Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #1
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Aquisição de tarola digital

viva malta. queiram desculpar a minha ignorância mas no que toca a cenas digitais e gravações não pesco muito.

acontece que o meu desalento contínuo com o som de tarolas acústicas, decidi vender a minha e estou a tentar adquirir um PAD eletrónico.

As minhas dúvidas.
Imaginando que compro um PAD Snare Roland, é necessário também adquirir um módulo ou poderei simplesmente ligar o PAD ao PC e fazer o interface com algum software composto por uma biblioteca de sons?

No caso de adquirir um módulo, há possibilidade de "reforçar" a sua biblioteca com outros sons de tarola ou estou limitado ao software que traz de fábrica?

Obrigado
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #2
Smeagol
 
Membro desde: 26-Mar-2011
Local: Setúbal
Mensagens: 57
Smeagol é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Aquisição de tarola digital

boas, de gravação não entendo nada também mas há a possibilidade de não teres encontrado as peles e afinação ideais para a tua tarola? não sei k "setups" ja fizeste mas na minha opiniao, antes de partires para digital, tenta fazer mais uns ajustes!

abraço
Smeagol não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #3
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Aquisição de tarola digital

Para comprares um pad desses que estás a pensar, tens de comprar um módulo! só o pad não dá som nenhum!

Deves estar á procura de algo do genero disto:
(este ronda os 350-400€)

ou disto: Este sei que tem entrada e saída midi (ronda os 650-700€)


Já andei a ver coisas destas, e cheguei á conclusão que mais vale ter uma bateria electronica completa! Na minha opinião uma coisa dessas fica muito cara para o que pretendes!
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #4
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: Aquisição de tarola digital

Eu sei que o PAD só não chega.Não é bem isso que procuro. Refiro-me por exemplo a um V-PAD da Roland. Será que ligando isso ao PC com um software com biblioteca de sons resolve-me o problema?

A outra solução é comprar um módulo. Mas eu depois posso importar sons para o módulo ou só me posso servir dos existentes?

Eu tentei várias afinações, cheguei a trocar de peles e tal mas mesmo assim não me agrada. Gosto de um som mais seco.
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2012   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Aquisição de tarola digital

Vamos por partes.

O que chamas de V-PAD? Isto:


Se é a isto que te referes então precisas de um módulo, que tem de ser compatível com o pad que comprares.
Se fores para a Roland, entre o módulo e o pad gastas tanto como um boa tarola acústica.

Módulos: não podes importar sons para os módulos, acho que só os topo de gama permitem adicionar sons através de VSTi comprados. Módulos topo de gama custam tanto como uma tarola acústica excelente que até sem afinar soam bem.

Para usares a tarola ligada a um PC, qualquer módulo basta (desde que compatível), porque só vais precisar da saída MIDI ou USB (depende do módulo), para a ligares ao PC. No PC tens alguns óptimos VSTi que têm bons sons de tarola (p.ex., Addictive Drums).


Suponho que vás integrar a tarola num kit acústico, então vais ter de comprar boas colunas, e potentes, que te permitam tornar o kit híbrido com o som nivelado.
Umas boas colunas e potentes custam dinheiro.

Como já deu para perceber, se queres memso optar por esta solução de usares uma tarola electronica num kit acústico, vais gastar mais que comprares uma boa tarola acústica, ou mais que uma boa tarola + 1 o 2 Shure SM57 para a micares.


Captar uma bateria acústica não é fácil, porque requer uma boa afinação e alguém que saiba como captar e gravar uma bateria. Se o teu problema é não conseguires uma boa gravação, então porque não optas simplesmente por comprares um kit electrónico que usas apenas para gravares e a acústica para tocares ao vivo, ensaios, etc.?
Há cada vez mais bandas a fazerem isto, apenas usam a electrónica para gravarem, porque assim baixam os custos de gravação e aumentam a qualidade da mesma.


Repito, se estás a pensar em incluir uma tarola elctronica no teu kit acústico, vais ter de investir algum dinheiro e tempo para aprenderes a usar um kit híbrido, além de teres de mudar a tua forma de tocar.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2012   #6
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: Aquisição de tarola digital

Obrigado pelo contributo. No fundo o meu problema é tanto em estúdio como ao vivo. A tarola que usava vinha com o Kit inicial - Tama Superstar EFX e eu nunca gostei do som daquilo. Mudei-lhe de pele para uma Evans G2 Coated se não me engano mas não consigui gostar daquilo. Infelizmente os bateristas enfrentam este problema que para chegarem ao som que gostam têm que gastar muito dinheiro e rodar muito material.

O mais certo é que não tenha comprado a pele certa, ou a tarola não tem as medidas "corretas" para o som que pretendo.

Dessa forma lembrei-me que ao adquirir um PAD e um módulo conseguiria ter um som mais versátil e adequá-lo ao contexto em que estivesse a tocar. Como referi, não conheço o "mundo" das baterias eletronicas mas fiz os cálculos a pensar em gastar á volta de 200€ ou um pouco mais, ao adquirir material usado(Pad e módulo)
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2012   #7
Smeagol
 
Membro desde: 26-Mar-2011
Local: Setúbal
Mensagens: 57
Smeagol é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Aquisição de tarola digital

volto a relembras algo que já escrevi noutro tópico... vai a Castanheira, expõe bem o caso, que estilo tocas, qual a madeira e medidas da tarola e o tipo de som que procuras, e eles saberão aconselhar-te.
Smeagol não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2012   #8
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Aquisição de tarola digital

Mas já sabes aquilo que queres? já ouvis-te alguma musica com o som "daquela" tarola que procuras?Se sim qual é a banda?

