Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 7 de Maio de 2012   #1
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
[Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Boa noite pessoal!

Sou um membro recente deste fórum e como referi na minha apresentação estou prestes a começar um projecto DIY pessoal que passará pela criação de uma bateria electrónica baseada em peças de baterias acústicas velhas/usadas que consiga arranjar.

Este post, neste momento, servirá para pedir a vossa opinião pessoal e, caso seja positiva em relação a este projecto, servirá ,a partir de então ,como um diário de construção onde partilharei fotos / referências pertinentes / vídeos até.

Para vos por a par..

Estou prestes a fazer um negócio por 3 timbalões (http://i.imgur.com/XzfLEh.jpg), um deles de chão. Estes estão num estado que não é o mais famoso, apresentam alguma ferrugem nas partes metálicas mas julgo que poderei lixar alguma daquela ferrugem e aproveitar os lugs/aros/etc.

A intenção é cortar todas as peças a meio e ficar com 4 pads resultantes dos cortes dos timbaloes mais pequenos e obter 2 pads para bombos de pé do timbalão de chão. Dependerá do tamanho do timbalão de chão mas julgo que até dará para cortar em 3 partes.

Um outro negócio é de um pedal de bombo por 15€ (http://imgur.com/fMwFn).

Até agora este é o material de bateria que, em principio, conseguirei.

Portanto, se conseguir este material os gastos serão de 45€ + valor dos portes de envio (que julgo no máximo ser de 10€)

A rack será construída por mim de raiz e estive a "projectar" os clamps e a estrutura base e é bastante simples. Dei um saltinho ao ACC (ume empresa de venda de material de bricolage/construção de Barcelos) e encontrei abraçadeiras deste género mas com uma porca/rosca soldada e com uma borracha pela parte de dentro.

A porca é m8 pelo que procurei por um varão enroscado do mesmo tamanho e a ideia inicial era a de dobrar o varão para fazer um L com o objectivo de fazer algo deste género onde cada pad se apoiaria tal como acontece nas baterias acústicas.

Fiz um primeiro teste para tentar dobrar a rosca mas foi uma tentativa falhada porque acabou por partir e também por culpa minha, não foi correctamente executada a tentativa :P. Contudo isto pôs-me a pensar noutra solução e ao deparar-me com este clamp cheguei à seguinte solução onde corto o varão em partes pequenas para poder unir duas abraçadeiras que podem ser rodadas em qualquer ângulo desejado. Esta solução pode ser usada para a união da barra horizontal com as verticais que farão de pernas bem como serve para, alterando a segunda abraçadeira, para prender um ferro que serve de suporte para os pads.

Contas feitas assim por alto sobre os gastos do material necessário para o rack, o total seria à volta de 30€.

Bom, a minha questão é a seguinte, o rack + os pads (sem a parte electrónica) + 1 pedal já tenho um gasto de 90€ +-.

A parte electrónica (os piezos):
  • 2 piezos para a "tarola"
  • 1 piezo x 3 para os "timbaloes"
  • 1 piezo x 2 para os "bombos de pé"

Os piezo ficam por cerca de 80 cêntimos portanto 5.6€

95.6€ (sem contar com fios/parafusos, etc) vou arrondar para 100€. Ora 100€ e isto tudo sem um módulo de som...na musicstore o Alesis Trigger I/O está por 119€ novo o que perfaz 220€ e isto sem pratos ainda...

A minha questão é então, o que acham? Sigo com o projecto ou então aposto num negócio como este?

Opiniões são mais que bem vindas : )


Obrigado.

João Gonçalves

Última edição de Chuckytuh : Seg, 7 de Maio de 2012 às 01:19.
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Maio de 2012   #2
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Viva. Parabéns pelo projecto. Na minha opinião acho que te dará mais gozo tocares numa bateria única e que tu a construíste do que comprares uma já feita em que não tens trabalho nenhum e provavelmente a menor custo.

Por outro lado, acredito que vai haver muita gente a seguir este post (inclusivé eu) para também saber como se faz uma "brincadeira" deste género.

Força nisso e alguma dúvida que tenhas no que toca a trabalhar com madeiras, comunica!!
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Maio de 2012   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Os pratos, se calhar vais gastar mais de 100€ (pads + cabos + suportes).
Ou seja, já vais a caminho dos 300 e tal. Acho que com mais 50 euros ou um pouco mais até consegues comprar uma Roland TD-3.

