Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #1
Cozy_Powell
 
Membro desde: 18-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 22
Cozy_Powell será famoso em breveCozy_Powell será famoso em breve
Tutorial: Silenciem as acústicas

The neighbours screeming when the noise annoys!!

Hello!
Deixo aqui um breve tutorial, com fotos a acompanhar, para poderem ensaiar com a bateria acústica a um volume bastante menor.
Basicamente, é uma construção caseira daquelas "peles de pano" (não sei o nome) que as lojas vendem e que não fazem barulho quando se toca, só que a um preço muito mais reduzido.

Material Principal:
- Aro (cortem uma pele velha e fiquem só com o aro)
- Panos (compram-se bem baratinhos em qualquer feira de tecidos)
- Agulha e linha (não convém ser as linhas dos habituais carrinhos de linhas, é um pouco fraca para o efeito. Comprei uma linha mais forte numa retrosaria)
- Alfinetes de ama

Procedimento (a acompanhar com as fotos):
- Foto 01: Cortem o aro de uma pele velha com um canivete ou algo do género.
- Foto 02: Cortem o pano, numa forma aproximadamente redonda e com um diâmetro maior do que o do aro a utilizar. O pano vai ter de enrolar à volta do aro, por isso não cortem o pano à medida do aro.
- Foto 03: Neste caso usei três camadas de panos. Claro que se pode usar só um (single ply , dois ou três... Pessoalmente, penso que um é pouco, mas também não se podem usar muitas camadas de panos porque depois é dificil encaixar no aro metálico (este aro é o hoop/rim, não o que tenho vindo a falar até agora!)
- Foto 04 e 05: Este passo não é estritamente necessário, mas facilita muito o processo seguinte. Com alfinetes de ama, prendam os panos ao aro.
- Foto 06 e 07: Com a agulha e linha, cosam o pano ao aro. É o passo mais demorado , mas também o mais importante. Dêem a volta ao aro com o fio (penso que as fotos ilustram o que quero dizer). Neste passo é importante os panos ficarem o mais esticados possível. Isto é feito do seguinte modo: no local onde vão espetando a agulha, puxem sempre o pano de modo a que este fique esticado. Isto pode começar a ser feito quando já tiverem cosido cerca metade do perimetro do aro.
- Foto 08: Este deverá ser o aspecto final.
A partir daqui, coloca-se como uma pelo normal. E não há problema de afinarem em estrela ou tudo seguido ou de qualquer outra maneira

Notas Finais:
Lógicamente, há tecidos melhores que outros... o melhor que há a fazer é ir experimentando...
Não sei se isto deforma o aro (rim/ hoop) ou não (penso que não haverá problema nenhum) , por isso não quero responsabilidades no caso de alguma coisa correr mal
No caso do bombo, o pano não dura muito... o que eu fiz foi coser ao pano principal (isto é, o pano que está cosido ao aro) várias camadas de panos no sitio onde o batente bate (é mais ou menos o que alguns fazem com fita adesiva).

Espero ter sido esclarecedor e que isto seja útil (para mim foi muito!), mas já sabem, qualquer dúvida é só perguntar!

abraços!
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
Cozy_Powell não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #2
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Mto pro!

Quanto é que abafa em termos de som? Como é o feeling da baquete ao bater na pele?
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #3
paranoid
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: torres novas<->lisboa
Mensagens: 164
paranoid será famoso em breve
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Boa ideia para quem quer silenciar uma acústica sem gastar dinheiro em peles de rede!

Parabéns!
paranoid não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #4
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Excelente ideia Cozy, parabéns pelo tutorial!
Abraço
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #5
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Boa cena!

As minhas perguntas são as que o Grolubão colocou.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #6
leonel-mendrix
 
Membro desde: 26-Out-2007
Local: Pombal
Mensagens: 253
leonel-mendrix será famoso em breve
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Gostei desse trabalho!

Bem eu não tenho tido problemas com os vizinhos!
Mas pergunto o mesmo do que o Grolubão e o Jp!
leonel-mendrix não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #7
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Bom, bom!!!

