Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #1
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Olá a todos.

Estou a criar este tópico, numa atitude um pouco egoísta pois quero que me esclareçam umas questões.
É o seguinte, a cada dia que passa apercebo-me que a música é a minha vida (no sentido literal do termo), tudo aquilo que quero fazer é música e estar em contacto com a mesma. O meu futuro (emprego), quero que seja relacionado com a música, ou seja quero se músico como profissão, mas temo que esta arte não tenha o apoio que merece. Posso estar enganado mas ser músico em Portugal é a mesma coisa que ser desempregado ? É possível viver, neste país só da bateria, ou isto é apenas ''uma ajuda'' para as finanças de cada um ? Digam-me tudo o que sabem sobre o assunto por favor, e já agora se alguém estiver na mesma situação que eu faça favor de se manifestar ;D

Abraços

PS: Peço desculpa pelas redondâncias (música/ músico)
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #2
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de siposi01 Ver Mensagem
Olá a todos.

Estou a criar este tópico, numa atitude um pouco egoísta pois quero que me esclareçam umas questões.
É o seguinte, a cada dia que passa apercebo-me que a música é a minha vida (no sentido literal do termo), tudo aquilo que quero fazer é música e estar em contacto com a mesma. O meu futuro (emprego), quero que seja relacionado com a música, ou seja quero se músico como profissão, mas temo que esta arte não tenha o apoio que merece. Posso estar enganado mas ser músico em Portugal é a mesma coisa que ser desempregado ? É possível viver, neste país só da bateria, ou isto é apenas ''uma ajuda'' para as finanças de cada um ? Digam-me tudo o que sabem sobre o assunto por favor, e já agora se alguém estiver na mesma situação que eu faça favor de se manifestar ;D

Abraços

PS: Peço desculpa pelas redondâncias (música/ músico)

Olá

Estou na mesma situação exactamente
Vou esperar, também, por respostas!

Cumps
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #3
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Música em Portugal

Boas,

Pah, se fores muito bom acho consegues viver da música, neste caso da bateria.

Mas penso que (sendo bom), para viveres unica e exclusivamente da bateria terias de: trabalhar como freelancer em vários grupo, ou se quisesses ser exclusivo dum grupo esse grupo teria de ser bem famoso...

Esta é apenas a minha opinião...


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #4
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Boas,

Pah, se fores muito bom acho consegues viver da música, neste caso da bateria.

Mas penso que (sendo bom), para viveres unica e exclusivamente da bateria terias de: trabalhar como freelancer em vários grupo, ou se quisesses ser exclusivo dum grupo esse grupo teria de ser bem famoso...

Esta é apenas a minha opinião...


Abraços
Agradeço a tua participação :D

Bom, já não sou o único nestas situações (:
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #5
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Música em Portugal

Realmente estou na mesma situação digamos .. A música cada vez respiro mais e quero na minha vida futura estar relacionado com ela ..
Ser baterista profissional não é para todos, é para uma raridade de malta .. é preciso suar muito, ser-se humilde e com grande talento e acima de tudo, ter SORTE e apanhar as oportunidades correctas , senão .. é o mesmo que sem dinheiro, pois viver de uma simples banda não dá .. é mais prejuizo do que lucro (pagas para tocar :s) .. Mas claro é preciso sempre um esforça ultra suplementar para ao longo da vida ir mantendo projectos em banda e dar shows (pelo que tenciono lutar por isso a vida toda) ! Adorava viver só disto, mas penso que nao seja certo pensar assim .. Se quero a música , há que ponderar outras profissoes ligadas a ela sem ser propriamente músico .. Tens o jornalismo musical , como animador de rádio, critico, escritor de artigos sobre concertos ou revistas do tema (blitz lol) .. Mas para se ser isto e ter futuro e dinheiro, tambem falando, é preciso o talento para tal correr mesmo nas veias e ser-se bom no que se faz .. Senão é um autentico tiro no escuro amigo :o Pode ser também técnico de som, talvez .. Hoje em dia tudo está em crise, tirando a medicina e poucas areas no ramo da ciencia .. (é preciso também 19/20 de média ) .. Portanto se formos mesmo bons no que gostamos de fazer poderemos ter sucesso, e aqui também valem os conhecimentos de uma pessoa, se é que me entendes.
Não quero dizer que já me esteja a derrotar como baterista profissional no futuro, mas não se pode pensar assim .. Pensar em tudo o que pode existir sempre, pois a vida esta muito dificil!

