Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 11 de Setembro de 2008   #1
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Exclamação Bateria vs. Audição

Introdução
Nos dias actuais, a maioria das pessoas que lidam com música, sejam elas amadoras ou profissionais, expõe os seus ouvidos a volumes de som muito altos, graças aos equipamentos de amplificação. Essa é uma realidade presente em quase todos os contextos musicais, mesmo os que não prevêem um nível de volume alto (jazz, clássico). Até os espectáculos "acústicos", muito na moda hoje em dia, requerem um grande aparato de amplificação para que tanto a plateia como os músicos possam ouvir o que está a ser tocado.
O baterista, em particular, é exposto, não só ao som dos instrumentos amplificados (guitarra, baixo, teclados e vozes), mas também ao som da sua própria bateria, que é um instrumento reconhecidamente alto em termos de volume de som - sem contar que a própria bateria pode estar amplificada.


Nossa Audição
Qualquer tipo de som alto, é indiscutivelmente prejudicial à audição. A frequente exposição a sons altos leva a um processo de lesão auditiva, que começa a afectar a audição das frequências mais altas (sons mais agudos) e progride para as frequências mais baixas (sons mais graves). Embora a audição humana, em perfeito estado, capte frequências de 20 Hz a 20.000 Hz, a maior parte do que precisamos ouvir de fato não passa dos 4.000 Hz. Por exemplo, o som do piano vai até 4.000 Hz; a guitarra vai de 32 Hz até mais ou menos 750 Hz. Ainda assim, essa "reserva" de audição que temos entre 4.000 Hz e 20.000 Hz é usada, por exemplo, quando estamos em ambientes com muito ruído (discotecas, restaurantes, etc). Nesses ambientes, onde as frequências de até 4.000 Hz já estão saturadas pelas vozes humanas e pela música ambiente, o nosso ouvido utiliza as frequências mais altas que 4.000 Hz para interpretar o que o interlocutor está a falar. Caso você já tenha sentido dificuldade em ouvir e entender conversas em ambientes com muito ruído de fundo, é bem provável que já esteja sofrendo um processo de lesão auditiva, ou seja, o seu ouvido já não consegue perceber as frequências mais altas (acima de 4.000 Hz).
Há pessoas que se expõem a situações de alto volume de som e pensam que estão acostumadas por não sentirem nenhum desconforto significante. Isso é um grave engano, visto que a nossa audição é capaz de se adaptar ao som ambiente, atenuando as frequências mais saturadas e, consequentemente, diminuindo o desconforto. Entretanto, o ouvido pode perder essa tolerância, caso a exposição continue a repetir-se.
O processo de perda de audição é cumulativo, ou seja, as pessoas que já passaram um bom tempo das suas vidas expondo-se a sons altos correm risco de lesões auditivas mais sérias. Além disso, mesmo que a pessoa deixe de se expor aos altos volumes de som e/ou passe a proteger sempre os ouvidos, a parcela de audição perdida nunca vai ser recuperada.


O Som
Há seis factores que, combinados, podem tornar a fonte sonora mais ou menos perigosa aos nossos ouvidos:

1. Intensidade - Quanto mais alto o volume do som, mais perigoso será para nossa audição. A intensidade ou pressão sonora é medida em decibéis (dB). No caso de uma bateria, as suas diferentes partes podem alcançar os seguintes níveis:
. bombo: 105 dB
. timbalões: 110-112 dB
. pratos: 115-118 dB
. tarola: 120 dB
É de realçar que, para exposição sem protecção, as instituições de saúde americanas permitem o nível máximo de 115 dB (até 15 min. por dia).

2. Frequência - As frequências mais agudas (pratos e tarola) são mais prejudiciais que as mais graves (bombo, timbalões).

3. Ambiente - O som que ouvimos da bateria é a soma do som directo e do som reflectido pelo ambiente. Ambientes pequenos e acusticamente reflexivos, amplificam o som e são, portanto, mais perigosos que ambientes grandes (ou abertos) e acusticamente não-reflexivos.

4. Tempo - Quanto maior o tempo de exposição a som alto, maior o risco de causar danos à audição.
5. Distância - Quanto mais próxima, mais prejudicial será a fonte sonora. Os "headphones" são um exemplo, pois emitem sons que podem alcançar até 120 dB, directamente aos ouvidos.
6. Histórico pessoal de exposição - Como já foi dito, uma pessoa que tenha passado anos a sujeitar indevidamente os seus ouvidos a níveis perigosos de volume estará mais susceptível a lesões auditivas.

Sintomas
Embora a sensibilidade de cada pessoa seja diferente, na maioria das vezes em que abusamos da nossa audição, os nossos ouvidos dão algum sinal de alerta.

