma vantagens e desvantagens em relação a este material...

talvez alguém saiba explicar melhor o custo/beneficio...

cumps
Nazka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Outubro de 2008   #31
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestaç

Estou a desenterrar este assunto porque na altura o achei curioso e muito interessante, e hoje, tomei conhecimento destes três videos no Youtube, que certamente poderão ajudar no debate...

Nota: vale a pena ver, pelo menos o primeiro video até ao fim, acreditem!!!



__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Outubro de 2008   #32
Deathascome
 
Membro desde: 6-Jul-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 73
Deathascome está no bom caminho
Re: Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestaç

Já foi dito e desdito muitas vezes, mas é claro que a matéria prima que se utiliza na contrução de baterias tem um impacto pouco relevante a nivel ambiental. MAS É IMPORTANTE NA MESMA.

Quando falamos do aspecto ambiental não estamos só a falar da materia prima de empresa X Y Z utiliza, mas de todos os processos e as condições desses processos que levam à contrução de uma bateria. Portanto, como é que reduzem o consumo de energias associadas à contrução do produto (electricidade, água, papel, etc.) , como tratam os fornecedores etc.

Eu como consumidor gostava de ver estas empresas responsáveis ambientalmente, certificadas pela norma respectiva (não me lembro qual é agora).

Pode não parecer, mas também tem a ver com todas as organizações e como tal com a indústria dos intrumentos musicais.
http://siteprojectrsomatrix.googlepages.com/

Como este há outros, basta procurar no google, Responsabilidade Social das organizações.
Deathascome não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Outubro de 2008   #33
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestaç

Citação:
Mensagem Original de Deathascome Ver Mensagem

Eu como consumidor gostava de ver estas empresas responsáveis ambientalmente, certificadas pela norma respectiva (não me lembro qual é agora).
Creio que serão as Normas ISO 14000 (há várias... 14001, 14002...and so on)
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Outubro de 2008   #34
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestaç

Boas.

Epá, bom contributo Madeira!

Deviamos espalhar este mail por tudo o que é miudos... porque dos adultos, já nao ha muito a fazer...

um abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Outubro de 2008   #35
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestaç

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Deviamos espalhar este mail por tudo o que é miudos... porque dos adultos, já nao ha muito a fazer...
Yep! (eu por acaso recebi isto por mail... - se pretenderes reencaminhar, copia os endereços do Youtube e cola nas mensagens de email que enviares)

Realmente esses videos foram preparados de uma forma incrívelmente simples, mas completamente EXPLÍCITA e aterradoramente 'incómoda'!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32



São agora 03:48. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it