Abraços pessoal ..
Music for life

Última edição de Bernardo : Ter, 23 de Fevereiro de 2010 às 22:34.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #6
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Realmente estou na mesma situação digamos .. A música cada vez respiro mais e quero na minha vida futura estar relacionado com ela ..
Ser baterista profissional não é para todos, é para uma raridade de malta .. é preciso suar muito, ser-se humilde e com grande talento e acima de tudo, ter SORTE e apanhar as oportunidades correctas , senão .. é o mesmo que sem dinheiro, pois viver de uma simples banda não dá .. é mais prejuizo do que lucro (pagas para tocar :s) .. Mas claro é preciso sempre um esforça ultra suplementar para ao longo da vida ir mantendo projectos em banda e dar shows (pelo que tenciono lutar por isso a vida toda) ! Adorava viver só disto, mas penso que nao seja certo pensar assim .. Se quero a música , há que ponderar outras profissoes ligadas a ela sem ser propriamente músico .. Tens o jornalismo musical , como animador de rádio, critico, escritor de artigos sobre concertos ou revistas do tema (blitz lol) .. Mas para se ser isto e ter futuro e dinheiro, tambem falando, é preciso o talento para tal correr mesmo nas veias e ser-se bom no que se faz .. Senão é um autentico tiro no escuro amigo :o Pode ser também técnico de som, talvez .. Hoje em dia tudo está em crise, tirando a medicina e poucas areas no ramo da ciencia .. (é preciso também 19/20 de média ) .. Portanto se formos mesmo bons no que gostamos de fazer poderemos ter sucesso, e aqui também valem os conhecimentos de uma pessoa, se é que me entendes.
Não quero dizer que já me esteja a derrotar como baterista profissional no futuro, mas não se pode pensar assim .. Pensar em tudo o que pode existir sempre, pois a vida esta muito dificil!

Abraços pessoal ..
Music for life
Obrigado pela opinião.
Eu até pondero em ir para emigrar para poder ter uma carreira musical, mas se fosse em Portugal era óptimo.
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #7
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de siposi01 Ver Mensagem
Obrigado pela opinião.
Eu até pondero em ir para emigrar para poder ter uma carreira musical, mas se fosse em Portugal era óptimo.
E fazes bem ponderar isso, porque o mercado musical em Portugal é muito duro... em Portugal é muito difícil chegar ao top (digamos assim), e mais difícil ainda manter-se lá.

Aqui ao lado por exemplo (Espanha), o mercado é mais abrangente, e é um mercado que consegue absorver mais artistas e grupos.

Boa sorte.

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #8
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
E fazes bem ponderar isso, porque o mercado musical em Portugal é muito duro... em Portugal é muito difícil chegar ao top (digamos assim), e mais difícil ainda manter-se lá.

Aqui ao lado por exemplo (Espanha), o mercado é mais abrangente, e é um mercado que consegue absorver mais artistas e grupos.

Boa sorte.

Abraços
Pois, é um facto que lamento, ter de ir para um sítio onde não pertenço para ter sucesso naquilo que gosto de fazer.
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #9
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de siposi01 Ver Mensagem
Pois, é um facto que lamento, ter de ir para um sítio onde não pertenço para ter sucesso naquilo que gosto de fazer.
Plenamente de acordo!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #10
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Plenamente de acordo!
Mas ya, é onde vivemos.
Pessoal, façam favor de dizerem de vossa justiça.
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #11
feixaofrad14
 
Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
Mensagens: 317
feixaofrad14 será famoso em breve
Re: Música em Portugal

Estou na mesma posição que o siposi01 e que o bogalho...