É que o mercado de usados das electrónicas está actualmente com boas ofertas, e por muito que tentes construir uma tu, o resultado em termos de custos vai dar ela por ela com baterias já com alguma qualidade e com mais funções.

Acho que o DiY é muito válido como forma de acrescentar, p.ex., um pad, refazer a rack, etc., de início não sei.

O teu projecto acho que está muito bem pensado, a questão mesmo é se compensa em termos de investimento de dinheiro e de tempo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Maio de 2012   #4
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

concordo com o Miguel Martinho.
Eu também já fiz algumas coisa em termos de DIY para eletrónicas, mas sempre para acrescentar ou melhorar algumas coisa.

Para cronstruires tudo de raiz, acho que te vai ficar sempre um pouco mais caro. (até porque te faltam aí alguns custos).

Só uma curiosidade. pizes 80 centimos...? Que piezos estavas a pensar colocar?
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Maio de 2012   #5
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Citação:
Mensagem Original de nickmason Ver Mensagem
Viva. Parabéns pelo projecto. Na minha opinião acho que te dará mais gozo tocares numa bateria única e que tu a construíste do que comprares uma já feita em que não tens trabalho nenhum e provavelmente a menor custo.

Por outro lado, acredito que vai haver muita gente a seguir este post (inclusivé eu) para também saber como se faz uma "brincadeira" deste género.

Força nisso e alguma dúvida que tenhas no que toca a trabalhar com madeiras, comunica!!
Obrigado pelas palavras de incentivo!

Realmente o que me está a motivar é o facto de eu ficar com algo construído por mim de raiz e chegar ao "fim" (não terá fim pois este tipo de projecto está sempre em alteração) e sentir uma enorme realização pessoal.

A nível de madeira julgo que não necessitarei de nada em específico pois, ao conseguir o negócio, tudo já vem dos timbalões que mostrei acima, contudo agradeço a disponibilidade e assim o farei quando tiver dúvidas!:D


Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Os pratos, se calhar vais gastar mais de 100€ (pads + cabos + suportes).
Ou seja, já vais a caminho dos 300 e tal. Acho que com mais 50 euros ou um pouco mais até consegues comprar uma Roland TD-3.

É que o mercado de usados das electrónicas está actualmente com boas ofertas, e por muito que tentes construir uma tu, o resultado em termos de custos vai dar ela por ela com baterias já com alguma qualidade e com mais funções.

Acho que o DiY é muito válido como forma de acrescentar, p.ex., um pad, refazer a rack, etc., de início não sei.

O teu projecto acho que está muito bem pensado, a questão mesmo é se compensa em termos de investimento de dinheiro e de tempo.
O que refere em relação aos pratos foi também umas das causas da questão que coloquei no post, entretanto fui fazendo mais alguma pesquisa e deparei-me com método para fazer pratos com acrílico mas confesso que a ultima vez que comprei acrílico já foi à uns anitos para uma tentativa de modding da caixa do meu pc e não ficou muito barato.. Vou tentar dar um saltinho à loja local amanhã para saber mais informação dos preços porque afinal de contas uns pratos com cerca de 20cm de diâmetro é mais que suficiente. Em relação ao suporte, estes estão / estarão fixos ao rack a construir.
Outra solução temporária até obter mais € para comprar os ideais pratos Surge da Alesis é mesmo umas placas em madeira que sempre dá para fazer o trigger ou então usar os dois pads que tenho do kit do guitar hero world tour

Actualmente vivo num apartamento pelo que estou limitado ao barulho que posso fazer e olhando para as soluções de mercado das edrums mais baratuchas (a rondar os 300€) os pads são todos eles barulhentos e os módulos (os das fame/millenium/etc..) são bastante maus, já para não falar da qualidade dos materiais, etc..

Outra coisa que também não me atrai numa edrum comercial é o aspecto, são demasiadamente feias, quero obter o look & feel de uma acústica, nunca tive uma, sempre quis ter, e assim sempre dá para me enganar :P

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
concordo com o Miguel Martinho.
Eu também já fiz algumas coisa em termos de DIY para eletrónicas, mas sempre para acrescentar ou melhorar algumas coisa.

Para cronstruires tudo de raiz, acho que te vai ficar sempre um pouco mais caro. (até porque te faltam aí alguns custos).

