Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).


Resposta
Opções
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #1
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
O estado da música em Portugal

Em sequência do assunto relativo às oportunidades dadas a bandas pequenas vs bandas grandes (p.ex., X&P), resolvi abrir este tópico para se debater o Estado da Música em Portugal.

No tópico referente ao concerto de X&P no Restelo reparei que existem muitas pessoas a pensar nisto, que existem ideias e teorias.

Vamos debater aqui o assunto de forma civilizada! Eu sei que conseguem


----

Eu começo por colocar um assunto na "mesa" (mas podem alargar a discussão a outros temas).
Porque acham que as bandas pequenas não têm oportunidades e como acham que as coisas deviam de funcionar nesse campo?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qua, 30 de Setembro de 2009 às 11:04.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #2
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

Bom tema.

Conheço umas quantas bandas pequenas com alguma qualidade, outras nem por isso.

O que interessa é estarem o máximo de tempo activos, com um toque aqui e ali para mostrarem ao menos serviço feito e que se ninguém os tirou dos palcos quer dizer que existe ali talento.

O nível de qualidade está a aumentar e com isso também a competitividade. O mercado também cresceu, com mais editoras, mais estúdios, mais interesse em investir na música.

Não encaro este presente nem o futuro com negativismo, muito pelo contrário, e penso que a qualidade vai fazer-se ouvir e ver nos palcos nacionais e internacionais.
Toda a gente com interesse, disponibilidade e com um talento no mínimo em bruto deve apostar nisso nem que seja a tempo parcial e tentar mostrar o seu potencial. Afinal já existe a internet...
Espero ler muito neste tópico.

Obrigado Miguel,

Abraços
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #3
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: O estado da música em Portugal

Primeiro de tudo porque as editoras nao apostam nas bandas que estao a começar e que teem qualidade mas sim, nas que vendem...tipo *****s como just girls, d'zrt, Ff, etc...acho que esse é o principal problema...E depois porque dantes fazia-se uma banda porque se gostava de musica, agora toda a gente tem uma banda com material xpto e o que quer é o estrelato...nao tou a dizer que sao todas assim, mas a maioria sao...dantes tinha que se batalhar muito.
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #4
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

Sim tinha de se batalhar bastante antigamente... não haveria tantas editoras nem tantas lojas de musica em portugal... provavelmente Herois do Mar, 1111, Xutos, GNR, Jáfumega entre outros viram-se á rasca para arranjar material... São uns lutadores sem duvida.

Agora é tudo muito mais fácil (em termos materiais) e um bocado dificil o reconhecimento, pq em portugal num pouco espaço de tempo surgiram muitas bandas com estilos de musica diferentes, maneiras de ver o mudo diferentes, publicos diferentes etc... o que dividiu muito o "povo" no que toca a "gostar de uma banda"

Abraços
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]

Última edição de Afonzo : Qua, 30 de Setembro de 2009 às 11:38.
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #5
Duarte Carneiro
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 26-Dez-2007
Local: Paços de Ferreira
Mensagens: 244
Duarte Carneiro será famoso em breve
Re: O estado da música em Portugal

Eu acho que (como já disseram) hoje há mais facilidades e oportunidades por isso não há desculpa.
Há que trabalhar e divulgar. A sorte tambem faz parte, como em tudo na vida.
Mas sem trabalho e sem muita vontade nao se faz nada.
Agora ainda há muita gente a crer subir demasiado rápido e outra a sujeitar-se a condições de "exploração" musical quase.

Como diziam os 2008 numa entrevista, eu quero passar por todas as fases de uma banda.
Para já tenho uma banda de garagem que fica-se por dar musica aos vizinhos. Quando conseguirmos um concerto excelente.Enquanto nao conseguirmos/ nao estivermos preparados continuamo-nos a divertir-nos por aqui.
Duarte Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

A mim parece-me que houve umas quantas mudanças no mercado da música que por cá ainda poucos se aperceberam ou se adaptaram a essas mudanças.

Em primeiro lugar, ao contrário do que referiram em cima, hoje há cada vez menos lojas de música (discotecas). Até as grandes superfícies estão a diminuir a sua oferta. P.ex., ainda há dias fui ao El Corte Inglés e fiquei espantado com o cantinho que está actualmente reservado para os CDs. Por outro lado, a secção de multimédia aumentou...

Ou seja, o que está a dar agora são as novas tecnologias, MP3, consolas, internet, som portátil, wireless, etc., etc.
Neste contexto onde é que cabem os CDs? Só na estante em casa, porque de resto já não se vê ninguém a andar com um leitor de CDs (diskman) debaixo do braço. Isto indica claramente que o futuro deixou de passar pela edição de discos. Cada vez mais há bandas a apostar em edições de singles e os metem à venda em sites de venda de música on-line (p.ex., iTunes).
Neste contexto onde entram as editoras?! Em quase nada. Só na parte do financiamento e posteriormente na parte da promoção e edição dos singles.
O que vejo actualmente as novas editoras a fazerem é criarem 2 empresas, ou seja, uma é a tradicional editora com o estúdio de gravação e de financiamento às gravações das bandas, e a outra é uma agência de management/promoção. No fim de contas, será a área de management que terá de trabalhar mais para que a sua banda chegue mais longe.