Acham que tirar uma licenciatura em musica serve de algo neste pais???

Cumprimentos
__________________
It's true that some people don't like to drum.... F*** THEM !! xD
http://www.youtube.com/user/feixaofrad -» vejam, comentem e inscrevam.se no canal :D
feixaofrad14 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #12
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de feixaofrad14 Ver Mensagem
Estou na mesma posição que o siposi01 e que o bogalho...

Acham que tirar uma licenciatura em musica serve de algo neste pais???

Cumprimentos
Se queres ser professor de certeza que serve. Se queres ser apenas executante, também serve, sempre tem formação para poder seguir vários rumos.

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #13
feixaofrad14
 
Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
Mensagens: 317
feixaofrad14 será famoso em breve
Re: Música em Portugal

Professor de por exemplo bateria serve??

feixaofrad14 adicionou o seguinte texto, 9 minutos e 55 segundos depois:

E que tipo de rumos por exemplo??
__________________
It's true that some people don't like to drum.... F*** THEM !! xD
http://www.youtube.com/user/feixaofrad -» vejam, comentem e inscrevam.se no canal :D

Última edição de feixaofrad14 : Qua, 24 de Fevereiro de 2010 às 00:23. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
feixaofrad14 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #14
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de feixaofrad14 Ver Mensagem
Professor de por exemplo bateria serve??

feixaofrad14 adicionou o seguinte texto, 9 minutos e 55 segundos depois:

E que tipo de rumos por exemplo??
Digo eu que sim.

Pesquisa, digo eu que deve de haver cursos específicos para bateria e percussão.

Pelo menos os professores de conservatórios e assim devem de ter algum tipo de formação, digo eu...

Em relação a rumos... sei lá... nos conservatórios têm professores de bateria e de percussão, mas também existem escolas de música com professores de bateria. É uma questão de pesquisares.

Abraços

Última edição de serrinha : Qua, 24 de Fevereiro de 2010 às 00:27.
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #15
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Música em Portugal

boas, hoje em dia nada é impossivel!

eu tenho a musica como profissao, apesar de inda tar a estudar...
um musico estuda toda a vida!

tens q dar um passo de cada vez. fiz primeiro o curso profissional de percussao, agora tou a estudar vibrafone e de seguida quem sabe bateria..

tens de ter vontade de trabalhar, vontade de estudar,vontade de tocar!

mas uma coisa é certa, quem anda neste mundo nao acorda de manha a pensar q tem q ganhar dinheiro pra um jaguar... pq o q nos faz felizes é tocar


andreareias adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 43 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Digo eu que sim.

Pesquisa, digo eu que deve de haver cursos específicos para bateria e percussão.

Pelo menos os professores de conservatórios e assim devem de ter algum tipo de formação, digo eu...

Em relação a rumos... sei lá... nos conservatórios têm professores de bateria e de percussão, mas também existem escolas de música com professores de bateria. É uma questão de pesquisares.

Abraços
existem conservatorios, escolas profissionais e escolas superiores de musica, de jazz e musica classica!

Última edição de andreareias : Qua, 24 de Fevereiro de 2010 às 02:00. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #16
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Música em Portugal

É como tudo, o pessoal queixa-se do desemprego, mas quem é realmente bom, quem se esforça e trabalha pode viver perfeitamente da música.

Aqui para o interior, e falando dos casos que conheço, é um pouco mais complicado subsistir da música sem abandonar este meio.
A fórmula mais bem sucedida parece-me o "típico" professor/mestre, que tem uma loja de instrumentos e tem o seu grupo de baile. É preciso fazer um pouco de tudo para conseguir vingar no meio.