Só uma curiosidade. pizes 80 centimos...? Que piezos estavas a pensar colocar?
Sim, é verdade, faltam alguns custos mas também já estive a fazer mais pesquisas para tentar dar a volta à situação. O primeiro grande custo que consegui evitar era o da rack, acredito que com o que tenho em mente vou conseguir fazer um rack jeitoso e versátil e tudo na casa dos 35€, o outro grande custo era o do módulo. Existem dois grandes projectos de DIY drum modules que são eles o www.megadrum.info e o www.edrum.info, ambos são projectos muito bons e com resultados a nível dos produtos do mercado contudo a complexidade não é muito baixa. Estou ainda a estudar uns outros projectos mais pessoais e pequenos que me parecem estar muito bons, não falo deles aqui pois vou tentar fazer um post nesta thread especificamente sobre eles.

A ideia deste projecto era ser o mais DIY possível e para tal passa para construção de um módulo também e sinceramente fazer algo para converter sinais analógicos para MIDI é extremamente simples, acreditem.

Os piezos que encontrei foram estes, são piezos de 30mm.
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Maio de 2012   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

É como já disse na tua apresentação, estou bastante curioso com este teu projecto.

Havia aqui no forum um tópico de como faze pads a partir de discos de rebarbadora. Foi um projecto de um membro... e acho que também ha´algures a falar de pratos diy. Ver se encontro.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Maio de 2012   #7
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Boa noite,

também ando a pensar em algo deste género, mas não queria estragar a minha bateria velha.. queria apenas meter Mesh Heads e arranjar uns triggers ou uma alternativa para tocar ao vivo em certos bares em que as baterias acústicas fazem muito barulho. Se fizer isso continuo a usar na mesma pratos "verdadeiros".

Tem atenção que esse módulo não tem sons, serve apenas para ligares os triggers a um computador (envia sinal MIDI e tens de atribuir os sons no computador).

Vou continuar a acompanhar o projecto!


Abraço
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Maio de 2012   #8
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Citação:
Mensagem Original de João Ramos Ver Mensagem
Boa noite,

também ando a pensar em algo deste género, mas não queria estragar a minha bateria velha.. queria apenas meter Mesh Heads e arranjar uns triggers ou uma alternativa para tocar ao vivo em certos bares em que as baterias acústicas fazem muito barulho. Se fizer isso continuo a usar na mesma pratos "verdadeiros".

Tem atenção que esse módulo não tem sons, serve apenas para ligares os triggers a um computador (envia sinal MIDI e tens de atribuir os sons no computador).

Vou continuar a acompanhar o projecto!


Abraço

Pois, eu é que nao tenho bateria acústica nem posso ter por causa do local onde vivo contudo também só vou fazer a conversão porque arranjei um negócio porreiro.

Em relação ao módulo, sim eu sei que faz apenas a conversão do sinal analógico dos triggers (piezos) para MIDI como acontece com o Trigger I/O da Alesis mas no caso do projecto megadrum.info ele funciona como um DM5 ou outro módulo de som.

Estas duas semanas que se avizinham vão ser complicadas por causa da faculdade contudo vou tentar ao máximo partilhar mais informações e actualizações referentes às minhas descobertas

Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Maio de 2012   #9
Morennorox
 
Membro desde: 2-Mar-2012
Local: Rio de Janeiro
Mensagens: 120
Morennorox está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

O megadrum naum tem sons proprios tb... assim como no Trigger io... eu fiz a minha conversão com uns tons velhos, criei a captação com piezos e fios... funciona q é uma beleza, vejam:


mesmo com pratos eletrônicos vc consegue um bom resultado! é claro q ao vivo em alguns lugares vc consegue mesclar acústico e eletronico numa boa. Tem bares tão pequenos com nem dá pra usar pratos acusticos pq senaum o som som da bateria tem q subir pra acompanhá-los em volume e nesse caso naum tem pq usar bateria eletronica!
bem... eu aconselho quem tiver condições de fazer a conversão q o faça pq é muito bom aprendizado em eletrônica e seus vizinhos vão agradecer!!
rsss!!
__________________
MacPro3,1 / Mountain Lion 10.8 / Pro Tools 9Hd / Logic 9
Alesis trigger io / edrum DIY / Superior Drummer / Rio de Janeiro Brasil
Morennorox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Maio de 2012   #10
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Alguem sabe qual é o nome em português desse tipo de esponja que aparece no video (e equipa por exemplo os pads mesh da roland)?