Actualmente sou da opinião que se uma banda quer realmente chegar mais longe, aparecer nas TVs, nas rádios, dar concertos, etc., tem de contratar/chegar a um acordo com uma agência de management e não ficar à espera que uma editora de formato tradicional lhes bata à porta e os ponha a tocar.

Há aqui no forum membros que pertencem a algumas bandas que actualmente estão aí a romper.
Não sei se podem, mas seria interessante partilharem como é que, p.ex., os Dr1ve estão a tocar tantas vezes na TV (o tipo de programa não interessa, o que interessa é que estão lá). Ou como é que os Perfume andam aí a bombar em muitas rádios de emissão nacional, etc.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #7
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

Quando falei em lojas de musica.... era de instrumentos ... Sorry
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #8
ja.ka.kanta
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.070
ja.ka.kanta tem uma aura espectacular à voltaja.ka.kanta tem uma aura espectacular à volta
Re: O estado da música em Portugal

Aqui está um tema porreiro! O que eu posso falar assim com mais ha vontade, e sobe o nosso underground punk/hardcore, que se pode dizer que neste momento muito bonzinho de saude, com muitas bandas a fazerem tour europeias e algumas até bem lançadas como é o exemplo de Reaching Hand, e temos tambem grandes herois cá dentro como o exemplo de For The Glory, isto tudo falando dentro do hardcore, tendo tambem no punk algumas coisas porreiras, nao de tão grande dimensão, e alguns regressos recentes, como é o caso de Pura Repressão.
Mas acabamos por ir bater sempre ha mesma tecla. Falta de condições, falta de espaços, falta de oportonidades, mas muitas bandas e GRANDES BANDAS QUE SÃO! Temos aqui um bom exemplo em "casa", o caso dos Switchtense! Um senhores dentro do metal nacional que tambem ja começam a sair, ou até os próprios Holcausto Canibal, que têm um nome maior lá fora que cá dentro, como foi tambem o caso dos conhecidos Moonspell.

Resumindo e concluindo, acho que em termos de qualidade (dentro de qualquer um dos estilos!) o pessoal não se pode queixar, mas em termos de oportonidades, acho que nao vamos muito longe, se o povo não abrir a mente para o que temos em portugal, e até dizer (como já ouvi), "É português! Há mas eu não curto bandas portuguesas!", até porque temos cá em portugal, coisas tão boas ou melhores que lá fora!
__________________
So grab your guns, And follow me.
ja.ka.kanta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Realmente isso que referes acerca da aceitação das bandas portuguesas por parte do público é e sempre foi assim.
Hoje em dia estou afastado, mas durante muitos anos andei muito próximo do underground do metal nacional e passava-se o mesmo.
Agora, neste campo de quem é a culpa? Como é que as bandas nacionais podem justificar o facto de pedirem tanto pela entrada de um concerto como uma banda internacional? (falando mais dentro do underground ou circuito menos comercial da música)

Quando a generalidade das pessoas tem 15 euros para gastar num CD, normalmente a escolha recai sobre edições internacionais e raramente em edições nacionais.

No que toca a oportunidades, pelo que tenho notado hoje em dia há muito mais oportunidades para se tocar ao vivo em bons palcos, em festivais porreiros do que havia há 10 anos atrás. Vejam a quantidade de festivais (grandes, pequenos e médios), que existem anualmente pela altura do verão para se poder verificar que há muito mais oportunidades.


Uma coisa é certa, nem todas podem vencer e para vencerem não basta fazer "boa música".
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #10
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: O estado da música em Portugal

Muito bom tópico! Até gostaria de ouvir mais opiniões de músicos que estejam no circuito, que certamente trarão uma outra visão...

Na minha opinião, hoje há mais condições para singrar do que antes. Há mais espaços de concertos, como cafés-concertos, há mais festivais de pequenas bandas de garagem... E temos a Internet. Para uma banda que se queira mostrar, nada como fazer uma perfil no myspace e publicitá-lo numas quantas redes sociais. Para quem começa, há mais oportunidades.


Claro que há mais competitividade. Eu sei que gostamos de ter uma ideia lírica da música, que é uma bela arte, que uma banda, só (?) por ter essa grande paixão pela música consegue singrar, mas não chega. É preciso, como dizem os americanos do rap, ser-se um 'hustler', lutar e furar. É preciso ser-se um homem de negócios, movimentar-se, criar contactos... E ser-se bom. Não basta gostar, é preciso ser-se bom, ter qualidade, fazer boas músicas... É preciso fazer sacrifícios!

Outro assunto que eu acho que se relaciona com este é a presença ou não das bandas portuguesas em festivais como o ALIVE, SBSR e por aí fora. Compreendo que não haja assim tantas, não por falta de qualidade, mas sim porque são ocasiões para vermos bandas estrangeiras, cuja única oportunidade de virem a Portugal é nos festivais.

