Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Apreciação e Debate de Escolas e Professores
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc.
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #1
Ossos
 
Membro desde: 12-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 154
Ossos será famoso em breveOssos será famoso em breve
A ler e a pensar... A Iluminação: Influência um baterista??

Boas pessoal. Venho aqui discutir um assunto que vai parecer bastante controverso, e por vezes até pode parecer que sou maluquinho (pronto, até sou um bocado vá ) mas gostava que partilhassem a vossa opinião,curiosidade e/ou experiência. Sou baterista já há uns 8 aninhos, e no ultimo ensaio que tive fiz pela primeira vez uma experiência que me surpreendeu e inquietou. Já tinha notado em alguns concertos ao vivo, que quando a iluminação na minha bateria é fraca ou quase inexistente, parece que "sabe melhor" tocar. Isto pode soar um pouco sinistro, mas espero que tenho um explicação lógica.

No ultimo ensaio que tive lembrei-me de testar o factor iluminação: Primeiro toquei com a luz que costuma estar acesa, directamente por cima de mim (uma lâmpada fluorescente de calha, normalíssima) e senti o que já há alguns ensaios me tinha vindo a incomodar...parece que exerço mais esforço a tocar!Sinto tudo mais "pesado"! Após tocar algumas musicas decidi acender a lâmpada de calha do extremo oposto da minha sala e apagar a que está directamente por cima (nas minhas costas) da minha bateria.

Após alguma controvérsia entre os restantes membros de 2 Sacos e Meio (http://www.palcoprincipal.com/doissacosemeio) começámos a tocar outra musica sem a luz directamente por cima de mim, e eureka! Menos esforço, a minha técnica parece que ganha mais fôlego! Por mais ridiculo que possa parecer, funcionou, e até o som da bateria me soa melhor, sinto-me mais à vontade.

Agora voçês pensam "é claro, não estás com luz apontada, sentes menos pressão, ficas mais à vontade". Mas eu sinto que existem outros factores sem ser esse. À primeira impressão pode parecer simples, mas acho que a iluminação tem muito que se lhe diga enquanto factor importante a tocar bateria.

Digam o que pensam, chamem-me louco, experimentem em casa, na sala de ensaios, partilhem comigo.

Abraço!

Ossos
Ossos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Eu não gosto de tocar com muita luz, mas não tem a ver com o facto de tocar melhor ou pior, mas sim com o ambiente em si que influencia a música em geral.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #3
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
È estranho. nunca me tinha acontecido.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #4
santos
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: seixal
Mensagens: 130
santos está no bom caminho
boas
eu pelo contrario quando a bateria esta mais iluminada sinto-me melhor pricipalmente quando os pratos brilham, parece que me da ainda mais pica
abraço
santos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #5
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
...por acaso falaste num assunto deveras curioso...bem,realmente também prefiro menos luz, talvez por axar k assim não está tudo a reparar em mim,lol...não sei,sei que em concerto,com uma iluminação de palco,quem mais sofre é o baterista, todo molhadinho de suor pela excessiva temperatura que a iluminação provoca,mas esse é talvez o aspecto mais obvio em relação á intensidade da luz vs performance do musico...em relação aos outros factores,dá que pensar...influencia-me realmente ter menos luz,talvez por tokar metal (ou não...), mas acabo por concordar ali com o colega, é uma questão de ambiente,cria-se ali uma atmosfera mais propricia...curiosidade: havia uma sala onde ensaiei muitos anos no porto, que pertencia aos na altura "famosos" Zen,e a iluminação da sala tinha 1 pormenor interessante; o interruptor da luz era daqueles potenciometros, que regulava a intensidade da iluminação...sso por si só já era porreiro...mas quando 1 de nós ia regular a intensidade,procurava sempre ali uma posição que por algum motivo gerava 1 efeito interessante...a intensidade da luz acompanhava o som,era como se nos acompanhasse em cada tema que ensaiavamos...escusado será dizer que eram grande ensaios...saudades desses tempos.=)
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Tem a ver com a nossa reacção pessoal à luz consoante as situações.
Eu gosto de ambiente com pouca luz. Ambientes muito luminosos tiram-me a concentração e a sensibilidade (chego a ficar irritadiço com excesso de luz).

