Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Ver Resultados da Sondagem: COMO TÊEM A PELE DE BOMBO AFINADA ??
um pouco esticada 37 26,43%
meia esticada 82 58,57%
completamente solta 21 15,00%
Votantes: 140. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #1
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Pele do bombo lassa ou apertada?

boas CAMBADA !

No dia do Workshop em Braga , o Speedy ( baterista dos anjos entre-outros ) experimentou a minha bateria viu afinaçoes, posiçoes de timbaloes ect.
disse-me:
- Posso te fazer um reparo ?
eu:
- Claro !
- A pele do teu bombo está demasiado esticada .

Fui quase de seguida experimentar o set d´ele, ao qual o meu espanto encontrar uma afinaçao de bombo completamente solta, tipo ... toco com o pedal na pele e ele enfia-se quase até ao outro lado do bombo ( exagero ).

Eu que gosto um pouco de ressalto quando quero fazer duplas no bombo pergunto-me como é que ele conseguirá ?
Em casa ,afinei a pele o mais possivel parecida com a afinaçao do Speedy, apesar de nao pode-la soltar mais ( a pele ) porque os parafusos estavam completamente soltos ao ponto de que com algumas batidas eles desapertarem por eles proprios, deparei-me com a situaçao de que era-me impossivel tocar assim !

Entretanto perguntei a um grupo de escuteiros como têm as peles de bombos afinadas ?
ao qual me responderam :
- Nem esticadas , nem soltas ! Meio-meio !
agora pergunto eu...
COMO É QUE VOCES TÊM A PELE DE BOMBO AFINADA ???
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #2
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
boas CAMBADA !

No dia do Workshop em Braga , o Speedy ( baterista dos anjos entre-outros ) experimentou a minha bateria viu afinaçoes, posiçoes de timbaloes ect.
disse-me:
- Posso te fazer um reparo ?
eu:
- Claro !
- A pele do teu bombo está demasiado esticada .

Fui quase de seguida experimentar o set d´ele, ao qual o meu espanto encontrar uma afinaçao de bombo completamente solta, tipo ... toco com o pedal na pele e ele enfia-se quase até ao outro lado do bombo ( exagero ).

Eu que gosto um pouco de ressalto quando quero fazer duplas no bombo pergunto-me como é que ele conseguirá ?
Em casa ,afinei a pele o mais possivel parecida com a afinaçao do Speedy, apesar de nao pode-la soltar mais ( a pele ) porque os parafusos estavam completamente soltos ao ponto de que com algumas batidas eles desapertarem por eles proprios, deparei-me com a situaçao de que era-me impossivel tocar assim !

Entretanto perguntei a um grupo de escuteiros como têm as peles de bombos afinadas ?
ao qual me responderam :
- Nem esticadas , nem soltas ! Meio-meio !
agora pergunto eu...
COMO É QUE VOCES TÊM A PELE DE BOMBO AFINADA ???
Boas Enes
Eu vou responder-te como sei.

Nem esticadas, nem soltas!
AFINADAS

Afinadas para que emitam o seu som grave.

Afinadas para que o microfone/mesa não tenham de "trabalhar tanto".

Afinadas no seu "tune", para que se diferencie do bordão da guitarra baixo.
Afinadas para que a mesa possa diferenciar os 80hz do Bombo e os 110/120 hz do Baixo ou vice-verça

Afinadas de maneira que os parafusos ainda tenham rosca para susterem as vibrações.

Afinadas, com os parafusos tensionados com a mesma força para a batter soar consistente e nos harmonicos (junto dos parafusos) o som manter sempre a mesma tonalidade.

Mas isto é a ideia de um "burro" que continua a dizer que bombos de 20" não "tocam".

Por isso é que o Speedy tem a pele da sua bubbinga completamente solta.
Porque não tem graves.

E tu sabes do que falo. experimentamos um bombo "Chaço" de 22" na tua Ddrum, e o som foi completamente outro. E a pele estava apertada.

Verdade ou não Enes?

Bombo de 20" não tem "aquilo".
E não tem mesmo.

Abraço Enes

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 22 de Março de 2010 às 13:51.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Já experimentei diversas afinações. Já experimentei essa da pele toda lassa e fiquei intrigado como é que se consegue tocar numa coisa que absorve por completo o impacto do kick (quase tipo almofada). Cada um tem o seu gosto, e como tal não estou a dizer que os outros estão errados, é apenas o meu gosto.

