Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #1
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Temos uma sala espaçosa para ensaiar mas faz eco. Como eliminar o eco? Opinem!

Olá!
A minha banda tá com problemas em termos de som na sala de ensaio.
Temos uma sala espaçoso, queremos ensaiar só que faz eco...
Há alguma soluçao para isto? Se há, dêm sugestões se faz favor.
Obrigado! Cumps.
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #2
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
as caixas de ovos absorvem boa parte do som, e tiram um pouco do eco... e não para não deixar o som sair para fora
é facil e barato, principalmente para a minha banda que graças a um elemento podemos arranjar umas quantas caixas com umas 50 caixas de ovos cada

depois tens coisas mais dispendiosas como a cortiça e o esferovite!
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #3
david oliveira
 
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
Mensagens: 306
david oliveira será famoso em breve
Eco

Viva, vou vos dar aqui uma sugestão que poderão pensar que é treta, parvoice ou estupidez mas de facto resulta.

Colocar cobertores pendurados apartir do tecto com uma distância de 10cm da parede e no tecto com 20 cm.
Os cobertores colocados em paralelo com o tecto não deverão estar muito esticados de forma a poderem absorver o som.

Experimentem!
__________________
david oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #4
Rica
 
Membro desde: 25-Set-2006
Local: guimaraes
Mensagens: 168
Rica está no bom caminho
Boas, no caso da minha banda, caixas de ovos funcionam na perfeição e ate dá um ambiente fixe...
Penso k seja a solução melhor pra kem tem pouco dinheiro e nao tem muito tempo pra fazer obras...
as caixas de ovos vais colocando a medida que arranjas...
a minha sala ja esta quase toda, estamos quase a passar pra segunda camada...
__________________
A musica é tudo!!!
Rica não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #5
Vidinha
 
Membro desde: 3-Jan-2007
Local: Reguenga - Santo Tirso
Mensagens: 12
Vidinha está no bom caminho
Pesoal uma soluçao muito boa é utilizarem espuma...é um material parecido com a esponja mas é mais denso um bocado, mas é esponja k tem o mesmo formato das caixas de ovos, ou seja, com 'ondinhas'..n sei k nome se da a isso...lol...podem pensar k é caro, e realmente novo é um bocado, mas no local onde ensaio arranjamos umas k ja eram usadas k compramos numa fabrica e saiu muito barato para a kalidade k tem ...
se por acaso kiserem k vos mostre algumas fotografias disso posso arranjar e tb vos posso dizer o preço k isso sai

se kiserem digam kalker coisa
Vidinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #6
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Caixas de ovos? Isso é o maior mito à face da terra em termos acústicos... Queres uma boa solução fala com estes gajos http://www.someacustica.com/

Obviamente n é uma solução barata, mas não existe tal coisa neste ramo.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #7
insomnia
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 48
insomnia está no bom caminho
Na minha opinião as caixas de ovos matam o som, até pode ser que tirem o eco, mas a qualidade de som não é a melhor.

na minha sala de ensaio apliquei lã de vidro (atenção ás indicações de protecção pessoal!!!) e coloquei ripas de contra placado de 1.5mt x 1.5mt. Ficou bestial.


Outra das regras para ter um bom som é, preencher com objectos os sitios onde o som possa sofrer um retorno, ou seja, ser reenviado para nós. Por isso devemos colocar sofás, pufs, mantas penduradas (como já referiram aqui e bem), qualquer objecto (desde que não seja vidro) serve.

Bom, esta é a minha opinião, espero ter ajudado.

Abraço
__________________
Temple Bräu.... a segunda melhor cerveja que já bebi (logo a seguir á Super Bock).

www.skypho.com
insomnia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #8
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Vidinha
Pesoal uma soluçao muito boa é utilizarem espuma...é um material parecido com a esponja mas é mais denso um bocado, mas é esponja k tem o mesmo formato das caixas de ovos, ou seja, com 'ondinhas'..n sei k nome se da a isso...lol...podem pensar k é caro, e realmente novo é um bocado, mas no local onde ensaio arranjamos umas k ja eram usadas k compramos numa fabrica e saiu muito barato para a kalidade k tem ...
se por acaso kiserem k vos mostre algumas fotografias disso posso arranjar e tb vos posso dizer o preço k isso sai

se kiserem digam kalker coisa

Onde arranjaste? Eu sei do que tas a falar... ah uns tempos essa forma era usada para almofadas ortopedicas lolol soke nunca soube onde arranjar a um preço aceitavel... Diz qualquer coisa.

Cumps
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #9
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
se eu em vez de caixas de ovos me puze-se a inventar... meu deus... ninguem la cabia. Aquilo é tão pequeno que sempre quero ver como la vamos caber
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #10
Vidinha
 
Membro desde: 3-Jan-2007
Local: Reguenga - Santo Tirso
Mensagens: 12
Vidinha está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de wyzer
Onde arranjaste? Eu sei do que tas a falar... ah uns tempos essa forma era usada para almofadas ortopedicas lolol soke nunca soube onde arranjar a um preço aceitavel... Diz qualquer coisa.