Mas atenção: fui este ano a Paredes de Coura e, honestamente, acho que Wraygunn (e é só um exemplo) não perderia nada para qualquer uma das bandas que actuaram antes dos cabeças-de-cartaz. Acontece que, provavelmente, não venderiam tanto.

E a música, como quase tudo, é um negócio.
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #11
Carlos Nevalainen
 
Membro desde: 30-Ago-2008
Local: Manchester-UK
Mensagens: 648
Carlos Nevalainen está no bom caminho
Re: O estado da música em Portugal

tipo eu acho que aqui em Portugal muitas pessoas nao ouvem o que gostam mas ouvem o que esta na moda ou o que da nos morangos etc..........falando agora no estilo de musica que gosto que é Metal aqui em portugal existe zonas em que o Metal nao existe ou se existe tipo a maioria das pessoas pensa que quem gosta disso é drogado, ladrao etc (na zona onde vivo sou olhado de lado apenas porque algumas vezes ando com adereços góticos, ou abanar a cabeça etc) na minha escola entao ui ha pessoas que ve se que tem nojo nao so de mim mas de mais alguns (poucos) metaleiros que andamos lá...

nao pensem que estou a exagerar etc porque o que estou a dizer é verdade mas claro que nao sao todas as pessoas que olham de lado....

acho que por isso o estilo Metal é muito dificil aqui em Portugal crescer e como tal o pessoal preocupasse mais com o vender la fora........isto é a minha opinião apenas

abraço
Carlos Nevalainen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #12
tonydr1ve
 
Membro desde: 19-Mai-2006
Local: Santa Maria da Feira
Mensagens: 988
tonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Boas.

o estado da música em Portugal está como esteve sempre... dependente de "airplays" e da venda de cd's.
As editoras, escolhem oferecer aos artistas contratos de porcaria, ofensivos mesmo no que respeita ao crédito de royalties e direitos de autor. E no que respeita à propriedade intelectual, ainda pior.
A minha banda teve, no início da carreira (2005) uma proposta da maior editora nacional, em que basicamente teria de ceder todos os direitos e royalties, e ainda ceder o master para reprodução sem qualquer tipo de contrapartida financeira. É óbvio, que a banda não aceitou, consciente de que levaria pelo menos mais 4 ou 5 anos para atingir o patamar que seria atingido pelo assinar do contrato, que incluía promoção e management. Outra banda aceitou. E durante 3 anos tocou bastante. Agora desapareceu.

O que é verdade é que, há mercado para todas as bandas. Não podem esperar é que a cota de mercado seja de facto igual para todos os estilos musicais.
Há 3 ou 4 anos, havia cota de mercado para o hip-hop. Neste momento estamos com mais fatia de mercado no pop-rock. Mas isto é feito de ciclos. E de certeza que as coisas vão apanhar quase todos os estilos de música (que sejam comerciais). Não caiam em falsas expectativas e pensem que, por exemplo, o heavy-metal em Portugal possa alguma vez ter a mesma cota de mercado que a música "comercial".
Não temos tradição para isso.

Em relação ao que disse o Miguel Martinho em relação a programas de televisão e management, o que acontece neste momento no mercado é que, é muito difícil a uma banda que está a começar, pagar o equivalente a um ordenado mínimo ou mais por mês para uma empresa fazer a promoção. E é o que custa meus amigos e minhas amigas.
Por persistência e consistência, a minha banda assinou recentemente um contrato editorial que contempla promoção, agenciamento, management e gestão de carreira.
Mas isso custa muito dinheiro, que sai inevitavelmente do cachet dos membros da banda.
Ou seja, existem encargos com equipa técnica, roadies, road manager, músicos contratados, viaturas, combustível, aluguer de meios de produção para palco, comissões de agenciamento e management, deduções de gestão de carreira e deduções de promoção. Só depois disto tudo é que os elementos da banda retiram cachet, se existir para retirar. Isto para explicar que, para uma banda chegar a algum sítio, é preciso sacrifício, investimento, é necessário que haja um desprovimento de ego pessoal (para que as coisas funcionem como um todo), e depois é necessário o que para mim é a coisa mais importante: o AMOR à música.


Ouço por vezes o pessoal dizer: à e tal, a música em Portugal está uma m&rda. Está tudo minado, etc.
O que é verdade é que, os promotores de espectáculos compram a quem costumam comprar, por estarem habituados, por conseguirem melhores comissões, etc.
Mas a culpa é dos "artistas".
Quantas vezes já tocaram em troca de umas frescas???
Quantas vezes já tocaram à borla só porque querem tocar.
Quantas vezes.....


Um conselho:

Façam-se valer da vossa música e da vossa vontade.
Não deixem que, só porque um concurso de música é fixe e tem nome na praça, o organizador tenha animação gratuita no sítio onde é feito o concurso. Peçam sempre alguma coisa além da "cerveja".