Já experimentei muito esticada mas fica com um som muito agudo.

Eu uso a pele esticada naquele ponto em em que as rugas desaparecem. Quando aperto a pele e ela fica toda lisa está boa para mim.
Tenho o ressalto que gosto, tenho o POWER do kick (posso bater ali com pujança que a pele não absorve as pancadas), e tenho o timbre que gosto (a ressonância do bombo e da pele).


Edit:
E porque o Leonel referiu o tamanho do bombo, eu usava esta afinação quando tinha bombo 22" e continuei a usar no bombo de 20" (e realmente fica a faltar qualquer coisa no de 20")
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 22 de Março de 2010 às 13:11.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #4
Ângelo
 
Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
Mensagens: 1.192
Ângelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixe
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

eu quando tinha bateria, a afinação que fazia no bombo, era, pressionar o centro da pele para ver todas as ruagas, dps apertava cada parafuso, no sentido de estrela, ate começarem a desaparecer as rugas.

assim ficava um som com grave mas com punch., depois metade do bombo, ou seja, os 4 parafusos de baixo, dava mais um aperto em cada, um para assim ficar com um pouco mais ressalto e ao mesmo tempo ter ainda mais kick.

na altura aprendi esta tecnica por aqui, e adorei
__________________
Cymbals: Meinl Byzance Medium Hats 14" | Sabian AAX Dark crash 18" | Anatolian Baris Crash 16"

Ângelo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #5
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de Ângelo Ver Mensagem
eu quando tinha bateria, a afinação que fazia no bombo, era, pressionar o centro da pele para ver todas as ruagas, dps apertava cada parafuso, no sentido de estrela, ate começarem a desaparecer as rugas.

assim ficava um som com grave mas com punch., depois metade do bombo, ou seja, os 4 parafusos de baixo, dava mais um aperto em cada, um para assim ficar com um pouco mais ressalto e ao mesmo tempo ter ainda mais kick.

na altura aprendi esta tecnica por aqui, e adorei
Isto!

De qq forma, depende muito do som que se quer de ter e do tipo de pele.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #6
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Boas novamente
Eu votei meia esticada.
Mas isso depende da tonalidade e do tipo de pele.

Eu defendo a afinação por tonalidade e não a afinação de ouvido.

Defendo a afinação que permite na mesa de mistura com uns poucos de "retoques", o mais FLAT possivel para transportar para fora o som do bombo na sua naturalidade e não fazendo truques de "imitação" com a equalização.

A mior parte das vezes o que se ouve é o som do microfone.

Uma pele solta "parte" com muito mais facilidade de que uma pele "esticada".

Aliás após alguns strokes perde as suas eslasticidades.

Assim como uma pele muito esticada. Quando queremos "baixar um pouco" lá vem o velho engelhamento.

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #7
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Boas,

eu na minha nunca sei como quero, estou sempre a mudar de afinaçao consoante o tipo de musica que estou a tocar.

Mas por norma em casa para mim uso com muito pouco aperto, apenas o suficiente para tambem nao ser morto o som e depois nao uso nada dentro do bombo.
Por vezes posso por uma espuma.
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #8
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Normalmente uso a pele no limite do lasso, ou seja, até ao ponto em que os parafusos estão presos. Faço isto tanto no batente como na ressonância. Gosto do som assim e consigo fazer duplas perfeitamente.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #9
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

normalmente uso sempre a pele apertada apenas com os dedos. ou seja. pele extremamente lassa. uso esta afinação no bombo há anos. e peso que é uma questão de hábito e teres os musculos suficientemente desenvolvidos para conseguires tocar assim. é por isso que o treino em chao (sem pedal) é bastante importante. pois se conseguires fazer o que queres no chao, no pedal, independentemente de qual a afinaçao, a coisa sai de certeza. (a mesma coisa se aplica as mãos, por isso a importancia de tocar em superficies sem ressalto, tal como almofadas).
acho que o som é importante, e nao devemos sacrificar o som em por causa de pormenores tecnicos. se gosto do som seco e grave da pele lassa, é assim que vou tocar com ela. se for mais dificil ou fácil, e uma questão que temos de resolver na sala de treino com mais umas horas.

Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #10
AndreLopesDrum
 
Membro desde: 19-Dez-2009
Local: Leiria
Mensagens: 68
AndreLopesDrum está no bom caminho
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Eu tenho a pele esticada, quando estou em onde de metal, rock mais forte, porque gosto de ouvir o pedal duplo firme e com a pele esticada saco o som que desejo

No enquanto para musica mais calma, mais soft afino como este senhor :

Bob Gatzen:

http://www.youtube.com/watch?v=Ga8Q12mKYxI <- aqui ele ensina a afinar o bombo, da maneira que ele acha melhor

Ele tem bastantes vídeos, sobre afinações de bateria, aconselhamentos entre outras coisas

http://www.youtube.com/user/bobgatzen <- pagina de Bob Gatzen no youtube !

Para alem deste senhor há outros, pelo youtube, que dão conselhos bastantes úteis:

http://www.youtube.com/watch?v=Eju7rWBpxas <- vejam este, muito bom mesmo!

Abraço

Última edição de AndreLopesDrum : Seg, 22 de Março de 2010 às 17:03.
AndreLopesDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #11
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Era porreiro dizerem nos posts o tamanho do bombo que têm.
Para tentarmos chegar a uma conclusão.

Pela minha experiência, são os utilizadores de bombos pequenos que usam a pele lassa, precisamente porque se apertarem aquilo nas tensões "standard" (se é que isso existe) o som fica muito aquém do desejado.

Para além de, na minha opinião, ficar muito mais complicado fazer cenas mais rápidas no pedal...perco o "balanço".

...Mas lá está, é uma questão de hábito.

O meu é de 22" e está com as tensões ISO9000 (75).

Já no bombo da Sonor em que tocava nos ensaios (de 20") a pele estava solta, e tinha lá dentro 3 corpetes, 1 avental, 7 fronhas e 1 lençol!

E mesmo assim o som deixava muito a desejar..
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #12
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

A minha pele batente esta um pouco solta a ressonante esta mais esticada!
Sinto-me bem com elas assim, tenho o som que quero e é o importante!


abraço

David
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #13
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Já no bombo da Sonor em que tocava nos ensaios (de 20") a pele estava solta, e tinha lá dentro 3 corpetes, 1 avental, 7 fronhas e 1 lençol!

E mesmo assim o som deixava muito a desejar..
Subscrevo e assino por baixo

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 22 de Março de 2010 às 17:59. Razão: Formatação do quote
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #14
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Já no bombo da Sonor em que tocava nos ensaios (de 20") a pele estava solta, e tinha lá dentro 3 corpetes, 1 avental, 7 fronhas e 1 lençol!

ja dava para fazer uma cama!..
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #15
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Normalmente uso a pele no limite do lasso, ou seja, até ao ponto em que os parafusos estão presos. Faço isto tanto no batente como na ressonância. Gosto do som assim e consigo fazer duplas perfeitamente.

OK, esqueci-me de incluir. O meu bombo é de 16x16.
Já utilizei peles Aquarian Superkick II e neste momento tenho uma Remo Fyberskin Ambassador.
Já era a forma de aperto que usava em bombos de 20" e 22" que tive anteriormente, tanto com peles duplas como com coated simples.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #16
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

eu afino ambas as peles pela tecnica de carregar no centro e apertar os parafusos até desaparecerem as rugas...

As medidas: 22"x16"....

Madeira: BASSWOOD

Peles: Evans Emad na batente e Remo protone na Ressonância (Pearl)

Som: com um grave muito bom e punch, muito punch...

__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]

Última edição de Freddy Jordison : Seg, 22 de Março de 2010 às 20:16.
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #17
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de Ângelo Ver Mensagem
eu quando tinha bateria, a afinação que fazia no bombo, era, pressionar o centro da pele para ver todas as ruagas, dps apertava cada parafuso, no sentido de estrela, ate começarem a desaparecer as rugas.

assim ficava um som com grave mas com punch., depois metade do bombo, ou seja, os 4 parafusos de baixo, dava mais um aperto em cada, um para assim ficar com um pouco mais ressalto e ao mesmo tempo ter ainda mais kick.

na altura aprendi esta tecnica por aqui, e adorei

Exactamente ISTO!
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #18
Dadi
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 6-Ago-2009
Local: leiria
Mensagens: 158
Dadi está no bom caminho
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Eu meti um pouco esticada, eu tambem utiliso a tecnica de pressionar o centro da pele e apertar ate desaparecer as rugas, como o Ângelo disse, ou entao como o Bob Gatzen ensinou , obetendo entao um som mais grave que as pecas todas do kit.