1. Dor - O impacto de um som alto pode causar dor mas, como foi dito, o ouvido pode atenuar essa sensação, mascarando o problema. Em pessoas com maior histórico de exposição, a sensação de dor pode tornar-se mais frequente.

2. Perda auditiva - Após uma exposição prolongada a sons altos, pode haver perda auditiva temporária, voltando ao normal em horas ou dias.
3. Dificuldade ao conversar - Como foi dito, a pessoa pode não perceber que já perdeu parte da sua audição até que sinta dificuldade em ouvir seu interlocutor num ambiente com muito ruído de fundo (restaurantes, bares, etc.).

4. "Tinnitus" - É o que costumamos chamar de "zumbido" no ouvido. É um sintoma muito comum após uma exposição prolongada a um som alto. Este zumbido funciona como um sinal de alerta natural e costuma desaparecer horas ou dias depois. Entretanto, pode tornar-se crónico e, acompanhado de perda auditiva, pode causar vários transtornos. Cabe realçar que o "tinnitus" pode ter outras causas, tais como: reacções a medicamentos, traumatismos, problemas ortodônticos, entre outros.

Medidas de Protecção
Tratando-se da audição, a velha expressão "prevenir é melhor que remediar" é mais que verdadeira. A lesão auditiva ocasionada por som alto, além de não ter cura, é progressiva. Portanto, as medidas de protecção aos ouvidos vão apenas ajudar a preservar uma audição saudável, ou apenas interromper o processo de perda auditiva em ouvidos já lesados.

:: Atenção aos níveis de volume do ambiente. Sempre que necessário, utilize protectores (detalhes mais a frente).

:: Dê preferência ouvir música pelas colunas e não por "headphones".

:: Se houver possibilidades, investir em algum tipo de tratamento acústico no local de ensaios, de maneira que as paredes fiquem menos reflexivas ao som. Podem ser utilizadas, por exemplo, carpetes, tapetes, cortinas, espumas, etc.

:: Nos ensaios, tentem encontrar um volume equilibrado entre todos os amplificadores dos instrumentos. É de evitar também não ficar tão próximo e/ou na direcção dos amplificadores.

:: Use protectores de ouvido. Eles são dispositivos que atenuam o nível de decibéis que chegam aos seus ouvidos. Para quem toca bateria, o seu uso deveria se tornar um hábito e, com poucas excepções, um hábito incondicional. No início pode ser difícil acostumar-se aos protectores, mas trata-se da sobrevivência dos seus ouvidos. A seguir, alguns exemplos e sugestões para protecção dos ouvidos:
. Algodão: é a opção mais barata e prática, mas deve ser usado somente em casos de emergência, pois não oferece a protecção mais adequada. O algodão atenua levemente o volume, principalmente as frequências agudas, mas o suficiente para evitar o famoso "zumbido no ouvido" (tinnitus) após um concerto ou ensaio.
. Silicone maleável: são feitos, originalmente, para nadadores e são moldáveis. Proporcionam uma óptima protecção, atenuam mais as frequências agudas, definindo o ataque e filtrando a reverberação.
. Tampões de Espuma: são protectores cilíndricos ou cónicos em espuma sintética, usados em desportos motorizados. Basta comprimir a espuma, colocar no ouvido e deixar que ela volte a sua forma original, vedando assim o ouvido. É um óptimo protector, mas filtra muito os agudos, modificando o equilíbrio entre as peças da bateria. Reduzem até 30 dB.
. Tampões de cera com algodão: são similares acusticamente aos de espuma.
. Tampões de silicone (rígido): permitem um som mais natural que os protectores de espuma. São laváveis e reduzem até 12 dB.
. Abafadores (tipo headphones): parecem com phones e são muito usados para prática de tiro, em aeroportos e nas indústrias. Reduzem entre 20 e 30 dB e proporcionam um som da bateria mais agradável.

* by Henrique Ludgero

__________________________________________________ __________________________________

Achei este excelente artigo e tive mesmo a necessidade de partilhar com vocês. Porque falar na saúde e no bem estar nunca é demais!

Abraços

Última edição de jotta9 : Sex, 12 de Setembro de 2008 às 01:46.
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Setembro de 2008   #2
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Bateria vs. Audição

oi amigo, obrigado por partilhares esta informação EXTREMAMENTE IMPORTANTE !!!