Só há uma forma de chegar a algum lado, e é com persistência e muito dinheiro gasto. O resto vai acontecendo. Acreditem que vai.
(também ajuda terem boa música que possa passar nas rádios)


Abraços.

tony_DR1VE

P.S. Em relação ao que falaram acera de just girls, d'zrt, Ff, etc, nunca se esqueçam que a MÙSICA È UM NEGÓCIO. SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ ENCARADA COMO ISSO.
A malta ou aceita ou não.
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
"...one minute of success, takes a lifetime of hardwork..."Btrue to yourself... | Btrue to your music... | NEVER GIVE UP!!!
tonydr1ve não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #13
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

bem, este tema tem pano para mangas! respectiva reputação dada!

penso que a minha opinião é já foi revelada nos posts anteriores.

muitas bandas de garagem (com grande qualidade musical) são muitas vezes postas de lado. hoje em dia nao há "ninguem" que pegue nelas. e como ja foi dito, a competetividade é cada vez maior, é uma muito maior oferta a nivel musical nestes dias que correm. mas uma coisa é certa, muitas bandas de metal e afins são mais conhecidas no estrangeiro do que em portugal e muitas delas cantam em inglês. porque nao cantar em português, que é a nossa lingua? sim, será muito mais facil mingrar cantando inglês, mas mesmo assim..

afonzo, falaste em dzr't e afins. são gostos. eu também nao gosto, mas nao posso criticar. o gosto português resume-se a musicas de morangos com açucar totil-hiper-mega rebeldes que estão na moda, mesmo sem nenhum teor musical concreto são musicas que são conhecidas por toda a gente.

finalmente, uma banda portuguesa para sobreviver precisa de muito, muito trabalho, dinheiro e sorte.
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #14
gaspias
 
Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 85
gaspias será famoso em brevegaspias será famoso em breve
Re: O estado da música em Portugal

Pois... eu acho que o tonydr1ve tem razão, mas também me parece que estamos aqui a falar de música comercial, ou não é? A mim o que me parece, é que para quem não quer entrar nesse tipo de esquema, rádio, disco, mais rádio e televisão, as oportunidades até são cada vez melhores.

Com esta brincadeira do myspace agora toda a gente pode ter a sua oportunidade de mostrar o que vale (ou não), e as probabilidades de darem por nós são cada vez maiores. Se juntarmos a isso a cada vez maior facilidade e qualidade que existe nos métodos de garavação caseira, está cada vez mais fácil de conseguirmos ter qualquer coisa com qualidade para mostrar por cada vez menos dinheiro. Às vezes até fico impressionado com a qualidade das coisas que gravamos (a minha banda) com o pouco material que temos. De resto é sabermo-nos mexer, falar ali, aqui, e quando dermos por ela, temos concertos para dar e já anda pessoal a dizer que nos conhece. Não se pode é parar!

Tenho cada vez mais pena é dos festivais, porque me parece que cada vez há menos variedade e se acaba sempre a ouvir as mesmas m***, só porque é o que os organizadores pensam que vende e que atrai mais pessoal... tenho mesmo pena... disso e da m*** que nos dão todos os dias na televisão. A MTV está o que está (nunca fui grande fã, mas agora acho que estão a exagerar), a VH1 continua a passar o que passava há 30 anos atrás... o que nos vale é a MEZZO

Mas enfim... para não perder o rumo deixo a palavra a outra pessoa...

PEACE!
gaspias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Há uma aspecto que temos de ter em conta também para percebermos o que são as expectativas e afinal qual o patamar que estamos a falar.

Obviamente que para dar uns concertos aqui e ali, vender uns EPs ou singles pela net, o investimento pessoal e da banda não precisa de ser muito.
Por outro lado, para se atingir um patamar superior, de dar mais e melhores concertos, de ir à TV, rádios, festivais, etc, o investimento terá de ser obrigatoriamente maior, e neste campo o TonyDrive já falou e bem.

Obviamente que meter umas musiquitas no youtube gravadas em casa e esperar em casa que alguém bata à porta com altas propostas não dá! Isto já não existe!

Em muitos casos o retorno está dependente directamente do investimento.


Acerca do Metal. Epá. já deviam saber que se querem ganhar a vida do Metal ou investem no estrangeiro ou não se safam cá.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #16
xthrasherx
 
Membro desde: 20-Set-2009
Local: Porto
Mensagens: 38
xthrasherx está no bom caminho
Re: O estado da música em Portugal

Nem mais nem menos, excelente tema para debater. O estado da música em Portugal está completamente decadente se só ouvirmos os mais conhecidos. O que vende é mesmo uma monte de porcaria; Costumo chamar a essa gente prostitutas audio-visuais, não passam disso mesmo. Agora como o ja.ka.kanta disse, há aí grandes bandas a nível nacional vindas do puro underground, que andam a dar os seus concertos, fazem splits com outras bandas, fazem tour pela europa etc. Reaching Hand é um bom exemplo. Uma outra banda que anda a esmerar-se é Mr. Miyagi. E outras ainda, que iam prolongar-se numa lista grandinha ainda. Nada como visitar o Blog do Portugal Underground. Quanto aos grandes, tal como X&P, nada a dizer, continuam a fazer aquilo que mais gostam, na minha opinião. Sempre a trazerem boas memórias aos mais velhos hehehe.

