Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Qua, 15 de Janeiro de 2014   #1
LPSGM84
 
Membro desde: 8-Dez-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 35
LPSGM84 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Boas bateristas,

Alguém já usou as espumas auralex para constituição de uma plataforma para bateria?

Se sim, qual foi o feedback do produto?

Obrigado.
LPSGM84 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Janeiro de 2014   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Essas placas não são placas acústicas?
Ou seja, não são direccionadas principalmente ao tratamento acústico e não ao isolamento sonoro?

É que isolamento sonoro e tratamento acústico são dois mundos diferentes - tratamento acústico pode não isolar som, apenas tem como principal objectivo melhorar a acústica de uma sala/espaço.

Eu na plataforma que construí, fiz uma sandwish com aqueles colchões de esponja de campismo.
Um estrado não é para isolar som, mas sim para cortar o efeito das vibrações provocadas pelo pedal de bombo e pela estrutura da bateria em si.
Neste meu estrado, usei duas placas de aglomerado, no meio coloquei a tal esponja cortada em pedaços grandes e com espaço entre si (criar bolsas de ar para dissipar as vibrações). Depois forrei todo o estado com alcatifa sem pelo (daquela que se usa para forrar flightcases) - que se compra ao metro a preços reduzidos. O mais caro nisto tudo foi mesmo a placa de aglomerado (que já por si é barato).

Portanto, tendo em conta o objectivo do estrado, acho que não vale a pena usares placas de tratamento acústico no estrado porque só vais aumentar em muito o preço final da sua construção - placas acústicas são caras, um colchão de esponja de campismo é barato.
Mas esta é a minha opinião, não quer dizer que seja a certa.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Janeiro de 2014   #3
LPSGM84
 
Membro desde: 8-Dez-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 35
LPSGM84 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Bom dia,

É o que eu tenho constatado em todo este processo. No meio disto tudo paciência é uma grande virtude e a pressa é inimiga da perfeição.

Eu estou a ler na auralex acoustics101 a teoria toda sobre isolamento acústico e cheguei ontem à tua conclusão! Parte do som que é gerado num determinado local é absorvido, refractado e transmitido pelas superficies. As esponjas apenas absorvem não isolam.

Vives num prédio ou numa casa? Sabes dizer-me qual foi o feedback dos teus vizinhos caso exista?

Não estás bem a ver o exemplo da estrutura isolante que eles dão neste site...basicamente é necessário adicionar massa e desacoplar "decoupling" que é exactamente isso que fizeste com os espaços de ar dentro dessa sandwich.

Diz qual o feedback dessa estrutura por favor. É que o pior mesmo é o pedal, se bem que o plástico também produz som...espero conseguir isolar o som que emana da minha bateria apenas pelo chão!os vizinhos do lado que se aguentem!

Abraço e obrigado
LPSGM84 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Janeiro de 2014   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Desde que construí o estrado nunca mais tive problemas.

A meu ver, neste caso não estamos a falar de som, mas de vibrações. É isso que provoca os problemas com as electrónicas. Não é o som em si - para isso terias de isolar o espaço todo e não somente meteres um estrado.

Não confundir som com as vibrações. As vibrações podem ser sentidas tanto no vizinho de baixo, como no de cima, e no caso da pancadas fortes, até nos vizinhos em andares distantes de nós.
O som que eles ouvem é o som provocado pela vibração das colunas de sustentação dos prédios, das paredes, do aço usado nos prédios, das vibrações dos canos, etc. - por isso é que por vezes se "ouvem", na prática, se sentem as obras do vizinho que mora 2 ou 3 andares abaixo ou acima.
Como é que se eliminam as vibrações?! Cortando a ligação entre a fonte e o transmissor da vibração (chão, paredes, prédio). Como tal, um estrado com esponja serve - a esponja não é condutor de vibrações (a madeira já é, por isso, usar só uma placa de madeira não serve) - o espaçamento entre as esponja ajuda a que haja menos contacto entre as placas.

Por isto eu disse antes, isolamento é diferente de tratamento acústico.
Quando se isola uma sala de ensaios, há muita coisa a ter em atenção, não basta colocar placas isolantes nas paredes e tá feito, por vezes temos de criar caixas de ar para eliminar efeitos das vibrações, ou efeitos de ressonância causados por caixas do prédio, etc.
As mais bem isoladas salas de ensaios dentro de um prédio são aquelas que não têm contacto com o prédio, ou seja, são um género de sala "suspensa" dentro de outra - constrói-se uma sala dentro de outra e o chão assenta em estacas ou plataformas isolantes.


Nota: eu não sou expert na matéria - muito longe disso. Apenas estou a transmitir a minha opinião baseada na minha pequena experiência - que se resume a um estrado, isolamento de 1 ou 2 salas de ensaios e leitura de vários artigos sobre isto - e algumas opiniões de membros aqui do forum que sabem disto a sério.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 16 de Janeiro de 2014 às 16:51.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Janeiro de 2014   #5
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Eu fiz a minha com duas placas de madeira e no meio comprei GreenGlue:

http://www.greengluecompany.com/

Posso dar-te o contacto do meu amigo que vende o material

https://www.youtube.com/watch?v=RpjGDRu1PFM
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Janeiro de 2014   #6
LPSGM84
 
Membro desde: 8-Dez-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 35
LPSGM84 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Obrigado pela vossa ajuda,

Penso estar quase a tomar uma decisão, contudo após 1 semana a ler o site acoustics101 da auralex adquiri umas noções importantes de isolamento acústico que venho partilhar convosco e sugerir o vosso feedback.

Aqui vai o esboço (em ficheiro rar) literalmente traduzido e desenhado por mim(desculpem lá a falta de jeito) para uma plataforma.

