Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #1
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
[Instrução Virtual] Partituras

Antes de mais queria felicitar-vos por esta iniciativa, e pedir desculpa porque vou faltar a uma regra que é a introdução de um video porque as minhas dúvidas são a nível teórico e não prático, peço desculpa mais uma vez, espero que não haja problema

Toco bateria à 6 anos.
Tenho uma Premier Genista das velhinhas.
Tive aulas no primeiro em que comecei mesmo a aprender a tocar com o Mauro Ramos (baterista dos Idolos, XPTO, Rita guerra... muitos outros).
O aspecto que tenho mais dificuldade é a parte teórica porque quando deixei de ter aulas comecei a aprender as coisas de ouvido e agora vim aqui para me ajudarem a compreender melhor como fazer as contagens dos tempos, escrever e ler partituras...
Espero que me possam ajudar porque acho a parte teórica tão importante como a prática.
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #2
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Partituras

Boas, desculpa so responder agora.

Bem o teu pedido é complicado de explicar aqui por escrito de uma forma objectiva.
Vou propor o seguinte, vamos por partes, antes de quereres escrever convem saber ler. E para saber ler tens que conhecer as figuras.

Queria saber como estás a esse nivel, se te sentes confortavel com as figuras ritmicas e com o valor delas??
Eu vou tentar utilizar linguagem muito simples, e peço desculpa mas por vezes vou dizer "asneiras" teoricas de forma deliberada para tentar ajudar.

Vou tentar utilizar numero e letras para simplificar.

mas antes de mais aconselho a dares uma vista de olhos a isto, foi o mais simples que encontrei, http://www.google.com/imgres?um=1&hl...t:429,r:7,s:24

para ja tenta perceber o valor da seminima, colcheia e semi-colcheia, sao as mais utilizadas.

entender que 1 seminima vale 2 colcheias e vale 4 semi-colcheias
mas para tentarmos simplificar, estamos sempre a falar de multiplos de 2.
1, 2, 4, 8, 16 e com isto ja cobrimos muitas figuras ritmicas.

seminima num compasso de 4/4 (para ja nao te preocupes com os compassos) significa que vais ter 4 figuras de valor 1 tempo num compasso.
porra que isto é complicado de explicar assim.

tentar desenhar:

seminima - 1 2 3 4
isto foi um compasso inteiro, onde cada numero correspondeu a uma seminima, traduzindo para bateria, davas uma pancada em cada numero, e entao podiamos dizer que tocaste 4 seminimas no compasso. existe diferenças entre a seminima tocada por uma bateria ou por um trompete por ex, mas nao vamos complicar.

uma colcheia no mesmo compasso seria - 1 e 2 e 3 e 4 e
podemos entao dizer que num compasso de 4 temos 8 colcheias para o preencher na totalidade

com semicolcheias - 1 e + a 2 e + a 3 e + a 4 e + a
temos entao 16, como vez andamos a multiplicar por 2. o que significa que estas 3 figuras por ex tem uma relaçao de valerem o dobro ou metade entre elas, a colcheia vale metade de uma seminima, e a semicolcheia vale 1/4 de seminima, e por ai fora.


tenta entender primeiro bem esta relaçao entre estas figuras ritmicas.
depois avançamos um pouco mais.

sei que é confuso assim explicado mas qualquer coisa pergunta


abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #3
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Partituras

Citação:
Mensagem Original de bada Ver Mensagem
Boas, desculpa so responder agora.

Bem o teu pedido é complicado de explicar aqui por escrito de uma forma objectiva.
Vou propor o seguinte, vamos por partes, antes de quereres escrever convem saber ler. E para saber ler tens que conhecer as figuras.

Queria saber como estás a esse nivel, se te sentes confortavel com as figuras ritmicas e com o valor delas??
Eu vou tentar utilizar linguagem muito simples, e peço desculpa mas por vezes vou dizer "asneiras" teoricas de forma deliberada para tentar ajudar.

Vou tentar utilizar numero e letras para simplificar.

mas antes de mais aconselho a dares uma vista de olhos a isto, foi o mais simples que encontrei, http://www.google.com/imgres?um=1&hl...t:429,r:7,s:24

para ja tenta perceber o valor da seminima, colcheia e semi-colcheia, sao as mais utilizadas.

entender que 1 seminima vale 2 colcheias e vale 4 semi-colcheias
mas para tentarmos simplificar, estamos sempre a falar de multiplos de 2.
1, 2, 4, 8, 16 e com isto ja cobrimos muitas figuras ritmicas.

seminima num compasso de 4/4 (para ja nao te preocupes com os compassos) significa que vais ter 4 figuras de valor 1 tempo num compasso.
porra que isto é complicado de explicar assim.

tentar desenhar:

seminima - 1 2 3 4
isto foi um compasso inteiro, onde cada numero correspondeu a uma seminima, traduzindo para bateria, davas uma pancada em cada numero, e entao podiamos dizer que tocaste 4 seminimas no compasso. existe diferenças entre a seminima tocada por uma bateria ou por um trompete por ex, mas nao vamos complicar.