xthrasherx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #17
ja.ka.kanta
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.070
ja.ka.kanta tem uma aura espectacular à voltaja.ka.kanta tem uma aura espectacular à volta
Re: O estado da música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de xthrasherx Ver Mensagem
Nem mais nem menos, excelente tema para debater. O estado da música em Portugal está completamente decadente se só ouvirmos os mais conhecidos. O que vende é mesmo uma monte de porcaria; Costumo chamar a essa gente prostitutas audio-visuais, não passam disso mesmo. Agora como o ja.ka.kanta disse, há aí grandes bandas a nível nacional vindas do puro underground, que andam a dar os seus concertos, fazem splits com outras bandas, fazem tour pela europa etc. Reaching Hand é um bom exemplo. Uma outra banda que anda a esmerar-se é Mr. Miyagi. E outras ainda, que iam prolongar-se numa lista grandinha ainda. Nada como visitar o Blog do Portugal Underground. Quanto aos grandes, tal como X&P, nada a dizer, continuam a fazer aquilo que mais gostam, na minha opinião. Sempre a trazerem boas memórias aos mais velhos hehehe.

Senhor Blog! Vou lá todos os dias!
__________________
So grab your guns, And follow me.
ja.ka.kanta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #18
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
bem, este tema tem pano para mangas! respectiva reputação dada!

penso que a minha opinião é já foi revelada nos posts anteriores.

muitas bandas de garagem (com grande qualidade musical) são muitas vezes postas de lado. hoje em dia nao há "ninguem" que pegue nelas. e como ja foi dito, a competetividade é cada vez maior, é uma muito maior oferta a nivel musical nestes dias que correm. mas uma coisa é certa, muitas bandas de metal e afins são mais conhecidas no estrangeiro do que em portugal e muitas delas cantam em inglês. porque nao cantar em português, que é a nossa lingua? sim, será muito mais facil mingrar cantando inglês, mas mesmo assim..

afonzo, falaste em dzr't e afins. são gostos. eu também nao gosto, mas nao posso criticar. o gosto português resume-se a musicas de morangos com açucar totil-hiper-mega rebeldes que estão na moda, mesmo sem nenhum teor musical concreto são musicas que são conhecidas por toda a gente.

finalmente, uma banda portuguesa para sobreviver precisa de muito, muito trabalho, dinheiro e sorte.


Não fui eu que falei em d'rts .. mas partilho da tua opinião ainda bem que há esses "cancros" para nos destinguir-mos...
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 30 de Setembro de 2009   #19
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

ups. referia-me entao ao drummerkalu
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #20
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Não vos compreendo numa situação, então as bandas que vendem mais e têm mais espaço na area comercial é que são uma porcaria e as que voçes gostam é que tem grande qualidade...nem 8 nem 80, sei que gostam de metal, mas metal como estilo de musica dificlimente tem espaço para concorrer com estilos mais comerciais, para esses sintomas existe a venda na farmacia por exemplo pastilhas rennie. Ou voçes é que estão certos e o resto da população esta errada ou então terão que aceitar o que define metal nao só como estilo de musica mas tambem como uma cultura...

Tenho 21 anos e nem sempre estive no País como tal nao posso entrar em comparações entre a actualidade e o passado, e tambem não tenho experiencia nos circuitos da musica em Portugal, como tal não tenho uma opinião formada atravez da experiencia no assunto.

Penso que Portugal não perde em qualidade de musica para outros paises...perde na formação de musicos e nos espaços para musicos tocarem. Noutro País qualquer existe incentivo por parte do estado, organizações e mesmo familiares para que novas gerações sigam a musica. Em termos de espaços para tocar, no estrangeiro quando um bar se define como bar de musica ao vivo tem todas as condições para meter la uma banda a tocar e é apenas disso que vive (musica ao vivo), em Portugal apesar do denominado musica ao vivo as bandas sao amontoados num canto da casa e esperem que ele se safem sendo que muitas das vezes quando as coisas nao correm tao bem ainda se vêm queixar do espetaculo apresentado.
Portugal tem um grave problema de cultura, Musica ainda nao é vista como algo de bom, algo possivel de se viver como profissão e como tal dificilmente alguem aceita investir nesta area porque tal problema de cultura faz com que se ache que o retorno financeiro nao justifique um investimento. Se o investimento feito num pais é efectuado apenas por uma pequena percentagem, estes acabam por ter o monopolio da musica em Portugal e como tal ainda tem aquela mentalidade de que os musicos e que estao dependentes deles e nao o contrario como se vê noutro país qualquer.
As bandas, se querem um aparecimento rapido na area comercial, têm que se sujeitar aos contractos com o diabo de que o Tonydrive falou... se não têm que se desenrascar por elas proprias e esperar que um dia consigam por mérito proprio chegar ao "topo", mas lembrem-se que por esta via durante o seu percurso até ao topo, muitas portas lhes serão barradas precisamente por não estarem afiliado a uma das empresa que detem o monopolio da musica em Portugal, corrupçãoi tambem existe na musica.
Outro facto que penso que deve ser comentado é que hoje em dia ser uma banda formada com bons musicos e que apresente "boas" musicas não significa automaticamente que têm futuro, é necessario tambem ter uma grande dose de conhecimentos e cunhas dentro do mundo da musica para se safar (como é normal em Portugal).