Cumps
é mesmo isso lol
é um colega meu k arranja ele ek trabalha mesmo a beira de uma empresa k tem essa cena ne, e entao eles por ser pa gente conhecida fazem lhe a um preço fixe, mas eu vou colocar aki as fotos, e se kiseres eu falo com ele e acho k ele deve conseguir arranjar isso como se fosse para ele, k assim sai a um preço muito fixe

amanha coloco aki as fotos e ja te digo alguma coisa do preço ao certo
Vidinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #11
Reidadroga
 
Membro desde: 17-Abr-2006
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 312
Reidadroga será famoso em breve
TAPETES PELA SALA!!!

tenho dito
__________________
Reidadroga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #12
insomnia
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 48
insomnia está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Reidadroga
TAPETES PELA SALA!!!

tenho dito

Bem lembrado!!! O chão pode ser a fonte de ruidos mais incomodativa
__________________
Temple Bräu.... a segunda melhor cerveja que já bebi (logo a seguir á Super Bock).

www.skypho.com
insomnia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Fevereiro de 2007   #13
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
o ideal pa acabar com e eco (e tb com a carteira) é a CORTIÇA!!! como já disse noutro tópico parecido, no meucaso, as caixas d cartão são do melhor, mas temos um senão: a garagem tem pai 14 m2 e nós ensaiamos em 7.

Abraços,
Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #14
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Eu tinha exe problema, e meti tipo a fazer de cortinas uns cobertores e cenas axim penduradas a fazer de parede, dps por tras das cortinas do lado de fora da sala de ensaios ainda dentro da garagem tenho caixotes de papelao empilhados, i no xão tenho 2 carpetes o eco desapareceu.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #15
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Hehe obrigado pela ajuda, ja e grande...agr vamos escolher uma das formas...tamos mais virados pos tapetes e cobertores...é mais economico... obrigado, sempre podem vir mais sugestoes.. .

Cumps
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #16
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
Citação:
Mensagem Original de Grolubao
Caixas de ovos? Isso é o maior mito à face da terra em termos acústicos... Queres uma boa solução fala com estes gajos http://www.someacustica.com/

Obviamente n é uma solução barata, mas não existe tal coisa neste ramo.
nao concordo...


as caixas de ovos, graças aos auvéluos que possui, assim como os tectos dos parques de estacionamente dos shoppings, absovem, e evita e retracção do som....ou seja, o som projectado para a parede, nao vem pa tras, mas sim, morre ali.....ha uma melhor definição do som.....e um consequente diminuição do volume e barulho causado pelos intrumentos!!
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #17
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Citação:
as caixas de ovos, graças aos auvéluos que possui, assim como os tectos dos parques de estacionamente dos shoppings, absovem, e evita e retracção do som....
Se pensares um bocado (e não quero arranjar confusão), o unico problema (acho eu) q têm as caixas d ovos é q são finas demais, oq s resolve pondo 2 ou 3 camadas umas em cima das outras. Quanto à forma, são excelentes.

Abraços,
Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Fevereiro de 2007   #18
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
olha que nao....tenho exemplos de casas de ensaios completamente revestidas a caixas de ovos, sem esferofite, sem nada, so uma camada....e o som é fixe....

mal se ouve la para fora, e dentro espectaculo.....
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Fevereiro de 2007   #19
Vidinha
 
Membro desde: 3-Jan-2007
Local: Reguenga - Santo Tirso
Mensagens: 12
Vidinha está no bom caminho
pessoal, esta foi a esponja de k falei, tem mais o menos 1.40m por 1.90m...
o meu colega consegue aranjar a 5euros cada uma...
Imagem Anexada
File Type: jpg esponja.JPG (80,7 KB, 66 leituras)
File Type: jpg esponja1.JPG (95,9 KB, 57 leituras)
File Type: jpg esponja3.JPG (80,8 KB, 51 leituras)
Vidinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Fevereiro de 2007   #20
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Achas que isso da para ser colado por cima de caixas de ovos?
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Fevereiro de 2007   #21
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Vidinha
pessoal, esta foi a esponja de k falei, tem mais o menos 1.40m por 1.90m...
o meu colega consegue aranjar a 5euros cada uma...
Parece ser eficaz como eke ficou o som na sala de ensaios'?
Ixo abafa ou isola o som?
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Fevereiro de 2007   #22
Vidinha
 
