Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #1
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Como posso melhorar a minha tecnica? Que aspectos devo focar e treinar para aperfeiçoar?

Boas pessoal, queria pedir a vossa ajuda para eu tentar melhorar a minha tecnica e o meu avontade na bateria. Tenho bateria em casa a 9meses mas ja sabia dar uns toquezitos praí desde os 15/16, e agora quero melhorar os meus breacks, as minhas transiçoes etc etc....para que as cenas saiam sempre direitinhas e para que nao aconteça, umas vezes saírem bem e outras nao.Eu treino quase todos os dias, mas toco com o mp3 ligado, ou seja por cima do que ouço!
Agradeço a vossa ajuda!

Abraços

Última edição de drummerkalu : Qui, 16 de Abril de 2009 às 19:38.
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #2
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

Boas,

Em primeiro lugar, qualquer técnica que queiras melhorar, tem que ser tocada lentamente, ou seja, o MP3 só te está a atrapalhar, porque te está a obrigar a acompanhares um baterista que já sabe essas técnicas de trás para a frente, enquanto que tu ainda não estás familiarizado com elas. No meu caso, quando quero aplicar uma técnica nova e não a sei tocar, vejo vídeos de quem sabe e vejo como fazem, e depois transponho muito devagar para a bateria e há medida que me vou sentindo mais confortável com essa técnica, vou aumentando a velocidade, até estar completamente à vontade. Acredita, vais demorar muito mais tempo se estiveres a acompanhar uma música no MP3 e tentares apanhar as técnicas de rajada.

Espero ter ajudado em algo.

Abraço
__________________
Se não consegues pedalar...vai ao ginásio que isso passa
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #3
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

obrigado....é assim geralmente o que ponho no mp3 sao musicas que eu ja sei tocar so que as x falha-me um breack ou outra cena qualquer, e acho que estou "preso" as musicas com as quais aprendi a tocar....as vezes quero fazer uma cena nova e nao consigo porque quando dou por ela ja tou a fazer uma cena que ja existe numa musica....
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #4
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

Citação:
Mensagem Original de drummerkalu Ver Mensagem
obrigado....é assim geralmente o que ponho no mp3 sao musicas que eu ja sei tocar so que as x falha-me um breack ou outra cena qualquer, e acho que estou "preso" as musicas com as quais aprendi a tocar....as vezes quero fazer uma cena nova e nao consigo porque quando dou por ela ja tou a fazer uma cena que ja existe numa musica....
Em relação à segunda parte, da criatividade, há algo que podes fazer. Ao mesmo tempo vais desenvolvendo técnica e desenvolve também o teu à vontade na bateria e a fazer coisas novas.

Toca rudimentos (doubles, paradiddles) nas várias peças do kit. Vai alternando, tipo mao esquerda na tarola, depois no prato de choques, depois num timbalão, depois num crash... ao mesmo tempo a tua mao direita vai alternando entre a tarola, timbaloes, ride, crash.

A mim este estilo de treino ajudou-me bastante.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #5
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

Sublinho o que já foi dito. Pratica devagar até te sentires confortável, para depois então ires aumentando a velocidade aos poucos.

Quanto ás cenas novas, penso que o melhor é explorares diversos estilos musicais e retirares daí o que achares interessante.

Era muito bom se procurasses um professor pois facilitava-te a aprendizagem. Senão podes sempre arranjar uns livros e dvds.

Entretanto vai praticando rudimentos todos os dias, mesmo que seja chato...

Tocar por cima de outras musicas é sempre um excelente exercício. Mas tens que ser paciente quando as coisas não correm bem e adequares as musicas ao teu nível, ou então simplificas e tocas o essencial. Um dia mais tarde, de certeza que chegas lá.

E por último, se não tens banda, tenta arranjar.

abraço
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #6
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

obrigado pelas dicas pessoal....tocar por cima de musicas é o que eu mais faço, se calhar nao devia fazer tanto...tipo musicas de xutos sei-as de tras pa frente geralmente saem m sempre bem porque foi com elas que aprendi a tocar, musicas dos red hot tb sei algumas coisitas, green day tambem, linkin park tambem, so que se me pedirem para tocar sem musica, parece que as cenas nao me saem...
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #7
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

Isso é normal porque estás habituado a ter um acompanhamento. Tocando sozinho vais-te perdendo. Ao teres uma banda ajuda muito, se já tiveres habituado a tocar com acompanhamento, mas aconselho-te a tocares coisas soltas para já, ou mesmo aproveitando coisas de músicas que conheces e misturá-las, por vezes é assim que descobres mais potencialidades tanto da bateria como as tuas.

