Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 9 de Setembro de 2008   #1
BonzoFury
 
Membro desde: 22-Ago-2008
Local: Barreiro
Mensagens: 50
BonzoFury está no bom caminho
Quero evoluir um pouco mais na bateria acústica. O que devo praticar? Que exercícios?

Nao sei se aqui será o melhor sitio pra meter isto, mas..
Comprei o meu primeiro kit ha poucos dias. ja toquei bastante, a tocar com o mp3 e umas colunas, Zeppelin e Queens of The Stone Age principalmente. ja serviu para "ganhar o ritmo", mas agora comecei a tocar com um guitarrista, e vejo que ainda nao tenho "dicionario" algum, só o basico.
Entao, queria perguntar o que devo começar a aprender? Técnicas, movimentos, etc..como um guitarrista que aprendeu os acordes, e começa a aprender escalas para os solos, o que devo eu aprender?

Obrigado,
Baterista Noob
BonzoFury não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Setembro de 2008   #2
ja.ka.kanta
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.070
ja.ka.kanta tem uma aura espectacular à voltaja.ka.kanta tem uma aura espectacular à volta
Re: Conselhos por favor!

Citação:
Mensagem Original de BonzoFury Ver Mensagem
Nao sei se aqui será o melhor sitio pra meter isto, mas..
Comprei o meu primeiro kit ha poucos dias. ja toquei bastante, a tocar com o mp3 e umas colunas, Zeppelin e Queens of The Stone Age principalmente. ja serviu para "ganhar o ritmo", mas agora comecei a tocar com um guitarrista, e vejo que ainda nao tenho "dicionario" algum, só o basico.
Entao, queria perguntar o que devo começar a aprender? Técnicas, movimentos, etc..como um guitarrista que aprendeu os acordes, e começa a aprender escalas para os solos, o que devo eu aprender?

Obrigado,
Baterista Noob
RUDIMENTOS!!!

Ná minha opinião, se ja tocaste isso, ja podes cmeçar com os rudimentos, metronomo,etc...
Esse tipo de coisas.

Tens aqui um topico onde tens os rudimentos e mais algumas coisas:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=1287
__________________
So grab your guns, And follow me.
ja.ka.kanta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Setembro de 2008   #3
BonzoFury
 
Membro desde: 22-Ago-2008
Local: Barreiro
Mensagens: 50
BonzoFury está no bom caminho
Re: Conselhos por favor!

Citação:
Mensagem Original de ja.ka.kanta Ver Mensagem
RUDIMENTOS!!!

Ná minha opinião, se ja tocaste isso, ja podes cmeçar com os rudimentos, metronomo,etc...
Esse tipo de coisas.

Tens aqui um topico onde tens os rudimentos e mais algumas coisas:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=1287
Ena tanta coisa. Bookmarked! Obrigado.
BonzoFury não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Setembro de 2008   #4
Ray_Ningblood
 
Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Cacém
Mensagens: 19
Ray_Ningblood será famoso em breveRay_Ningblood será famoso em breve
Re: Conselhos por favor!