Os materiais em inglês são da auralex e são caros, pelo que gostaria da vossa ajuda em encontrar material substituto que se venda aqui em portugal.

Isolamento de fibra mineral diz-vos alguma coisa?

Grande abraço e obrigado
Ficheiros Anexados
File Type: rar Plataforma.rar (130,9 KB, 10 leituras)
LPSGM84 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Janeiro de 2014   #7
LPSGM84
 
Membro desde: 8-Dez-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 35
LPSGM84 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Olá pessoal novamente:

Conseguem arranjar-me este material?

1) Placa de fibra mineral 1,40 metros por 2 metros com 10 cm de espessura.

2) Placa de contraplacado com as mesmas dimensões de 10 cm de espessura.

3) Placa de madeira MDF com as mesmas dimensões de 10 cm de espessura.

4) um pavimento fino de linóleo ou vinil (fininho) para acabar a plataforma com as mesma dimensões.

5) Greenglue

Abraço e fico a aguardar o vosso feedback
LPSGM84 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Janeiro de 2014   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Esse material arranjas em qualquer loja de bricolage, p.ex., Aki (se bem que as placas de madeira com essa grossura não sei se arranjas)

Eu acho que estás a usar placas de madeira demasiado grossas sem necessidade. Vais ficar com um estrado demasiado pesado sem necessidade - acho que nem os tampos das bancadas das cozinhas são tão grossos.
Além de não serem fáceis de arranjar, são muito caras - uma placa de 10 cms de contraplacado deve ser bem cara.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Janeiro de 2014   #9
LPSGM84
 
Membro desde: 8-Dez-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 35
LPSGM84 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Boas,

Exacto. Já me estou a deparar com esse problema. Não vou poder fazer tudo "by the book" e ainda não sei dos preços, mas mesmo assim aqui deixo um feedback que me pareçe ser muito útil para todos vocês que têm este problema.

Estive a falar por email com um dos "big-boss" da Auralex, Terry Hayes, ele tem videos no youtube a explicar como tratar e isolar acusticamente as salas e é o seguinte, ele recomendou-me comprar "Platfoam" e uma placa MDF e simplesmente colar essas esponjas isolantes por baixo da estrutura. Encontrei um site "Studio spares" que vende em separado essas esponjas e acho que sai mais económico do que comprar uma caixa de 24 placas de esponja.

Agora ele também quer vender e esta estrutura é bem diferente da estrutura que a auralex acoustics101 propõe fazer para ter supostamente um isolamento perfeito, que é aquela que eu estou a tentar construir.

A próxima etapa é ver os preços das placas de fibra mineral,contraplacado,placa MDF e pavimento de linóleo (deve ser bem caro) e comparar com as "platfoam" e a placa MDF, mas uma coisa é certa, muito provavelmente não devo alinhar nos 10 cm de espessura e devo apenas pôr uma camada de cada, se bem que tenho a certeza que um estrado de 30 cm ou mais iria ter um isolamento top!

Como podem ver, isto de ser perfeccionista, é um mega defeito!

Abraço
LPSGM84 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Janeiro de 2014   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Aqui a questão é que se fosses isolar acusticamente um espaço isso até fazia sentido, mas não é o caso - ou então percebi mal.

Tu "apenas" queres uma plataforma para cortar as vibrações da bateria. Tens de ter a noção que uma plataforma/estrado não te vai isolar o som das baquetas a bater nos pads , nem te vai isolar o som de um amplificador que uses, etc.
Um estrado apenas te vai isolar as vibrações e é isto que tens de ter em mente.

Caso vás insonorizar uma sala, então esquece o texto de cima

30 cms de altura num estrado é demasiado.
Eu acho que usei placas de 20/25*mm mais a esponja e não tenho razões de queixa.


Espero enganar-me, mas uma placa de contraplacado que queres deve custar bem acima dos 50 euros.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Janeiro de 2014   #11
LPSGM84
 
Membro desde: 8-Dez-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 35
LPSGM84 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Boas,

Então se eu construir essa plataforma que estava a tencionar construir isso só vai impedir que a vibração seja transmitida e não o barulho das baquetas a baterem nos pads?

Para isolar todo o som teria de isolar a sala inteira correcto?

É que sendo assim não vale a pena colocar um estrado desses apenas para impedir a vibração do som.

Diz-me como construiste o teu e se o feedback dos teus vizinhos ou teu caso tenhas isolado o som entre divisões da mesma casa foi bom?

Grande abraço e obrigado pela preciosa ajuda.
LPSGM84 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Janeiro de 2014   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

O som "pec-pec-pec" das baquetas nos pads obviamente que não vai ser absorvido pelo estrado! Só consegues isso se insonorizares a sala.

O estrado serve apenas para isolar as vibrações da bateria do chão, para que estas vibrações não sejam sentidas pela vizinhança, nada mais que isto. Todo o barulho que seja propagado pelo ar o estrado não isola.
Vê o estrado como uma pega da cozinha que impede que te queimes quando pegas num tacho quente.
O estrado é isolante e não insonorizante.

Por isso digo desde o início que não percebo para quê colocarem placas de tratamento acústico, placas insonorizantes especiais, etc., num estrado.


O meu estrado:
- 2 placas de aglomerado (talvez 20/25mm de espessura)
- 1 tapete esponja de campismo (não o mais fino de todos, mas um médio)
- Alcatifa preta para forrar - optei sem pêlo porque tenho gatos.

Entre as placas de aglomerado coloquei o tapete esponja cortado aos pedaços.
Forrei tudo com a alcatifa.

Até agora ninguém se queixou.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Divulgação: 2ª edição do Festival Percussão e Bateria de Lavra - 17 Abr 2010 (Matosinhos) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 30 Sex, 23 de Abril de 2010 14:11
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 20:37. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it