Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Ter, 16 de Dezembro de 2008   #1
joelbelchior
 
Membro desde: 31-Out-2008
Local: Algarve
Mensagens: 39
joelbelchior será famoso em breve
Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Ola malta, eu nao sou muito de escrever aqui a nao ser quando tenho mesmo uma duvida lol. Estava a fazer uma pesquisa de madeiras e vou pra um site em ingles e eu nao sou muito bom em ingles e estava la uma frase sobre a madeira de uma bateria que dizia o seguinte: "The shells from maple/basswood."

O que pergunto agora é: isto é maple ou algum derivado? Esta madeira será boa ou nao presta? o que é que significa esta frase?

Pessoal que entende disto se me poderem ajudar agradecia que eu nao sei mesmo o que é isto lol

Cumprimentos a todos

Joel
joelbelchior não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Dezembro de 2008   #2
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Que tipo de madeira é este???

Maple/basswood parece-me ser uma composto de madeira, uma fusão entre maple e basswood.

É maple + basswood. Imagino que não use maple totalmente para baixar o preço e, consequentemente, talvez a qualidade.
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Dezembro de 2008   #3
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Que tipo de madeira é este???

É isso. É uma combinação que se usa para baterias de gama baixa/media.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Dezembro de 2008   #4
Jolerat
 
Membro desde: 30-Ago-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 30
Jolerat será famoso em breve
Re: Que tipo de madeira é este???

Explicação mais detalhada aqui:

Drum Woods In Detail
__________________
Zé F.
https://www.facebook.com/thisisdemocrash/
Jolerat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Dezembro de 2008   #5
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: Que tipo de madeira é este???

isso não deve de ser nenhum composto!
Isso devem de ser x camadas de maple e x camadas de basswood! agora resta é saber quantas de cada 1.
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Dezembro de 2008   #6
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é este???

Exactamente. A minha bateria tem 6 Ply Maple e 2 Ply Basswood.

Acho que é assim a proporção.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Dezembro de 2008   #7
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Que tipo de madeira é este???

Deve ser como o Cultas disse, por camadas, a minha Tama Hyperdrive é birch-basswood .. e tem um som ...
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Dezembro de 2008   #8
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Que tipo de madeira é este???

E pah, o basswood nesse caso da Tama, acho que é so para o finish
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #9
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Que tipo de madeira é este???

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
E pah, o basswood nesse caso da Tama, acho que é so para o finish
Precisamente. TAMA SUPERSTAR DRUMS: Our highest priority feature when developing the Superstar series was sound. Superstar shells use birch for the main inner ply for strong projection and aggressive open sound. To enhance Superstar's great looks, basswood, with its excellent consistency and regular grain patterns, is utilized for the inner ply on all Superstar shells as well as the outer ply on Superstar Custom SL. Precisely cut bearing edges bring out the great response and powerful resonance of these superbly crafted shells.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é este???

Muitas vezes essas madeiras servem como um equalizador, atenuador ou acentuador de certas frequências.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Eu não sou nenhum grande conhecedor das influências das madeiras e as suas conjugações, mas pelo que tenho lido aqui no forum e noutros locais, é comum juntarem-se madeiras diferentes para se obterem acusticas diferentes.

Acerca deste assunto, podem consultar os seguintes tópicos:
As madeiras utilizadas no fabrico das baterias de topo: Maple, Birch ou Mogno?

Dúvida: O acabamento exterior das tarolas influencia efectivamente o som produzido?


Em forma de conclusão, a mistura de madeiras pode influenciar o som de uma peça, mas depende acima de tudo da ordem de colocação das camadas das diferentes madeiras e o tipo de madeira usado.
Pelos visto o som de uma peça propaga-se de dentro para fora, o que quer dizer que se a meio das camadas de uma peça estiverem madeiras diferentes, o som final não será puro, p.ex., maple ou birch mas sim uma conjugação destas madeiras + a extra utilizada.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #12
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

A inclusão de camadas de Basswood tem como única função baixar o preço final da bateria produzida. O Basswood é uma madeira muito abundante, proveniente de uma árvore que cresce muito mais rápido do que o Maple ou o Birch. Como crescem mais rápido, são madeiras menos densas, e por isso menos ricas acusticamente.