Eu usei aquela espuma branca que vem normalmente a embalar aparelhos eletrónicos para condicionar o trigger (com bons resultados), mas gostava de saber onde arranjo essa espuma...
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Maio de 2012   #11
Morennorox
 
Membro desde: 2-Mar-2012
Local: Rio de Janeiro
Mensagens: 120
Morennorox está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Bloco de lixa (lixa de unhas), comprei numa loja de produtos para salão de beleza!
veja:
http://www.ebay.com/itm/2-x-4-way-Hi...ht_3016wt_1058
__________________
MacPro3,1 / Mountain Lion 10.8 / Pro Tools 9Hd / Logic 9
Alesis trigger io / edrum DIY / Superior Drummer / Rio de Janeiro Brasil
Morennorox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Junho de 2012   #12
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Viva! Já muito tempo se passou desde o ultimo post contudo não tem sido fácil e só recentemente é que comecei a receber algum material em casa.

Actualmente já gastei:
  • 30€ por 3 timbalões + 25€ de portes
  • 15€ por 1 pedal + ~6€ de portes
  • 4€ 4 metros quadrados de rede mosqueteira
  • 1.80€ de fio norte
  • 2€ por 2 parafusos para dois lugs (nunca pensei que ficasse tao caro :<)
Somando já tenho 83.8€ investidos..


Podem seguir este albúm para ver fotos do que está já feito, nao é grande coisa ainda porque o tempo nao tem sido muito. Ainda esta semana vou tentar cortar os 3 timbalões, lixa-los, preencher os buracos desnecessários e meter uma nova película.

Uma vez que os aros têm alguma ferrugem estou a ponderar lixar ao máximo e tirar o cromado para pintar com um preto fosco.

Até agora experimentei dois tipos de execução das "mesh heads", uma cosida e outra com cola quente. A primeira funciona direito contudo, devido à espessura do fio norte, custa um pouco a encaixar na shell, a segunda não ficou bem porque em algumas partes derreteu a rede lol.

Amanhã vou tentar uma mistura dos dois pois gostei do facto de que com a cola consigo "imprimir" uma forma mais natural na mesh head e depois cozo por forma a que os fios não fiquem a ocupar espaço pela parte exterior.

Estou também a estudar bem o projecto megadrum.info e cada vez estou mais virado para construir o meu contudo existe um ponto contra que explicarei num post específico sobre o megadrum para breve.

Chuckytuh adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 11 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Morennorox Ver Mensagem
O megadrum naum tem sons proprios tb... assim como no Trigger io... eu fiz a minha conversão com uns tons velhos, criei a captação com piezos e fios... funciona q é uma beleza, vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=wLfB0FOWFpY
http://www.youtube.com/watch?v=aOS12Vr4exw

mesmo com pratos eletrônicos vc consegue um bom resultado! é claro q ao vivo em alguns lugares vc consegue mesclar acústico e eletronico numa boa. Tem bares tão pequenos com nem dá pra usar pratos acusticos pq senaum o som som da bateria tem q subir pra acompanhá-los em volume e nesse caso naum tem pq usar bateria eletronica!
bem... eu aconselho quem tiver condições de fazer a conversão q o faça pq é muito bom aprendizado em eletrônica e seus vizinhos vão agradecer!!
rsss!!

Já conhecia os seus vídeos do youtube e estão muito bons! Esse kit está muito bem conseguido! Parabéns!

Última edição de Chuckytuh : Ter, 19 de Junho de 2012 às 07:01. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Junho de 2012   #13
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Olá.
Excelente projecto.

Em termos de custos, acho que possivelmente ficaria mais barato comprares uns timbalões novos do mais barato que houvesse. A recuperar esses em condições, ainda vais gastar algum €. Mas ok, assim o factor "DIY" aumenta!

Quanto à forma como fizeste as mesh heads, eu no teu lugar se calhar cozia mesmo na parte de cima o mais junto ao aro possóvel. Mesmo vendo-se as cozeduras, depois do lado de cima, acho que até é capaz de dar um ar engraçado. Se não gostares podes sempre por um anel daqueles tipo abafador a tapar.

