Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).


Resposta
Opções
Não lido Qua, 21 de Novembro de 2007   #1
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
MÚSICA: É um Luxo ou é Cultura?? Opinem!

Neste pequeno país (em todos os aspectos) chamado Portugal, a todos os artigos de música, instrumentos e afins, são-lhes atribuidos um imposto conheçido por IVA (imposto sobre o valor acrescentado) no valor de 21%, pois são considerados artigos de luxo. Quanto noutros países da UE são considerados artigos de Cultura, logo o imposto é relativamente mais baixo.

Ok, tudo bem, não me interpretem mal.. Também não tou a dizer que seja um bem de primeira necessidade, (Para alguns de nós de certeza que é quase mas... hehe), sendo assim aplicada uam taxa de 5%.. Também não cheguemos a extremos..

Será mesmo que Música em geral é um luxo? Ou será mesmo considerado cultura?? humm... para mim é cultura, sem dúvida.

Será que não valia apena incentivar as pessoas à Cultura em todos os aspectos?

Um abraço a todos
Perdoem-me se disse alguma barbaridade.
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Novembro de 2007   #2
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de Kip_46[
Neste pequeno país (em todos os aspectos) chamado Portugal, a todos os artigos de música, instrumentos e afins, são-lhes atribuidos um imposto conheçido por IVA (imposto sobre o valor acrescentado) no valor de 21%, pois são considerados artigos de luxo. Quanto noutros países da UE são considerados artigos de Cultura, logo o imposto é relativamente mais baixo.

Ok, tudo bem, não me interpretem mal.. Também não tou a dizer que seja um bem de primeira necessidade, (Para alguns de nós de certeza que é quase mas... hehe), sendo assim aplicada uam taxa de 5%.. Também não cheguemos a extremos..

Será mesmo que Música em geral é um luxo? Ou será mesmo considerado cultura?? humm... para mim é cultura, sem dúvida.

Será que não valia apena incentivar as pessoas à Cultura em todos os aspectos?

Um abraço a todos
Perdoem-me se disse alguma barbaridade.
Concordo, embora a grande questão passe mais pelo exagero de IVA que se paga neste país. Aqui ao lado o IVA é de 16%...
E depois também muitas coisas chegam-nos cá a preços altamente inflacionados, é ***!!!
Eu até me passo noutros forums lá de fora a ver o material que a maioria dos users têm... impressionante! Cá infelizmente é uma dúzia que tem bom material, precisamente porque esse material é caríssimo cá. :(... enfim...

abraço
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Novembro de 2007   #3
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Pergunta

Questiono-me se nos outros países o IVA é diferente ou não para os instrumentos musicais, pois pelo que vejo principalmente nas lojas online alemãs, parece que não existe diferenciação do IVA entre instrumentos musicais e os produtos com menos indice de imposto... (livros, etc.)

A minha questão é: os instrumentos musicais lá fora são mesmo taxados pelos indices inferiores de IVA?

Puxa vida! E por outro lado, tentem procurar no google por uma tabela com TODAS as taxas de IVA dos estados-membros da UE...?!? Pois é... Missão impossível! Tive que criar eu próprio uma tabela em Excel para incluír aqui no fórum:


E já agora, uma notícia interessante:
Citação:
Mensagem Original de Parlamento Europeu
Taxa normal do IVA: nem inferior a 15% nem superior a 25%
A partir de 1 de Janeiro de 2006 até finais de 2010 a taxa normal do IVA não pode ser inferior a 15% "nem superior a 25%", acrescenta o Parlamento Europeu numa das alterações hoje aprovadas à proposta de directiva sobre o sistema comum do imposto sobre o valor acrescentado. (...)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Novembro de 2007   #4
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de xano
Eu até me passo noutros forums lá de fora a ver o material que a maioria dos users têm... impressionante! Cá infelizmente é uma dúzia que tem bom material, precisamente porque esse material é caríssimo cá. :(... enfim...
POr acaso ja tinha reparado nisso as baterias deles jasus comparadas com as nossas, e tb e raro u k tem só 1 kit, têm sempre mais k 1 em "modo funcional".
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Novembro de 2007   #5
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Aqui nos açores a taxa de IVA é so de 17%...
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Novembro de 2007   #6
Duarte Menezes
 
Membro desde: 25-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 124
Duarte Menezes está no bom caminho
Infelizmente a Música é um luxo a meu ver. Apesar de haver muito material em 2ª mão a um preço aceitável, acho o preço do material novo é deveras exorbitante! Eu como estudante não trabalhador jamais pensaria em pagar mais de 600/700 euros por uma bateria. E claro que sem uma bateria decente, não há futuro em termos artísticos, tem sempre de haver o mínimo de qualidade!
Resumindo, para mim e para os demais na mesma situação, a Música é um luxo, não só falando de bateria, mas de outro instrumento qualquer.
Duarte Menezes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Novembro de 2007   #7
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia

Isso nos Açores é que se tá bem... IVA a 17%...? Isso é um luxo!