Sendo a madeira mais fácil de obter, os preços a que os fabricantes as conseguem é muito inferior ao do Maple ou do Birch, o que permite poupar uns trocos. O mercado é muito competitivo, e qualquer poupança na produção se torna significativa, em larga escala.

Este tipo de madeira tem no entanto propriedades acústicas não tão boas como as do Maple ou o Birch, motivo pelo qual os fabricantes mantêm as camadas que mais influenciam o som (normalmente as internas) de Maple ou Birch. Muitas vezes incluem também a camada exterior de maple ou Birch, para dar um aspecto de gama mais alta às baterias.

Não estou a dizer que baterias com camadas de Basswood tenham mau som, visto que já existem modelos que utilizam esta madeira com som bem engraçado, apenas digo que não têm a riqueza sonora de um kit de Maple, Birch, ou qualquer uma das madeiras mais caras.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #13
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
A inclusão de camadas de Basswood tem como única função baixar o preço final da bateria produzida. O Basswood é uma madeira muito abundante, proveniente de uma árvore que cresce muito mais rápido do que o Maple ou o Birch. Como crescem mais rápido, são madeiras menos densas, e por isso menos ricas acusticamente.

Sendo a madeira mais fácil de obter, os preços a que os fabricantes as conseguem é muito inferior ao do Maple ou do Birch, o que permite poupar uns trocos. O mercado é muito competitivo, e qualquer poupança na produção se torna significativa, em larga escala.

Este tipo de madeira tem no entanto propriedades acústicas não tão boas como as do Maple ou o Birch, motivo pelo qual os fabricantes mantêm as camadas que mais influenciam o som (normalmente as internas) de Maple ou Birch. Muitas vezes incluem também a camada exterior de maple ou Birch, para dar um aspecto de gama mais alta às baterias.

Não estou a dizer que baterias com camadas de Basswood tenham mau som, visto que já existem modelos que utilizam esta madeira com som bem engraçado, apenas digo que não têm a riqueza sonora de um kit de Maple, Birch, ou qualquer uma das madeiras mais caras.
Exactamente!

Basswood é muito utilizada na produção de baterias de gama media e baixa, e é tambem muito utilizada em baixos electricos de gama baixa...

É uma madeira pesada mas pouco densa (e como disse o Nelson, isto reflecte-se na qualidade de som)

Se fores lendo mais algumas coisas vais encontrar misturas (que como já disseram serão x camadas de uma madeira e y camadas de uma outra) tais como basswood/maple, maple/birch, birch/bubinga, etc...

Como disse o Nelson, neste caso do basswood/maple, o basswood só esta presente para baixar o preço da bateria, e não para a equalizar ou para a tornar melhor (até porque se fosse 100% maple, a bateria seria bem melhor e bem mais cara). Mas isto é só o caso do basswood...

pegando no exemplo que dei do maple/birch, neste caso já não se pode afirmar que uma das madeiras está presente para baixar o preço e consequentemente a qualidade...
Embora o birch seja um pouco mais barato que o maple, ele está presente por razões de equalização e qualidade sonora.
O maple tem um som quente, prolongado e grave quanto basta...e com a junção do birch, este som continua com as agradaveis caractristicas sonoras do maple, mas fica também com um som um pouco mais definido e limpo. Seca um pouco o som, mas não lhe retira as frequencias "agradaveis".

espero ter ajudado, e se disse algo de errado façamo favor de me bater

abraços!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Eu diria só em Birch!

Depende dos gostos de cada um, porque apesar de o maple ter a conotação de ser a melhor madeira, tal afirmação tem um forte conotação de marketing para justificar os preços elevados das baterias desta madeira.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #15
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Nada como optar por uma bateria só em Bubinga, Maple e Birch é para meninos

Agora a serio...

