Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 12 de Julho de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Ternário

xxxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 29 de Maio de 2012 às 12:35.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Julho de 2010   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ternário

Não percebo nada de teoria... essa é que é essa... assim que começaste a tocar perdi-me logo na contagem

Ao fim de 2 voltas já não fazia a mínima ideia onde estava o 1!!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Julho de 2010   #3
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Leo... pode ser impressão minha, mas não te sinto tão "solto" como nos outros temas que gravaste...

Abraço
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Julho de 2010   #4
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Solto?
Este tema está completamente solto.
Não fazer a marcação quadrada.....
Agora tem maior concentração.
Se um gajo se descuida...............pimba

Abraço
Talvez seja a necessidade de concentração...
sim é verdade... perdes o 1, primeiro que o apanhes outra vez, vês-te da côr das paredes...
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Julho de 2010   #5
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Não pá!

Vê e ouve a música do tema CAVATINA do FILME CAÇADOR pelos Shadows (Brian Bennet), e verás que o tempo de tarola no ternário é a destempo.
O principio é esse.

YouTube- THE SHADOWS - Cavatina (1979)
Abraço

Sim, 3/4 a tarola está no 2. Mas qual é o problema?
O Busílis para mim está 5/4, 7/4... aí perco-me todo
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Julho de 2010   #6
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Ai sim?
Olha leva um gps!!!!!!!!!!!!!!1



5/4 - Ouve bem o take five, ou o tema da missão impossível..
7/4 - Ouve a 1ª bridge do Music do John Miles

Abraço
Eu levo GPS+mapa+co piloto
Mesmo assim quando dou por mim estou a pssss fora do penico...
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Julho de 2010   #7
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Ternário

Não percebi patavina do que estão para ai a falar.

Mas pronto quem sabe sabe e kem nao sabe aprende hehehe
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #8
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Eu nem devia abrir a boca nestas coisas...porque vou inevitavelmente meter a pata na poça...

Só toquei 2 coisas em 3/4 na minha vida...até posso ter tocado mais, mas se não me disserem "ISTO É 3/4" ou "ISTO É 30/1 LINHA" eu não sei o que se passa ali.

Uma é a Kashmir dos Led Zeppelin e a outra é Beautiful People do Marilyn Manson (aposto que o JoCab e o LMR devem apreciar muito ).

A vossa aproximação a uma cena dessas passa sempre pela contagem? Ou por aprender/interiorizar o tema?

A Kashmir por já conhecer bem, não me custou tanto a interiorizar foi quase imediato, com algumas dificuldades nas saídas dos fills e numa passagem lá pelo meio que saía sempre um tempo ao lado.

Já a cena do Manson, uma coisa super-natural quando batucava nas mesas da escola, quando sentava o cu na bateria custava-me imenso. (Agora acho ridículo...)

A vossa cena é tocar a contar sempre ou interiorizar o ritmo e esquecer que é 3/4 5/8 ou 3x9=27?

Para mim que já me vejo lixado para respirar e tocar ao mesmo tempo, contar é impensável, e ou sei como tenho que contar ou muito difícilmente, sem a pauta à frente vou conseguir deslindar o ritmo do tema, o que faço é aprender a "dançar" a coisa depois quando já sei como se dança já "canto" melhor sem dar aqueles nós no cérebro e nos membros...

Não sei se isto faz sentido para vós...

Vou regressar ao fórum das crianças...podeis continuar com a vossa discussão!
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #9
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de paRkiNson Ver Mensagem
Eu nem devia abrir a boca nestas coisas...porque vou inevitavelmente meter a pata na poça...

Só toquei 2 coisas em 3/4 na minha vida...até posso ter tocado mais, mas se não me disserem "ISTO É 3/4" ou "ISTO É 30/1 LINHA" eu não sei o que se passa ali.

Uma é a Kashmir dos Led Zeppelin e a outra é Beautiful People do Marilyn Manson (aposto que o JoCab e o LMR devem apreciar muito ).

A vossa aproximação a uma cena dessas passa sempre pela contagem? Ou por aprender/interiorizar o tema?

A Kashmir por já conhecer bem, não me custou tanto a interiorizar foi quase imediato, com algumas dificuldades nas saídas dos fills e numa passagem lá pelo meio que saía sempre um tempo ao lado.

Já a cena do Manson, uma coisa super-natural quando batucava nas mesas da escola, quando sentava o cu na bateria custava-me imenso. (Agora acho ridículo...)