uma colcheia no mesmo compasso seria - 1 e 2 e 3 e 4 e
podemos entao dizer que num compasso de 4 temos 8 colcheias para o preencher na totalidade

com semicolcheias - 1 e + a 2 e + a 3 e + a 4 e + a
temos entao 16, como vez andamos a multiplicar por 2. o que significa que estas 3 figuras por ex tem uma relaçao de valerem o dobro ou metade entre elas, a colcheia vale metade de uma seminima, e a semicolcheia vale 1/4 de seminima, e por ai fora.


tenta entender primeiro bem esta relaçao entre estas figuras ritmicas.
depois avançamos um pouco mais.

sei que é confuso assim explicado mas qualquer coisa pergunta


abraço

Então agora vou ter de estudar bem a figuras ritmicas (colcheias, seminimas,...) e o valor delas e só depois podemos avançar certo?
Muito obrigado pela a ajuda
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Janeiro de 2012   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Partituras

Permitam-me entrar sem bater, mas só quero deixar aqui um link para um tópico cujo assunto é Como Identificar Compassos:

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=7

(fica como info extra)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Janeiro de 2012   #5
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Partituras

xxxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 30 de Maio de 2012 às 08:25.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Janeiro de 2012   #6
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Partituras

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
Importante sem dúvida.
Permite uma correcção.
Dizes que não tens problemas práticos?
Olha eu tenho muitos.
Centenas deles.
O Steve Gadd ainda anda á procura do Swing perfeito, o Weckl da poliritmia ideal, o Bozzio da pure note, etc.....então isso torna-te no melhor baterista do mundo... (estou a brincar contigo).

Agora a sério..
Acima de tudo deves tentar sentir a pulsação da musica a interpretar.
A identificação dos compassos acima de tudo deve começar sempre por saberes por intuição, onde está o tempo 1.
Saberes que por mais tempos tenha o tema, a tua intuição cair no 1º tempo desse compasso.
Depois, é só contares os tempos até ao 1º tempo do compasso seguinte.
Mas também tens de ter estrutura para abordares os temas.
Tens de te pôr na pele do homem que toca esse tema.
A audição do tema é importantíssima.
Não concordo muito com o Diogo, quando ele diz que a abordagem deve ser pessoal.
A abordagem deve de ser sempre baseada no tema na sua originalidade.
Os temas quando são "cozinhados" pelos músicos de origem, têm estruturas próprias e se nós dermos a nossa cunha pessoal, (nós que temos influências tão mais diferentes que os tais músicos originais), vamos quase de certeza, adúlterar estruturas, claves, conceitos, etc.
Mas no fundo o mais importante é saber estar á vontade com o tema que pretendemos executar.
È importantíssimo.
Podemos vaguear com um ternário num tema quaternário, quase sem destruir o esquema e mantendo o estilo, como podemos tocar um quaternário dentro de quaternário, destruindo o tema completamente por termos uma sensibilidade diferente daquela que o tema oferece..

As notas e as harmonias dos temas, são por vezes indicadora do estilo pretendido.
Um tema com muitas notas dissonantes por compasso, acordes compostos, etc, nunca será por exemplo sinónimo de pop music....

Os ritmos e as suas claves devem ser respeitadas e executadas não de forma autómata, mas de forma agradável mantendo a sonoridade e esqueleto ritmico nele inserido.
Quantos ás figuras...
O Bada referiu q.b., mas posso dizer o seguinte:
Não sendo de forma alguma um leitor de partituras, já vi algumas para bateria que me deixaram aterrado.
Em modo de arranjo musical de determinado tema, vi uma "partidura" de um "maestro" bem conhecido do (mini)mercado nacional, em que a bateria, só tinha bombo, tarola e prato de choque.
Não tinha fills.
Nem in nem out.
Só acentuações.
O tema era ..."Lusitana Paixão".
Isso mesmo.
Dulce pontes.

Para terminar, acho que um bom exercicio mental seria:
Escolher um tema, achar e sentir a pulsação do mesmo, identificar o compasso, abordá-lo por exemplo com air drum, e depois pô-lo na bateria.

Pela parte que me toca dogo-te que funciona.

Abraço
Claro que há problemas práticos aahahaha lol Leonel uma pergunta tu dizes que não lês partituras então como passas para o papel algo que faças na bateria? e se tiveres que ensinar alguem a tocar bateria?
É isto que me faz querer aprender partituras e perceber melhor a parte teórica da coisa.
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Instrução Virtual] Ajuda para evolução na técnica de pedal do bombo Cristiano Isabel Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 2 Ter, 17 de Abril de 2012 16:00
[Instrução Virtual] Como treinar o ouvido? nickdomundo Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Qua, 21 de Março de 2012 01:56
[Instrução Virtual] Ajuda no melhoramento geral como baterista schodringer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 1 Ter, 20 de Março de 2012 00:42
[Instrução Virtual] Ajuda na afinação alesisdrummer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 11 Ter, 28 de Fevereiro de 2012 11:24
[Instrução Virtual] Ajuda na afinação de bateria Simao Pedro Sa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Qua, 4 de Janeiro de 2012 16:46



São agora 03:11. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it