Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 12 de Dezembro de 2008   #1
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Após ter lido uma série de informação sobre afinação, mais especificamente no que concerne à tarola, cheguei à conclusão que a tensão com que se configura a esteira é normalmente um assunto algo negligenciado.


Para além da escassez de informação, não tenho possibilidade de me cruzar com um número de tarolas e bateristas que me permita ter uma opinião minimamente fundamentada sobre a pressão que a esteira deve exercer sobre a pele de ressonância. Ou seja, tenho seguido sempre o meu instinto e gosto pessoal. O problema é que todos sabemos que nem sempre o que parece é e o que aprendemos sozinhos é muitas vezes um gerador de vícios básicos.

Normalmente uso uma configuração que se poderá chamar "média". Há tensão na esteira mas ela vibra, mesmo com pancadas leves, sem fazer aquele "chlunck" característico da esteira quase a rasgar. Esta configuração permite-me tirar boas ghost notes e ficar com um som de tarola aberto.

Uma vez que a tensão que escolhemos influência tremendamente o som obtido gostaria que partilhassem a vossa experiência e conhecimentos acerca desta questão.

Se possível indiquem as configurações que conhecem para diversos tipo de música (funk, pop, rock, jazz, metal, country, etc). Sei que é complicado devido há quantidade de factores que podem influênciar (tipo madeira, dimensões, afinação) mas seria interessante clarificar este ponto.

desde já obrigado
canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Dezembro de 2008   #2
pma11
 
Membro desde: 22-Abr-2008
Local: Anadia
Mensagens: 75
pma11 está no bom caminho
Re: Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Bem eu toco metal, rock, punk e tenho uma Pearl 13" x 6.5" Joey Jordison Signature Snare Drum. Peles que vieram com ela: Remo Ambassador Clear como resonant, e Remo Ambassador Coated de ataque...

Uso a afinação chamada "clássica" (Drumdial) que é: em cima, na pele de ataque uso uma tensão 85 e na resonante uso uma tensão de 80

Como antes uma tensão baixa na resonante (60/65) a minha esteira tava solta, vibrava por tudo e por nada... Quando comprei o Drumdial, afinei a tarola com a afinação "clássica" mas como a esteira tava solta, quando metia a tarola no suporte, a esteira não ficava "colada" a pele de baixo.
Resultado: Era com se fosse um Tom tom, a esteira so apanhava nas margens... O que tive eu de fazer? Apertar a esteira (ao máximo) para ela fazer "pressão" na pele resonante.

Agora, acho que a minha tarola soa melhor que nunca, reduz bastante a vibração com outros timbalões (não interfere com nada, mesmo, nem com o Bombo, Floor's, Rack toms, nada!) e com as colunas da sala de ensaios interfere muito pouco!
pma11 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Dezembro de 2008   #3
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Citação:
Mensagem Original de pma11 Ver Mensagem
Uso a afinação chamada "clássica" (Drumdial) que é: em cima, na pele de ataque uso uma tensão 85 e na resonante uso uma tensão de 80
excelente informação

A minha afinação também é semelhante, mas como tenho uma emperor x na pele de ataque precisei de ir até ao 89 na tensão. Como renoante tenho a mesma tensão e pele. Agora... estou muito longe de ter a esteira no máximo de tensão...

venham mais
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Dezembro de 2008   #4
pma11
 
Membro desde: 22-Abr-2008
Local: Anadia
Mensagens: 75
pma11 está no bom caminho
Re: Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Pois... A minha pele de ataque tava que já não pode... Também vou ter que mudar a tensão quando comprar a G1 Coated da Evans (não curto Remo)... Pelo que li devo ter que ir para os 85/88...

Cumps mano batucador!
pma11 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Dezembro de 2008   #5
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Quanto mais esticada mais articulado o som fica, bom para funk por exemplo. Quanto menos, mais sensibilidade fica, o som ganha mais corpo.

Para mim depende do tipo de som. Para Rock uso a esteira bm solta, para o resto uso media.

Aqui ve-se bem as diferenças:
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Dezembro de 2008   #6
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Quanto mais esticada mais articulado o som fica, bom para funk por exemplo. Quanto menos, mais sensibilidade fica, o som ganha mais corpo.
Acho que resumiste tudo... excelente
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 14 de Dezembro de 2008   #7
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Tall como ele disse no vídeo, "... anything in between...". Nem demasiado esticada, nem demasiado solta, se é que compreendi bem o inglês americano dele... Quanto a mim, ambas as funcionalidades são óptimas, dependendo do som que se pretende. Normalmente uso uma tensão média. No entanto de vez em quando mudo: bordoeira mais solta, dá mais abertura de som e melhora técnicas de double strokes, arrufes ou notas fantasmas; bordeira mais tensa, som mais seco e fechado, no entanto melhora aqueles bonitos harmónicos que a grande maioria dos bateristas aprecia, principalmente junto ao aro da tarola. Ideal para tocar com mais pico na tarola e para quem gosta mais de um som mais agudo.
Bom post!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 14 de Dezembro de 2008   #8
pma11
 
Membro desde: 22-Abr-2008
Local: Anadia
Mensagens: 75
pma11 está no bom caminho
Re: Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Tall como ele disse no vídeo, "... anything in between...". Nem demasiado esticada, nem demasiado solta, se é que compreendi bem o inglês americano dele... Quanto a mim, ambas as funcionalidades são óptimas, dependendo do som que se pretende. Normalmente uso uma tensão média. No entanto de vez em quando mudo: bordoeira mais solta, dá mais abertura de som e melhora técnicas de double strokes, arrufes ou notas fantasmas; bordeira mais tensa, som mais seco e fechado, no entanto melhora aqueles bonitos harmónicos que a grande maioria dos bateristas aprecia, principalmente junto ao aro da tarola. Ideal para tocar com mais pico na tarola e para quem gosta mais de um som mais agudo.
Bom post!
Nem mais... Esse harmónicos são sem dúvidas espetaculares :D
pma11 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Sondagem - Qual a marca da vossa Bateria acústica? Participem! LorDrummeR Baterias Acústicas 524 Qui, 1 de Outubro de 2015 11:25
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como eliminar o som indesejável da pele resposta na tarola? (snare buzz ruído nos bordões) ExTYLeER BaT. Baterias Acústicas 20 Sáb, 10 de Janeiro de 2009 01:42
Qual a vossa opinião sobre os pratos da série Sabian B8? Parecem-me bonitos e apelativos. Duarte Molha Aconselhamento para a compra de material 1 Ter, 10 de Outubro de 2006 20:17



São agora 19:51. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it