Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
As tarolas

xxxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 29 de Maio de 2012 às 13:07.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #2
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: As tarolas

Muito bem Leonel, gostei, parabens..
Já te falei de um colega meu daqui de Lamego (Resende), o Fredy (e teu tambem, podes é nao recorda-lo ) ele afinou a minha bateria pela primeira vez com um Drum Dial, foi nessa altura que ele falou-me de ti...foste tu que lhe recomendas-te o Drum Dial hehehe...ele chama a este aparelho Leonel (podes nao acreditar mas é verdade)

abraço e parabens por mais um brilhante post..

David
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #3
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: As tarolas

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas David
Hhehehehe
O LIonel Dial?

hehehe
Obrigado
Fica bem

ahah...eu sei lá sei que meteu a minha bateria a cantar afinada!
hihih
olha se quiseres ver o site do "Trovador" onde ele toca actualmente aqui vai ,

http://www.trovadoram.com/

abraço
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #4
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: As tarolas

Ouro, Leonel. Nem com 100 anos de experiência conseguia esse conhecimento.

A afinação diz muito mais a alguns do que a outros, mas pessoal se estiverem desmotivados com a bateria, se estiverem fartos do som, aconselho-vos a mudar a afinação. A sério.

Mudem a afinação e vão conseguir explorar outras sonoridades.

E mais uma coisa, cada baterista em qualquer bateria consegue pelo menos uma afinação ideal que lhe dá aquela pica de tocar mesmo sem apetecer.

Estou a falar por experiência própria. Tenho conhecimentos básicos de peles e afinações e por sorte um dia consegui sacar um sonzaço de uma tarola de metal, com uma pele coated. Assim ao calhas, saquei o som mais poderoso que consegui de uma tarola da treta com uma pele média, vá. O que é certo é que o Drum dial ia ajudar nessas alturas, ficava tudo apontado para mudar e mais tarde vinha outra, sem crises de afinação.

Obrigado Leonel!

Abraço

Pormenor: Tens o hábito de 'esmagar' primeiro o edge da pele antes de a montares? Com esmagar digo pressionar os edges sem partir a pele, para o lado contrário. Há quem diga que facilita a afinação. Tal como o aquecimento com secadores, etc. Técnicas!

Última edição de warlike : Seg, 31 de Maio de 2010 às 16:14.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #5
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: As tarolas

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas War
Tenho o hábito de com os cinco dedos meio espalmados aplicar uma meia força, no 1º pitch encontrado. Estamos a falar em peles novas claro.
No 2º pitch, só uma ligeira força.
Agora aquecer as peles, ouço e já fazer isso a congas, tumbadoras, bongós.
Mas nunca me atreveria a fazer isso em peles de bateria.
Já viste a grossura de uma pele de tumbadoura?
Numa pele de bateria acho eu que seria suicidio!!!
Masmo que não o fosse, lá se ia a "memória".
Abraço War
Quando se gravaram as baterias para o Metal Foundry do Drumkit From Hell (Tomas Haake e Toontrack) usaram um secador durante a afinação. Só para tentar justificar a minha sugestão.

+/- 03:29 :
MAS, não vejo ali peles de tarola durante o processo. Presumo que facilita a afinação dos timbalões. Talvez a tal técnica de preparar os edges também sirva para as peles de tarola.

Última edição de warlike : Seg, 31 de Maio de 2010 às 17:06.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #6
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: As tarolas

Acho que fazem aquilo depois da afinação, se calhar para não desafinar tão fácilmente, porque há ali um periodo em que a pele aguenta a afinação. E como é para gravações de samples de um programa para baterias electrónicas, o estado, qualidade e afinação do material tem que estar mesmo no ponto.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #7
OhMyGoD
 
Membro desde: 8-Abr-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 378
OhMyGoD está no bom caminho
Re: As tarolas

Excelente tópico Leonel, como sempre aliás

Grande contributo que tens dado a este fórum e a todos os users deste
OhMyGoD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #8
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: As tarolas

Boas Leonel,

Aproveito o teu excelente contributo (mais um) para que comentes a afinação do Benny Greb.

Li num artigo dele a forma como afina e é assim (de acordo com a minha tradução livre do inglês):
- Peles Ambassador Coated batente, ambassador snare resposta.
- Começa por afinar a batente com tensão igual em todos os lugs num ponto onde obtém o meio caminho entre um som de timbalão com afinação alta e um timbale (com tendência ser afinação mais lassa)
- Depois diminui a tensão nos dois lugs mais próximos dele em meia volta ou volta completa. Refere até que em certos casos desaperta ainda mais. Pressionando o centro da tarola com um dedo ela desce cerca de 5 mm.
- A pele de resposta está esticada a um ponto é que quase nem se consegue fazer pressão
- Snare wires bem soltos

Confesso que apesar de achar uma afinação pouco convencional (se é que isso existe) não desgosto. Pela minha análise, obtém-se uma tarola grave, com muita sensibilidade e com bom ataque. Acima de tudo a tarola respira...

Que me dizes da afinação desse "cromo"?

canas
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #9
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: As tarolas

Pois realmente estás como eu... com um pé e meio atrás.

Estou a experimentar esta afinação há alguns dias e resulta em algo de curioso. Se tiveres pachorra experimenta um dia. Como tenho uma tarola com 10 lugs e aros die-cast estou relativamente "há vontade" com possiveis empenos.

É pena que as afinações das tarolas das "nossas" referências sejam assim uma coisa vaga... como se de um segredo valiosissimo se tratasse. Por exemplo, no forum do Gavin Harrison ele explica a sua afinação assim:
- "pego num snare wire puresound de 20 fios e corto até ficar só com 8 ao centro"
- "o resto é o resultado de 20 anos há procura daquele som de tarola"

Enfim, valha-nos o fórum

abraço Leonel
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 31 de Maio de 2010   #10
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: As tarolas

Boas!

Epá, ó Leonel, tu este ano levas os Oscares todos
Um abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Porque é que as tarolas soam a caixotes do lixo? sebastiaopv Baterias Acústicas 32 Sex, 30 de Abril de 2010 03:23
Minhas Tarolas - Minhas Caixas Alexandre Alja Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) 31 Qua, 3 de Março de 2010 21:38
As minhas Tarolas CUSTOM MADE Tojo Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) 32 Ter, 11 de Março de 2008 20:39
Tarolas DW solid shell - Qual a diferença destas tarolas para as outras? Soulive Baterias Acústicas 3 Seg, 26 de Novembro de 2007 17:12



São agora 09:04. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it