Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Dom, 30 de Dezembro de 2007   #1
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Por detrás das baquetas...

Isto podia ser uma aula, um workshop, acerca de técnicas de agarre das baquetas. Mas não é nada disso. Para mim os conhecimentos que tenho, gosto de os partilhar com todos. Nunca tive formação académica musical. Nunca estudei com metrónomo. Tenho umas noções de solfejo e tenho consciência do valor das notas musicais e da sua importância na subdivisão do ritmo e dos compassos, mais ainda no que respeita ao que fundamentalmente, este Fórum, se refere, a bateria.
Para mim, tocar bateria é fundamentalmente um feeling, um modo de estar na vida, senão vivendo dele porque todos sabemos como é difícil, pelo menos vivendo com ele o que já é um privilégio. E é um privilégio sentir-se acarinhado por todos os amigos e colegas do mundo da música, saber que nos dão valor, não importando se somos grandes músicos ou se somos uma *****. Eu considero-me apenas competente no que diz respeito à bateria. Considero-me melhor músico do que instrumentista. Esta frase tem muito que se lhe diga, até porque há por aí muito boa gente que não toca nenhum instrumento e são músicos fabulosos, quer pela sua sensibilidade, quer pelo trautear de uma canção ou a fazer ritmos com dois copos de shots no balcão de um bar qualquer, de um canto qualquer deste país.
Eu considero que nós, bateristas, somos um pouco como os guarda-redes... Cá atrás, na rectaguarda, na segurança, nas pedras basilares da construção minimamente sólida de um trecho musical ou de todo um concerto. Penso que somos privilegiados. O facto de estarmos do outro lado da baqueta, o homem (ou mulher) por detrás dela, o sentimento que imprimimos com os nossos dedos na madeira suave e acústica do corpo da baqueta e que transmitimos para as peles e para o metal dos nossos címbalos... É difícil explicar por palavras a beleza que existe em tudo isto... Mas todos vocês me comprendem, estou certo disso. Todos vocês sentem de uma maneira ou de outra, porque todos somos diferentes, a mesma coisa, este sentimento, esta entrega que é tocar bateria...
É por isso que o fazemos de olhos fechados, com um esgar de dor ou de raiva, com um sorriso de canto a canto da boca e às vezes até, quando o sentimento atinge píncaros extremamente altos... com uma pequena lágrima a querer rebentar ao canto do olho... A mim já me aconteceu... Foi um concerto memorável que nunca mais esquecerei e que já aconteceu há alguns anos.
Estar por detrás das baquetas é como estar num pedestal. Não só pelo lado exibicionista que em maior ou menor dose, qualquer um de nós tem. Eu por exemplo adoro rodar as baquetas... enfim, brilharetes que me fazem sentir omnipotente e como que a querer levantar vôo da bateria... Quem já tocou num plano mais elevado que os restantes elementos da banda, num palco grande e com um oceano de faces e de braços no ar lá à frente, sabe perfeitamente do que estou a falar. É bom não é? É divinal!
Estar por detrás das baquetas, é partilhar emoções com os restantes elementos da banda e perceber o que o público está a sentir, porque se estivermos suficientemente perto dele, conseguimos ver as suas reacções e expressões faciais, como quando tocamos num bar pequeno e temos uma parede de pessoas logo à nossa frente...
Estar por detrás das baquetas è também estar a galar educadamente e sem qualquer intenção, as mulheres dos outros... eh eh eh... no entanto, (não me interpretem mal), sem maldade. Apenas aquele olhar, aquele flirt, aquela comunicação de breves momentos mas que é deliciosa. Fim, acabou, já passou. Mas fica na memória...
Estar por detrás das baquetas é ver prolongar os membros do nosso corpo, nos braços e nas mãos, através delas e nas nossas pernas e nos nossos pés, pelos pedais... é sentir e ver a bateria como mundo com identidade própria, que parece que até tem horizonte. Se não acreditam, experimentem baixar cabeça e olhar pela aresta do aro de um dos timbalões e prolonguem esse olhar para além desse limite... verão que é verdade aquilo que eu digo
Por tudo isto, por ter o privilégio de também estar por detrás das baquetas e pertencer a esta comunidade bonita, quero agradecer a Deus por me ter permitido tudo isto e que mo continue a permitir até a velhice o aguentar. Mas também quero agradecer-vos a todos vós, membros, administradores e moderadores, colegas e amigos e compartilhantes de uma mesma paixão. Bem hajam! Boas festas para todos e que o novo ano de 2008, seja abençoado para todos vós, cheio de coisas boas e muita, muita, muita música, muita BATERIA! Boas batucadas! AÇO
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."