Portanto, consequantemente, a tocar também não gosto de muito luz.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #7
Reidadroga
 
Membro desde: 17-Abr-2006
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 312
Reidadroga será famoso em breve
Eu concordo contigo...Pelo menos com o que me pareces te crer dizer..

Prefiro tocar com a luz "menos" intensa vá la, sem as habituais luzes brancas...que iluminam tudo a volta...

Gosto preferencialmente de tocar na escuridão ou então com luzes de cores, pois não iluminando tanto, criam um certo ambiente.
__________________
Reidadroga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #8
Faria
 
Membro desde: 28-Jun-2006
Local: Alverca
Mensagens: 116
Faria está no bom caminho
Eh,eh,eh... se o pessoal que toca comigo visse este post atira-se já para o chão!!!
O meu problema é mais complexo, a luz vermelha ou pouca iluminação provocam-me sonolencia e passo a vida a pedir á malta da luz para mee criar contrastes de iluminação sobre a bateria!
Gosto particularmente de uma luz amarela, branca ou mesmo azulada a ensidir sobre a tarola, cria um hambiente muito proprio para mim como se estivesse a tocar numa sala sozinho, luzes vermelhas nem velas, adormeço na certa!!!
L.F.

P.S. Tambem não sou adepto das "strobes", causam-me uma enorme sensação de cansaço!

Última edição de Faria : Qua, 29 de Novembro de 2006 às 18:06.
Faria não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Novembro de 2006   #9
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de phurya
...por acaso falaste num assunto deveras curioso...bem,realmente também prefiro menos luz, talvez por axar k assim não está tudo a reparar em mim,lol...não sei,sei que em concerto,com uma iluminação de palco,quem mais sofre é o baterista, todo molhadinho de suor pela excessiva temperatura que a iluminação provoca,mas esse é talvez o aspecto mais obvio em relação á intensidade da luz vs performance do musico...em relação aos outros factores,dá que pensar...influencia-me realmente ter menos luz,talvez por tokar metal (ou não...), mas acabo por concordar ali com o colega, é uma questão de ambiente,cria-se ali uma atmosfera mais propricia...curiosidade: havia uma sala onde ensaiei muitos anos no porto, que pertencia aos na altura "famosos" Zen,e a iluminação da sala tinha 1 pormenor interessante; o interruptor da luz era daqueles potenciometros, que regulava a intensidade da iluminação...sso por si só já era porreiro...mas quando 1 de nós ia regular a intensidade,procurava sempre ali uma posição que por algum motivo gerava 1 efeito interessante...a intensidade da luz acompanhava o som,era como se nos acompanhasse em cada tema que ensaiavamos...escusado será dizer que eram grande ensaios...saudades desses tempos.=)
provavelmente ensaiaste na poltergeist na rua da boavista onde tinha uma bateria com um timbalao oval!!!!
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Novembro de 2006   #10
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
tb ensaiei bastante no poltergeist,mas este que falo era ao pe da cedofeita....e sem esquecer tb...o grande Baixátola!!!!lol...
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Dezembro de 2006   #11
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Eu cá prefiro a cor azul!!!