Ps. Para os que falaram em Dzrt's, just Girls, etc... será que pensam que estas bandas fizeram milhões? são bandas carregadas por uma maquina comercial e certamente sujeitaram-se a contractos deploraveis...em termos financeiros não devem ter ganho nem metade do que voçes pensam...No caso dos Dzrt as empresas que efectuaram os contractos a estes Srs. falharam miseravelmente na previsão do mediatismo da banda que cumpriu o seu contracto e agora separou-se e cada um seguiu o seu percurso para sim tentar fazer alguma coisa da musica...ou pensam que tendo em conta as vossas ideias supostamente eles não faziam mais dinheiro continuando como uma banda e não com carreiras a solo. As empresas nao sao burras e com as Just Girls ja devem ter exigido muito mais...

Última edição de Alex Soares : Qui, 1 de Outubro de 2009 às 01:20.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #21
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: O estado da música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de xthrasherx Ver Mensagem
Nem mais nem menos, excelente tema para debater. O estado da música em Portugal está completamente decadente se só ouvirmos os mais conhecidos. O que vende é mesmo uma monte de porcaria; Costumo chamar a essa gente prostitutas audio-visuais, não passam disso mesmo. Agora como o ja.ka.kanta disse, há aí grandes bandas a nível nacional vindas do puro underground, que andam a dar os seus concertos, fazem splits com outras bandas, fazem tour pela europa etc. Reaching Hand é um bom exemplo. Uma outra banda que anda a esmerar-se é Mr. Miyagi. E outras ainda, que iam prolongar-se numa lista grandinha ainda. Nada como visitar o Blog do Portugal Underground. Quanto aos grandes, tal como X&P, nada a dizer, continuam a fazer aquilo que mais gostam, na minha opinião. Sempre a trazerem boas memórias aos mais velhos hehehe.

prefiro mt mais MaisUmaQueda do que Mr.Miyagi...o vocalista deles canta tao ..podremente xD
mais uma queda eh q rocka :D
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #22
gaspias
 
Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 85
gaspias será famoso em brevegaspias será famoso em breve
Re: O estado da música em Portugal

Re: Alex10

Para começar, ninguém aqui disse que as músicas que gostamos é que são boas e as outras (comerciais) não. Acho que o que há aqui é que os gostos da maioria não se enquadram no percurso comercial, daí a conversa tender para esse lado.

Depois, não vejo porque é que as bandas de metal não se enquadrariam em qualquer concurso que possa ser feito, só por ser assim tão diferente. E digo-te, não gosto especialmente de metal.

E para te dar um bom exemplo: a minha banda este ano concorreu ao palco novos valores na festa do avante. Entrámos lá naquela, inscrevemo-nos mesmo no último dia, chegámos e a malta que havia era tudo qualquer coisa-core, punk-qualquer coisa, noise-metal-trash-pash-pumba. Acabámos por chegar à finalíssima e passamos porque o pessoal curtiu bué de nós porque não tínhamos nada a ver com nada! É bom ser diferente!

Quanto ao que disseste, parece-me que a tua descrição do que afinal as bandas comerciais portuguesas sofrem, dzert's e companhia, mostrou bem o estado da música em Portugal. A mim já me chateava que 80% do que nos bujardam à carola seja mau, mas agora fico chateado e com pena deles... o estado da música em Portugal...

Última edição de gaspias : Qui, 1 de Outubro de 2009 às 01:58. Razão: acrescento
gaspias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #23
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de gaspias Ver Mensagem
Re: Alex10

Para começar, ninguém aqui disse que as músicas que gostamos é que são boas e as outras (comerciais) não. Acho que o que há aqui é que os gostos da maioria não se enquadram no percurso comercial, daí a conversa tender para esse lado.

Depois, não vejo porque é que as bandas de metal não se enquadrariam em qualquer concurso que possa ser feito, só por ser assim tão diferente. E digo-te, não gosto especialmente de metal.

E para te dar um bom exemplo: a minha banda este ano concorreu ao palco novos valores na festa do avante. Entrámos lá naquela, inscrevemo-nos mesmo no último dia, chegámos e a malta que havia era tudo qualquer coisa-core, punk-qualquer coisa, noise-metal-trash-pash-pumba. Acabámos por chegar à finalíssima e passamos porque o pessoal curtiu bué de nós porque não tínhamos nada a ver com nada! É bom ser diferente!

Quanto ao que disseste, parece-me que a tua descrição do que afinal as bandas comerciais portuguesas sofrem, dzert's e companhia, mostrou bem o estado da música em Portugal. A mim já me chateava que 80% do que nos bujardam à carola seja mau, mas agora fico chateado e com pena deles... o estado da música em Portugal...
Eu li por aqui afirmações como "o que vende é uma porcaria", "prostituição musical", "Cancros", etc...não so dzrt's, just girls, tony carreira, etc...faz sucesso em Portugal e acho que existe muito boas bandas na area comercial Portuguesa, por isso referi nem 8 nem 80.