Não é que tenha ponderado essa hipótese, mas pensei no assunto, e a conclusão a que cheguei foi que gosto demasiado da música para fazer dela trabalho, principalmente se tiver que submeter-me a trabalhos que não gosto.
Se conseguisse afirmar-me com um projecto de que realmente gostasse não me importaria de o fazer, doutra forma ia ser penoso para mim.

Não sei se acham o mesmo, mas quanto a mim a grande maioria do pessoal que seguiu a música como profissão que eu conheço, fora honrosas excepções, tornaram-se "operários" e sem o que de mais bonito têm os amadores, O AMOR ao que fazem.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #17
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Aconselho a consultar este tópico também

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9619

canas
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #18
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Perfeitamente possivel, mas tens que estudar. Bué.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #19
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Já disseram a maior parte, vejam o tópico que o canas colocou, também podem encontrar algumas opiniões.

Um músico que se diga de sucesso tem que ser acima de tudo uma máquina de relações públicas, ou então tem uma equipa a mexer os cordelinhos para a carreira progredir.

Digo isto, porque há malta que pensa que é só saber tocar e como tocar com quem seja, mas é preciso acima de tudo ser uma pessoa com uma capacidade de comunicar acima da média.

O ideal seria, como já disseram, a participação em diversos projectos, com espetáculos regulares, promos de cd's, dvd's, cerimónias de apresentação de albuns, entrevistas, e todo o marketing que possam imaginar. E depois vem a parte pedagógica em que se dão aulas e existe a preocupação em partilhar os conhecimentos com quem pretende começar a dar uns passos na terra da música.

Podem sempre começar a pensar em escrever o vosso livro, preparar o vosso dvd, ou seja, deixar a vossa marca no universo de aprendizagem musical que já existe e continua em crescimento.

E com isto, é arregaçar mangas, porque só devem parar por razão de maior!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #20
reference
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: lisboa
Mensagens: 108
reference tem uma aura espectacular à voltareference tem uma aura espectacular à volta
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Boas pessoal, eu felizmente vivo só da musica ( bateria) e tenho conseguido. Toda a gente sabe que é um meio muito complicado por várias razões. em 1º lugar há pouco trabalho, depois cada vez há mais pessoal a tocar e cada vez melhor ( o nivel tem vindo a subir bastante) . A vossa questão é ,se dá para viver da bateria em Portugal? dar , dá, mas é preciso tocar bem( não estou a falar de mim, lol), ser muito profissional em todos os trabalhos que surjam( chegar a horas, ter a lição bem estudada, ter bom material/ bom som) e tb ter uma boa onda a trabalhar, ninguém vai querer fazer uma tournée contigo se fores um gajo muito mal humorado, Mas sobretudo são os contactos/conhecimentos que a pessoa tem e vai adquirindo, isso é que faz com que os trabalhos apareçam. todos os trabalhos são importantes, há sempre alguém do meio que vai ouvir o teu trabalho, quer seja ao vivo ou estudio, e perguntar quem é o baterista? se gostar do teu trabalho quem sabe pode chamar-te para o trabalho seguinte.
Isto é o ponto de vista de um baterista freelancer, se tiveres uma banda com muito sucesso está respondida a questão.

Abraço
reference não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #21
david oliveira
 
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
Mensagens: 306
david oliveira será famoso em breve
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Viva, gosto bastante deste assunto.

Eu trabalho todo ano com o mundo do espectáculo e por isso sei que existem grandes bateristas em portugal que tocam Muito e estudaram pra tal, mas tb conheço outros que são autodidactas e tocam em vários projectos e são igualmente Bons bateristas (isto ocorre em vários estilo musicais).

Óbvio que quem sabe ler pautas terá melhores probabilidades de ter sucesso, mas...
existe a situação da sociabilidade do musico e dos contactos, quanto mais apareceres e contactares com o mundo da música (musicos, produtores, agentes) melhor!
Imaginem...Se tiveres um mau feitio do "caraças" ninguém te quer aturar numa viagem de carro durante 2 ou mais horas. Hehe!