Depende de varios factores como Espaço, estilo musical, etc...
Penso que Birch é muito melhor para Studio!!! Maple é melhor para concertos em espaços abertos...a minha pouco experiencia da-me esta ideia, mas claro que eu sou um noob no assunto

Cumprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #16
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Como me dizia um professor há uns anos, as diferenças entre as madeiras muitas vezes só são detectáveis em estúdios ultra-XPTO, com gravações especializadas e uma cuidada análise de frequências, para se notar a diferença. Por isso, acho que esse é um assunto sobrevalorizado.
Acho tão ou mais importante a qualidade da construção nos rebordos, por exemplo, pois têm muita influência na afinação e na ressonância das peças, ou as aptidões de afinação de cada um.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Dezembro de 2008   #17
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Pergunta Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Óle
Bem agora o lu pôs me a pensar... será quase so marketing?
Eu pessoalmente tenho a noção de que (por exemplo) uma bateria em mogno (do bom) se bem diferencia do "maple"!
Tou me a regular pelo que aqui é dito.
Venham de la os esclarecimentos sff
DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Dezembro de 2008   #18
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
Óle
Bem agora o lu pôs me a pensar... será quase so marketing?
Eu pessoalmente tenho a noção de que (por exemplo) uma bateria em mogno (do bom) se bem diferencia do "maple"!
Tou me a regular pelo que aqui é dito.
Venham de la os esclarecimentos sff
DON
Não digo que não se diferencie em nada (quanto mais não seja no peso... hehehehe), mas julgo que boas capacidades de afinação, por exemplo, conseguem suplantar algumas limitações de certas madeiras.
Pessoalmente, com a minha HipGig Jr, que é duma madeira considerada fraquita, consigo sacar bastante bom som, e julgo que terá a ver com o meu conforto face às medidas das peças, e com algumas capacidades de afinação que fui desenvolvendo ao longo dos anos. Já antes, que tinha uma bateria em birch, conseguia também muito bom som nas mais diversas situações. E até já tive uma Tama SwingStar dos anos 70, com timbalos curtos e feita duma espécie de contraplacado manhoso, que também soava bastante bem.
Ou seja, acho que se exagera um pouco a conversa de que "a madeira X é para situações Y", e se assume como "só a com a madeira X é que se consegue soar bem em situações Y". Com o kit que tenho, que é bastante pequeno, fiz um verão com imensos concertos de versões rock, sempre com a bateria micada, e o som era bastante bom. Se seria melhor com uma bateria em maple e com outras medidas? É possível, mas não sou profissional e não tenho possibilidades de ter duas baterias neste momento. Mas o que pretendo dizer é que soou bem na mesma, por isso acho que qualquer postura de intransigência face a esta ou aquela madeira é exagerada, e assumirmos como bom apenas as baterias topo de gama, porventura será algo que irá prejudicar mais o nosso bolso do que melhorar a qualidade do nosso som.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Dezembro de 2008   #19
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

É um ponto de vista interessante sim senhor... e se assim for ate concordo contigo em relaçaõ ao estereótipo.
Mas também poderá ser muito relativo de pessoa para pessoa o som das baterias...Percebes lu?
Para ti a tua bateria pode ter bom som mas outra poderá dizer que se fosse outra madeira soava melhor...
Tou a chegar à conclusão que esta questão é talvez mais pessoal...
É gostos penso eu! que dizes?
Abração Lu
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Dezembro de 2008   #20
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
É um ponto de vista interessante sim senhor... e se assim for ate concordo contigo em relaçaõ ao estereótipo.
Mas também poderá ser muito relativo de pessoa para pessoa o som das baterias...Percebes lu?
Para ti a tua bateria pode ter bom som mas outra poderá dizer que se fosse outra madeira soava melhor...
Tou a chegar à conclusão que esta questão é talvez mais pessoal...
É gostos penso eu! que dizes?
Abração Lu
Naturalmente que a questão do gosto pessoal interfere, e muito, aqui. Bem como as possibilidades financeiras, por exemplo.
Mas isso só confirma que a leitura de que "maple é que é bom" ou "birch é que é a cena" ou qualquer outra leitura desse tipo é exagerada.
Para o uso que dou à bateria (pequenos concertos e algumas gravações em estúdio), não sinto a falta de nenhuma madeira XPTO. Cada um que seleccione a sua postura face a isto, mas da minha experiência, é mais importante a qualidade de construção (rebordos, lugs, aros...), as peles utilizadas, a técnica a tocar e as aptidões de afinação, do que o tipo de madeira da bateria.