Membro desde: 3-Jan-2007
Local: Reguenga - Santo Tirso
Mensagens: 12
Vidinha está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de wyzer
Achas que isso da para ser colado por cima de caixas de ovos?
por cima das caixas de ovos n da, pk isto ainda é um pouco pesado...mas tipo nas paredes se tiveres esferovite, podes colocar por cima, no tecto é melhor colocares directamente no tecto...e n da assim muito trabalho isto é se o local n for assim muito grande claro
Vidinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Fevereiro de 2007   #23
Vidinha
 
Membro desde: 3-Jan-2007
Local: Reguenga - Santo Tirso
Mensagens: 12
Vidinha está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de shorebrak
Parece ser eficaz como eke ficou o som na sala de ensaios'?
Ixo abafa ou isola o som?
Ficou muito porreiro é assim isto abafa o som e se for bem colocado tb isola muito bem...
por exemplo nos antes de arranjar mos a espuma tinhamos caixas de ovos coladas em esferovite, mas isso n resultava muito o k fizemos foi k kando colocamos a espuma na parede deixamos o esferovite....prendemos a espuma so em cima para k as placas ficassem com uma certa distancia do esferovite e criando um genero de caixa de ar
mas mesmo sem esferovite resulta muito bem
Vidinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Fevereiro de 2007   #24
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Bem, parece mesmo bom essa espuma parece fixe, já agr vives onde Vidinha?
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Fevereiro de 2007   #25
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
tirar eco

Boas,

Já foi praticamente tudo disto apesar de haver uma ou outra discordância. Daí que deixo tb a minha opinião.

Sendo o objectivo reduzir o eco (reverberação) que é causado pelas reflexões do som nas paredes da sala há que aplicar materiais absorsores nessas paredes (+chão e tecto se possível)...lã mineral (lã de rocha), cortiça (pois é porosa), cobertores (não esticados para termos mais superfície de contacto com o som) são soluções viáveis...as cxas de ovos tb são pois como são às "ondinhas" e são +- porosas funcionam bem. Qt a colocar 2 ou 3 camadas delas n concordo pois ao colocar uma camada por cima de outra estamos a tapar as superfícies absorsoras sonoras da 1.ª camada e é como se continuássemos com uma. O esferovite parece-me (sem certeza) que é melhor termicamente do que acusticamente (pois é bastante liso e acabam por continua a haver reflexões de som).

Relembrar que tudo isto se aplica ao interior da sala...pk cá p fora o som passa igual dado que estes são materiais absorventes sonoros e não isolantes sonoros (neste caso só mesmo umas boas paredes e duplicadas de preferência)

Rock on
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Fevereiro de 2007   #26
Vidinha
 
Membro desde: 3-Jan-2007
Local: Reguenga - Santo Tirso
Mensagens: 12
Vidinha está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Shadow
Bem, parece mesmo bom essa espuma parece fixe, já agr vives onde Vidinha?
eu sou de santo tirso...é uma cidade perto do porto
Vidinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Fevereiro de 2007   #27
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Hehe isso fica longe, sou de Leiria. lol Pois nos em principio vamos esprementar mantas e tapetes e isso, se nao resultar escolhemos outra forma de tirar o eco. Obrigado pelas sugestoes que tem dado!
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Abril de 2008   #28
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Eco na Sala de ensaio!

Tapetes e cortinados resultam mas têm um problema... a sala fica desiquilibrada.. resolvem os problemas nas frequencias agudas mas nao nas graves e medias. Alem disso uma sala coberto de material de absorção é para uma sala de ensaio/captação uma má sala porque fica demasiado seca
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #29
jasonheyman
 
Membro desde: 5-Fev-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 15
jasonheyman está no bom caminho
Re: Eco

Citação:
Mensagem Original de david oliveira Ver Mensagem
Viva, vou vos dar aqui uma sugestão que poderão pensar que é treta, parvoice ou estupidez mas de facto resulta.

Colocar cobertores pendurados apartir do tecto com uma distância de 10cm da parede e no tecto com 20 cm.
Os cobertores colocados em paralelo com o tecto não deverão estar muito esticados de forma a poderem absorver o som.

Experimentem!
Não é totalmente treta.

A única coisa que precisas de fazer é colocar mais coisas nas paredes :P Quadros, mantas, os vossos casacos pendurados, qq coisa.
jasonheyman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Junho de 2008   #30
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Temos uma sala espaçosa para ensaiar mas faz eco. Como eliminar o eco? Opinem!

Funcionam mas como disse acima fica a sala desiquilibrada a nivel acustico... alem disso uma sala cheia de material de absorção para sala de ensaios não é o mais adequado.

Infelizmente sao poucos os que tiveram numa sala de ensaios com uma acustica adequada, com difusores à mistura para tornar o som mais homogéneo
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
O fim da alta fidelidade Sixxen Bandas e Música em geral 36 Qua, 15 de Abril de 2015 09:49
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape. thape Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 19 Qua, 31 de Julho de 2013 18:02
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29



São agora 06:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it