Abraço
Dadi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #19
Ângelo
 
Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
Mensagens: 1.192
Ângelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixe
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de Fabinni Ver Mensagem
Exactamente ISTO!

ehehhe, parece que estou a precisar dumas verdinhas looool.

nao se esqueçam que dps de tirarem as rugas todas, dêm com a ponta da baqueta na estremidade da pele, perto do aro, e na zona do parafuso, para verem se todos os parafusos estao com a mesma nota, só dps dêm o aperto final nos quatro ou 5 parafusos debaixo, ou seja, meio bombo(isto depende do numero de parafusos que cada bombo leva)
__________________
Cymbals: Meinl Byzance Medium Hats 14" | Sabian AAX Dark crash 18" | Anatolian Baris Crash 16"

Ângelo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #20
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

A minha opinião:

Cada bombo é um bombo.
Cada pele é uma pele.

O sistema de tirar apenas as rugas funciona quase sempre bem mas podemos estar a hipotecar o timbre certo onde o bombo vai cantar. Há peles que cantam bem num determinado ponto de afinação e outras nem tanto porque se tiverem bastante laças perdem o timbre e o bombo torna-se um casco seco. Também se passa o contrário em que uma pele "X" canta melhor mais apertada do que lassa.

Depois vem a situação das medidas, e uma medida importantíssima é o comprimento pois vai influenciar directamente no tempo que o ar demora a deslocar-se até à pele de ressonância. Penso, e na minha opinião, um bombo de 20" funciona melhor com a pele mais para o lasso e um de 22" funciona bem com uma lass/meia afinação porque tem uma capacidade maior de grave. Mas lá está tudo dependente do bombo, do comprimento do mesmo e das peles a usar.
A questão do ressalto do batente está dependente também da pele a usar, se é single ply ou double ply. Um single ply ressalta mais e a double ply "enterra" mais um pouco e é mais dura.

Ainda vem a situação que é a do estilo musical que vamos tocar, pois há o som standard que quase todos gostamos mais não vamos tocar jazz por exemplo com o tal som standard laço, teremos uma afinação mais apertada.

Há tantos factores que envolvem a afinação que o segredo está em EXPERIMENTAR até acharmos o som que queremos e isso está dependente também de achar a pele indicada.
Cada bateria é uma bateria, o que funciona bem numa não irá funcionar bem na outra.

Mas já agora Leonel se puderes explicar isso do bombo do Enes VS bombo do speedy agradecia para perceber o que querias explicar.

Abraços
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #21
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de Ângelo Ver Mensagem
ehehhe, parece que estou a precisar dumas verdinhas looool.

nao se esqueçam que dps de tirarem as rugas todas, dêm com a ponta da baqueta na estremidade da pele, perto do aro, e na zona do parafuso, para verem se todos os parafusos estao com a mesma nota, só dps dêm o aperto final nos quatro ou 5 parafusos debaixo, ou seja, meio bombo(isto depende do numero de parafusos que cada bombo leva)

Boas Angelo, eu uso a mesma afinação, creio que se chama LPP lowest possible pitch. mas a minha questão é, como é que consegues ouvir uma nota com uma frequencia tão baixa? é quase impossivel... isso funciona em cascos mais pequenos tipo timbalões ou tarola, mas no bombo, nunca consegui ouvir nenhuma nota...


Abraço!
Amaro Machado
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #22
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
A minha opinião:

Cada bombo é um bombo.
Cada pele é uma pele.

O sistema de tirar apenas as rugas funciona quase sempre bem mas podemos estar a hipotecar o timbre certo onde o bombo vai cantar. Há peles que cantam bem num determinado ponto de afinação e outras nem tanto porque se tiverem bastante laças perdem o timbre e o bombo torna-se um casco seco. Também se passa o contrário em que uma pele "X" canta melhor mais apertada do que lassa.

