Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #1
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Dúvida mesa de mistura

Boas!

É o seguinte, estou a pensar em comprar um PA para meter onde tenho a bateria, já qe vou transformar aquilo num estudio, e qeria saber a vossa opiniao acerca de uma coisa.
Qeria comprar uma mesa de mistura e umas colunas, para depois ligar la guitarras, micros e assim, mas estou na duvida: a mesa de mistura tem qe ser amplificada? Estive a ver mesas de mistura do tipo desta:

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...PAH0004224-000

será qe dá para aquilo qe pertendo? ou tem qe ser amplificada?
precisava de ajuda. Nao qeria comprar algo qe nao desse
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #2
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Dúvida mesa de mistura

Pelo que percebi, precisas de um PA para uma sala de ensaios, que depois também dê para gravar.

Esta mesa não é amplificada. Sendo assim, terás de comprar colunas amplificadas.

De qualquer maneira, se queres gravar, recomendaria comprares uma mesa que desse para gravar em pistas independentes (geralmente são firewire).

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
Boas!

É o seguinte, estou a pensar em comprar um PA para meter onde tenho a bateria, já qe vou transformar aquilo num estudio, e qeria saber a vossa opiniao acerca de uma coisa.
Qeria comprar uma mesa de mistura e umas colunas, para depois ligar la guitarras, micros e assim, mas estou na duvida: a mesa de mistura tem qe ser amplificada? Estive a ver mesas de mistura do tipo desta:

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...PAH0004224-000

será qe dá para aquilo qe pertendo? ou tem qe ser amplificada?
precisava de ajuda. Nao qeria comprar algo qe nao desse
abraço

shurtugal...
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #3
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

Hmmm entao so poderei comprar uma mesa nao amplificada se as colunas o forem. Nunca posso comprar uma mesa e umas colunas nao amplificadas é isso? (é qe nestas cenas de som, ando um bocado à nora) abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #4
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Dúvida mesa de mistura

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
Hmmm entao so poderei comprar uma mesa nao amplificada se as colunas o forem. Nunca posso comprar uma mesa e umas colunas nao amplificadas é isso? (é qe nestas cenas de som, ando um bocado à nora) abraço

shurtugal...
Se nem as colunas nem a mesa forem amplificadas, simplesmente não sai som das colunas.

É melhor comprares as colunas amplificadas. É mais versátil. Geralmente as mesas amplificadas são um bocado mais ruidosas e também duvido que haja alguma mesa amplificada com ligação USB/firewire para ligar ao PC...
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #5
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

Pois é qe eu ja andava a ver colunas e mesas nao amplificadas

Se eu comprar esta mesa de mistura e estas colunas achas qe fico bem servido? (É qe o budget nao dá para mais):

2x http://www.musicstore.com/en_EN/PTE/...PAH0004161-000 (colunas)

1x http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...PAH0004224-000 (mesa)

O som deste conjunto, será porreiro?
Ou existe alguma alternativa melhor? Mas qe nao passe do preço destes todos juntos (656€).

Estive agora ver estas colunas:

http://www.musicstore.com/en_EN/PTE/...PAH0003369-000 (colunas dB) esta marca é porreira nao é?

ou entao este bundle na musifex:

http://www.musifex.pt/index.php?page...art&Itemid=201

Digam coisas. abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live

Última edição de shurtugal : Dom, 28 de Junho de 2009 às 15:14.
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida mesa de mistura

Já andava por aí um tópico onde se falava das configurações dos PAs mas não encontrei.

Sendo assim, explico novamente.
Há 3 configurações diferentes de PAs caseiros/ensaios/pequenas dimensões:

1. Mesa não amplificada + colunas não amplificadas + amplificador de PA
Este considero o sistema mais tradicional mas menos prático. Neste caso há que haver atenção para a relação da potência entre as colunas e o amplificador.
Considero menos prático porque tem 3 elementos o que torna a sua mobilidade e montagem mais complexa.

2. Mesa amplificada + colunas não amplificadas
Este sistema agrega a mesa e o amplificador numa peça só, ou seja, na mesa.
É necessário verificar a relação de potência entre a mesa e as colunas.
Não sou adepto deste sistema porque se o amplificador da mesa por algum motivo avaria, todo o sistema fica inutilizado.

3. Mesa não amplificada + colunas amplificadas
O meu preferido e acho que tem inúmeras vantagens em relação aos anteriores.
Não é preciso ter em atenção à relação de potencias, porque afinal as colunas é que têm a potência, como tal, a caixa onde vêm os altifalantes e os amplificadores que alimentam o som estão configurados para trabalharem juntos.
Caso uma coluna avarie, a outra funciona na mesma e, claro está, a mesa também.
É fácil de transportar e de ligar.
Permite usarmos a mesa independentemente das colunas, ou seja, se formos tocar a um bar que tem um sistema de som fixo, podemos levar a mesa como auxiliar.
Podemos usar as colunas como monitores de palco em casos onde no local onde vamos tocar já exista um sistema de som completo.
Aconselho este sistema.

Quanto a potências, seja qual for o sistema que compres, não penses em nada abaixo dos 250/300W de potência de saída (RMS). Abaixo disto terás problemas em colocar a voz no meio do barulho da bateria e guitarras.
Se pretendes ligar bateria, guitarras e voz à mesa, o ideal será a mesa ter no mínimo 16 canais.

Se um dos objectivos é gravar, então segue a dica do Stitchz acerca da mesa a comprar. Procura uma que dê para enviar para o PC as pistas separadas.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #7
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

Obrigado pelas opiniões

Pois isso da mesa ligar ao pc ja eu andava a ver.