Ok, mas realmente para média dos nossos ordenados, a música cá em Portugal pode mesmo ser um luxo... Eu, para conseguir comprar uma tarola nova ando a poupar, poupar, poupar e poupar mais ainda e mesmo assim ando a ver as usadas, pois novo é para esquecer...!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Novembro de 2007   #8
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
É verdade.
Chega mesmo a ser ridiculo os preço praticados na area da musica.
Entao no caso das baterias, acho que é mesmo uma exorbitancia..
Mas é mesmo assim o nosso pais. Os produtos que vendem já não são baratos, e ainda para mais as lojas de música tentam sempre esticar mais a corda..

Estou interessado em comprar uma bateria... E como é obvio andei a ver preços, inscrevi-m aqui no forum para ver os tópicos e tal, andei a ver vário material usado e em segunda mão, essas coisas. Voces de certo que percebem.

Chamou-me à atenção uma tal bateria, duma tal marca, que numa loja fazem o preço a 520€ e noutra o preço estica até aos 700€.
Sim a bateria é igualzinha, o mesmo modelo, a cor igual, etc.

Isto justifica-se?
São quase 40 contos de diferença.
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Novembro de 2007   #9
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
As lojas pelo q sei, são livres de fazerem os preços, por isso é q se deve procurar bem antes de comprar...

Quanto ao IVA, como sempre o "Tuga" tem a mania de se queixar mesmo não conhecendo todos os factos.

Após uma rápida olhadela à tabela brilhantemente apresentada pelo Madeira, podem verificar que estamos a praticar uma taxa relativamente próxima da maioria dos restantes países...
Não quero com isto dizer q estou do lado do Governo nem começar uma discussão política, ok?
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Novembro de 2007   #10
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Pois, como tuga que sou resolvi falar sobre este assunto.
Não, não me tou a queixar apenas lançei um tópico para discução.

É claro que nós até temos uma taxa de IVA parecida a outros paises da União Europeia. Mas será que a qualidade de vida e poder de compra é equiparavel?

Deixo a questão no ar...
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Novembro de 2007   #11
drk
 
Membro desde: 1-Out-2007
Local: Matosinhos
Mensagens: 9
drk está no bom caminho
e as pessoas dos outros paises recebem 14 meses?
nao se pode estar a dizer que em portugal recebe-se mal, qd um portugues tem regalias e a maior parte das pessoas de outros paises nao têm. em portugal tem-se mts férias, o horário de trabalho nao é nada pesado... acho que nao podemos reclamar mt! recebemos o que trabalhamos!!
drk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Novembro de 2007   #12
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Eu sobre isso não me posso pernunciar pois não faço a menor ideia.
Mas tenho um caso na família que demostra bem o que eu quero dizer.
O meu primo é licenciado em Economia com o curso tirado nos ISCTE.
Trabalhava no grupo Santander Totta, trabalhava na bolsa como "broker".
Trabalhava das 8 às 21h e ganhava uma minoria, nao sei ao certo pois ele nunca me disse. Segundo uma conversa que ele teve com um amigo estrangeiro, nao sei bem de onde. Se trabalhasse menos horas num pais estrangeiro num McDonalds ou assim ele recebia mais...

Na minha opinião isto e vergonhoso.

Mas isto já está a fugir um pouco ao tema inicial.
Sorry

Abraços
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Novembro de 2007   #13
drk
 
Membro desde: 1-Out-2007
Local: Matosinhos
Mensagens: 9
drk está no bom caminho
se calhar esse teu amigo tinha acabado de tirar o curso e estava no 1º emprego. se for esse o caso é normal receber mal e porcamente de inicio, mas dps vai aumentando
drk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Novembro de 2007   #14
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
TAlvez, nao th a certeza.
É possivel.

