Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Qui, 8 de Novembro de 2007   #1
Drumm3r
 
Membro desde: 29-Ago-2007
Local: aveiro
Mensagens: 6
Drumm3r está no bom caminho
Como sincronizar um kit electrónico TD6 ligado ao PC via cabo midi (UM-1) com Cubase sx3?

Boas tardes a todos,

Antes de mais, queria felicitar a todos pelo excelente site.

Sou baterista já ha alguns anos, e ha coisa de 15 dias decidi comprar uma digital, visto que a acustica ja estava parada ha alguns anitos, visto tb morar num apartamento....

Comprei a nova td6 kw, juntamente com um cabo midi (in/out (um-1)) da roland.

A minha questao é.......

Ja instalei os drivers do cabo e ja o liguei, tenho o cubase sx3 e o ezdrummer.

Como é que sincronizo estas 3 coisas?
Modulo via cabo midi a pc (cubase sx3) e ezdrummer?
Não estou a conseguir....

Tentei ligar ontem a noite e nao consegui..... Sei que ja existe um topico relacionado com isto, mas fala principalmente do material necessario para o fazer, mas nao como......

Ligo o modulo ao pc via cabo, vou a midi devices e troco a placa de som pelo cabo...... mesmo sem trocar, nao me aparece nada no cubase.....

Como eu estou um bocado loiro, se alguem me puder ajudar, agradeço imenso......

Estou realmente curioso por saber como é tocar ao som da ezdrummer.

Desde já um muito obrigado a todos....


Cumprimentos,

Bruno.
Drumm3r não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Novembro de 2007   #2
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
nao sei como deves fazer, mas concordo ctg.

de homem era fazerem um tutorial sobre uma das lacunas deste site.

como tu tb eu e outros tem as mesmas duvidas e nao sabem o fazer.

os k sabem n explicam!!!
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Novembro de 2007   #3
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Viva!
Realmente falta um tutorial sobre isso. Inda não me aventurei porque não estou muito à vontade nessa matéria mas posso tentar um dia expor o que souber. Por agora vamos tentar resolver o probelma em causa.
Como eu não sei nada de cubase, vamos tentar ir por partes.
1º Experimenta usar um host menos complicado p.e. o Chainer Que é levezinho e funciona muito bem, é demo mas funcional, só não podes salvar presets. Deste modo eliminas a dificuldade de configurar o cubase. Neste pequeno software, quando inicia, configuras o midi in e out para o cabo. Se for só para tocares com o ezdrummer basta definir o in deixa o out sem nada. Se nos menus pulldown do midi não aparecer o UM-1 é porque está mal instalado ou com drivers desactualizados. Depois basta seleccionar numa das pistas instruments -> ezdrummer. Se com as definições certas não funcionar e tiveres os drivers actualizados, verifica se tens as definições midi correctas no módulo. Dá uma leiturazinha na secção midi do manual da td-6.
Se isto funcionar e no cubase não então é mesmo settings do cubase e aí podemos tentar outra abordagem....
Espero ter ajudado....
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);

Última edição de phill-hip : Qui, 8 de Novembro de 2007 às 14:28.
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Novembro de 2007   #4
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Concordo com o phill-hip na sugestão de usar o chainer, visto ser muito mais simples de configurar do que o cubase.

Para o usares tens de ter drivers ASIO instalados na tua placa de som. Ou usas os drivers ASIO da propria placa (caso existam) ou usa os ASIO4ALL.

Boa sorte!
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Novembro de 2007   #5
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Stitchz
Concordo com o phill-hip na sugestão de usar o chainer, visto ser muito mais simples de configurar do que o cubase.

Para o usares tens de ter drivers ASIO instalados na tua placa de som. Ou usas os drivers ASIO da propria placa (caso existam) ou usa os ASIO4ALL.

Boa sorte!
Pois! já me esquecia de referir esse pormenor! Se bem que para testar se as coisas funcionam acho que não é necessário, vais é ter uma latência em nada suportável para tocar! Estou a dizer isto por intuição pois acho que já pus aquilo a funcionar sem ASIO mas nunca toquei sem os ASIO devidamente instalados!