Depois vem a situação das medidas, e uma medida importantíssima é o comprimento pois vai influenciar directamente no tempo que o ar demora a deslocar-se até à pele de ressonância. Penso, e na minha opinião, um bombo de 20" funciona melhor com a pele mais para o lasso e um de 22" funciona bem com uma lass/meia afinação porque tem uma capacidade maior de grave. Mas lá está tudo dependente do bombo, do comprimento do mesmo e das peles a usar.
A questão do ressalto do batente está dependente também da pele a usar, se é single ply ou double ply. Um single ply ressalta mais e a double ply "enterra" mais um pouco e é mais dura.

Ainda vem a situação que é a do estilo musical que vamos tocar, pois há o som standard que quase todos gostamos mais não vamos tocar jazz por exemplo com o tal som standard laço, teremos uma afinação mais apertada.

Há tantos factores que envolvem a afinação que o segredo está em EXPERIMENTAR até acharmos o som que queremos e isso está dependente também de achar a pele indicada.
Cada bateria é uma bateria, o que funciona bem numa não irá funcionar bem na outra.

Mas já agora Leonel se puderes explicar isso do bombo do Enes VS bombo do speedy agradecia para perceber o que querias explicar.

Abraços
Boas

Um bombo é um instrumento.

Term a sua nota, E para a conseguir tem de estar totalmente afinado.

Li coisas aqui em cima que nem me atrevo a comentar.

Olha Pipó. Eu já cá ando á muito tempo para embarcar em sonhos.
Um bombo de 20", não "toca". Quem tem um, diz que toca. Mas não toca.

E já o provei a pessoal que tem estes bombos. E quanto mais compridos, menos tocam.

Podia ir buscar cenas da acustica e do som, mas não vou fazer isso. O Enes que o diga.

Um set igual ao do Enes, já experimentei vários com aquelas medidas, tem uma disparidade de volumes incrivel entre os toms/tarola/pratos e o bombo.

Não tem graves nem volume para acompanhar o resto.

Se há quem goste quem sou eu para discordar. Mas o Enes pode constatar quando ao juntar um bombo de uma pobre e velha Pearl Export ao set Ddrum, e até bastante apertado, reparou bem na abissal diferença.

Olhá pipó, vindo de ti, um representante de uma marca como a que representas, deverias de saber que não é lassando uma pele de 20" que faz um bombo desse tamanho soar a bombo 22.

Então porque razão queremos por um bombo de 20 soar a um de 22?

Tanta coisa e afinal porque não o afinámos á nota?

Porque foi aqui falado que se afina metade do bombo de uma maneira e metade de outra?

Desconhecia tal método, Mas de uma coisa tenho certeza. Se não está afinado á nota musical correspondente, está afinado a quê? Á nota do microfone? Ou á escolha do técnico de som?

Já agora os cascos das DW e de outras, vêm com umas letritas dentro das shells! É só feitio?

Ou será a nota musical referente a cada peça? A Canopus não é assim também Pipó?

Ou será que afinar o bombo por metades agora obtemos acordes em bateria. Não creio.

Não vi o Workshop de Braga.
O que sei é que no video que vi os bombos tinham um grande som,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ,,,,,,,,,,,,, de mesa de mistura..

Obrigado por me aturarem

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #23
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Olhá pipó, vindo de ti, um representante de uma marca como a que representas, deverias de saber que não é lassando uma pele de 20" que faz um bombo desse tamanho soar a bombo 22.
Há só um problema de interpretação de palavras nada mais.
Eu não disse que queria um bombo de 20" a soar a 22" ou disse.. Disse apenas que para tirar mais partido de um bombo desse tamanho a pele mais lassa poderá ajudar a tirar um grave maior.
Não chego à radicalidade de dizer que um bombo de 20" "não soa a bombo", acho que para gravar e para lugares mais pequenos funciona perfeitamente ( para além de que com pessoas de estatura mais baixa e com os toms montados por cima do bombo o de 20" é muito mais viável que o de 22" pois este ultimo poderá tornar os Toms demasiado altos para ser confortável tocar) , mas tenho de dar a razão no sentido que aquelas 2 polegadas para 22" fazem bastante diferença.