Abraços
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 21 de Dezembro de 2007   #15
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Aly
Aqui nos açores a taxa de IVA é so de 17%...
não é nada 17, é 19% mas mesmo assim vais dizer-me onde consegues que essa difereça se note. Nunca comprei, a não ser tabaco, nada mais barato aqui do que em Portugal Continental. Isto dos produtos afectos à taxa IVA de "luxo"! depois temos é o gas, electricidade e combustível um pouco, mas é mesmo um pouco mais baratos porque aqui sim o IVA é aplicado à regra e e nota-se a diferença de alguns cêntimos. Mas no que respeita a material de música, népias. Inda por cima com falta de concorrência, tão a ver onde quero chegar. Sim é um luxo ter instrumentos em casa,principalmente bateria, e quem os tem é porque gosta mesmo e se esforçou, ou alguem se esforçou por ele, para os ter. Por isso é que fico danado quando vejo pessoal que tem bateria e se for preciso ainda guitarra e outros instriumentos e nem sequer liga práquilo.... argh!!
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Dezembro de 2007   #16
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de phill-hip
não é nada 17, é 19% mas mesmo assim vais dizer-me onde consegues que essa difereça se note. Nunca comprei, a não ser tabaco, nada mais barato aqui do que em Portugal Continental. Isto dos produtos afectos à taxa IVA de "luxo"! depois temos é o gas, electricidade e combustível um pouco, mas é mesmo um pouco mais baratos porque aqui sim o IVA é aplicado à regra e e nota-se a diferença de alguns cêntimos. Mas no que respeita a material de música, népias. Inda por cima com falta de concorrência, tão a ver onde quero chegar. Sim é um luxo ter instrumentos em casa,principalmente bateria, e quem os tem é porque gosta mesmo e se esforçou, ou alguem se esforçou por ele, para os ter. Por isso é que fico danado quando vejo pessoal que tem bateria e se for preciso ainda guitarra e outros instriumentos e nem sequer liga práquilo.... argh!!

Ups, erro meu, amigo semi-açoriano

E não é que eu conheço um gajo que é exatamente assim?! O gajo toca guitarra e bateria mas ele faz tanta coisa que nem tem tempo pa nada

Última edição de Aly : Sáb, 22 de Dezembro de 2007 às 19:25.
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Dezembro de 2007   #17
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
So nos resta esperar e torçer para que mudem esta gaita!

Muito bom, exelente tópico, mesmo.


É um facto que em Portugal, se nota um certo ímpeto (inademissível) dos governos - não só o actual, e nao sendo do PS, pois por mim, à ***** que isto é, até podiam vir os Verdes - de querer "sacar" dinheiro, por qualquer motivo, com qualquer motivo, com, ou sem cabimento e ética.

vejamos esta situação, a nossa situação, como músicos, ou ainda, civis com o interesse na Arte com mais entusiastas em todo o Globo, a Música, somos forçados a abdicar de muita vida para, de facto, prosseguir-mos, ainda que dificilimente, com a nossa paixão.

.."o dinheiro nao é tudo..."......

...

pois, neste caso, dos instrumentos, se nao é, é parte!! E, pessoalmente, se não fosse o esforço dos meus progenitores, que, não fosse a minha tenra idade, me apoiam (quase) incondicionalmente, certamente que, se tivesse-mos 2 ordenados mínimos entrando mensalmente em casa, ou pouco mais, já teria largado deste campo, há muito.--isto pessoalmente, pois sei, e louvo quem de pouco faz muito!!mesmo! --


Nao obstante, também é notoria a supremacia monetária na aquisição do nosso objecto de estudo,ou diversão, a Bateria, por isso, reforço, só podemos mesmo torçer para que, o mais rápido possível, baixem as taxas e os impostos sobre os, actuais, "LUXUOSOS", instrumentos Musicais!!
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Dezembro de 2007   #18
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
A música hoje em dia é de borla para quem assim o quiser e tem NET. A net é uma galinha dos ovos de ouro.
Cultura é um vasto campo... e PESSOALMENTE acredito que a música ocupe um lugar 'à rasca' na cultura dos dias que correm... quem tem dinheiro compra o original, quem não tem procura nos P2P, vai dar ao mesmo.

E quem compra porque 'o original é outra coisa', e essas ideotologias que hoje em dia só lhes fica mal.. alguma 'vaidade autoral'.. epa.. olha, gastam dinheiro.. e quem o tem GASTA.

Aliás, ao que hoje chamamos cultura, é um cesto gigante de um emaranhado de coisas boas e coisas muito más. E é pena que muita gente não veja isso e continuem a ser sodomizados por poesias e filosofias baratas, riffs e ritmos tirados daqui e dalí, um emprestadanço de ideias.. até à exaustão. Visão negativa?

O único contributo e consideração para com os fazedores de arte musical que hoje em dia podemos ter em conta é:
A compra de um bilhete de um espetáculo.. acho que ainda não os copiam como fazem à música..
de resto, a indústria discográfica anda meio mal para alguma chulice.. e ainda bem, para uns, e ainda mal, para outros.

