Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #1
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

De seguida deixo uma pequena apreciação deste pedal, fazendo algumas comparações com os 2 grandes rivais, o Cobra e o Eliminator, os quais já possui durante alguns anos.

Adquiri este pedal à quase 1 mês, numa Loja Inglesa por cerca de 300€.

A 1ª vez que coloquei os pés no pedal, constatei que a publicidade não era treta… os pedais são realmente muito suaves, com uma acção muito fluida e controlada. Apesar de não ter gostado muito da configuração de fábrica, pois os batentes estavam demasiado para a frente (gosto deles + ou – a 45º) e as placas estavam demasiado baixas, percebi que estava perante uma máquina muito bem desenhada e construída.

A construção do pedal é sólida e bem pensada, as placas são grandes comparando com o Eliminator por ex., mas mesmo assim, são leves, pois são um pouco mais finas do que as da concorrência têm uma boa base de suporte com borracha e tiras de velcro, para além dos espigões que acabam por não ser necessários! A ligação da placa ao calcanhar do pedal é feita com rolamentos, que diminuem o atrito nessa área e eliminam a movimentação lateral.

A configuração é fácil, podemos regular a inclinação dos batentes independentemente da altura das placas, embora não existam quaisquer marcações para ajudar nesta tarefa, ao contrário dos Cobra e Eliminators que têm várias marcas para ajudar neste aspecto!
A regulação da tensão das molas também é rápida e não se altera, desde que fique bem apertada, as molas é que podiam ser mais fortes/rijas, pois eu normalmente tocava com tensão média no Eliminator e no Falcon tenho as molas quase no máximo! Grande parte da suavidade do pedal vem tb deste mecanismo, que possui rolamentos em ambas as extremidades das molas (A), como algumas outras marcas já fazem tb e acredito que vai ser adoptado pela maioria das marcas importantes, pois faz realmente uma grande diferença.



O aperto ao aro do bombo é feito com um sistema que essencialmente é a combinação do sistema do Cobra com o do Eliminator, onde a Mapex adicionou um toque próprio, dando tb mobilidade à peça (B) que suporta o peso do aro, como resultado é possível prender o pedal a qualquer aro, independentemente da sua espessura ou mesmo inclinação do bombo.

As correntes do Falcon são niqueladas e segundo a Mapex, são como as usadas em bicicletas de corrida, oferecendo grande resistência sem enferrujar. Como prefiro o sistema de fita, troquei as correntes, sendo apenas necessário desapertar dois parafusos em cada pedal. As fitas são de nylon, (como as da concorrência) o que não me agradou muito, pois estava (mal) habituado aos Belts do Eliminator que são excelentes, pois, não esticam e são tão ou mais resistentes que correntes!
O eixo de ligação entre os pedais é de boa qualidade (alumínio), não estende tanto como o eixo do Eliminator, mas penso que é suficiente. A Mapex introduzio uns ferrinhos (stopers) que impedem que as extremidades dos eixos saiam do conector principal, o que está bem pensado.
Para mim, a grande inovação deste pedal reside no facto da estrutura do pedal (Frame) ser bastante mais estreita que os outros, ocupando menos espaço, e principalmente no duplo, permite que os dois batentes estejam centrados no bombo, não existindo diferenças acentuadas no volume das pancadas! Já agora, acrescento que a sensação de tocar no pedal esquerdo é excelente, é tão fluido e sensível como o direito. O eixo onde esta a CAM e e apertos dos batentes é um tubo (oco) em inox, muito resistente e leve.


Relativamente à troca de CAMs tb é fácil, mas não tão cómoda como no Eliminator, porque ao desapertar o parafuso que segura a CAM, vamos tb perder a regulação da altura da placa e aqui penso que está um ponto negativo, embora não seja uma coisa que se faça com muita frequência…
Como acessórios, vêm ainda 2 pesos para aplicar nos batentes, pessoalmente gosto mais dos de 10g, penso que os de 20g serão bons para treinar a resistência, endurance e rapidez!