Nota: tinha-me esquecido de referir que gravei em estúdio com todas as baterias que referi acima, e tive sempre bom som captado –*não me refiro a equalizações, compressões e afins; falo do som natural.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Dezembro de 2008   #21
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Nada como optar por uma bateria só em Bubinga, Maple e Birch é para meninos

Agora a serio...

Depende de varios factores como Espaço, estilo musical, etc...
Penso que Birch é muito melhor para Studio!!! Maple é melhor para concertos em espaços abertos...a minha pouco experiencia da-me esta ideia, mas claro que eu sou um noob no assunto

Cumprimentos

Pá, o Dave Weckl usa uma birch em studio e uma maple ao vivo. Acho que ele concorda contigo!
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Dezembro de 2008   #22
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

rock durinho, para mim, nunca um bombo a baixo de 20"...de preferência 22" até...

o ideal era um de todo em maple obviamente...
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Dezembro de 2008   #23
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Citação:
Mensagem Original de joelbelchior Ver Mensagem
Nisso sou da mesma opiniao que tu, 22" ja acho um pouco pro grande e o que adorava era 20" de maple. Quando nao se pode ter tudo o que sera melhor: Um bombo de 20" de maple/basswood ou um de 18" de maple? entre estes dois o que é que escolhias para o rock/heavy metal
Pá eu escolhia o 20" em maple/basswood...mas diz me quantas camadas de maple e basswood tem...

18" é medida jazz, não me parece que seja bom pra rock pesado...
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Dezembro de 2008   #24
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Citação:
Mensagem Original de joelbelchior Ver Mensagem
bem tou a ver que isto ta a ficar intressante e tem surgido aqui questoes de que nao estava a espera. Por isso vou por mais uma e espero que nao seja complicada. Para o rock, rock durinho e metal o que é melhor: Um bombo de 20" de maple/basswood ou um de 18" de maple?

Bora la lol, quero ver ai respostas
Respostas não, vou é dar-te mais perguntas:
- Qual o ângulo do rebordo?
- Qual a profundidade do bombo?
- Como são os aros dos bombos que falas (em que material)?




Por favor, entende que esta "provocação" tem razão de ser; estas questões que coloquei são bastante relevantes para o som do bombo, porventura tanto ou mais do que o tipo de madeira e o diâmetro.
No fundo, é uma forma de se demonstrar que a coisa é um pouco mais complexa do que "madeira A/diâmetro 1" = rock; "madeira B/diâmetro 2" = jazz; etc.

Por exemplo: o meu bombo é de 16"; mas como tem profundidade de 16", faz com que a massa de ar seja semelhante a um bombo comum de 18". O que significa isto? Bem, apesar da projecção ser mais limitada, em termos de tom consigo obter um similar ao de um bombo de 18".
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Dezembro de 2008   #25
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Não era tanto para responderes, mas mais para destacar outros aspectos importantes no som duma peça, que não apenas o tipo de madeiras e o diâmetro da peça.

Quanto ao que perguntas desde o início, diria que em geral terás melhores resultados com um bombo de 20", porque o de 18" tem uma projecção mais limitada face ao outro, e para o género que referes, precisas de um som mais amplo. Mas isto é muito no abstracto, porque há muitos mais factores a ter em conta: peles, afinação, etc.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Abril de 2009   #26
Soulive
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha/Lisboa
Mensagens: 136
Soulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em bruto
Re: Que tipo de madeira é esta? ( maple / basswood )

Basswood, em português = Madeira de Tília.

É a mesma árvore de onde se extraem as folhas para fazer o chá de Tília.

Última edição de Soulive : Sáb, 25 de Abril de 2009 às 09:59.
Soulive não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] FRED STONE, baterista de Blasted Mechanism - Entrevista exclusiva Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 17 Qui, 10 de Setembro de 2009 15:46
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 07:08. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it