Vai dizendo alguma coisa pa ver se resulta ou não!!!!
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Novembro de 2007   #6
Drumm3r
 
Membro desde: 29-Ago-2007
Local: aveiro
Mensagens: 6
Drumm3r está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de phill-hip
Pois! já me esquecia de referir esse pormenor! Se bem que para testar se as coisas funcionam acho que não é necessário, vais é ter uma latência em nada suportável para tocar! Estou a dizer isto por intuição pois acho que já pus aquilo a funcionar sem ASIO mas nunca toquei sem os ASIO devidamente instalados!

Vai dizendo alguma coisa pa ver se resulta ou não!!!!
vou tentar experimentar isso tudo agora.....

ja fiz download do chainer.

vou instalar e vou tentar sincronizar....

vou informando.

obrigado a todos pelas dicas........

e um antecipado obrigado pela ajuda que ainda me puderão dar.
Drumm3r não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Novembro de 2007   #7
Drumm3r
 
Membro desde: 29-Ago-2007
Local: aveiro
Mensagens: 6
Drumm3r está no bom caminho
ta complicado..... nao consigo configurar o td 6 para dar saida de midi.
o cabo la se queixa que esta a receber dados, mas nao acontece nada no pc.
contudo os drivers estao bem instalados..... :(
Drumm3r não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Novembro de 2007   #8
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Pois!
Isto assim sem ter as coisas à frente é mais complicado!
Faz tipo um ponto da situação:
O que é que funciona e o que é que não funciona?
esse sinal de dados que falas é tipo uma luzinha a piscar no painel do cabo?
Com o ezdrummer ligado ves a palavra MIDI (ao centro em baixo) a piscar quando bates nos pads? Ves as peças a mudar de luminosidade, ou o pedal de bombo a mecher?
Tens o cabo usb ligado a uma porta no pc ou num hub não alimentado?
No módulo experimentar colocar GM MODE OFF!
Dá-me todo o tipo de informações possível!
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);

Última edição de phill-hip : Sex, 9 de Novembro de 2007 às 02:42.
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Novembro de 2007   #9
Drumm3r
 
Membro desde: 29-Ago-2007
Local: aveiro
Mensagens: 6
Drumm3r está no bom caminho
nao ha sinais no pc...... apenas reconhece o cabo e no painel do cabo diz que está a enviar qualquer coisa.... mas constante...

sempre que ligo os dois (in/out) e bato num pad, o td6 passa-se..... faz um barulho constnte e distorcido.

no pc de facto ja consegui ter leituras, mas nao ouço nada.....

ja experimentei gm on e off.

nao vejo a palavra midi no ez drummer.

diz-me o que farias para ligar passo a passo... que configuraçoes farias.... consegues?

apartir daí eu vou-te dizendo o que corre mal e nao....

se der para ser..... é o melhor.....

muito obrigado.
Drumm3r não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Novembro de 2007   #10
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Acho que já sei o que pode ser!
Se dizes que quando bates num pad o td-6 faz um som ininterrupto e distorcido quer dizer que tens um loop no circuito da inf MIDI. ou seja o midi sai do módulo e ignora o software do pc e volta ao módulo constantemente.
Tens que colocar OFF na opção SOFT THRU das midi settings do módulo.
Penso que isso pode resolver! Tens que consultar o manual com olhos de ver, ele diz tudo o que é preciso saber.....

Mas de facto era fixe ajudar-te passo a passo e assim ficava um tutorial feito! tenho que ver isso mas tem que ser em casa e eu tou mais aqui no fórum é no emprego!
Enfim, vamos ver se arranjo um tempinho!
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);

Última edição de phill-hip : Sáb, 10 de Novembro de 2007 às 03:07.
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Novembro de 2007   #11
Drumm3r
 
Membro desde: 29-Ago-2007
Local: aveiro
Mensagens: 6
Drumm3r está no bom caminho
sim, de facto aconteceu........ e desliguei o soft trhu
Drumm3r não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Novembro de 2007   #12
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
conseguiste por tudo a funcionar»??
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Novembro de 2007   #13
Drumm3r
 
Membro desde: 29-Ago-2007
Local: aveiro
Mensagens: 6
Drumm3r está no bom caminho
consegui por tudo a funcionar ontem a noite, depois te ter respondido aqui.

O som é expetacular, contudo, a minha placa de som é uma bela cagada..