Abraços e até quinta
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #24
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Há só um problema de interpretação de palavras nada mais.
Eu não disse que queria um bombo de 20" a soar a 22" ou disse.. Disse apenas que para tirar mais partido de um bombo desse tamanho a pele mais lassa poderá ajudar a tirar um grave maior.
Não chego à radicalidade de dizer que um bombo de 20" "não soa a bombo", acho que para gravar e para lugares mais pequenos funciona perfeitamente ( para além de que com pessoas de estatura mais baixa e com os toms montados por cima do bombo o de 20" é muito mais viável que o de 22" pois este ultimo poderá tornar os Toms demasiado altos para ser confortável tocar) , mas tenho de dar a razão no sentido que aquelas 2 polegadas para 22" fazem bastante diferença.

Abraços e até quinta
Vá lá que alguém sabe que 2" fazem bastante diferença
Até Quinta? Porquê?
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #25
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Vá lá que alguém sabe que 2" fazem bastante diferença
Até Quinta? Porquê?
Parto daqui a pouco para a Musikmesse em Frankfurt e regresso na quinta.
Espero trazer muitas novidades, fotos e videos para todos desfrutarem.
Abraços.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #26
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Parto daqui a pouco para a Musikmesse em Frankfurt e regresso na quinta.
Espero trazer muitas novidades, fotos e videos para todos desfrutarem.
Abraços.
Bon voyage
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #27
Pedro Rocha
 
Membro desde: 21-Nov-2009
Local: Trofa
Mensagens: 107
Pedro Rocha está no bom caminho
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Boas.
Queria pedir um favor ao LMR60.
Desconhecia completamente essa cena de vir essas letrihas nas shells de algumas marcas.
Possivelmente nas marcas de topo digo eu.
Será que me podias dar uma ideia das afinações que tens em relação ao tamnho do bombo ou timbalões.
Pelo que entedi deves ter tudo afinado á nota, certo?
Que nota usas em relação ao tamanho do timbalão ou bombo.
Gostava de exprimentar isso na minha bateria.
Fico á espera da resposta.
Abraço.
Pedro Rocha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #28
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Pedro Rocha Ver Mensagem
Boas.
Queria pedir um favor ao LMR60.
Desconhecia completamente essa cena de vir essas letrihas nas shells de algumas marcas.
Possivelmente nas marcas de topo digo eu.
Será que me podias dar uma ideia das afinações que tens em relação ao tamnho do bombo ou timbalões.
Pelo que entedi deves ter tudo afinado á nota, certo?
Que nota usas em relação ao tamanho do timbalão ou bombo.
Gostava de exprimentar isso na minha bateria.
Fico á espera da resposta.
Abraço.
Boas
Quais são as medidas do teu bombo?
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #29
Pedro Rocha
 
Membro desde: 21-Nov-2009
Local: Trofa
Mensagens: 107
Pedro Rocha está no bom caminho
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

22/20

Pedro Rocha adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 56 segundos depois:

desculpa.
22/18

Última edição de Pedro Rocha : Ter, 23 de Março de 2010 às 02:13. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Pedro Rocha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #30
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Pedro Rocha Ver Mensagem
22/20

Pedro Rocha adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 56 segundos depois:

desculpa.
22/18
OK
Afino o meu Bombo em E
Ou seja em MI
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #31
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Oi Leonel.

Gostava de te perguntar se afinas o teu bombo em Mi por ser o bordão da guitarra e do baixo na afinação standard e se mudas conforme a afinação da musica ou porque é o tom do casco.

Eu pessoalmente acredito que cada casco tem a sua nota própria, mesmo quando não vem indicado, e tento afinar o mais próximo dessa nota possível. Ou seja, a nota que faz o casco vibrar/soar mais e tento normalmente afinar as 2 peles no mesmo tom.

Abraços
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #32
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
OK
Afino o meu Bombo em E
Ou seja em MI
Abraço


Boas Leonel, gostava mesmo de saber como é que consegues afinar o bombo em mi. como é que consegues ouvir a nota? o bombo é uma peça da bateria tão grave que, a sua nota é quase imperceptível. eu nunca consegui ouvir a nota de um bombo...

agradecia que me explicasses

Abraço

Amaro Machado
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #33
dmentaustro
 
Membro desde: 15-Jul-2008
Local: Braga
Mensagens: 93
dmentaustro está no bom caminho
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

acho k a conversa é um bocado treta, cada um afina como gosta.