Olá amigo baterista.
È um pouco dificil mandar-te por aqui uma ajuda completa, mas em todo o caso, da minha parte, vou tentar fazer o melhor possível por agora:
-Tocar com albuns\rádio é muito bom- ajuda a ganhar musicalidade, que é o que te irá ajudar agora que estás a tocar com outros músicos, MAS dedica sempre todo o tempo que estiveres a praticar só a bateria a fazê-lo com um metrónomo. Tenta "enterrar" o click, ou seja, tocar o máximo possível em cima dele e de preferência a contar os tempos. No meu caso conto os tempos e os compassos. P.ex : No caso de compasso quaternário(comum):1,2,3,4-2,2,3,4-3,2,3,4-4,2,3,4 e por aí fora sempre até 16 compassos (a quantidade de compassos é subjectiva), depois volto ao um novamente. Isto ajuda a que não te percas na contagem pois se estiver a contar só os tempos existe tendência para parar de contar sem querer. Ao inicio é dificil pois é mais um factor de coordenação e muitos bateristas/músicos recusam-se a contar, mas se se aprendeu a coordenar os 4 membros porque não mais um (a mente)?
-Agora que estás na companhia de um dos melhores amigos do baterista, o senhor Click, existem uma série de exercicios ou rudimentos que te ajudam a evoluir. Existem catrefadas de rudimentos pelo que não te vou dar aqui uma lista deles (admito que nem sei todos decór), mas pelo menos os mais importantes p'a teres um ritmo a andar são: O Single Stroke (uma nota por mão\pé alternado, p.ex:Direita, Esquerda, direita, esquerda), O double stroke (duas notas por mão\pé- p. ex: direita,direita, esquerda, esquerda), o paradiddle (uma mistura dos outros dois, ou seja, duas singles seguida de uma double e assim sucessivamente-p. ex:DEDD,EDEE), o flam ( duas notas tocadas quase simultaneamente sendo a principal precedida imediatamente de outra menos acentuada). Sugiro que ao dominares estes vás descobrindo os restantes rudimentos(google p'á carola) e posteriormente fazendo saladas com eles todos ao molhe, mas SÓ quando cada um estiver definido e "limpo".
-Tenta ir apanhando ritmos\grooves de bandas que curtas e aprendê-los depois sozinho com o metrónomo mais lento se fôr necessário. Pratica sempre numa velocidade confortável. Antes de correr, precisamos de saber andar e antes disso é preciso ainda saber gatinhar. Ou seja não tenhas pressas e está sempre preparado para descer ao mais miserável básico para aprender um ritmo. Não se constroíem prédios sem alicerces e também não se chega ao 3º andar sem se passar pelo rés-do chão e os dois primeiros etc etc...
-Toma atenção á postura do corpo (costas direitas!) e experimenta alturas do banco para descobrires a mais confortável para ti. Experimenta também com a posição das peças da bateria e tem atenção á maneira como seguras nas baquetas. Existem por aí carradas de sites ou videos do youtube que explicam isto basta colocares "stick grip" e pesquisar.
-Tem sempre atenção ao aquecimento antes de tocares.
Na minha opinião, e aquilo que tento passar na minha perspectiva da bateria, o meu objectivo é pôr o máximo á vontade os restantes músicos. Ser um "tapete" sem dobras para os outros músicos poderem andar á vontade. Num tapete com dobras, os músicos tropeçam e caiem. Por isso pratica o máximo com metrónomo pois quanto mais "certinho" fores, mais os produtores vão gostar de ti. Quando gravares vais ver eheh... As notas que não tocas são tão importantes como as que tocas e o espaço entre os tempos igualmente importante!
Para mim o baterista não é um marcador do tempo e sim um observador. O tempo existe por aí, é invisível. A função do baterista é torná-lo visível e acentuá-lo que é como quem diz dar vida e ritmo a uma determinada composição.
Isto é só uma gota no mar, ou melhor, no oceano que é o estudo da bateria\música, mas espero que já tenhas ficado com algum trabalho de casa eheheh. Com o tempo e prática vais ganhando os teus próprios mecanismos para tudo. Qualquer dúvida, manda mensagem!
Abraço e overdoses de prática!
P.s:John "Bonzo" Bonham forever!

Última edição de Ray_Ningblood : Ter, 9 de Setembro de 2008 às 19:28.
Ray_Ningblood não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Setembro de 2008   #5
BonzoFury
 
Membro desde: 22-Ago-2008
Local: Barreiro
Mensagens: 50
BonzoFury está no bom caminho
Re: Conselhos por favor!

Ray_Ningblood, muito obrigado pela resposta .
Comecei entao a treinar os rudimentos. É normal ainda nao conseguir ter uma velocidade consideravel? Isto é dificil..
Quanto aos grooves, para a música pareço ter uma excelente memória, tenho os beats todos das minhas bandas favoritas na cabeça, teoricamente vá..executa-los é que tá quieto . E se eu disser que tou a usar um banco normal em vez dos proprios de bateria? Faz muito mal?

Citação:
P.s:John Henry "Bonzo" Bonham forever!
O Meu Idolo!
BonzoFury não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Setembro de 2008   #6
Ray_Ningblood
 
Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Cacém
Mensagens: 19
Ray_Ningblood será famoso em breveRay_Ningblood será famoso em breve
Re: Conselhos por favor!

