Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Percussão
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Percussão Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc dos restantes instrumentos de percussão


Resposta
Opções
Não lido Sex, 8 de Junho de 2007   #1
Bugradi
 
Membro desde: 19-Jul-2006
Local: R/C esq...
Mensagens: 103
Bugradi será famoso em breve
Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

ora aqui vai um instrumento de percussao(familia dos menbranofones)..bem nosso conhecido

O Adufe




Adufe, instrumento musical português. É um pandeiro bimembranofone quadrangular. No seu interior são colocadas sementes ou pequenas soalhas a fim de enriquecer a sonoridade. Os lados do caixilho medem aproximadamente 45 centímetros. O adufe é segurado pelos polegares de ambas as mãos e pelo indicador da mão direita, deixando deste modo os outros dedos livres para percutir o instrumento.

Foi introduzido pelos árabes na península Ibérica entre os séculos VIII e XII. Hoje, encontra-se essencialmente concentrado no centro-leste de Portugal (distrito de Castelo Branco), onde é executado exclusivamente por mulheres, acompanhando o canto sobretudo por ocasião das festas e romarias.

Na tradição oral, nomeadamente nos versos de algumas canções que são acompanhadas pelo adufe, é referida a madeira do instrumento como sendo de "pau de laranjeira". Esta referência, de certo simbólica pela ligação entre a flor de laranjeira e o matrimónio, é reforçada por outra particularidade da construção do instrumento que refere ser a pele de uma das membranas de um animal macho e a outra de um animal fêmea. Dizem as tocadoras de adufe que a razão de ser desta diversidade se traduz na harmonia do instrumento e na maneira como ele soa. Este testemunho dá pistas para a iconografia mágica ligada ao instrumento, à sua construção e mesmo à sua utilização, que tradicionalmente era reservada a executantes femininos. Também a sua forma quadrada, ao tornar mais difícil a manutenção da pele esticada, levanta questões sobre o carácter simbólico do instrumento e acentua a sua particularidade face ao "bendir" árabe ou ao "bodrum" seu congénere céltico.

hasta ai e boas batucadas...
__________________
Bora la fazer a Revolução..


Última edição de Madeira : Ter, 15 de Julho de 2008 às 15:52. Razão: Adicionando imagem para melhorar o artigo
Bugradi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #2
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

Estou a desenterrar estes artigos (e adicionando imagens para melhorar os artigos originais) pois estou certo que muitos irão certamente aprender um pouco mais com estas preciosidades que estavam guardadas aqui no "baú" do nosso fórum!

Aproveitem!



P.S. - Apenas peço que indiquem sempre a(s) fonte(s) do(s) texto(s) original(is)!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #3
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

Oi pessoal

este desenterrar é pelo seguinte:
estou a tocar com um grupo de música tradicional. E embora o anterior baterista tocasse tudo no kit, eu gostaria de dar 1 toque mais autêntico.
Para isso estou a pensar adquirir algumas coisas...entre elas 1 adufe!
Alguém me sabe dizer onde consigo arranjar um?

Cumps
VmsR
__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Abril de 2009   #4
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

Citação:
Mensagem Original de VmsR Ver Mensagem
Oi pessoal

este desenterrar é pelo seguinte:
estou a tocar com um grupo de música tradicional. E embora o anterior baterista tocasse tudo no kit, eu gostaria de dar 1 toque mais autêntico.
Para isso estou a pensar adquirir algumas coisas...entre elas 1 adufe!
Alguém me sabe dizer onde consigo arranjar um?

Cumps
VmsR
Tanto quanto sei, o sítio mais fiável para comprar é na própria fábrica deles, em Monsanto, que preserva os métodos de fabrico.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Abril de 2009   #5
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

Pois, eu já passei lá umas férias (que terra e gente tão boa).
Mas na altura estava "afastado" das baterias.
Acho que vou ter de lá ir, comprar um adufe e comer uns maranhos.
A Beira Baixa é a minha região favorita de Portugal...e não tenho qualquer ligação pessoal, familiar, directa ou indirecta, simplesmente me sinto em casa.
Epá, tem de ser, tenho de lá ir não há volta a dar.


Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Tanto quanto sei, o sítio mais fiável para comprar é na própria fábrica deles, em Monsanto, que preserva os métodos de fabrico.
__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Abril de 2009   #6
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

Quando estive lá, entrei numa loja de artesanato e pedi informações sobre os adufes. A senhora que lá estava explicou-me um pouco e depois começou a tocar, a meu pedido. Peguei noutro e comecei a acompanhá-la. Houve cantoria e tudo! Foi um momento muito bonito que preservei na memória.
Eventualmente, se fores com tempo, podes mesmo tentar contactar com as Adufeiras de Monsanto e quem sabe espreitar a fábrica.
E se não conheceres, espreita informação sobre o extinto projecto Adufe, do José Salgueiro. Assisti a um concerto e foi excelente.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Abril de 2009   #7
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

O engraçado é que moro em Sintra e há aqui uma loja que vende, trazidos directamente de lá!!!
A minha mãe trabalha ao lado....E do outro lado é a Piriquita dos travesseiros.
Agora o preço é que está para turistas...Tenho de lá ir negociar.

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Quando estive lá, entrei numa loja de artesanato e pedi informações sobre os adufes. A senhora que lá estava explicou-me um pouco e depois começou a tocar, a meu pedido. Peguei noutro e comecei a acompanhá-la. Houve cantoria e tudo! Foi um momento muito bonito que preservei na memória.
Eventualmente, se fores com tempo, podes mesmo tentar contactar com as Adufeiras de Monsanto e quem sabe espreitar a fábrica.
E se não conheceres, espreita informação sobre o extinto projecto Adufe, do José Salgueiro. Assisti a um concerto e foi excelente.
__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Abril de 2009   #8
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

bom tópico.
realmente não ha muita gente que conheça o adufe. foi uma peça que utilizei bastante quando gravei o 2º disco dos ajigsaw. como as musicas tavam todas feitas e pensadas, eu limitei-me a aprende-las e toca-las, e já estavam pensadas para o adufe. no entanto não toquei da maneira tradicional. estava montado num suporte de tarola e foi tocado com os mais diversos tipos de baquetas e rods de madeira.
é um bom exemplo de como se pode pegar em instrumentos tradicionais e fazer musica actual com isso.

Já agora se quiserem ouvir o resultado podem visitar o myspace oficial da banda
www.myspace.com/ajigsaw


Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Abril de 2009   #9
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Quando estive lá, entrei numa loja de artesanato e pedi informações sobre os adufes. A senhora que lá estava explicou-me um pouco e depois começou a tocar, a meu pedido. Peguei noutro e comecei a acompanhá-la. Houve cantoria e tudo! Foi um momento muito bonito que preservei na memória.
Eventualmente, se fores com tempo, podes mesmo tentar contactar com as Adufeiras de Monsanto e quem sabe espreitar a fábrica.
E se não conheceres, espreita informação sobre o extinto projecto Adufe, do José Salgueiro. Assisti a um concerto e foi excelente.
O José Salgueiro fez uma nova versão desse projecto, que apresentou nas Caldas em Maio do ano passado mas que seria para estar a rolar este ano. Os adufes (gigantes, 150x150 e 130x130cm) são novos e têm afinação. Foram feitos pela MISSOM, e foi um trabalho muito giro. O novo espectáculo vale a pena.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 26 de Abril de 2009   #10
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Instrumentos de percussão: O Adufe - As origens, a história e como tocar

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
O José Salgueiro fez uma nova versão desse projecto, que apresentou nas Caldas em Maio do ano passado mas que seria para estar a rolar este ano. Os adufes (gigantes, 150x150 e 130x130cm) são novos e têm afinação. Foram feitos pela MISSOM, e foi um trabalho muito giro. O novo espectáculo vale a pena.
Ainda bem que o projecto está novamente activo, o Zé é O Gajo para tratar disso.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 04:34. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it