Pontos fortes:
- Robustez do pedal
- Frame mais estreita
- Rolamentos em todos os pontos importantes
- Sistema de prender ao aro do bombo
- Personalização: CAMs, Corrente/Fita, Inclinação do batente independente da altura da placa
- Placa longa mas leve (a malta que calça + de 43 vai gostar)


Pontos fracos:
- Não tem marcas para ajudar nas várias regulações
- As molas podiam ser mais rijas (ter mais tensão)




Conclusão:
Penso que este Falcão esta ao nível dum Cobra ou Eliminator, pois não fica atrás deles ao nível da construção, robustez, personalização e claro no preço…
Quanto ao factor durabilidade, só o tempo o dirá, mas acredito que seja pedal para durar muitos anos, desde que bem tratado, como qualquer outro!
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow

Última edição de DrumPhilosopher : Qua, 6 de Outubro de 2010 às 15:03.
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #2
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Grande compra e grande review!

O pedal em si parece-me ser interessante, e ainda que 300 euros seja bastante dinheiro, é algo menos do que a maioria da concorrencia, pelo menos como os Yamaha, Tama, Pearl ou mesmo Gibrlatar. Em termos de aspecto também me parece estar na mesma relação que o valor (a foto side by side com o eliminator prova isso). Mas o que vale é o desempenho e também a qualidade de construção.
Este pedal existe com direct drive?

abraço
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #3
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Sempre WD 40 nisso para a ferrugem nem pensar! Excelente review!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #4
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
Grande compra e grande review!
Este pedal existe com direct drive?

abraço
Obrigado.

Não existe em direct drive!

Cumps
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #5
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Ó Philosopher
Sabes mais tu acerca desse pedal que o próprio fabricante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tenho quase a certeza absoluta
Parece que até lhe fizeste uma AUTÓPSIA.
Sem mais comentários
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #6
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Ó Philosopher
Sabes mais tu acerca desse pedal que o próprio fabricante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tenho quase a certeza absoluta
Parece que até lhe fizeste uma AUTÓPSIA.
Sem mais comentários
Abraço

LOL, vou mudar o título do post para:

AUTÓPSIA ao Pedal Mapex Falcon!!!!!
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #7
leonel
 
Membro desde: 25-Abr-2007
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 53
leonel está no bom caminho
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Exelente review pra variar.

O pedal parece mesmo uma boa aposta, vamos esperar mais uns tempos a ver se começam a surgir alguns problemas.

Quando puderes tens que me deixar experimentar isso.

Abraço
Leonel
leonel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #8
OhMyGoD
 
Membro desde: 8-Abr-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 378
OhMyGoD está no bom caminho
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Ó Philosopher
Sabes mais tu acerca desse pedal que o próprio fabricante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tenho quase a certeza absoluta
Parece que até lhe fizeste uma AUTÓPSIA.
Sem mais comentários
Abraço

Nem mais! Mas que grande review

Grande abraço!
OhMyGoD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #9
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de leonel Ver Mensagem
Exelente review pra variar.

O pedal parece mesmo uma boa aposta, vamos esperar mais uns tempos a ver se começam a surgir alguns problemas.

Quando puderes tens que me deixar experimentar isso.

Abraço
Leonel
Problemas??
Depois de ter sido dissecado no Instituto de Medicina Legal?
As causas da morte já foram apuradas!
O médico legista já deu o seu parecer!

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #10
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de leonel Ver Mensagem
Exelente review pra variar.

O pedal parece mesmo uma boa aposta, vamos esperar mais uns tempos a ver se começam a surgir alguns problemas.

Quando puderes tens que me deixar experimentar isso.

Abraço
Leonel
Se eu tiver problemas com ele, podes ter certeza que serei o 1º a relatar!

Quanto a experimentares, é na boa, temos de combinar.

Abraço
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #11
leonel
 
Membro desde: 25-Abr-2007
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 53
leonel está no bom caminho
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Ya temos que combinar e eu levo as minhas aquisições mais recentes pra experimentares também.

leonel adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 1 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Problemas??
Depois de ter sido dissecado no Instituto de Medicina Legal?
As causas da morte já foram apuradas!
O médico legista já deu o seu parecer!