Eu sou o Verdadeiro Mau exemplo disso, mas depois de ler isto, vou mesmo aplicar essa REGRA em Mim mesmo, Tenho a mania de Ligar o P.A. do meu Estudio, e tocar as playlongs por cima com a bateria. xego a ficar ummas 2h ou 3h assim a tocar, no final acabo sempre por parar, nao pelo cansasso fisico de estudar, mas sim por causa dos ouvidos, começam a doer!!! Tenho a sensação que ja se apoderou de mim uma pequena perda de audição, ( ainda oiço bem lol) mas se continuar assim eu sei que vou ter problemas gravissimos no futuro.

Amanha mesmo irei tratar desse assunto, e comprar uns Headphones fechados da vic firth. Tem de ser, mesmo!

Façam o mesmo pessoal...

cuidem-se, isto é tudo muito bonito, mas pra continuarmos a fazer o que gostamos, temos que zelar pela nossa Saúde primeiro.


Excelente Tópico.
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso

Última edição de Fabinni : Qui, 11 de Setembro de 2008 às 02:51.
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Setembro de 2008   #3
Granate
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 60
Granate será famoso em breveGranate será famoso em breve
Re: Bateria vs. Audição

Desde que comprei a minha primeira bateria que toco com protectores de caça e eventualmente phones in ear por baixo. Fico com um som muito mais bem definido do que sem eles, para além de que fico protegido.
No natal do ano passado tive a sorte da minha tia me oferecer uns tampoes profissionais feitos a medida com um filtro especialmente desenvolvido para os sons agudos.... Tive a sorte de usar sempre alguma coisa para proteger....

Só um aparte. Parece que estamos a falar de preservativos e de sida... loool
abraço
__________________
No pain,
No gain...
keep on rockin in the free world
Granate não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Setembro de 2008   #4
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Re: Bateria vs. Audição

Eu confesso que não uso sempre protecção para os ouvidos..

Mas quando uso é silicone maleável, uns amarelos muita giros (comprados na Leroy Merlin) xD, ou os phones, que por pouco que abafem, sempre protege, ou então os 2 ao mesmo tempo!!

Embora todos gostarmos do que fazemos, é desnecessário sairmos lesados por isso! Por isso, malta! Usem protecção! (Realmente parece que estamos pr'aqui a falar de DST...) xD

Um abraço. Cuidem-se!
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Setembro de 2008   #5
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Bateria vs. Audição

sim, um grande assunto para ser discutido no forum, eu proprio ja uso uns abafadores, os pratos, ao fim de algum tempo, começam a provocar um dorzita nada agradavel :/

.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Setembro de 2008   #6
Gonxalo
 
Membro desde: 25-Dez-2007
Local: evora
Mensagens: 153
Gonxalo está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

Excelente topico!
Nós tambem nos devemos preocupar com este tipo de problemas, pois se queremos continuar a ter uma boa audição é necessario ter cuidado.

Eu na verdade ate nao estou muito protegido, pois uso uns headphones, mas enfim, tem que ser assim.

Abraços!!
__________________
I live for music!!
Gonxalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Setembro de 2008   #7
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Bateria vs. Audição

Good work!
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Setembro de 2008   #8
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: Bateria vs. Audição

Obrigado pelo post excelente. eu uso protectores da alpine para musicos com umas peças que se muda para alterar a quantidade de decibeis a filtrar excelente!!!!
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Setembro de 2008   #9
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Bateria vs. Audição

Muito obrigado Kip! Às vezes não se tem bem a noção de como é que o som nos pode afectar, principalmente ao tímpano no ouvido interno. Está aí tudo, senão estará grande parte das causas/efeitos/protecções.

Abraço
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Março de 2009   #10
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: Bateria vs. Audição

Tópico muito interessante.


''Dê preferência ouvir música pelas colunas e não por "headphones" ''

Estão a falar destes phones ?
http://www.networkingaudiovideo.com/...Headphones.jpg


ou destes ?
http://www.lowtek.ca/roo/wp-content/...pod_phones.jpg
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Março de 2009   #11
LorDrummeR
 
Membro desde: 12-Out-2007
Local: Viseu
Mensagens: 83
LorDrummeR está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

Eu infelizmente acho qe já fui "infectado", ás vezes dou por mim a perguntar "o quê" durante uma conversa algumas vezes
LorDrummeR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Março de 2009   #12
André Alves
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 78
André Alves está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

Excelente post, parabéns pela qualidade, pois eu, como alguns, toco quase todos os dias e normalmente, sempre que ensaio, uso tampôes de silicone porque para quem pensa estudar a vida toda, gostaria de chegar aos 50 de perfeita audiçaõ, o que já não é possível..

12db's parece-me bem..
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Março de 2009   #13
Mad_Ricky
 
Membro desde: 31-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 18
Mad_Ricky está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

Citação:
Mensagem Original de Pearl_addicted Ver Mensagem
Tópico muito interessante.