Existem 2 coisas que definem o teu som dos outros bateristas todos, a tarola e o bombo.

Eu experimentei o metodo do Bob Gatzen, e adoro o som do meu bombo, aliás já experimentas-te (enes) e deu-me a impressão que gostas-te.

Desculpa discordar Leonel mas isso de o tamanho do bom ter que ser 22' ou maior para mim não é válido, cada um toca com o que gosta, para mim o tamanho ideal de um bombo é 20', para ti é diferente e respeito totalmente a tua opinião, mas não tem de ter 22' para soar, apenas soa diferente. Por exemplo, adorei o som do bombo adaptado do enes, e só tem 16'. Depende de muita coisa, cada um toca com o que gosta.

Bem , aqui fica o método do Bob Gatzen

http://www.youtube.com/v/Ga8Q12mKYxI&hl=pt_BR&fs=1

.

Última edição de Miguel Martinho : Ter, 23 de Março de 2010 às 10:37. Razão: Formatar a linha de codigo do youtube
dmentaustro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #34
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
A minha opinião:

Cada bombo é um bombo.
Cada pele é uma pele.

O sistema de tirar apenas as rugas funciona quase sempre bem mas podemos estar a hipotecar o timbre certo onde o bombo vai cantar. Há peles que cantam bem num determinado ponto de afinação e outras nem tanto porque se tiverem bastante laças perdem o timbre e o bombo torna-se um casco seco. Também se passa o contrário em que uma pele "X" canta melhor mais apertada do que lassa.

Depois vem a situação das medidas, e uma medida importantíssima é o comprimento pois vai influenciar directamente no tempo que o ar demora a deslocar-se até à pele de ressonância. Penso, e na minha opinião, um bombo de 20" funciona melhor com a pele mais para o lasso e um de 22" funciona bem com uma lass/meia afinação porque tem uma capacidade maior de grave. Mas lá está tudo dependente do bombo, do comprimento do mesmo e das peles a usar.
A questão do ressalto do batente está dependente também da pele a usar, se é single ply ou double ply. Um single ply ressalta mais e a double ply "enterra" mais um pouco e é mais dura.

Ainda vem a situação que é a do estilo musical que vamos tocar, pois há o som standard que quase todos gostamos mais não vamos tocar jazz por exemplo com o tal som standard laço, teremos uma afinação mais apertada.

Há tantos factores que envolvem a afinação que o segredo está em EXPERIMENTAR até acharmos o som que queremos e isso está dependente também de achar a pele indicada.
Cada bateria é uma bateria, o que funciona bem numa não irá funcionar bem na outra.

Mas já agora Leonel se puderes explicar isso do bombo do Enes VS bombo do speedy agradecia para perceber o que querias explicar.

Abraços
Discordo dessa parte, Pipó. A minha bateria permite tocar jazz com essa afinação lassa, até porque é uma pele pequena (16") e já saca bastantes harmónicos. tudo depende da forma como lhe toco.

Também discordo em absoluto da visão do LMR60 sobre o facto dos outros bombos não "tocarem" e não terem graves nem volume para equilíbrio em relação ao resto. A minha bateria está muito bem equilibrada e ainda neste fim de semana a gravei e o técnico já me disse que não precisará de grandes compensações, pois já soa equilibrada.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #35
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Discordo dessa parte, Pipó. A minha bateria permite tocar jazz com essa afinação lassa, até porque é uma pele pequena (16") e já saca bastantes harmónicos. tudo depende da forma como lhe toco.

Também discordo em absoluto da visão do LMR60 sobre o facto dos outros bombos não "tocarem" e não terem graves nem volume para equilíbrio em relação ao resto. A minha bateria está muito bem equilibrada e ainda neste fim de semana a gravei e o técnico já me disse que não precisará de grandes compensações, pois já soa equilibrada.
Claro meu amigo, tens toda a razão no caso do teu bombo, mas, em bombos de maiores dimensões e na afinação standard jazz não é comum tocar-se este estilo com pele toda lassa.
Abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pele de bombo EVANS Emad pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 18 Dom, 16 de Maio de 2010 20:14
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45



São agora 20:27. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it