A vossa cena é tocar a contar sempre ou interiorizar o ritmo e esquecer que é 3/4 5/8 ou 3x9=27?

Para mim que já me vejo lixado para respirar e tocar ao mesmo tempo, contar é impensável, e ou sei como tenho que contar ou muito difícilmente, sem a pauta à frente vou conseguir deslindar o ritmo do tema, o que faço é aprender a "dançar" a coisa depois quando já sei como se dança já "canto" melhor sem dar aqueles nós no cérebro e nos membros...

Não sei se isto faz sentido para vós...

Vou regressar ao fórum das crianças...podeis continuar com a vossa discussão!
Para mim a melhor forma é interiorizar. Ao tocar e contar podes correr o risco de te perder. Se interiorizares vai sair naturalmente.
o problema é interiorizar uma coisa diferente quando o nosso cérebro está "formatado" ao 4/4.
O 3/4 é relativamente simples.... é uma valsa por exemplo. É um formato que a nossa caxola até eceita como normal....

Abraços
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #10
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Ternário

Não, não é preciso contar constantemente. Ainda pouco sabia de compassos compostos e na banda de originais onde estava criámos um tema em 7/4. Agora, num só tema, toco em 6/8 e em 5/4, e ainda faço uns acompanhamentos nos HH com o pé que são em polirritmia, e sai-me naturalmente. É uma questão de interiorizar, sim; mas saber a teoria pode ajudar se nos perdemos e/ou para podermos discutir alguma coisa do tema com outros músicos e/ou para termos umas ideias diferentes para abordar o tema ou riff.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #11
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de JoCab1969 Ver Mensagem
O 3/4 é relativamente simples.... é uma valsa por exemplo. É um formato que a nossa caxola até eceita como normal....
Essa da valsa sei.
As minhas aulas de guitarra chegaram à valsa do Cebolo. (1ª página...ou por ali perto...)

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Não, não é preciso contar constantemente. Ainda pouco sabia de compassos compostos e na banda de originais onde estava criámos um tema em 7/4. Agora, num só tema, toco em 6/8 e em 5/4, e ainda faço uns acompanhamentos nos HH com o pé que são em polirritmia, e sai-me naturalmente. É uma questão de interiorizar, sim; mas saber a teoria pode ajudar se nos perdemos e/ou para podermos discutir alguma coisa do tema com outros músicos e/ou para termos umas ideias diferentes para abordar o tema ou riff.
É nestas cenas que tenho pena de não ter começado mais cedo e de não ter ido mais longe na teoria musical
É que para mim ou é "dançavel" ou o esquema físico me sai natural ou se tenho que estar a tocar e a pensar no assunto ao mesmo tempo, sai borrada muito certamente.

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas
Independentemente do tipo de Barra/Compasso que se vai tocar, o tempo a fixar é sempre o 1.
Claro que os compassos 4/4 serão aparentemente mais fácéis.
Mas o mais correcto será sempre sabermos o que estamos a fazer e onde estamos.
Ainda mais correcto será estarmos a tocar a barra nº 32 e o nosso cérebro estar na 55 por exemplo.
Ia fazer uma pergunta estúpida e só agora é que percebi o que querias dizer com "o cérebro na 55".

Algum de vós toca por pauta? Em tempo real? Tipo, um tema completamente desconhecido, à primeira? (não digo que saia perfeito, parece-me muito difícil...)
Isso é que me come a cabeça...

Eu digo muitas vezes que aprendi a tocar bateria como quem anda de bicicleta.
Inicialmente, pensava demasiado naquilo, ou tentava esse esquema de pensar e executar...e nunca conseguia coordenar mais que 2ou 3compassos seguidos. (um pouco por vergonha também, ficava tenso, e queria chegar ali e tocar logo como o bonham...e nada)

Até que um dia, já contentinho depois de um jantar, sentei-me na bateria quando ninguém estava a ver e aquilo começou a funcionar.
Sem pensar no que estava a fazer, consegui interiorizar aquele esquema de movimentos cíclicos (como pedalar ou dançar) e a partir daí comecei a dar os meus primeiros passos.

Acontecia uma coisa engraçada que era quando pensava no que estava a fazer ou tentava perceber coisas que saíam, enganava-me.

O mau no meio de isto tudo é que quando me aparece algo menos "redondo" (ou menos "quadrado" se preferirem), tenho muita dificuldade na primeira abordagem.