O mercado está cheio de tarolas que vão desde 50-60 euros até valores que nem se quer são pensaveis para mim 1000, 1500, 1800... e por aí fora! tens é que saber aquilo que queres, que tipo de som procuras,
tarola de que tamanho, com que profundidade, que tipo de madeira... pensa bem antes de comprares seja o que for, porque há por aí tantas tarolas com um som espetacular e não passam dos 200-300 euros!
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2012   #9
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: Aquisição de tarola digital

Ensaio no Porto, e tenho duas tarolas no estúdio, se quiseres experimentar estas á vontade.
Para a semana ja terei mais uma
13x5 mogno
14x7 birch
14x5.5 maple (já encomendada)
Tens 3 medidas e 3 tipos de madeira, á disposição.
Abraço
__________________
Premier / Zildjian
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Setembro de 2012   #10
pedrobalta
 
Membro desde: 9-Ago-2012
Local: Ermesinde
Mensagens: 3
pedrobalta é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Aquisição de tarola digital

Citação:
Mensagem Original de Smeagol Ver Mensagem
volto a relembras algo que já escrevi noutro tópico... vai a Castanheira, expõe bem o caso, que estilo tocas, qual a madeira e medidas da tarola e o tipo de som que procuras, e eles saberão aconselhar-te.
Um Modulo digital não fica barato.. Se quiseres um PAD de tarola.. também fica caro.. aconselho a manteres o acustico e investe numa tarola impec.. eu tenho uma Alesis DM10 e o dinamismo é bom mas nunca é a mesma coisa.. ficas a perder..
pedrobalta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Setembro de 2012   #11
Rui Ferreira
 
Membro desde: 22-Jun-2011
Local: Espinho
Mensagens: 89
Rui Ferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Aquisição de tarola digital

sem querer estar a dizer uma grande asneira.. em vez de comprares um PAD para substituir a tarola que tens que não te agrada podes usar um "Trigger" na tarola que já possuis..

Secalhar não sabes o que isto é, mas o que não falta aqui é pessoal que te explique bem o que é, mas vou-te já dar uma luz..

Um Trigger basicamente transforma uma peça acustica, numa peça digital.. isto porque é um "aparelho" que se aplica no aro da tarola neste caso, e que capta a vibraçao da pele, transformando-a num sinal digital ao qual podes associar o som que quiseres.

http://www.musicstore.de/en_EN/EUR/D...DRU0005870-000

Claro está que precisas na mesma de um módulo, mas dispensas os 300 euros mais coisa menos coisa do PAD por 20-30€ do trigger.

Espero nao ter dito asneiras, espero por alguem que use este metodo para te dar mais luzes!

Abraço
__________________
"...even the best drummers get hungry!"

http://www.facebook.com/jackie.lynchburg
Rui Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Setembro de 2012   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Aquisição de tarola digital

Bem lembrado Rui!!

Um trigger se calhar é a melhor para este caso.
Um pad é composto por triggers (o número de triggers depende das zonas que tem, p.ex., se é sibgle tem um trigger, se é dual trigger tem dois trigger em que um geralmente está na pele e outro no aro).

Mas, tal como o Rui diz, tens sempre de comprar um módulo, que é o responsável por converter a pancada em midi e/ou som.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Novembro de 2012   #13
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: Aquisição de tarola digital

sim, sei bem o que é um trigger, mas não coloquei mt essa hipótese em cima da mesa pq não me falaram lá mt bem disso.

Entretanto tenho aqui uns vídeos onde podem ouvir mais ou menos o som que procuro e agradecia imenso a vossa opinião de que tipo de tarola poderei retirar um som semelhante.

Alguns destes sons são tratados, eu sei, mas acredito que existem sempre aproximações.

o som que procuro é o oposto ao agudo (tipo fanfarra XD). quero um som mais seco e grave

https://www.youtube.com/watch?v=srqTq3juh_0

https://www.youtube.com/watch?v=9XubWh68W7E


se for preciso mais exemplos mando
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Novembro de 2012   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Aquisição de tarola digital

Mas olha que consegues isso com a pele que compraste.
Afina a pele bem esticada e elimina os harmonicos com algo que abafe (O'rings, moongel, fita-gaffa, etc.). Afina a pele de baixo um pouco abaixo da de cima e se a tua tarola tiver profundidade consegues um som grave e seco.
P.ex., no hard-rock dos anos 80 usavam muito esse som, mas usavam tarolas com profundidade minima de 5.5" (6" é o ideal).

Ainda não ouvi os videos que meteste porque estou no tlm, por isso se estiver longe do que procuras, esquece este meu post.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Novembro de 2012   #15
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: Aquisição de tarola digital

Já me desfiz da tarola.entretanto espero comprar outra do meu agrado, por isso é que peço opiniões
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Novembro de 2012   #16
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Aquisição de tarola digital

então pensa numa de 6" (pelo menos).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Novembro de 2012   #17
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: Aquisição de tarola digital

alguma madeira em específico?
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Novembro de 2012   #18
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Aquisição de tarola digital

E se calhar até nem passa por ser de madeira!
Não negues à partida as tarolas de metal ou bronze.


Só agora vi os teus videos... não são tarolas tão graves como dizes!! São até muito comuns com um timbre sacado exactamente por uma pele esticada em cima, com harmonicos bem afinados.
Eu tinha uma tarola afinada assim nesta onda com uma Evans G2 Coated.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Ter, 6 de Novembro de 2012 às 16:40.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Esplanada: Piadas de bateristas (Drummer jokes) semi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 8 Sex, 23 de Dezembro de 2011 11:31
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos) Gibraltar Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 9 Qua, 27 de Janeiro de 2010 00:42
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 18:09. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it