Abraço

A ver vamos .

Abraço

Última edição de leonel : Sáb, 12 de Junho de 2010 às 00:45. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
leonel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Junho de 2010   #12
David Carreta
 
Membro desde: 18-Fev-2007
Local: Mafra
Mensagens: 226
David Carreta será famoso em breve
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Muito boa Review!

Parabens e boa sorte com o pedal.

Abraço
David Carreta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #13
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Por acaso estive hoje a esperimentar esse pedal. durante muitos anos usei o eliminator da pearl. e ate agora era o meu pedal de eleiçao. no entanto o eliminator que tenho esta já demasiado velho e qualquer dia vai-me falhar. decidi esperimentar este pedal para saber se tinha potencialidade de substituir o meu eliminator. no caso do pedal me agradar, seria a escolha natural ja que sou patrocinado pela Mapex. no entanto eu ja tinha avisado o importador na altura em que assinei pela mapex (na altura ainda nao tinha saido este pedal) que nao iria usar pedais da mapex por estar a usar o eliminator e estar muito habituado.
a 1a impressao foi um pouco a mesma que o quim disse. as settings nao estavam bem para mim. no entanto bastaram 5 minutos, para regular o angulo das batentes, trocar a cam e ajustar as molas.... para meter os pes no melhor pedal que ja toquei.... sem duvida que fiquei super bem impressionado com o pedal. nao concordo com o quim quando diz que as molas deveriam ter mais pressao. outro ponto forte do pedal foi... o pedal e totalmente silencioso. nao trouxe logo o pedal, porque o meu eliminator ainda fara mais algum tempo ate rebentar de vez.... mas este pedal ja tem o lugar reservado ca em casa, e a seguir a este eliminator nao havera outro... muito bom mesmo. incrivelmente leve e preciso.
a pearl e a tama que se cuidem, porque este pedal esta ja um passo a frente sem duvida.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #14
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Boas Carlos, o Falcon está realmente muito bem conseguido!

Relativamente às molas, eu sempre toquei com tensão média e tanto no Eliminator como no Cobra, ainda tinha muito "espaço" para esticar as molas, coisa que não acontece neste. Tenho a tensão quase no máximo, o que me faz crer que a mola usada não é tão Rija como a do Eliminator ou do Cobra! Acredita que tenho experimentado muitos pedais de outros bateristas, com as molas bem mais esticadas que as minhas!

Como tal coloquei na Review como sendo um ponto fraco, não quer dizer que seja uma coisa grave!


Mas como tudo é uma questão de gosto pessoal!

Cumps
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow

Última edição de DrumPhilosopher : Dom, 13 de Junho de 2010 às 11:43.
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #15
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Eu logo ao inicio subestimei a inovabilidade do pedal, era apenas mais um pedal de corrente e mola, a meu ver. Agora deixaram-me apreensivo.

Acho que isso é mais a reformulação da construção da board do pedal, não será? Assim à vista desarmada, sem saber o material da board, penso que só pelo design é uma board extremamente bem construída e minimalista.

É de frisar que o peso da board é fundamental para o ataque e a resposta do pedal, e depois vem o poder das molas juntamente com o mecanismo de acção do pedal (corrente, fita ou direct).
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #16
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Eu logo ao inicio subestimei a inovabilidade do pedal...
Pois é... não subestimem este pedal porque ele é realmente muito bom, mas tb acredito que nem todos vão gostar dele, especialmente se não tiverem possibilidade de mexer nas configurações!

O problema é que a Mapex nunca teve grande sucesso nos pedais que construiu e como tal os bateristas desconfiam destes pedais!

