Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 30 de Julho de 2007   #1
Zeus
 
Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Barcelos
Mensagens: 251
Zeus tem uma aura espectacular à voltaZeus tem uma aura espectacular à volta
ALERTA: Lesões/problemas de saúde que podem advir com a prática da bateria ou percussão.

Antes de mais gostaria de pedir a um dos Moderadores para mudar este tópico de secção se acharem conveniente (desculpem o transtorno).

Bom, esta ideia de escrever este tópico surgiu-me recentemente, que tive uma lesão derivada de "abusos" por minha parte em relação á minha forma de tocar bateria. Todos ou quase todos nós, ja ouvimos falar de tendinites ou rupturas musculares etc etc, nunca julgamos é que nos pode acontecer a nós, bem, na verdade ninguem esta livre de uma lesão.

Podem e devem sim evitar esse tipo de lesões se fizerem um pouco de aquecimento antes de tocar, uns bons estiramentos, antes e depois de tocar, é importante criar esse habito.


O meu problema foi uma tendinite de esforço nos dois calcanhares de aquiles, um problema que me foi diagnosticado após uma consulta num fisioterapeuta, as dores surgiam sempre que depois de uma pausa significativa de movimento, ex: conduzir 1 hora, assim que me levantasse do carro custava-me a andar, ou pela manha quando acordava; as dores atenuavam com o movimento normal do dia a dia, mas cada vez que parava e recomeçar a andar la vinham elas, é o resultado de anos de negligência desses mesmos aquecimentos e estiramentos dos musculos e tendões. Agora após algumas sessões de fisioterapia ja estou melhor e não tenho dores, mas aprendi a minha lição, e vim aqui deixar o meu testemunho.

Quem ja teve problemas similares pode e deve deixar tambem o seu contributo, para que outros possam evitar situações do género.


Keep strokin'!
__________________
"thou shall know nothing, if you have not known everything."
Zeus não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Julho de 2007   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Bem, eu mudei o tópico para a área Workshop porque acho que pode ser um tópico útil para debatermos e falarmos das lesões.
Tal como o Zeus diz, e muito bem, por vezes a malta tende a deixar andar as dores que começa a sentir. Normalmente recorre a receitas caseiras que o amigo diz, coisas do género, "Epá, mete gelo" (eu quando era jogador da bola, guarda redes, o gelo era a receita para tratar tudo... "Epá, torci o dedo" - "Epá, mete gelo"... resultado, andava meses à rasca do dedo )

A bateria é um instrumento que usa muito do corpo humano, desde músculos a tendões, enquanto tocamos mexemos constantemente uma grande parte do nosso corpo (se não praticamente todo o corpo). As lesões mais comuns são as tendinites e coisas acabadas em ites que normalmente atacam os tendões musculares.
Eu já tive um princípio de tendinite (não sei se o nome técnico é este). Eu digo princípio porque fiz os possíveis por ir a um fisioterapeuta logo no início. REsultado, 4 sessões de tratamentos específicos e tava a pronto para outra (que até hoje não voltou a aparecer, e já lá vão 2 anos).
No entanto, conheço alguns bateristas teimosos que andam meses a queixar-se e às tantas tornam o facto de andarem todos podres dos tendões em algo de orgulho. Ok, se querem ter orgulho em ter os tendões todos marados e estarem quase aos gritos de dor passados 30 minutos de tocarem, eu cá prefiro ter orgulho em tocar 2 horas sem me queixar dos tendões.
Além de tudo isto, há lesões que por serem deixadas andar acabam por não ter tratamento total, apenas parcial. Este parcial normalmente limita-se a retirar a dor temporariamente mas a lesão por vezes fica par ao resto da vida.
Pior mesmo é quando vão ao médico e o Sr. Doutor após análise dos exames diz que "hum... deixaste arrastar isto muito tempo e agora temos que operar e não garanto que possas voltar a tocar". Isto já aconteceu a alguns.

Resumindo, não arrastem as dores por muito tempo, e muito menos as tornem como uma marca de guerra que guardam orgulhosamente. Mais tarde ou mais cedo poderão ter notícias bem desagradáveis.

Conselho:
Quando sentirem dores que sejam persistentes/rotineiras vão a um fisioterapeuta e não a um médico qualquer. Quem sabe dos tendões é um fisioterapeuta e não um médico de clínica geral (este normalmente receita uns analgégicos).

Depois do mal estar feito não é com aquecimento que nos vamos curar. O aquecimento deve ser feito quando estamos bons para evitar lesões.

Edit:
Coloquei este tópico como fixo porque acho que todos devem de ler e participar, e ter em atenção a esta coisa de lesões (que pensamos que só acontecem aos outros).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 30 de Julho de 2007 às 22:39.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Julho de 2007   #3
raging_metalhead
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Somewhere, but not here
Mensagens: 454
raging_metalhead será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Zeus
Antes de mais gostaria de pedir a um dos Moderadores para mudar este tópico de secção se acharem conveniente (desculpem o transtorno).