Última edição de Jorge Cardoso : Qua, 2 de Janeiro de 2008 às 23:01.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 30 de Dezembro de 2007   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Já há muito tempo que andava a faltar um dos teus textos!

Concordo com as tuas palavras e partilho sem dúvida alguma grande parte do sentir que descreves de estar por trás da bateria.


Boas entradas para todos!!!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 30 de Dezembro de 2007   #3
tiagop
 
Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
Mensagens: 1.161
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
****-se man. Já estava era eu com a **** da lágrima ao canto olho a ler isto!!! lol
Das cenas mais bonitas que li nos últimos tempos! Embora não possa partilhar da emoção de ter uma banda que dá concertos e toda essa interactividade com o público, identifico-me com todos esses sentimentos quando estou sentado a curtir com o pessoal, ou simplesmente a desbundar sozinho. Não me importa se há contas para pagar, se o mundo está a cair, se toco bem ou mal. Apenas sigo a minha respiração e bater do coração e deixo andar. Se algum dia filmasse, iria parecer um maluco para alguns, mas todos sabemos as caretas que fazemos etc e o quanto isso não importa para nada! Estamos a abrir-nos, a mandar cá para fora 100% de nós. E não há ninguém que se meta no meio!! Quem marca o passo somos nós. E cada bombada que nos abana nos dá mais força! "Quem canta, seus males espanta", não é? Nós batucamos...
Welcome back mano. Já estávamos com saudades tuas. E que regresso!!!...
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 30 de Dezembro de 2007   #4
Faintrap
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 46
Faintrap está no bom caminho
Gosto

Grandes palavras!

Sem dúvida, um bem haja a todos nós que revelamos quem somos por detrás das baquetas!

Boas entradas em 2008, mas também, boas saídas de 2007!
Porque entrar em grande não saindo como deve ser, é como entrarmos num palácio com os pés borrados, e não haver criados para limpar!

Abraço
__________________
"One Shot, One Kill."
Faintrap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Dezembro de 2007   #5
DrummerTL
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bragança
Mensagens: 309
DrummerTL será famoso em breve
sim sr. grande post e grandes palavras...um bem haja
DrummerTL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Dezembro de 2007   #6
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Muito bem Jorge! Grande texto!!

Bom Ano Novo a todos!
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Dezembro de 2007   #7
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
muito bem elaborado!
parabens*
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Dezembro de 2007   #8
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Bom texto! Boas palavras!
Que mais se esperaria de um baterista?

Boas entradas!

Cumps.
JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Dezembro de 2007   #9
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Duuuuude!!!! You Rooooooooooooooooooooooooock!!!
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Janeiro de 2008   #10
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve

Todo o texto está brutal, adorei, mas identifiquei-me principalmente com esta frase:

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Eu considero que nós, bateristas, somo um pouco como os guarda-redes... Cá atrás, na rectaguarda, na segurança, nas pedras basilares da construção minimamente sólida de um trecho musical ou de todo um concerto.
Eu fui guarda-redes de futebol e joguei em vários clubes e ja tinha pensado bastantes vezes nesse ponto de vista! para mim, de todos os musicos que formam uma banda, o mais parecido com o guard-redes é mesmo o baterista!
Dei por mim a pensar nisto pela primeira vez, quando depois do meu primeiro e unico concerto até ao momento, fui o ultimo a ir-me embora, devido à quantidade de material que tinha para carregar, e lembrei-me dos tempos em que eu jogava à bola e era dos ultimos a abandonar o balneario devido à maior quantidade de equipamento que tinha para guardar e carregar

mais uma vez, bom texto
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Janeiro de 2008   #11
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Simplesmente, F A B U L O S O, Gostei, para mim já ganhaste o prémio nobel da literatura heheh ...
My Friend, como disse o tiago, as tuas palavras até me tocaram no sentimento, lol, tenho uma lagrima no canto do olho ... lolol
Gostei, continua asssim, que dá sempre jeito ler cenas deste genero com tanta sinceridade, ternura e gosto, e cada palavra que escolheste nao foi ao acaso.