Cumps
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #17
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de DrumPhilosopher Ver Mensagem
O problema é que a Mapex nunca teve grande sucesso nos pedais que construiu e como tal os bateristas desconfiam destes pedais!
Mas ainda li aqui apreciações do Janus da Mapex e pelo menos tinha um bom preço para a qualidade!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #18
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Pois foi exactamente por causa do Janus que muitos bateristas fogem dos pedais Mapex...
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #19
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

o janus era precisamente a razao pela qual eu usava o eliminator e nao pensava mudar de pedal. este pedal em nada tem a ver com o janus. quanto a corrente percebo o que dizes. mas como a minha afinaçao pessoal é com as molas bem soltas. alias eu cheguei la e a primeira coisa que fiz foi soltar as molas.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Junho de 2010   #20
Carlos Nevalainen
 
Membro desde: 30-Ago-2008
Local: Manchester-UK
Mensagens: 648
Carlos Nevalainen está no bom caminho
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

grande review

abraços
Carlos Nevalainen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Outubro de 2010   #21
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Boas pessoal, 5 meses depois de ter comprado este pedal, tenho a dizer que superou todas as minhas expectativas!

É sem dúvida o pedal de corrente/fita mais sensível em que já toquei!

Para o pessoal que anda à procura de pedal novo, não menosprezem esta MÁQUINA!

Cumps
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Outubro de 2010   #22
PedroPM
 
Membro desde: 7-Ago-2010
Local: Braga
Mensagens: 77
PedroPM está no bom caminho
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Estou a pensar comprar um la po natal quando ja dominar o single melhor
PedroPM não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Fevereiro de 2011   #23
tiago marinho
 
Membro desde: 3-Nov-2006
Local: aveiro
Mensagens: 12
tiago marinho está no bom caminho
Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Boas pessoal,vi este post mt depois de ser colocado e provavelmente já nao vou a tempo. caso o link nao seja permitido passem no site da mapex e no canto superior direito está lá a solução pra direct drive. Nao sou adepto mas quem o é tem todo o direito à existencia. Abraço.
http://www.mapexdrums.com/hardware/falcon_ddap.html
tiago marinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Outubro de 2011   #24
luckasbateraborges
 
Membro desde: 12-Out-2011
Local: Taboao da Serra
Mensagens: 4
luckasbateraborges é uma quantidade desconhecida por enquanto
Gosto Re: Review – Pedal Duplo Mapex Falcon

Citação:
Mensagem Original de DrumPhilosopher Ver Mensagem
De seguida deixo uma pequena apreciação deste pedal, fazendo algumas comparações com os 2 grandes rivais, o Cobra e o Eliminator, os quais já possui durante alguns anos.

Adquiri este pedal à quase 1 mês, numa Loja Inglesa por cerca de 300€.

A 1ª vez que coloquei os pés no pedal, constatei que a publicidade não era treta… os pedais são realmente muito suaves, com uma acção muito fluida e controlada. Apesar de não ter gostado muito da configuração de fábrica, pois os batentes estavam demasiado para a frente (gosto deles + ou – a 45º) e as placas estavam demasiado baixas, percebi que estava perante uma máquina muito bem desenhada e construída.

A construção do pedal é sólida e bem pensada, as placas são grandes comparando com o Eliminator por ex., mas mesmo assim, são leves, pois são um pouco mais finas do que as da concorrência têm uma boa base de suporte com borracha e tiras de velcro, para além dos espigões que acabam por não ser necessários! A ligação da placa ao calcanhar do pedal é feita com rolamentos, que diminuem o atrito nessa área e eliminam a movimentação lateral.

A configuração é fácil, podemos regular a inclinação dos batentes independentemente da altura das placas, embora não existam quaisquer marcações para ajudar nesta tarefa, ao contrário dos Cobra e Eliminators que têm várias marcas para ajudar neste aspecto!
A regulação da tensão das molas também é rápida e não se altera, desde que fique bem apertada, as molas é que podiam ser mais fortes/rijas, pois eu normalmente tocava com tensão média no Eliminator e no Falcon tenho as molas quase no máximo! Grande parte da suavidade do pedal vem tb deste mecanismo, que possui rolamentos em ambas as extremidades das molas (A), como algumas outras marcas já fazem tb e acredito que vai ser adoptado pela maioria das marcas importantes, pois faz realmente uma grande diferença.