Isto pk bato em qualquer pad e so um segundo depois é que responde..... :(

alguma maneira de ter isto em real time, sem lag nenhum?

trata.se de um portatil......

obrigado.
Drumm3r não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Novembro de 2007   #14
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Se é placa on-board = "forget about it"! Mas ainda assim experimenta instalar os drivers ASIO4ALL Se é que não o fizeste já e aí então não vale a pena mesmo tentar mais nada! por acaso nunca experimentei a minha on-board nessa tarefa....
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Novembro de 2007   #15
td6k
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Póvoa de Varzim
Mensagens: 17
td6k está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de phill-hip
Se é placa on-board = "forget about it"! Mas ainda assim experimenta instalar os drivers ASIO4ALL Se é que não o fizeste já e aí então não vale a pena mesmo tentar mais nada! por acaso nunca experimentei a minha on-board nessa tarefa....
Boas! Este topico interessou-me! Já tentei usar programas tipo EZDrummer mas senti o mesmo lag. Já agora, que placa de som usas? Qual a placa com a menor latencia? O teu sistema com o EZDrummer tem a mesma resposta q tem quanto tocas directamente com os sons do teu modulo? Quanto ao cabo, eu testei com um cabo midi normal, nada de USB, existe outro cabo mais aconselhado?

PS. Tenho uma Td6 das antigas!


Gracias ppl!
td6k não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Novembro de 2007   #16
marcos
 
Membro desde: 15-Jun-2007
Local: Tavira
Mensagens: 13
marcos está no bom caminho
Estou parvo! Latência

Olá pessoal,

Também estou interessado numa placa de som/midi com muito baixa latência.

Neste momento tenho:
- Módulo Roland TD3 + Fame DD602 "artilhada" com redes Roland.
- Placa de som no PC de secretária (Pentium 4 3Ghz 2 Gigas de memória) : Creative SoundBlaster Audigy 2 ZS (c/ painel externo)

- Miniteclado ESI Neon, controlador midi c/ placa de som incluida , com ligação USB ao computador (midi + audio).
(comprei em saldos na Audiolog porque a interface midi da SoundBlaster deixou de funcionar)

Tive também que comprar uma placa PCI com portas USB 2.0 porque as portas USB incluidas na motherboard não têm qualidade suficiente, só servem para teclados e ratos)

Software; Cakewalk Project5 (sequenciador comprado na loja, legalzinho, com uma relação preço/qualidade imbatível) que inclui sampler de bateria dedicado (Velocity).

Consigo baixar a latência tanto da Soundblaster como do Neon até cerca de 10 milisegundos mantendo uma qualidade de som razoável.

O problema é que mesmo com este valor nota-se um pouco o atraso na resposta às minhas "batucadas", de tal maneira que para praticar (e controlar mais rigorosamente o meu "tempo") utilizo apenas os sons do módulo (que não são nada maus!).

Quando baixo a latência para cerca de 6 a 7 milisegundos a qualidade do som piora significativamente.

Alguém tem experiência de placas de som que consigam latências da ordem de 5 milisegundos (ou menos...) mantendo uma boa qualidade de som ?

A ideia é consiguir disparar samples de bateria e, em simultaneo, tocar linhas de baixo e sintetizadores no meu sequenciador tudo com um som aceitável (sem cracks, pops, "soluços" etc.)


Obrigado,

Marcos.
__________________
marcos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Novembro de 2007   #17
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de marcos
(...)
Consigo baixar a latência tanto da Soundblaster como do Neon até cerca de 10 milisegundos mantendo uma qualidade de som razoável.

O problema é que mesmo com este valor nota-se um pouco o atraso na resposta às minhas "batucadas", de tal maneira que para praticar (e controlar mais rigorosamente o meu "tempo") utilizo apenas os sons do módulo (que não são nada maus!).

Quando baixo a latência para cerca de 6 a 7 milisegundos a qualidade do som piora significativamente.

Alguém tem experiência de placas de som que consigam latências da ordem de 5 milisegundos (ou menos...) mantendo uma boa qualidade de som ?

(...)
Qualquer placa recente que tenha drivers ASIO próprios dá-te latência da ordem dos 3/4 ms, ou até menos, depende da qualidade.

Experimenta os ASIO4ALL na tua soundblaster, pode ser que te melhore.