Agora tento o esquema do RLF e tento esquematizar o que quero fazer e interiorizo melhor (mesmo assim nunca é imediato), senão tinha que passar uns dias a pensar no assunto até que um dia chegava lá e aquilo saía.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #12
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Ternário

Eu não fui muito longe na teoria musical, mas trata-se de encontrar uma forma de "dançar" interiormente 7/4 ou 5/4 ou 6/8. As polirritmias são mais complicadas, mas também te garanto que me saem naturalmente. às vezes, eu e o baixista estamos a contar de formas totalmente diferentes (ele em 3/4 e eu em 6/8, por exemplo); mas o resultado final é o mesmo, e é isso que interessa.

Sugestão para ir conseguindo isso: ouvir muuuuita música diferente, ter umas aulitas com um ou mais bons professores e não ter medo de tentar coisas fora do comum na bateria.

Brevemente conto colocar por aqui uns posts que acho que vão ajudar alguma coisa neste sentido.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #13
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Ternário

Isto se perdes o 1 como já foi dito, primeiro que recuperes .... Acho que exige uma concentração maior como é normal.
É preciso é interiorizar (que por vezes é dificil decorar onde e quando vem o bombo) , senão a partir daí começamos a fluir!
Eu também tenho alguma noção teórica de compassos (tenho aulas) e isso ajuda na compreensão, mas é uma tarefa que por vezes nos baralha a "mioleira"
Leonel, estiveste bem.. Manteste-te certo o que era complicado de facto.

Abraços
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #14
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de baring Ver Mensagem
Não percebi patavina do que estão para ai a falar.

Mas pronto quem sabe sabe e kem nao sabe aprende hehehe
baring... desculpa, estamos a falar de tempos compostos que fogem ao quaternário.

ex: 5/4: contas os tempos 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 .....

Abraço

JoCab1969 adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 13 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas
Independentemente do tipo de Barra/Compasso que se vai tocar, o tempo a fixar é sempre o 1.
Claro que os compassos 4/4 serão aparentemente mais fácéis.
Mas o mais correcto será sempre sabermos o que estamos a fazer e onde estamos.
Ainda mais correcto será estarmos a tocar a barra nº 32 e o nosso cérebro estar na 55 por exemplo.

Abraço
hhehe Leo... isso é muito à frente!
Além disso não leio!

Última edição de João Cabrita : Qua, 14 de Julho de 2010 às 21:01. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #15
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
às vezes, eu e o baixista estamos a contar de formas totalmente diferentes (ele em 3/4 e eu em 6/8, por exemplo)

Boas, então mas isso vai dar ao mesmo Lu, ou não?Ou seja igual que um 2/2 ou 4/4. A relação é igual no que toca a marcar o primeiro tempo, o que acontece nessa situação é que um dos instrumentos marca o ritmo mais marcado.
Já agora, este tema parece-me mesmo, mesmo, mesmo... muito interessante.
Não sendo aparentemente uma coisa interessante, e até parecendo chata, é de uma utilidade enorme para um baterista que queira tocar todos os estilos.

Um abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Julho de 2010   #16
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Ternário

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Boas, então mas isso vai dar ao mesmo Lu, ou não?Ou seja igual que um 2/2 ou 4/4. A relação é igual no que toca a marcar o primeiro tempo, o que acontece nessa situação é que um dos instrumentos marca o ritmo mais marcado.
Já agora, este tema parece-me mesmo, mesmo, mesmo... muito interessante.
Não sendo aparentemente uma coisa interessante, e até parecendo chata, é de uma utilidade enorme para um baterista que queira tocar todos os estilos.

Um abraço
Bem, no nosso caso vai dar ao mesmo porque discutimos o assunto, mas não necessariamente. Para mim, pode ser uma diferença grande contar em 3, em 6 ou em 12, mesmo que a relação seja igual. Mas tentarei explicar melhor com o exemplo concreto, que está prometido para breve, OK? Se o assunto te interessa, suponho que passarás por esse tópico.

Abraço!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Julho de 2010   #17
Tiago Silva
 
Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
Mensagens: 1.915
Tiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em bruto
Re: Ternário

LOOL

k lavagem esses tempos oh Leonel, perdi-me logo

Mas é verdade, kem sabe sabe e kem nao sabe aprende.

Abraço
__________________

[ex-cyanide]
Tiago Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 08:25. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it