Citação:
Mensagem Original de BonzoFury Ver Mensagem
Ray_Ningblood, muito obrigado pela resposta .
Comecei entao a treinar os rudimentos. É normal ainda nao conseguir ter uma velocidade consideravel? Isto é dificil..
Quanto aos grooves, para a música pareço ter uma excelente memória, tenho os beats todos das minhas bandas favoritas na cabeça, teoricamente vá..executa-los é que tá quieto . E se eu disser que tou a usar um banco normal em vez dos proprios de bateria? Faz muito mal?



O Meu Idolo!
Hey! È a coisa mais normal não ter velocidade considerável ao inicio! Mas também o que é velocidade considerável? Não te preocupes com a velocidade para já. Preocupa-te antes com a precisão e volume\definição das notas pois a velocidade vem com o dominio destes dois aspectos.
Para rudimentos, no meu caso ao inicio metia o click a 60 bpms e percorria o máximo deles. O grande John Bonham usava e abusava de rudimentos na tarola em solos. Grava ou filma aquilo que tocares sempre que puderes, para teres a percepção de ouvinte. Assim sacas erros ou imprecisões que possas ter mais facilmente. Vai anotando mentalmente a evolução tendo atenção ao volume das mãos (se fores dextro, terás tendência para que a parte direita do corpo seja mais forte) e quando te sentires confortável vai aumentando 5 bpms. Se depois disto sentires demasiada diferença, reduz os bpms, mas o objectivo é ires aumentando mesmo que demore tempo.
Se tens os beats das malhas na cabeça é mais fácil dissecá-los e trazê-los a uma velocidade confortável. Se fôr preciso até 35 bpms! O que interessa é polir o ritmo até estar preparado para aumentos no andamento. Assim vais conseguir tocá-los á velocidade normal em breve.
Não sei se tens interesse ou se já sabes ler pautas de bateria, mas também não se perde nada em aprender. Não uso muito ainda pautas pois a minha velocidade de leitura está muito atrasada em relação á de tocar de ouvido, mas para exercicios novos ou memorização ajuda muito.
Eheh, tenta arranjar um banco de bateria mesmo senão daqui a uns tempos não te consegues sentar. Não sei que tipo de banco usas, mas como é um normal não é regulável, logo podes estar a tocar numa altura que não é a tua e isso depende de baterista para baterista. Eu sento-me baixo, as minhas pernas têm de estar num angulo de 90 graus e paralelas ao chão, mas há pessoal que chega com a cabeça á lua por isso depende de cada um...
Abraço e "Ramble on"!

Última edição de Ray_Ningblood : Qua, 10 de Setembro de 2008 às 02:14.
Ray_Ningblood não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Setembro de 2008   #7
BonzoFury
 
Membro desde: 22-Ago-2008
Local: Barreiro
Mensagens: 50
BonzoFury está no bom caminho
Re: Conselhos por favor!

bom entao. no banco onde tou, tenho as pernas nuns perfeitos 90º. e ja tenho feito alguns progressos nos rudimentos.
BonzoFury não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Setembro de 2008   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Conselhos por favor!