por acaso és Evangelico ??? é que eu sou !!

abraços, e um Santo 2008
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Janeiro de 2008   #12
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Obrigado a todos por lerem e terem gostado! Eu não rebusco as palavras. Saiem-me da mão espontâneamente. Eu sempre gostei do "papel" para escrever e abrir a minha alma. Obrigado a todos mais uma vez, irmãos baterísticos! Abraço e AÇO para todos!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Janeiro de 2008   #13
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Obrigado a todos por lerem e terem gostado! Eu não rebusco as palavras. Saiem-me da mão espontâneamente. Eu sempre gostei do "papel" para escrever e abrir a minha alma. Obrigado a todos mais uma vez, irmãos baterísticos! Abraço e AÇO para todos!

Nao me respondes-te !!
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Janeiro de 2008   #14
Roland Drummer
 
Membro desde: 24-Dez-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 53
Roland Drummer está no bom caminho
grande texto, parabens!
Roland Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Janeiro de 2008   #15
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Fabinni
Simplesmente, F A B U L O S O, Gostei, para mim já ganhaste o prémio nobel da literatura heheh ...
My Friend, como disse o tiago, as tuas palavras até me tocaram no sentimento, lol, tenho uma lagrima no canto do olho ... lolol
Gostei, continua asssim, que dá sempre jeito ler cenas deste genero com tanta sinceridade, ternura e gosto, e cada palavra que escolheste nao foi ao acaso.

por acaso és Evangelico ??? é que eu sou !!

abraços, e um Santo 2008
Sou Católico não praticante. Abraço.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Janeiro de 2008   #16
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Sou Católico não praticante. Abraço.

Allrighttt and than !!!
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Janeiro de 2008   #17
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Dude, se sempre se fizer uma revista do forum, vai-se meter este texto na primeira edição de certeza
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Janeiro de 2008   #18
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Aly
Dude, se sempre se fizer uma revista do forum, vai-se meter este texto na primeira edição de certeza
Obrigado! Gostaria imenso de poder escrever umas coisas para a nossa revista. O problema é que só escrevo quando ando inspirado e isso pode demorar muito tempo, porque eu não gosto de escrever só por escrever. Às vezes saiem-me montes de coisas, outras vezes passo muito tempo sem escrever, apesar de às vezes andarem coisas no meu pensamento... Thanks Dude
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Outubro de 2011   #19
tamborista
 
Membro desde: 30-Mar-2011
Local: Soure
Mensagens: 112
tamborista será famoso em breve
Re: Por detrás das baquetas...

Encontrei este tópico esquecido...

...mas é de arrepiar como me identifiquei com o que foi dito!

Espero que nesta altura de "Telejornais que só nos dão dores de barriga", o estar "por detrás das baquetas" nos dê algum sentido e rumo!

Que a musica seja o nosso farol!
__________________
Pedro
tamborista não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Parti uma das minhas baquetas Vic Firth 5B... Superdgs Aconselhamento para a compra de material 38 Sáb, 29 de Outubro de 2011 22:03
Baquetas BateristasPT-Missom Miguel Martinho Notícias de Primeira Página 79 Dom, 26 de Dezembro de 2010 15:06
Bateria - Noções básicas parte III Jorge Cardoso Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Ter, 2 de Fevereiro de 2010 06:44
APRECIAÇÃO: Baquetas Zildjian assinatura Taylor Hawkins - baterista de Foo Fighters Nuno Teixeira Hardware, Acessórios e Equipamentos 24 Qui, 24 de Abril de 2008 00:29



São agora 21:03. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it