Acho que a cola quente não vai aguentar as pancadas. Eu ponho cola quente nas soldas dos piezos, e mesmo assim (estão encostados a esponja), ás vezes com o passar do tempo, a cola acaba por sair.

Outra solução que podia ser engraçada, era derreteres a rede e tental "soldar" a rede. não sei se dá, só experimentando.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Junho de 2012   #14
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
Olá.
Excelente projecto.

Em termos de custos, acho que possivelmente ficaria mais barato comprares uns timbalões novos do mais barato que houvesse. A recuperar esses em condições, ainda vais gastar algum €. Mas ok, assim o factor "DIY" aumenta!

Quanto à forma como fizeste as mesh heads, eu no teu lugar se calhar cozia mesmo na parte de cima o mais junto ao aro possóvel. Mesmo vendo-se as cozeduras, depois do lado de cima, acho que até é capaz de dar um ar engraçado. Se não gostares podes sempre por um anel daqueles tipo abafador a tapar.

Acho que a cola quente não vai aguentar as pancadas. Eu ponho cola quente nas soldas dos piezos, e mesmo assim (estão encostados a esponja), ás vezes com o passar do tempo, a cola acaba por sair.

Outra solução que podia ser engraçada, era derreteres a rede e tental "soldar" a rede. não sei se dá, só experimentando.

Sim, os custos vão aumentar mas parece-me que menos do que estava à espera

Relativamente ao teste com a cola quente não correu muito bem lol, apenas consegui colar em condiçoes uma única camada da rede e não creio que fique muito resistente..

Irei cozer novamente mas de forma diferente, a tentar manter alguma folga para que não crie tanta tensão a apenas encaixar na madeira.

Ultimamente tenho andado a pesquisar soluções para a rack e hoje já comprei ferro galvanizado e ficou por 13.43€ já com os cortes como queria, foram cerca de 7 metros! Esta a 9.60€ por cada 6 metros por isso nao foi assim tão caro ^^ O diâmetro é de 30mm.

Actualizei o album com as novas fotos do ferro que comprei, podem ver aqui.



Isto é uma sobra dos tubos que usei para exemplificar como eventualmente irão ficar as extremidades dos vários tubos. Essas "tampinhas" de borracha custaram 0.25€ cada e parece-me que dão um aspeto agradável. Essas abraçadeiras servirão como já antes referi para unir os tubos verticais com os horizontais e, como podem ver no album, servirão também como "clamp" para os timbalões ao estilo dos clamps de "L rod". Cada Abraçadeira com essa borracha custa 0.53€ contudo, no mesmo loca, tem abraçadeira sem a borracha por 0.25€ e se entretanto encontrar por aqui tipo uma folha de borracha ou até mesmo uma camara de ar de uma bicicleta furada consigo poupar uns trocos.

As medidas da rack foram tiradas desta rack :http://www.thomann.de/pt/yamaha_hxr4...e_drumrack.htm

Como nunca tive uma bateria não sei ao certo que dimensoes devem ser e confesso que tb nao tenho muita facilidade a visualizar/imaginar o que são 60 cms por exemplo x). As medidas dos meus ferros têm uma ligeira diferença em tamanho em ralaçao a esses, em vez de ter cortado dois tubos de 85cm para a montagem dos toms cortei com 90cm que é igual à altura dos tubos verticais que servem de perna para o tubo central.

Basicamente tenho 4 tubos com 90cm, 1 tubo com 100cm, dois com 60 cm que servirão para os pes dos tubos de montagem dos pads laterais como podem ver na imagem da rack, e apenas dois tubos de 50cm para servir de pés. Não comprei tubos para os pés dos tubos laterais pelo que ficarão apenas assentes no chão.

Vejam esta imagem para verem as medidas:




Listagem do material que comprei hoje:
  • 7 metros de um tubo de ferro galvanizado já cortado: 15.43€
  • Abraçadeira (comprei apenas duas para testar) 0.53€ * 2
  • Tampa de borracha para os tubos: 0.25€ * 2
Portanto os gastos em material vão em: 83.8 € + 15.43€ + 1.06€ + 0.5€ = 100.79€




Sobre o material elétrico, estou ainda a tentar decidir se construo o megadrum (que era mesmo o que queria!) ou o microdrum com uma pequena variação minha em que não utilizaria todo o Arduino mas sim apenas o AVR (O microcontrolador que o arduino tem). Prometo que no futuro faço um ou mais posts sobre o módulo e as várias possibilidades que existem mas para já queria despachar o material "físico".
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Junho de 2012   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Estou a ver que o projecto continua a andar a bom ritmo.
A rack parece-me que vai ficar com bom aspecto.
Acho que realmente podes optar pela não colocação dos pés nos 2 pontos que referes. O peso principal vai assentar na secção central e se esta estiver estável, toda a rack vai estar.