Claro que não dá pra fazer a vida típica das 9 às 5, e tens que ter um ambiente familiar bastante bom, mas podes conhecer pessoas e locais diferentes.

Bem eu graças a trabalhar numa banda possibilita-me percorrer vários locais que de outra forma não o faria e num ambiente porreiro, e eu não sou profissional...mas tinha espirito pra isso, se é que me entendem...

Fica aqui os meus 3 tostões!
__________________
david oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #22
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Extremamente complicado viver da música.
Eu ainda tenho essa ambição e continuo as trabalhar para um dia conseguir. (talvez um dia quando eu tocar como o reference consiga) .
a questao é mesmo essa. ter boa onda. e tentar tocar o máximo possivel. mesmo num gig onde possas nao estar a ser pago, alguem pode ouvir e chamar-te par aum trabalho a seguir.
de qualquer forma... nunca tomem por nada como certo neste mundo da música. aquilo que parece ser a coisa mais certa, na maioria das vezes tem apenas 20% de hipoteses de acontecer...
Por enquanto continuo a lutar pela minha banda... caso no futuro eu chegue a um ponto em que vejo que nao vale a pena batalhar mais... talvez tente como freelancer. hwo knows... por enquanto continuo a aprender o mais que posso!

Continuem a estudar... e nao desistam do sonho... mas não o tenham como certo, porque é de certa forma complicado de lá chegar.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #23
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

eu penso que, se fores minimamente bom e tendo tu um estilo único, não é inviável.

Eu sonho, mas vejo os sonhos a concretizarem-se(atenção, ainda bem longe de viver DA BATERIA), mas, viver dá MUSICA parece-me bem viável:
-produção musical
-organização de eventos
-management
-instrumentista
-compositor

isso dá o seu respectivo trabalho,mas dá frutos!

e aliando isso,ás pessoas e parecerias certas, o pa, é gratificante, ainda que não fiques rico!
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #24
Ricardo Simoes
 
Membro desde: 8-Dez-2006
Local: Aveiro/Marinha Grande
Mensagens: 30
Ricardo Simoes está no bom caminho
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Bem, este tópico tem a minha cara.

Toco há uns 15 anitos como auto-didacta e comecei a trabalhar cedo em ramos muito ligados à industria. Em fabricas, em cima de andaimes a fazer montagens, distribuidor, empregado de armazem e lá fui subindo uns furos até que cheguei a ser vendedor de maquinas numa das melhores empersas do país. Tinha um ordenado razoável, carro da empresa, telemovel e um modo de vida confortável. Mas não me fazia feliz. Chegava ao fim do dia sempre descontente com o que fazia e isso desassossegava-me. Até que me começaram a surgir estas perguntas, (será q é possivel viver da bateria?) e sem perder tempo comecei a tratar de lhes dar resposta. Despedi-me e comecei a procurar fazer o que gosto.

E a resposta à tua pergunta é: SIM, é possivel viver apenas da musica. Mas é muito dificil e tens que combinar alguns factores.
-Tocar bem
-Conhecer muita gente e ser bem relacionado. (importantissimo)
-Ser determinado e responsável.
-Ter alguma literacia musical.
-Não ter medo de mudar de sitio (casa, cidade, e até país)
-Não ter nada que te prenda (créditos da casa ou carro, namoradas possessivas e ciumentas, etc... )
-E uma boa dose de sorte.

terás que a certa altura fazer algum sacrificio de tocar o que não gostas, mas meu caro... provavelmente já vendes o teu corpo a um patrão 8 horas por dia, de tal forma que te esqueces que o estas a fazer. Gostava de perguntar aos "puristas" que dizem que amam demais a musica para fazerem trabalho dela (e pf, nao me citem outra vez o carlos paredes!!!) qual o trabalho que fazem e se REALMENTE gostam!
Eu também amo a musica, mas não considero que ao ganhar dinheiro da musica esteja a perverter esses valores. Aliás, apenas faz mais sentido, pois estás mais tempo COM a musica, e podes melhorar cada vez mais no que fazes. Não é viver DA musica, mas é viver COM a musica. Perverter valores é gostar de musica e andar a dar o cu a um patrão chulo, ser explorado todos os dias, "pelo amor à musica". Pllleeeeeease!!!