O aperto ao aro do bombo é feito com um sistema que essencialmente é a combinação do sistema do Cobra com o do Eliminator, onde a Mapex adicionou um toque próprio, dando tb mobilidade à peça (B) que suporta o peso do aro, como resultado é possível prender o pedal a qualquer aro, independentemente da sua espessura ou mesmo inclinação do bombo.

As correntes do Falcon são niqueladas e segundo a Mapex, são como as usadas em bicicletas de corrida, oferecendo grande resistência sem enferrujar. Como prefiro o sistema de fita, troquei as correntes, sendo apenas necessário desapertar dois parafusos em cada pedal. As fitas são de nylon, (como as da concorrência) o que não me agradou muito, pois estava (mal) habituado aos Belts do Eliminator que são excelentes, pois, não esticam e são tão ou mais resistentes que correntes!
O eixo de ligação entre os pedais é de boa qualidade (alumínio), não estende tanto como o eixo do Eliminator, mas penso que é suficiente. A Mapex introduzio uns ferrinhos (stopers) que impedem que as extremidades dos eixos saiam do conector principal, o que está bem pensado.
Para mim, a grande inovação deste pedal reside no facto da estrutura do pedal (Frame) ser bastante mais estreita que os outros, ocupando menos espaço, e principalmente no duplo, permite que os dois batentes estejam centrados no bombo, não existindo diferenças acentuadas no volume das pancadas! Já agora, acrescento que a sensação de tocar no pedal esquerdo é excelente, é tão fluido e sensível como o direito. O eixo onde esta a CAM e e apertos dos batentes é um tubo (oco) em inox, muito resistente e leve.


Relativamente à troca de CAMs tb é fácil, mas não tão cómoda como no Eliminator, porque ao desapertar o parafuso que segura a CAM, vamos tb perder a regulação da altura da placa e aqui penso que está um ponto negativo, embora não seja uma coisa que se faça com muita frequência…
Como acessórios, vêm ainda 2 pesos para aplicar nos batentes, pessoalmente gosto mais dos de 10g, penso que os de 20g serão bons para treinar a resistência, endurance e rapidez!

Pontos fortes:
- Robustez do pedal
- Frame mais estreita
- Rolamentos em todos os pontos importantes
- Sistema de prender ao aro do bombo
- Personalização: CAMs, Corrente/Fita, Inclinação do batente independente da altura da placa
- Placa longa mas leve (a malta que calça + de 43 vai gostar)


Pontos fracos:
- Não tem marcas para ajudar nas várias regulações
- As molas podiam ser mais rijas (ter mais tensão)




Conclusão:
Penso que este Falcão esta ao nível dum Cobra ou Eliminator, pois não fica atrás deles ao nível da construção, robustez, personalização e claro no preço…
Quanto ao factor durabilidade, só o tempo o dirá, mas acredito que seja pedal para durar muitos anos, desde que bem tratado, como qualquer outro!
Ola Bom review .. Pow me passa seu msn to afim de saber mais sobre esse Pedal ai To afim de comprar Um! Uma nota de 0 a 10 No pedal Qual vushe da!?
__________________
luckasbateraborges não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como regular o pedal duplo DW 5002? Para que servem os parafusos que vêm no saco original? Indiana Jonas Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 6 Qua, 24 de Fevereiro de 2010 19:53
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
O Pedal Duplo e os Pés: Como ganhar rapidez nos pés ao tocar com Pedal Duplo? Kalash_Drummer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 47 Qui, 26 de Fevereiro de 2009 15:35
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pedal Duplo Yamaha Flying Drangon Direct Drive (com foto) Gibraltar Hardware, Acessórios e Equipamentos 55 Qua, 6 de Fevereiro de 2008 16:51
Pedal Duplo Sonor DP-492S - O que acham deste pedal duplo? É bom? Shadow Hardware, Acessórios e Equipamentos 15 Qui, 23 de Novembro de 2006 12:16



São agora 11:25. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it