Abraço
__________________
Se não consegues pedalar...vai ao ginásio que isso passa
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #8
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

é o que eu faço as vezes....misturar cenas de varias musicas.... Uma banda ia-me ajudar imensso ate porque é saturante estar sempre a tocar sozinho, so que na minha zona nao conheço ninguem que toque guitarra ou baixo....
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Abril de 2009   #9
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

Como já foi dito, se tens possibilidades, tenta ter aulas. Ter aulas com um bom professor é muito importante, e na maioria das vezes é preferível ter menos material ou material um pouco pior e investir esse dinheiro em aulas...

Há muitos auto-didactas que chegam longe, mas com as aulas, consegues normalmente atingir o mesmo nível muito mais rapidamente. Basta ter como exemplo grandes bateristas como o Dave Weckl, que continuaram sempre a ter aulas para melhorar a sua técnica...

Um professor vai ajudar-te a sistematizar o teu treino e aprendizagem, de forma a que evoluas bem mais rápido, e sem muitos dos "maus vícios" que os auto-didactas acabam por adquirir. Sinceramente não me parece que seja a tocar músicas dos Xutos que te vás tornar num bom baterista...

Se não tens oportunidade de ter aulas, procura no Youtube. A internet actualmente facilita-nos muito a vida, não sendo difícil encontrar óptimas aulas, bem explicadas, e que podes usar como base do teu estudo. O treino de rudimentos também é indispensável, de preferência com o uso do metrónomo.

Abraços
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Abril de 2009   #10
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

sim concordo com tudo o que disses-te nelson mas neste momento nao me é possivel ter aulas....eu bem queria mas nao posso pelo menos pra ja por isso é que vim aqui pedir ajuda...tipo eu nao sei tocar so xutos sei tocar muitas outras coisas com muitos outros ritmos mas agora sinto necessidade de aprofundar mais a minha tecnica para que tudo saia certinho.
Abraços
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Abril de 2009   #11
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Como posso melhorar a minha tecnica?-ajuda!

Boas, se queres tocar certinho, não há nada como praticar com o METRONOMO!!!!

Treina as coisas que mais dificuldade tens a fazer, super devagar tipo a uns 60 ou 70 bpm, depois vais aumentando gradualmente a velocidade até atingir a que tu pretendes!

Pratica os ritmos que sabes com metronomo, fazes 4 compassos de um ritmo depois fazes um break, mais 4 compassos mais um break, etc...

Sempre com o metronomo, eu sei que no inicio pode ser dificil e bastante aborrecido praticar com o Tic Tic do metronomo, mas acredita que com o passar do tempo vais te tornar um baterista muito mais sólido!!!



Abraço
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow

Última edição de DrumPhilosopher : Sex, 17 de Abril de 2009 às 11:37.
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Abril de 2009   #12
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Como posso melhorar a minha tecnica? Que aspectos devo focar e treinar para aperfeiçoa

Tu estás lá quim é isso mesmo. apenas uma correcção a ideia nao é começar lento e ir aumentando a velocidade do click, mas sim começar numa velocidade mais "friendly"
para nós. ou seja. cada um de nós tem um tempo próprio. a maioria das pessoas esse tempo ronda entre os 100 e os 120. (se repararem bem quando pegam numa bateria e apenas tocam sem pensar em melodia nem nada, vaosempre ter a esse tempo. esse tal tempo confortável). começar desse tempo. depois is espandindo os horizontes. cada vez mais devagar. quando tocares tudo a 60bpm certinho com o click, estás pronto pa ir trabalhar pa um estudio gravar.
quanto a tocar por cima de albums.... Força... quanto mais melhor
como ja foi falado antes. pratica os rudimentos e nao te preocupes em chegar a 300bpm com eles. com o tempo isso virá.
Abraço
Carlos Ramos
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Abril de 2009   #13
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Como posso melhorar a minha tecnica? Que aspectos devo focar e treinar para aperfeiçoa

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
Tu estás lá quim é isso mesmo. apenas uma correcção a ideia nao é começar lento e ir aumentando a velocidade do click, mas sim começar numa velocidade mais "friendly"
para nós. ou seja. cada um de nós tem um tempo próprio. a maioria das pessoas esse tempo ronda entre os 100 e os 120. (se repararem bem quando pegam numa bateria e apenas tocam sem pensar em melodia nem nada, vaosempre ter a esse tempo. esse tal tempo confortável). começar desse tempo. depois is espandindo os horizontes. cada vez mais devagar. ...

Desculpem o offtopic mas... nunca tinha pensado nisto... faz sentido!!
Vou explorar quando chegar a casa...
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como posso afinar as peles da minha bateria Pearl EXR? Compro peles novas? Toco Hard Rock. Daniel Baterias Acústicas 6 Seg, 30 de Agosto de 2010 04:25
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 12:12. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it