Dêm uma olhadela à minha ultima mensagem, deixei la mais umas opçoes de colunas e um bundle para ver opiniões
obrigado mais uma vez. abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #8
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Dúvida mesa de mistura

Concordo com o Miguel, a opção mais prática é uma mesa não amplificada + colunas amplificadas. Deves ter em atenção o número de entradas de microfone da mesa. No mínimo dos mínimos precisas 8 entradas de microfone. Nota que um kit tradicional de microfones de bateria (2 Overheads, bombo, tarola, 3 timbalões) te ocupa logo 7 entradas, e só sobra um para a voz. As guitarras/baixo/teclado lá teriam de ir por entradas de linha/DI (o que no caso das guitarras é bem complicado).

Ou seja, para evitar daqui a uns tempos teres de comprar uma mesa nova para teres mais canais, compra logo algo com pelo menos 12 entradas de microfone.

Eu tenho uma destas:

http://www.thomann.de/pt/soundcraft_mpm_12.htm

Mas atenção que não tem ligação ao PC. Eu ligo-a a uma placa de som de estúdio para gravações.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #9
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

na minha opinião, as colunas é que deviam ser amplificadas!!!...ja explicaram num assunto parecido que se a mesa avaria tens sempre as colunas para te desenrascares..isto é se for um concerto num bar ou assim..acho que estou a falar bem!!

abraços
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #10
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

Citação:
Mensagem Original de Stitchz Ver Mensagem
Concordo com o Miguel, a opção mais prática é uma mesa não amplificada + colunas amplificadas. Deves ter em atenção o número de entradas de microfone da mesa. No mínimo dos mínimos precisas 8 entradas de microfone. Nota que um kit tradicional de microfones de bateria (2 Overheads, bombo, tarola, 3 timbalões) te ocupa logo 7 entradas, e só sobra um para a voz. As guitarras/baixo/teclado lá teriam de ir por entradas de linha/DI (o que no caso das guitarras é bem complicado).

Ou seja, para evitar daqui a uns tempos teres de comprar uma mesa nova para teres mais canais, compra logo algo com pelo menos 12 entradas de microfone.

Eu tenho uma destas:

http://www.thomann.de/pt/soundcraft_mpm_12.htm

Mas atenção que não tem ligação ao PC. Eu ligo-a a uma placa de som de estúdio para gravações.
Pois mas mas isso é € a mais para mim

se for esta mesa com estas colunas, o qe dizem?

Mesa:

http://www.musicstore.com/en_EN/PTE/...PAH0004224-000 - é de 12 canais, o qe ja me daria espaço suficiente para ligar tudo. E dá pra ligar ao pc

Colunas:

2x http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...PAH0007611-000 - têm 400W cada, qe foi o qe me recomendaram.

Era a opçao mais ao meu bolso. Qe tal? Acham qe o som é porreirinho?

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #11
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Dúvida mesa de mistura

Se o orçamento é curto, acho q o melhor é ir por partes.

Numa sala de ensaio na prática só precisas de amplificar a voz (a nao ser q tenhas teclados na banda).

As colunas da Behringer que meteste além de serem potentes, permitem ligar directamente um microfone.

http://www.musicstore.com/en_EN/PTE/...PAH0004161-000

Ou seja, já só uma coluna permitia à tua banda ensaiar sem problemas, já que a única coisa que à partida precisa de ser amplificada é mesmo a voz. Nisso já vão uns 250€ (uma coluna!). Se houver dinheiro, compra 2 colunas.

Quando tiveres mais dinheiro, compra uma boa mesa com bastantes canais e claro, microfones e suportes para tudo. isso já te permite levares o proprio PA para concertos.

Mais tarde pensas num PC e numa boa placa de som para fazeres gravações caseiras. Além do tratamento acústico para a sala.

Tentares comprar tudo de uma só vez com um orçamento baixo só vai fazer com q compres equipamento que vai ser sempre "curto" para as tuas necessidades.

Espero ter ajudado.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Junho de 2009   #12
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

Pois ainda nao sei. Se calhar vou optar por comprar uma mesa e duas colunas. O pc e isso é qe ficará pra depois.

Tenho qe pensar, mas depois digo em qe ficou
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Julho de 2009   #13
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

Boas!

Estive a considerar a opçao colunas nao amplificadas, mesa nao amplificada e amplificador, mas sei qe tenho qe ver a relaçao de potencia das colunas com o amplificador.

Se eu comprar umas colunas de 400W nao posso comprar um amplificador com mais do qe isto certo? Senao la vao as colunas nao é? (sou grande calhau nisto )
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Julho de 2009   #14
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

olha e o que vais por a tocar no PA?

So a tua bateria ou o som da bandas toda?
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Julho de 2009   #15
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Dúvida mesa de mistura

Citação:
Mensagem Original de Brasas Ver Mensagem
olha e o que vais por a tocar no PA?

So a tua bateria ou o som da bandas toda?
É o som de todos. A bateria em principio so estara amplificada no bombo, se estiver. Nao é necessario mais, porqe me faço ouvir muito bem
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Julho de 2009   #16
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: Dúvida mesa de mistura

Nao sei se isto ajuda...interface e mesa de 12 canais e carinha eu tenho a 10mw
http://www.yamahasynth.com/products/interfaces/mwc/
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
[Entrevista] FRED STONE, baterista de Blasted Mechanism - Entrevista exclusiva Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 17 Qui, 10 de Setembro de 2009 15:46
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 19:18. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it