Não tens perto de ti uma loja de pneus? Lá deves arranjar a borracha para as abraçadeiras.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Novembro de 2012   #16
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Viva!

Sei bem que desde Junho até é muito tempo para quem ia tentar apresentar aqui todo o processo da criação desta bateria home made mas acho que o motivo é aceitável!

Uma coisa posso dizer, já passei a marca dos 700€ x) Mas tenho uma acústica toda completa, pode não ser nada topo de gama mas tem servido para me entreter e para aprender..

Uma pessoa conhecida teve a bondade de me oferecer um bombo + 3 timbalões + tarola, tudo marca ranger, comprei suporte para tarola + suporte girafa + suporte recto para pratos, um set de pratos usados (Meinl MCS, não são grande pistola, eu sei, mas têm servido bem para o que preciso) , umas peles novas e onde perdi a cabeça, um pedal duplo iron cobra junior :x

Pondo de parte a acústica, já terminei a rack e tinha começado a recuperar os timbalões mas entretanto começaram as aulas e não tenho tido grande tempo... contudo tive mais uma sorte, uma pessoa amiga ofereceu-me um bombo de pé mais dois timbalões que vou usar para a base da bateria electrónica :D

Ah! Comprei também um módulo Alesis Trigger I/O, está ainda fechado na caixa e até me dá dó vê-lo lá! :/

Vou tentar hoje pegar no que me ofereceram e fazer a conversão para ligar já o módulo, pelo menos já vejo algo feito :P


Abraços!
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Novembro de 2012   #17
nmpms77
 
Membro desde: 2-Out-2011
Local: setubal
Mensagens: 141
nmpms77 será famoso em breve
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

bOas, tenho acompanhado o teu projecto e acho-o muito interessante, eu tb gosto de alterar as coisas de maneira a se adaptarem a mim ( não é tunning para os outros verem).
Tenho uma pergunta em relação as peças da rack. Qual é a medida exterior e interior dos teus tubos e onde arranjar essas braçadeiras que fazem a ligação dos tubos.
Eu tenho aqui uns tubos de inox de 1-1/2"(POLEGADA E MEIA que acho que corresponde a 38 ou 36mm exterior) e gostava de fazer uma rack com eles pois ja vi o esquema que fizeste e as medidas que tenho dão perfeitamente para isto, só não consigo é arranjar braçadeiras com estas medidas, sem ser nas marcas que vendem/fabricam (gibraltar, dixon,etc) e fazendo as contas entre braçadeiras e clamps vai acima dos 160€ e eu não queria fazer um assalto destes á "caixa das esmolas".
nmpms77 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Novembro de 2012   #18
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Citação:
Mensagem Original de nmpms77 Ver Mensagem
bOas, tenho acompanhado o teu projecto e acho-o muito interessante, eu tb gosto de alterar as coisas de maneira a se adaptarem a mim ( não é tunning para os outros verem).
Tenho uma pergunta em relação as peças da rack. Qual é a medida exterior e interior dos teus tubos e onde arranjar essas braçadeiras que fazem a ligação dos tubos.
Eu tenho aqui uns tubos de inox de 1-1/2"(POLEGADA E MEIA que acho que corresponde a 38 ou 36mm exterior) e gostava de fazer uma rack com eles pois ja vi o esquema que fizeste e as medidas que tenho dão perfeitamente para isto, só não consigo é arranjar braçadeiras com estas medidas, sem ser nas marcas que vendem/fabricam (gibraltar, dixon,etc) e fazendo as contas entre braçadeiras e clamps vai acima dos 160€ e eu não queria fazer um assalto destes á "caixa das esmolas".
Viva!

Os tubos que tenho são de 30mm (diametro externo) e na altura também não tinha encontrado abraçadeiras de 30mm pelo que comprei de 35mm.