Eu nao estava a falar em concursos de bandas...e não ponho em causa a qualidade das bandas que referiram. Metal como estilo de musica é que sempre esteve sujeito a certas situações "especificas" para se promover, por exemplo radios,festivais, canais de televisão exclusivos para esse estilo de musica...acaba por ser um estilo de musica marginalizado e actualmente ainda sem espaço de antena na area comercial...e isto é por todo o mundo, Portugal como um país pequeno e tendo em conta o "estado da musica" ainda mais isso se nota; simplesmente nao se pode entrar nos problemas especificos deste estilo de musica porque terá sempre os problemas do estado da musica em Portugal e os problemas que são associados a este estilo de musica.
Era isto que eu queria dizer.
E quando falo em Metal, posso tambem falar em Jazz ou qualquer outro estilo de musica sem espaço no que é promovido comercialmente...

Eu gosto de Metal, confesso que nao estou dentro do que se faz em Portugal mas gosto, e até considero ser uma area da musica com uma possiblidade de lucro bastante grande,
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #24
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

Achas que copiar a musica de um tema japonês, alterar a letra para o nosso idioma e consecutivamente ter sucesso e concertos e por ai fora... não é um bocado "desmotivador" para uma banda que queira ter um "lugar ao sol"?



justificação dos "cancros"

Abraço Alex
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #25
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de Afonzo Ver Mensagem
Achas que copiar a musica de um tema japonês, alterar a letra para o nosso idioma e consecutivamente ter sucesso e concertos e por ai fora... não é um bocado "desmotivador" para uma banda que queira ter um "lugar ao sol"?



justificação dos "cancros"

Abraço Alex
Acho desmotivador ver a facilidade a como uma banda desse tipo chega ao topo.
A questao das musicas e deste tipo de artistas é mais complicado e acaba por ser dificil entrar em comparações com bandas que queiram um lugar ao "sol"....esse tipo de manobras desde o principio dos anos 90 que é feito em Portugal por parte de empresas de management dos artistas,entrar na questao do processo que leva a formar este tipo de artistas e que é entrar num assunto da mais pura podridão da musica (não só em Portugal)...

Abraço Afonzo
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #26
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: O estado da música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Acho desmotivador ver a facilidade a como uma banda desse tipo chega ao topo.
A questao das musicas e deste tipo de artistas é mais complicado e acaba por ser dificil entrar em comparações com bandas que queiram um lugar ao "sol"....esse tipo de manobras desde o principio dos anos 90 que é feito em Portugal por parte de empresas de management dos artistas,entrar na questao do processo que leva a formar este tipo de artistas e que é entrar num assunto da mais pura podridão da musica (não só em Portugal)...

Abraço Afonzo
Bem dito!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #27
gaspias
 
Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 85
gaspias será famoso em brevegaspias será famoso em breve
Re: O estado da música em Portugal

Yep!
gaspias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #28
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Quero relembrar que não é só em Portugal que bandas são criadas para atingirem um sucesso rápido.

Aliás, este conceito de comercialização da música veio importada dos Estados Unidos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #29
Carlos Nevalainen
 
Membro desde: 30-Ago-2008
Local: Manchester-UK
Mensagens: 648
Carlos Nevalainen está no bom caminho
Re: O estado da música em Portugal

eu apenas acho que as bandas cujo estilo é metal é muito mais dificil aqui em portugal e no estrangeiro ganharem fama do que bandas do estilo mais comercial (sem ofensas).....

e como tal acho que ha poucas editoras a apostar em bandas de metal aqui em portugal....e para as bandas tentarem a sorte la fora do país tambem acho um pouco complicado ou se tem conhecimentos ou muito difícil fica esse percurso ....

isto é a minha opiniao mas eu nao estou muito dentro do assunto visto que a minha banda ainda tem longo percursso para percorrer e ainda nao chegamos a essa fase...

por outro lado temos a internet

e claro que para uma banda ganhar fama necessita de muito empenho boa musica independente do estilo que seja muita dedicação e nunca desistir.....

acho tambem que no início, as bandas que começam por tocar em pequenos concertos na cidade etc acho que todos começam por tocar de borla porque é complicado alguém pagar para uma banda que nao é conhecida e que nao tem experiência de palco tocar para as pessoas e levar dinheiro....mas isso tambem podes se fazer o acordo de se o pessoal que assistir curtir o som a banda recebe € pelo concerto se nao curtirem nao recebem é facil looool

pessoal isto é a minha opinião como ja disse nao tenho ainda muito a dizer sobre isto visto que ainda nao sei muito bem como anda o mercado etc

cumps
Carlos Nevalainen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #30
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

Obviamente que quando as bandas estão no inicio é normal tocarem de borla.
Ou mesmo quando já têm alguma rodagem também há casos de borlas, depende do caso.

O que o Tony refere e bem, é que há certas dificuldades que os músicos sentem que foram criadas pelos próprios músicos... e as borlas são uma delas.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Outubro de 2009   #31
DrummerPi
 
Membro desde: 2-Ago-2009
Local: Santarem
Mensagens: 103
DrummerPi está no bom caminho
Re: O estado da música em Portugal

Boas a todos!

Achei este tópico muito bom e, por isso, vou dar a minha humilde opinião, apesar de já muito ter sido dito aqui.