As minhas perguntas são as mesmas do Grolubão do JP e do leonel-mendrix!
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #8
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Muito original, sim senhor.

Subscrevo a lista de perguntas
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #9
dmonteiro
 
Membro desde: 22-Jun-2006
Local: Porto
Mensagens: 197
dmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em brutodmonteiro é uma jóia em bruto
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Grande ideia!

Isto juntamente com os meus abafadores e pratos, revela-se um conjunto vencedor

Obrigado
dmonteiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #10
Cozy_Powell
 
Membro desde: 18-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 22
Cozy_Powell será famoso em breveCozy_Powell será famoso em breve
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Mto pro!

Quanto é que abafa em termos de som? Como é o feeling da baquete ao bater na pele?
Muito obrigado a todos pelos comentários

Relativamente à primeira pergunta, obviamente que a diferença é enorme se compararmos ao som normal de uma bateria. No meu caso, nunca tive queixa de nenhum vizinho, nem mesmo da minha família que mora comigo É certo que ainda faz barulho, mas ao que parece, não é suficiente para incomodar ninguém, o que é muito bom . Quanto maior as dimensões do tambor, pior... o bombo, mesmo com roupa lá dentro ainda faz mais barulho do que eu desejaria... mas enfim...

O feeling das baquetas... bom, uma vez que a tensão da "pele de pano" se pode variar como a de uma pele normal, conseguem-se feelings bastante bons. Claro que nunca será igual... mas serve muito bem para treinar toda a espécie de rudimentos ou outros exercícios
Aconselho vivamente, tal como refiro no tutorial, a esticarem muito bem os panos nos passos 06 e 07, porque senão vai ser muito complicado conseguir uma boa tensão na "pele de pano" quando a colocarem, devido à grande elasticidade do material.

Abraços!
Cozy_Powell não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #11
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Muito bom tutorial!

tenho de experimentar um dia !


abraços e keep em' coming!
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #12
baquetas negras
 
Membro desde: 9-Nov-2008
Local: livramento-mafra
Mensagens: 200
baquetas negras está no bom caminho
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

mts parabens amigo gostem msm

baquetas negras adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 32 segundos depois:

muitos parabens gostem .asim poupa-se gito nos silenciadores
__________________
VaNdInHo drumMusic land .MAPEX


Última edição de baquetas negras : Seg, 17 de Novembro de 2008 às 22:18. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
baquetas negras não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2008   #13
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Muito good,

Eu no meu caso, meto um édredom (tipo cobertor) por cima de todos os timbalões e toco por cima dele.

1 abraço
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Novembro de 2008   #14
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Se retirarem a pele de cima, puserem um pano fino, depois apertarem a pele com o pano, obtém-se mais ou menos o mesmo efeito, eliminando a parte da "cosedura"...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Novembro de 2008   #15
Cozy_Powell
 
Membro desde: 18-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 22
Cozy_Powell será famoso em breveCozy_Powell será famoso em breve
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Sim, mas penso que dessa maneira não se consegue reduzir tanto o volume a que tocamos... Acho que o factor principal é mesmo os vizinhos que cada um tem
Cozy_Powell não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Novembro de 2008   #16
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: Tutorial: Silenciem as acústicas

Ainda bem k tenho uns vizinhos porreiros, hehe
A ideia tá mt fix, deve ficar mt bom e não ecomoda.

Gandabraço,
__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Kickport - Um dispositivo que melhora os tons graves nos bombos das baterias acústicas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 30 Sex, 29 de Abril de 2011 14:14
Bricolage / DIY: Caixa rígida (hardcase) para pedal duplo (com fotos e tutorial) Diogo Pereira Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 8 Sex, 5 de Fevereiro de 2010 00:25
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos) Gibraltar Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 9 Qua, 27 de Janeiro de 2010 00:42
Baterias Electrónicas - Servem para ter em casa? Têm qualidade para substituir acústicas? gunthi Baterias Electrónicas 18 Sex, 12 de Setembro de 2008 17:06
Tutorial: Como fazer um acabamento em cor azul marinho translucido para timbalões e bombo _TASSE_ Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 13 Ter, 10 de Julho de 2007 01:07



São agora 09:42. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it