Inicialmente eu queria ter feito as ligação entre os tubos verticais e o horizontais desta forma mas depois de ter gasto um valor considerável em muitas abraçadeiras como as visíveis na imagem conclui que aquilo não ficava nada seguro, abanava por todos os lados lol.

Depois andei à procura de uns "Ts" em pvc mas tudo o que encontrava não era o que pretendia até que encontrei uns divisores para mangueiras em T feitos de plástico que tinham 30mm precisamente

O que na altura fiz foi:



Ou seja, fiz quatro cortes com um serrote largo para que seja possível depois com uma abraçadeira apertar o T de plástico contra o tubo de metal.

Podem ver aqui a estrutura final, sei que não fica muito bonita mas enfim... Ah e aí aproveitei as abraçadeiras que tinha comprado para apertar os Ts de plástico mas honestamente aconselho a usar deste género:


porque vai apertar de forma mais distribuída em redor do tubo.

No album que linkei acima dá para ver um dos timbalões já "pendurado" na estrutura, o que fiz foi usar uma abraçadeira (de 35mm) com duas borrachas para prender bem no tubo e metade de outra abraçeira para ficar algo assim:



Espero que seja perceptível

Ainda tenho que arranjar uma solução para os pratos lol.


Outra coisa que tenho pensado é que se fosse hoje em que estava a começar este projecto tinha feito a rack de maneira muito diferente..teria feito exactamente igual à pearl dr-80...



Parece-me que tinha tido menos problemas para as junções e mesmo para depois fazer clamps seria mais fácil..

Enfim, fica aqui também outro site de uma DIY Rack http://www.morse-code.com/id219.htm

Mais dúvidas, apita!
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 4 de Novembro de 2012   #19
nmpms77
 
Membro desde: 2-Out-2011
Local: setubal
Mensagens: 141
nmpms77 será famoso em breve
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Boas,
Obrigado pelas ideias, vou tentar cojugar as tuas soluções com as do link que postaste, já me resolve bastantes problemas.
Depois quando tiver alguma coisa mando fotos.
obrigado e abrax
nmpms77 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Novembro de 2012   #20
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Aqui nas minhas pesquisas e horas e horas de interwebz encontrei este album que mostra um DIY Rack também, esse parece ficar bem mais estável mas honestamente não estou a ver como é que o autor fez os clamps. Dá para ver aqui também que ele usa essa mesma rack mas com outro tipo de pads o que me deixa bastante intrigado relativamente aos clamps que ele fez...honestamente se descobrir como é que ele os fez acho que vou abrir mão da carteira e montar uma rack assim..como já referi, parece bem mais estável e sólida..

Cumpts!

Chuckytuh adicionou o seguinte texto, 6 minutos e 54 segundos depois:

Hm, encontrei o blog do autor : http://jghostman.blogspot.pt/search/label/Drums

Aí dá para ver uma foto close-up do l-rod e como ele é preso à rack.. será que o tipo fez aquele "clamp" com uma chapa ou isto encontra-se à venda?


Edit:

Ups, ao que parece este tipo de estrutura chama-se "Superstrut" e tem existe o seguinte site: http://www.tnb.com/ps/endeca/index.c...3845+4188&Ntt=

Como podem ver aí há vários tipos de clamps...será que há disto à venda em Portugal? Como se chama?

Última edição de Chuckytuh : Seg, 5 de Novembro de 2012 às 08:01. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Novembro de 2012   #21
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Ao longo deste projecto tive a felicidade de ser "presenteado" por um kit acústico antigo constituído por 2 timbalões e um bombo de pé. Nestes últimos dias tenho andado a testar várias formas de fazer os triggers mas sempre baseado no esquema do "crossbar/cone" que é tão falado no fórum v-drums.

Não tenho tido grande sucesso com as espumas que arranjei, tanto em cone como em bloco acontecia por lançar notas falsas (não são as de euro...) e cheguei ao limite da minha paciência, acho que cheguei a tirar e meter a pele umas 60/70 vezes num dia.

Neste momento o que tenho é algo muito rudimentar e feio mas que tem funcionado bem no que toca ao triggering mas tem ainda um problema, sempre que bato na pele com mais força a espuma foge de sitio x)

O que estou a pensar fazer é meter o trigger dentro de uma daquelas caixas de cds em que cabem muitos, daquelas altas, e fixar a caixa à ponte de madeira.