Nem preciso dizer que: A MÚSICA NÃO É LUXO NENHUM. Grande parte pode rondar a designação de LIXO, mas ... luxo ... o luxo é de quem a faz...
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Dezembro de 2007   #19
tiagop
 
Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
Mensagens: 1.161
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Eu acho que tudo isto so tem uma explicacao: termos o poder de compra mais baixo da Europa ( ou um dos piores; nao quero estar a mentir). Se o ordenado minimo aqui pouco passa dos 400eur e em Espanha eh quase o dobro, como se pode combater a coisa? Os precos sao iguais ou mais caros dos praticados no resto da Europa e os ordenados sao uma vergonha. O que dizer dos americanos? Ganham muito mais (mas muito mais mesmo), ha emprego em todo o lado (para quem queira trabalhar, claro), nao ha paneleirices de que um electricista eh um coitadinho e o do "canudo" eh que eh bom. Trabalhas bem, rendes, ganhas bem, ponto. Tens a tua vida, tens casa, carro e algum conforto. Ca, tem que se estudar ate aos 20 e tal, para, depois de ter um curso superior, ir trabalhar onde calhar a ganhar a media nacional (baixa). Metade do preco dos nossos carros eh imposto. Nos vamos aos paises ricos buscar os carros que eles nao querem e ainda poupamois uma fortuna? Esquisito, mas eh a verdade. E que triste ela eh...
Nao eh pelo IVA ser mais ou menos que faz a diferenca. Tem de se comecar pelo ordenado e pelas condicoes que temos de base. Se eu fosse alemao e ganhasse 3000eur ao mes, qual a dificuldade de comprar uma bateria de topo? E por ca tambem ha muito tarbalho por ai que ate nem se ganha mal. Mas tambem ha muita gente que "ai que nao gosto do horario", "isso fica muito longe de casa", etc etc. Ha que fazer esforcos e compromissos. Estas modas que apareceram ha pouco tempo que tem de se comprar casa nova (em 2a mao fica foleiro), quando se tem filhos tem que se comprar uma carrinha, etc etc etc, nao passa de uma cegueira completa e de um medo estupido dos preconceitos parvos que ha neste Pais.
Concordo que se veja como um luxo poder ter uma bateria em Portugal. Como todos sabemos aqui, nao se consegue viver so de musica em Portugal (consegue-se, mas nao eh facil, claro...). As razoes? Algumas ja dei aqui, outras ja foram dadas noutros threads.

Peco desculpa pelo desabafo.

PS - E eu sou daqueles que tem uma bateria de topo em casa e uma guitarra que mal tenho tempo para lhe tocar... Por que as tenho? Porque gosto e, obviamente, porque posso. Nao acho que isso faca de mim alguem pior. Ha muita gente por ai com Ferraris que nem sabe guiar e eu tenho de mamar com um Fiat Seicento. Ninguem disse que o mundo era justo. Temos eh de nos contentar com o que temos (ou podemos ter) e sonhar sempre por algo melhor e fazer por isso!! Se uns podem e outros nao, ja fica para outra conversa.
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Dezembro de 2007   #20
José G _Pinto
 
Membro desde: 28-Jan-2007
Local: Vila Real
Mensagens: 11
José G _Pinto está no bom caminho
olá Boa noite

A questão aqui que se coloca é " se os instrumentos que cá fabricamos tem qualidade , por não compramos?? e como toda a gente sabe, deve haver uma desmistificação, pois nem sempre os melhores instrumentos são os que têm marcas conhecidas, é puro engano....

Consultem o site www.pgaverde.com



Citação:
Mensagem Original de Kip_46[
Neste pequeno país (em todos os aspectos) chamado Portugal, a todos os artigos de música, instrumentos e afins, são-lhes atribuidos um imposto conheçido por IVA (imposto sobre o valor acrescentado) no valor de 21%, pois são considerados artigos de luxo. Quanto noutros países da UE são considerados artigos de Cultura, logo o imposto é relativamente mais baixo.

Ok, tudo bem, não me interpretem mal.. Também não tou a dizer que seja um bem de primeira necessidade, (Para alguns de nós de certeza que é quase mas... hehe), sendo assim aplicada uam taxa de 5%.. Também não cheguemos a extremos..

Será mesmo que Música em geral é um luxo? Ou será mesmo considerado cultura?? humm... para mim é cultura, sem dúvida.

Será que não valia apena incentivar as pessoas à Cultura em todos os aspectos?

Um abraço a todos
Perdoem-me se disse alguma barbaridade.
José G _Pinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Clinic: Quando Trocar de Peles? Um pequeno estudo de aconselhamento e aprendizagem. vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 4 Sex, 28 de Janeiro de 2011 00:53



São agora 00:16. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it