Voltando ao tema, o que te recomendo:
-Formação: ha cursos profissionais (jazz ao norte, academia de espinho, mirandela, etc...)
-Formação superior (ESMAE, Évora, U.Lusiada, ou se fores novo VAI ESTUDAR PARA FORA!!!)
-Dar aulas
-Arranjar projectos sólidos para tocar.
-Se tiveres queda para isso (não é o meu caso), investe em conhecimentos de audio/produção, arranja uns endorsments para venderes umas coisas e fazeres mais um $.

É um caminho logo e tortuoso, mas parece me a unica maneira possivel. Mas quem pensa que vida de musico é vida facil... UI, vai trabalhar para o teu patrão!

Eu vou a caminho destes objectivos. Nem sei ainda se vou conseguir, mas prefiro tentar e espalhar me, do que morrer sem tentar.

Um abraço a todos.
Ricardo Simoes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #25
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Citação:
Mensagem Original de Ricardo Simoes Ver Mensagem
Bem, este tópico tem a minha cara.

Toco há uns 15 anitos como auto-didacta e comecei a trabalhar cedo em ramos muito ligados à industria. Em fabricas, em cima de andaimes a fazer montagens, distribuidor, empregado de armazem e lá fui subindo uns furos até que cheguei a ser vendedor de maquinas numa das melhores empersas do país. Tinha um ordenado razoável, carro da empresa, telemovel e um modo de vida confortável. Mas não me fazia feliz. Chegava ao fim do dia sempre descontente com o que fazia e isso desassossegava-me. Até que me começaram a surgir estas perguntas, (será q é possivel viver da bateria?) e sem perder tempo comecei a tratar de lhes dar resposta. Despedi-me e comecei a procurar fazer o que gosto.

E a resposta à tua pergunta é: SIM, é possivel viver apenas da musica. Mas é muito dificil e tens que combinar alguns factores.
-Tocar bem
-Conhecer muita gente e ser bem relacionado. (importantissimo)
-Ser determinado e responsável.
-Ter alguma literacia musical.
-Não ter medo de mudar de sitio (casa, cidade, e até país)
-Não ter nada que te prenda (créditos da casa ou carro, namoradas possessivas e ciumentas, etc... )
-E uma boa dose de sorte.

terás que a certa altura fazer algum sacrificio de tocar o que não gostas, mas meu caro... provavelmente já vendes o teu corpo a um patrão 8 horas por dia, de tal forma que te esqueces que o estas a fazer. Gostava de perguntar aos "puristas" que dizem que amam demais a musica para fazerem trabalho dela (e pf, nao me citem outra vez o carlos paredes!!!) qual o trabalho que fazem e se REALMENTE gostam!
Eu também amo a musica, mas não considero que ao ganhar dinheiro da musica esteja a perverter esses valores. Aliás, apenas faz mais sentido, pois estás mais tempo COM a musica, e podes melhorar cada vez mais no que fazes. Não é viver DA musica, mas é viver COM a musica. Perverter valores é gostar de musica e andar a dar o cu a um patrão chulo, ser explorado todos os dias, "pelo amor à musica". Pllleeeeeease!!!