Eu ligo a minha bateria electrónica por MIDI ao meu PC para usar os sons do BFD ou drumkit from Hell e não tenho problemas de latência. Tenho uma placa de som marian marc 4 MIDI (que uso há uns anos largos).
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Novembro de 2007   #18
marcos
 
Membro desde: 15-Jun-2007
Local: Tavira
Mensagens: 13
marcos está no bom caminho
Fixe. Latência

Olá Stitchz,

Obrigado pela dica, vale a pena tentar os drivers ASIO4ALL a ver como se portam. Como a minha Soundblaster veio com drivers especificos pensei que seriam os mais adequados.

brigadinho,


Marcos.
__________________
marcos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 17 de Novembro de 2007   #19
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Boas!!!
Eu já tive a minha digital ligada a uma placa sound blaster 5.1 da creative (normalíssima) e nunca me lembro de ter tido problemas! Aliás, cheguei a colocar o pc a tocar uma musica midi e a ouvi-la efectuada pelo módulo td20
Só uma achega: midi parece um bicho de sete cabeças mas depois de se entender as bases é tudo muito mais simples!!!
Temos é q nos lembrar que cada instrumento pode estar associado a um de 16 canais sendo que cada canal consegue executar até 128 (notas) diferentes!!!
Ou seja: Canal 1: nota 0 a nota 127
Canal 2: nota 0 a nota 127
... ... ...

Depois é só programar no módulo e pc a que canal e nota corresponde cada pad e som!!!

Atenção que o cada pad só tem uma nota associada e no caso de haver dois com a mesmo canal e nota associada vai "tocar" aquele que tiver a nota mais baixa (acho que é a mais baixa mas vou confirmar)
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #20
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Boas!

Como já tinha dito antes, ainda não experimentei trabalhar com a placa on-board do meu portátil. Utilizo apenas a placa externa EDIROL UA-4FX. Parto do princípio que placas on-board não sejam solução para nada de audio pro/semi-pro ! Mas ainda vou experimentar qd tiver um tempito!
No entanto acho que qualquer outra placa recente (soundblasters, etc) serão muito capazes de trabalhar sem latencias (com asio instalado claro pois DX é tanga, IMO)!

Moura: essa cena de notas em simultâneo não terá a haver com a prioridade definida? pelo menos no td-6 tens a hipotese de definir prioridade para kits ou percurssão, dentro do mesmo canal! Será isso?
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #21
td6k
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Póvoa de Varzim
Mensagens: 17
td6k está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de marcos
Olá Stitchz,

Obrigado pela dica, vale a pena tentar os drivers ASIO4ALL a ver como se portam. Como a minha Soundblaster veio com drivers especificos pensei que seriam os mais adequados.

brigadinho,


Marcos.
Boas!
Depois de ler este topico, interessei-me pelo assunto e meti as mãos na massa. Arranjei o EZ Drummer e umas expansões.
Configurei tudo, e, fiquei espantado com a qualidade e latencia que obtive!
Os sons do EZ Drummer são 5 estrelas e tenho uma latencia muito baixa, 2ms! Resumindo, parece que comprei um modulo novo pra minha TD6!!!!

Quanto a hardware, uso apenas uma Sound Blaster Live 5.1 (c/ live drive) e ligo a bateria à porta do joystick da SB Live.

Em relação à latencia e aos drivers ASIO, depois de alguns testes encontrei a configuração ideal!

Testei os drivers ASIO4ALL mas não gostei muito do resultado, com latencias na ordem dos 3ms, a qualidade de som deteorizava-se muito.
Solução: Usei os drivers KX, especificos para placas SoundBlater, e voilá!!!! Simplesmente espectacular! Latencia de 2ms, alta qualidade de som! Fiquei muito satisfeito!!!!

Por isso, aconselho a todos q tenham placas SoundBlaster, que testem os divers KX!!

Podem encontrar os drivers aqui:
http://kxproject.lugosoft.com/down.php?language=en

Td6k
td6k não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #22
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de phill-hip
Moura: essa cena de notas em simultâneo não terá a haver com a prioridade definida? pelo menos no td-6 tens a hipotese de definir prioridade para kits ou percurssão, dentro do mesmo canal! Será isso?
Tens razão, eu confundi-me a explicar! O que me estava a referir era a dois sons com a mesma nota! Mas vou pesquisar no livro quanto antes e logo ponho aqui um apanhado de coisas úteis!!!
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 05:48. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it