Ora, eu acho que, actualmente, o mercado musical está mais aberto: já é mais acessivel arranjar um barzinho para tocar, arranjar 20 minutos a tocar num mini festival (nem que seja numa terra que nunca ninguem ouviu falar), comprar instrumentos (ok, posso não comprar uma guitarra Gibson, mas até vou conseguir arranjar uma que se encaixe no tipo de som que quero, e a um preço (bem) mais apetecivel), bla bla bla...

Tudo isto, aliado a excelentes músicos, no meu ver, bastava para se começar um projecto com futuro. Mas não. As pessoas querem é ver artistas/bandas mais consagrados.

Muitas das vezes que vou a um bar e está uma banda, de covers, por exemplo, a tocar, quem não se interessa por musica, vai ignorar. A banda até pode tocar 5*, mas o pessoal não quer saber. Não dão espaço a quem quer mostrar que sabe (porque há muitos musicos espalhados por este país, completamente desconhecidos, e que metem a um canto artistas/bandas de renome, independentemente do estilo em questão).

Há uns tempos vi uma entrevista com o Kalu em que ele se queixava de, uma banda que ele tem (já não me recordo o nome, mas se alguem souber, que me avive a memória) tem muita dificuldade em encontrar um sitio para tocar. Simplesmente as pessoas dizem: "ah sim, a banda do Kalu... E vão tocar Xutos?", ao que ele responde: "Não, o nosso estilo não é esse..." e então dizem logo: "Ah, então não há possibilidade de tocar aqui..."

Isto, no meu entender, é uma prova que cada vez mais as pessoas apreciam musica, não pela qualidade da banda, das letras, da tecnica, mas sim pela fama/apresentação das pessoas...
__________________
Keep on drumming! Show no mercy!
http://www.youtube.com/user/drummpi
DrummerPi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Outubro de 2009   #32
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: O estado da música em Portugal

Citação:
Mensagem Original de DrummerPi Ver Mensagem
Boas a todos!

Achei este tópico muito bom e, por isso, vou dar a minha humilde opinião, apesar de já muito ter sido dito aqui.

Ora, eu acho que, actualmente, o mercado musical está mais aberto: já é mais acessivel arranjar um barzinho para tocar, arranjar 20 minutos a tocar num mini festival (nem que seja numa terra que nunca ninguem ouviu falar), comprar instrumentos (ok, posso não comprar uma guitarra Gibson, mas até vou conseguir arranjar uma que se encaixe no tipo de som que quero, e a um preço (bem) mais apetecivel), bla bla bla...

Tudo isto, aliado a excelentes músicos, no meu ver, bastava para se começar um projecto com futuro. Mas não. As pessoas querem é ver artistas/bandas mais consagrados.

Muitas das vezes que vou a um bar e está uma banda, de covers, por exemplo, a tocar, quem não se interessa por musica, vai ignorar. A banda até pode tocar 5*, mas o pessoal não quer saber. Não dão espaço a quem quer mostrar que sabe (porque há muitos musicos espalhados por este país, completamente desconhecidos, e que metem a um canto artistas/bandas de renome, independentemente do estilo em questão).

Há uns tempos vi uma entrevista com o Kalu em que ele se queixava de, uma banda que ele tem (já não me recordo o nome, mas se alguem souber, que me avive a memória) tem muita dificuldade em encontrar um sitio para tocar. Simplesmente as pessoas dizem: "ah sim, a banda do Kalu... E vão tocar Xutos?", ao que ele responde: "Não, o nosso estilo não é esse..." e então dizem logo: "Ah, então não há possibilidade de tocar aqui..."

Isto, no meu entender, é uma prova que cada vez mais as pessoas apreciam musica, não pela qualidade da banda, das letras, da tecnica, mas sim pela fama/apresentação das pessoas...

A banda chamava-se "belz blues band" era uma banda a russar o jazz e o blues ja nao sei se existe mesmo por causa dessas razoes que enuncias-te...A liçao que se tira daqui é que nem musicos conhecidos e com grandes conhecimentos no mundo da musica comseguem por vezes vingar noutros projectos.
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Outubro de 2009   #33
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: O estado da música em Portugal

tenho pena ... muita pena.
o que o Tony disse é totalmente verdade, as editoras sao parasitas, comem, comem e quando nao houver mais nada para comer vao explorar outras areas para encher a barriga.
elas mandam.
por mais editora/independente, pequena que seja, elas veem... se fazer dinheiro eu vou la comer...
ex:
tenho um pequeno estudio de gravaçao... para fazer umas demos e outras coisas... ja tivemos uma pequena proposta de uma editora espanhola para comprar umas certas partes... pois..... mas tudo a maneira d´eles. nao ha volta a dar...
desculpem mas para me comprar é preciso ver-me os olhos a brilhar e um grande sorriso na cara.
prefiro fazer o que gosto a minha maneira.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
(Desabafo) A música que as grandes bandas fazem hoje em dia... Duarte Menezes Bandas e Música em geral 14 Qua, 12 de Dezembro de 2007 22:46
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 0 Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11



São agora 00:38. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it