Deixo-vos duas imagens do que tenho até agora e peço desculpa pela má qualidade..

"Trigger":
http://imgur.com/u8jad

Kit:
http://imgur.com/iIPzn

Está tudo desarrumado porque no local onde estou a testar o espaço é reduzido.

Cumprimentos!
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Novembro de 2012   #22
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Boas Chuckytuh!

Eu tenho um esquema parecido com esse implementado, e a funcionar na perfeição. Olhando para aí, sinceramente, acho que tens muita espuma... eu também tentei fazer cones com as dimensões da Roland e tal, mas esquece, revelou-se infrutífero. O melhor resultado a que cheguei foi usando aquela espuma branca que vem nas caixas de aparelhos eléctricos, e uma altura aí de 2 cm de espuma. Nunca me dá falsos positivos, e em termos de dinâmicas é surpreendentemente bom!! Usei também um piezo mais pequeno do que o normal (2cm de diâmetro) porque o resultado foi melhor...

Quando puder ponho-te aqui ums fotos para teres uma ideia.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Março de 2013   #23
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Infelizmente ao meio do projecto perdi maior parte das facturas que guardava para poder saber os gastos que tinha pelo que hoje em dia já nao sei quanto gastei na totalidade mas a verdade é que terminei o kit e está a bombar..claro está que dizer que o kit está terminado é errado porque quando temos a possibilidade de fazer o que se quer certamente não se fica pelo que se tem lol

Se tiverem interesse segue aqui o link para um álbum com fotos do kit mas deixo-vos aqui uma foto

Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Outubro de 2013   #24
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Muita coisa mudou desde a última vez que postei aqui e como tal vou mostrar-vos o que alterei lol



Refiz a base dos meus triggers e adicionei resistências variáveis para poder ter mais controlo sobre a sensibilidade de cada pad!



Podem ver na imagem acima a minha tarola com duas zonas e o "circuito" com a resistência variável do piezo da pele. O segundo piezo está colado à madeira que por sua vez está em contacto directo com a shell o que faz com que o triggering do rim seja perfeito em todo o lado!

Refiz também os meus pratos! Deixei de lado os pratos de acrílico que tinha feito e converti uns pratos de bronze e agora sim, estou contente! O feeling e o triggering estão perfeitos!



O que vêm debaixo do prato é fita betuminosa autocolante que serve para reduzir o barulho acustico e as vibrações do prato! O que vêm em cor de aluminio é um switch que permite fazer choke do prato..não é bonito mas funciona lol. Estou neste momento a testar uma outra solução para choke com base num integrado que permite fazer sensores capacitivos..

Outra coisa que mudei também foi o sensor de variação do hihat..agora ele fica escondido entre dois pratos!



Espero que gostem
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Outubro de 2015   #25
Reuben Rhodo
 
Membro desde: 7-Out-2014
Local: Lisboa
Mensagens: 2
Reuben Rhodo é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Boas Chuckytuh,

Antes de mais parabéns pelo teu projecto, não sei se continuas a trabalhar nele ou a evolui-lo mas está altamente! keep going!
Eu também estou a querer transformar a minha bateria numa acústica mas sem "estragar" a essência da acústica. O meu objectivo, como agora moro num prédio, é gravar vídeos e mostrar o que sei deste mundo e sempre que quiser dar concertos acústicos ou electrónicos estará sempre disponível.
Aquilo que eu te queria perguntar é onde é que arranjo ou faço um sensor de variação para o Hit-Hat? Os pratos é aquilo se será mais difícil transformar sem estragar mas já vi tanta coisa que estou quase lá, só preciso estudar mais um bocado. heheh


Obrigado pela ajuda e continua a partir a loiça toda
Reuben Rhodo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Estudo: Fisiologia do Baterista shorebrak Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Seg, 14 de Março de 2011 19:14
Procuro bateria electrónica para colocar no apartamento. O que acham das FAME? Opinem! shaq Baterias Electrónicas 39 Seg, 23 de Agosto de 2010 16:53
Quero comprar uma tarola para a minha bateria musical acústica. Quais as marcas e preços? carlos tavares Aconselhamento para a compra de material 13 Sáb, 26 de Agosto de 2006 05:18



São agora 09:08. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it