''Dê preferência ouvir música pelas colunas e não por "headphones" ''

Estão a falar destes phones ?
http://www.networkingaudiovideo.com/...Headphones.jpg


ou destes ?
http://www.lowtek.ca/roo/wp-content/...pod_phones.jpg
Acho que os headphones que se falava devem ser todos em geral, tanto os fones normais como os headphones (os "grandes"). Mas tambem acho que deve ser menos prejudicial usar os headphones em vez dos fones pois abafam mais o som de fora e assim consegues meter menos volume ouvindo na mesma.. Mas metendo o mesmo volume em ambos os tipos de fones, acho que provocam o mesmo dano.

Uma coisa que faço é meter sempre o volume no minimo, seja em que ocasião for, mesmo no metro barulhento ou na rua cheia de confusão. Mas devo confessar que já começo a nao conseguir ouvir a musica nesses casos...

Mas supostamente, em concertos não é preciso usar protecção porque é um espaço muito mais aberto (excepto se for em bares) e nao fazem tanto dano aos ouvidos, ou acham que mesmo assim se deve usar protecção? É que vou ter um concerto já amanha.. Obrigado
Mad_Ricky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Março de 2009   #14
André Alves
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 78
André Alves está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

Eu pessoalmente nunca uso em concertos, há muita perda de sensibilidade auditiva, pois a arte está em saber ouvir e expor o ritmo consoante essa percepção.

Só uso num caso, caso tenha de fazer coros porque não sou vocalista mas ajuda a afinar a tonalidade..é mesmo para não meter água e não em sentido de protecção..

Grand'abraço
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Março de 2009   #15
Mad_Ricky
 
Membro desde: 31-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 18
Mad_Ricky está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

hmm realmente vou fazer coros, mas eu com as protecçoes nos ouvidos perco muito do som dos pratos, fica bastante diferente. Normalmente consigo afinar bem, mas a tocar bateria pode ser que desafine e nem dê por isso.. thanks
Mad_Ricky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #16
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Bateria vs. Audição

Neste caso, para reduzir ao máximo os efeitos das ondas sonoras durante periodos muito prolongados, têm aqui uns guias simples mas em inglês:

http://www.associatedcontent.com/art...n_a_music.html
http://www.soundonsound.com/sos/jun05/articles/qa0605_2.htm

Gostaria de saber, pela vossa experiência, quais os ear sets que conseguem proteger ou minimizar mais os danos provocados por ruído.

Última edição de warlike : Dom, 29 de Março de 2009 às 11:47.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #17
danny
 
Membro desde: 28-Mar-2009
Local: Sabugal (Guarda)
Mensagens: 47
danny está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

sou muito mau ex. cm o fabinni :s
msmo em concerto dispenso por várias vezes tampões ou outros materiais isolantes, muito por preguiça. Quem nao se deparou já com a falta de clareza ao ouvir?

pois é, mais do que baixistas ou guitarristas, nós estamos expostos a um verdadeiro perigo para os nossos ouvidos, mesmo para alem dos amplificadores e baterias à parte ainda há os mp3s, muito na moda mas tambem bastante perigosos a longo prazo!!
danny não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #18
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Bateria vs. Audição

Excelente tópico!!! 100% aprovado! Eu tenho tampões de espuma, e para mim são ideais, mas tenho-me desleixado um pouco e não os tenho usado. Tenho que pegar neles outra vez!!!
__________________
Se não consegues pedalar...vai ao ginásio que isso passa
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #19
miguel carvalho
 
Membro desde: 18-Out-2008
Local: Loures
Mensagens: 21
miguel carvalho está no bom caminho
Re: Bateria vs. Audição

Eu quando vou a ouvir música no mp3 tenho aquilo sempre bué alto... qualquer dia ainda me lixo com isso....
miguel carvalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Maio de 2015   #20
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Bateria vs. Audição

Acabei de desenterrar este assunto porque temos um grande 'mecenas' a chamar à atenção para os problemas conexos que podem andar em torno dos amantes do batuque.

O grande Kalú (baterista de Xutos e Pontapés) dá a cara e fala do seu caso na primeira pessoa:

__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Uma bateria Pearl Custom Z por 1800 Euros (com cerca de 10 anos) será uma boa compra? claudio augusto Aconselhamento para a compra de material 27 Sex, 30 de Abril de 2010 22:18
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
APRECIAÇÃO/DIVULGAÇÃO: Bateria Digital Yamaha dtxplorer (sem fotos) ZXT Baterias Electrónicas 3 Sáb, 9 de Fevereiro de 2008 18:28



São agora 09:52. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it