Boas!
Eu cá prefiro a cor azul! -dá mais vontade de tocar e cansa menos! Uma coisa que o pessoal nem sempre se apercebe é que quer a cor quer a intensidade de luz influenciam em muito a concentração,visão e sonolência! Para quem não sabe as lâmpadas fluorscentes existêm em vários tipos de cor nomeadamente 54(10) e 84! Indeependentemente do tamanho 18w-60cm ; 36w-120cm; 58w-150cm, a cor 54 ou 10 (depende da marca) é essencialmente uma cor branca e fria sendo mais usada em armazéns e corredores enquanto que a 84 é um branco quente sendo usada principalmente em escritórios e zonas de leitura! Apesar de não parecer essas duas cores teem uma grande diferença! Assim,na minha sala de ensaios tenho as de cor 54 pois fica um branco tipo dia e canso-me menos! Quando possível ligo apenas uma fluorscente de cor azul pois gosto muito! Pior que o tipo de cor é uma sala com iluminação mal distribuida pois cria sombras/nuances muito irritantes para os olhos resultando em cansaço!
O meu conselho é que experimentem vários tipos de iluminação!
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Dezembro de 2006   #12
Tuts
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: V. N. Gaia
Mensagens: 138
Tuts está no bom caminho
Eu creio que quando á menos luz a concentração aumenta naturalmente.
Vemos menos ouvimos mais,...
No meu caso também me relaxa.
Tuts não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Dezembro de 2006   #13
Daniel
 
Membro desde: 11-Set-2006
Local: torres vedras
Mensagens: 79
Daniel está no bom caminho
eu ca gosto de pouca luz quase as escuras... fico mais concentrado no k estou a fazer... logo ai tb me sinto mais a vontade... e no meu ver n tem nada a ver com o estilo de musica... um blues n pede um ambiente escuro mas sim de cores... mas como maioritariamente gosto mais de hard rock...
Daniel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Dezembro de 2006   #14
pulp_fiction
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Carnaxide
Mensagens: 132
pulp_fiction será famoso em breve
Estou a ver que a maioria dos bateristas tem tendência para morcego... Qualquer dia tocamos de pernas para o ar :P

P.S.- Também gosto de pouca luz. :D
pulp_fiction não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Dezembro de 2006   #15
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de pulp_fiction
Estou a ver que a maioria dos bateristas tem tendência para morcego... Qualquer dia tocamos de pernas para o ar :P

P.S.- Também gosto de pouca luz. :D
o Jordison volta e meia faz isso,lol....
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Janeiro de 2007   #16
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Eu, pessoalmente sinto-me mais a vontade com a claridade. Em relação às luzes de palco, já me disseram que os strobs (aquela que afecta os epilepticos) são do pior que há pa nós bateristas, porque perdemos a noção do que tamos a fazer.

Cumprimentos,
Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Janeiro de 2007   #17
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Eu Estou Exactamente como o Faria !!

eu com pouca luz tb me dá sonolência ! lolol .. mas enfim um gajo mantendo a concentraçao ... safa-se
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Janeiro de 2007   #18
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Para mim tanto me fáz desde ke nao xegue a estremos, desde ke nao esteja completamente escuro nem muita luz estou bem..
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Janeiro de 2007   #19
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
curto mais com luz por traz de mim.....
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #20
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Iluminação, sim ou não...

Eu digo nim. Não gosto nem às escuras, nem com demasiada luminosidade. Gosto de uma sala iluminada, o quanto baste, e de preferência sem estroboscópios, pois se perdermos a concentração chega a uma altura que parece que as baquetas nos vão fugir das mãos, ou então pensamos que estamos a bater no crash e vamaos parar ao splash, ou no aro de um dos timbalões.
Lembro de uma vez que fui tocar para o Hard Rock Café e então os gajos lembraram-se de colocar estroboscópios mesmo em frente do palco, virados para a bateria. Não o fizeram por mal, apenas os tinham recebido naquele dia e ainda os não tinham colocado no tecto. Resultado, levei com uma dose durante duas horas, que já nem via a bateria à minha frente .
Abraços e saudações metálicas
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Jojo Mayer - um baterista com groove de outro mundo Mike Drums Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 5 de Junho de 2013 00:02
Um baterista sofre...muito.. AlexXx Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 104 Ter, 20 de Março de 2012 02:38
Necessito de um baterista TheAnagram Apresentação de Novos Membros 3 Seg, 3 de Outubro de 2011 20:47
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48
Thomas McCree - Videos empolgantes de um baterista de Gospel chain Bateristas e Percussionistas 1 Seg, 3 de Abril de 2006 19:52



São agora 23:51. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it