Citação:
Mensagem Original de Ray_Ningblood Ver Mensagem
Olá amigo baterista.
È um pouco dificil mandar-te por aqui uma ajuda completa, mas em todo o caso, da minha parte, vou tentar fazer o melhor possível por agora:
-Tocar com albunsrádio é muito bom- ajuda a ganhar musicalidade, que é o que te irá ajudar agora que estás a tocar com outros músicos, MAS dedica sempre todo o tempo que estiveres a praticar só a bateria a fazê-lo com um metrónomo. Tenta "enterrar" o click, ou seja, tocar o máximo possível em cima dele e de preferência a contar os tempos. No meu caso conto os tempos e os compassos. P.ex : No caso de compasso quaternário(comum):1,2,3,4-2,2,3,4-3,2,3,4-4,2,3,4 e por aí fora sempre até 16 compassos (a quantidade de compassos é subjectiva), depois volto ao um novamente. Isto ajuda a que não te percas na contagem pois se estiver a contar só os tempos existe tendência para parar de contar sem querer. Ao inicio é dificil pois é mais um factor de coordenação e muitos bateristas/músicos recusam-se a contar, mas se se aprendeu a coordenar os 4 membros porque não mais um (a mente)?
-Agora que estás na companhia de um dos melhores amigos do baterista, o senhor Click, existem uma série de exercicios ou rudimentos que te ajudam a evoluir. Existem catrefadas de rudimentos pelo que não te vou dar aqui uma lista deles (admito que nem sei todos decór), mas pelo menos os mais importantes p'a teres um ritmo a andar são: O Single Stroke (uma nota por mãopé alternado, p.ex:Direita, Esquerda, direita, esquerda), O double stroke (duas notas por mãopé- p. ex: direita,direita, esquerda, esquerda), o paradiddle (uma mistura dos outros dois, ou seja, duas singles seguida de uma double e assim sucessivamente-p. ex:DEDD,EDEE), o flam ( duas notas tocadas quase simultaneamente sendo a principal precedida imediatamente de outra menos acentuada). Sugiro que ao dominares estes vás descobrindo os restantes rudimentos(google p'á carola) e posteriormente fazendo saladas com eles todos ao molhe, mas SÓ quando cada um estiver definido e "limpo".
-Tenta ir apanhando ritmosgrooves de bandas que curtas e aprendê-los depois sozinho com o metrónomo mais lento se fôr necessário. Pratica sempre numa velocidade confortável. Antes de correr, precisamos de saber andar e antes disso é preciso ainda saber gatinhar. Ou seja não tenhas pressas e está sempre preparado para descer ao mais miserável básico para aprender um ritmo. Não se constroíem prédios sem alicerces e também não se chega ao 3º andar sem se passar pelo rés-do chão e os dois primeiros etc etc...
-Toma atenção á postura do corpo (costas direitas!) e experimenta alturas do banco para descobrires a mais confortável para ti. Experimenta também com a posição das peças da bateria e tem atenção á maneira como seguras nas baquetas. Existem por aí carradas de sites ou videos do youtube que explicam isto basta colocares "stick grip" e pesquisar.
-Tem sempre atenção ao aquecimento antes de tocares.
Na minha opinião, e aquilo que tento passar na minha perspectiva da bateria, o meu objectivo é pôr o máximo á vontade os restantes músicos. Ser um "tapete" sem dobras para os outros músicos poderem andar á vontade. Num tapete com dobras, os músicos tropeçam e caiem. Por isso pratica o máximo com metrónomo pois quanto mais "certinho" fores, mais os produtores vão gostar de ti. Quando gravares vais ver eheh... As notas que não tocas são tão importantes como as que tocas e o espaço entre os tempos igualmente importante!
Para mim o baterista não é um marcador do tempo e sim um observador. O tempo existe por aí, é invisível. A função do baterista é torná-lo visível e acentuá-lo que é como quem diz dar vida e ritmo a uma determinada composição.
Isto é só uma gota no mar, ou melhor, no oceano que é o estudo da bateriamúsica, mas espero que já tenhas ficado com algum trabalho de casa eheheh. Com o tempo e prática vais ganhando os teus próprios mecanismos para tudo. Qualquer dúvida, manda mensagem!
Abraço e overdoses de prática!
P.s:John "Bonzo" Bonham forever!
desculpa la mas nao tenho paciencia pra ler isto tudo
brincadeira..
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Setembro de 2008   #9
BonzoFury
 
Membro desde: 22-Ago-2008
Local: Barreiro
Mensagens: 50
BonzoFury está no bom caminho
Re: Conselhos por favor!

ja agora, ha guitarristas por aqui? eu sou um guitarrista com o bicho da bateria.

Led Zeppelin \m/
BonzoFury não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Setembro de 2008   #10
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Conselhos por favor!

you´re welcome
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Setembro de 2008   #11
Stupify
 
Membro desde: 14-Out-2006
Local: Costa de Caparica
Mensagens: 442
Stupify será famoso em breve
Re: Conselhos por favor!

é isso tudo, rudimentos e o topico que te foi mostrado tem mesmo muita coisa,foi por aí que também comecei. para treinares também a "liberdade de movimentos" tenta tocar por cima de um house ou techno como o luis ja mostrou,tens os tempos bem marcados e bem regulares,dá para fazeres umas coisas fixes

Abraço

JL
Stupify não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45



São agora 10:51. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it