Voltando ao tema, o que te recomendo:
-Formação: ha cursos profissionais (jazz ao norte, academia de espinho, mirandela, etc...)
-Formação superior (ESMAE, Évora, U.Lusiada, ou se fores novo VAI ESTUDAR PARA FORA!!!)
-Dar aulas
-Arranjar projectos sólidos para tocar.
-Se tiveres queda para isso (não é o meu caso), investe em conhecimentos de audio/produção, arranja uns endorsments para venderes umas coisas e fazeres mais um $.

É um caminho logo e tortuoso, mas parece me a unica maneira possivel. Mas quem pensa que vida de musico é vida facil... UI, vai trabalhar para o teu patrão!

Eu vou a caminho destes objectivos. Nem sei ainda se vou conseguir, mas prefiro tentar e espalhar me, do que morrer sem tentar.

Um abraço a todos.
Ora nem mais, tudo dito
Só volto a frisar, ter um bom relacionamento e cordialidade nao acordem de pernas para o ar pois isso não ajuda de nada :O
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #26
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Boas,

Pah, se fores muito bom acho consegues viver da música, neste caso da bateria.

Mas penso que (sendo bom), para viveres unica e exclusivamente da bateria terias de: trabalhar como freelancer em vários grupo, ou se quisesses ser exclusivo dum grupo esse grupo teria de ser bem famoso...

Esta é apenas a minha opinião...


Abraços
Subscrevo. Eu tenho a música como hobby aos fins de semana com a qual me divirto e ganho dinheiro, na cena dos covers, mas o meu ganha pão é numa área totalmente diferente. Sou polícia.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #27
Ze Costa
 
Membro desde: 28-Nov-2007
Local: BRAGA
Mensagens: 219
Ze Costa tem uma aura espectacular à voltaZe Costa tem uma aura espectacular à volta
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Subscrevo. Eu tenho a música como hobby aos fins de semana com a qual me divirto e ganho dinheiro, na cena dos covers, mas o meu ganha pão é numa área totalmente diferente. Sou polícia.

Boa, Boa

Já temos quem safe as multas ao pessoal
Ze Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #28
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de Ze Costa Ver Mensagem
Boa, Boa

Já temos quem safe as multas ao pessoal
hehehe, isso é que era bom... lol

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #29
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de Ze Costa Ver Mensagem
Boa, Boa

Já temos quem safe as multas ao pessoal
Quero ver se for chamado pela vizinhança para multar um baterista por ruido
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #30
siposi01
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
Mensagens: 66
siposi01 está no bom caminho
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Bem, começo a ficar ainda mais motivado com as opiniões do pessoal.
Eu nunca julguei que viver num meio musical seria trabalho fácil, mas é mesmo isto que eu quero, independente das horas que esteja agarrado às baquetas eu quero é mesmo tocar.
Agradeço a todos vocês que deram o seu contributo para este tópico.
siposi01 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Fevereiro de 2010   #31
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?

Citação:
Mensagem Original de Ricardo Simoes Ver Mensagem
-Se tiveres queda para isso (não é o meu caso), investe em conhecimentos de audio/produção, arranja uns endorsments para venderes umas coisas e fazeres mais um $.
Eu acho, e repito, ACHO (porque não estou dentro do assunto, so toco como hobbie), que deverias sempre ter um backup plan, ou seja, pelo menos no inicio, decerteza que ganhar € nao vai ser grande coisa, acho que teres por tras algo que te sustente era bastante simpatico, como dar aulas tambem. Uma ideia que me veio a cabeça tambem, é fazer publicidade de novas marcas de bateria ou pratos ou assim, algo que te pode vir a ajudar em 2 maneiras, se gostares dos pratos tens sempre o teu set de pratos muito baratuxo ou mesmo a borla e tambem os podes vender. Há sempre pessoal a exprimentar novas marcas e que pode dar resultado.

Isto é apenas a minha opinião, não sei grande cena sobre o tema, sei que não é fácil, pois os músicos que conheço,como por exemplo, o Rui Veloso ou Kalu, percorreram um caminho muito longo ate serem algo reconhecidos.

Abracao
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 04:14. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it