Bom, esta ideia de escrever este tópico surgiu-me recentemente, que tive uma lesão derivada de "abusos" por minha parte em relação á minha forma de tocar bateria. Todos ou quase todos nós, ja ouvimos falar de tendinites ou rupturas musculares etc etc, nunca julgamos é que nos pode acontecer a nós, bem, na verdade ninguem esta livre de uma lesão.

Podem e devem sim evitar esse tipo de lesões se fizerem um pouco de aquecimento antes de tocar, uns bons estiramentos, antes e depois de tocar, é importante criar esse habito.


O meu problema foi uma tendinite de esforço nos dois calcanhares de aquiles, um problema que me foi diagnosticado após uma consulta num fisioterapeuta, as dores surgiam sempre que depois de uma pausa significativa de movimento, ex: conduzir 1 hora, assim que me levantasse do carro custava-me a andar, ou pela manha quando acordava; as dores atenuavam com o movimento normal do dia a dia, mas cada vez que parava e recomeçar a andar la vinham elas, é o resultado de anos de negligência desses mesmos aquecimentos e estiramentos dos musculos e tendões. Agora após algumas sessões de fisioterapia ja estou melhor e não tenho dores, mas aprendi a minha lição, e vim aqui deixar o meu testemunho.

Quem ja teve problemas similares pode e deve deixar tambem o seu contributo, para que outros possam evitar situações do género.


Keep strokin'!
Primeiro de tudo, acho k foi boa a ideia d trasmitir esta informação baseada em casos conhecidos, como o teu.
A Cris tinha-me falado no sabado e nunca pensei k isso t acontecesse... as melhoras ms pelo k parece já lhe podes dar duro!

Serve tb para relembrar k em kk instrumento (até a voz, msm k seja berrada ou grunhida) é primordial k s faça o akecimento!! D n o fazer podem resultar lesões k cm azar, s prolongam durante mt tempo...
raging_metalhead não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #4
lipe
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Fão-Esposende
Mensagens: 196
lipe está no bom caminho
eu tenho uma tendinite no ombro esquerdo desde os 13 anos... altura em que comecei a tocar com mais frequencia, tipo 2 ou 3 horas por dia, mais 3 horas de aulas por semana, mais ensaios de 2 em 2 dias... isto aliado a uma a alimentaçao, resultou numa tendinite filh da mae...

mais recentemente fui aconselhado pela fisioterapeuta a tocar com punhos, para evitar lesoes nos pulsos
__________________
Agora tou numa de Bossa Nova...
'á lá ber no que bai dar
lipe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #5
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Eu ja tive uma lesão que me perseguiu uns anitos foi no calcanhar direito, praticava basket até que um dia abriu o musculo do calcanhar doiame sempre que o levantava mas nao paravas sempre a resistir nunca fui ao medico nem nada so questionei um prof de EDFisica e disse que o remedio era repouso mas nunca o fis ate que sempre que fazia esforço akilo doiame , mas hoje em dia ja nao tenho passou com o tempo agora felizmente nao tenho nada.

Quanto a aquecimento antes de tocar ás vezess quando me lembro e que faço um breve aquecimento ao pulsos mais nada de resto começo ou a fazer exercicios fracos ou toco musicas menos puxadas pra aquecer.

shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #6
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Eu cá sou sadio
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #7
Kalado
 
Membro desde: 7-Jul-2007
Local: Vendas Novas
Mensagens: 140
Kalado está no bom caminho
Eu quando estou a fazer singles com o metronomo durante algum tempo começa-me a doer o ante-braço, paraçe que o musculo esta a prender e doi a serio... se eu entretanto não tivisse falado com o meu prof. podia ter arranjado aqui um problema. Ele disse qual era o meu erro e pork akilo me estava a aconteçer, as dores já eram..
Abraço!
Kalado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #8
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Kalado
Eu quando estou a fazer singles com o metronomo durante algum tempo começa-me a doer o ante-braço, paraçe que o musculo esta a prender e doi a serio... se eu entretanto não tivisse falado com o meu prof. podia ter arranjado aqui um problema. Ele disse qual era o meu erro e pork akilo me estava a aconteçer, as dores já eram..
Abraço!

E queres partilhar isso com a comunidade ou guardas sempre os segredos para ti?


DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #9
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Eu fui submetido a uma intervenção cirúrgica ao menisco, já lá vão uns anos valentes. Fiquei bem, mas de vez em quando ainda sinto uma "moínhazita". O médico disse-me que quando fosse mais velho, teria uma artrose. Fiquei preocupado. Ainda por cima trata-se do joelho direito e com os impactos no bombo, às vezes ressinto-me um pouco, ao fim de um concerto. Mas precavenho-me e faço aquecimentos, do género, rodar os pulsos. Uma maneira boa para os aquecer, é pegar nas duas baquetas, por uma das extremidades, de maneira que fiquem na mão, uma a apontar para cada lado oposto. Depois é rodar de trás para a frente. Para os tornozelos, rodo-os, como se faz para ir fazer correr. Umas flexões também ajudam. Espero e peço a Deus que poupe o meu joelho... AÇO!

Eu quando estou a fazer singles com o metronomo durante algum tempo começa-me a doer o ante-braço, paraçe que o musculo esta a prender e doi a serio... se eu entretanto não tivisse falado com o meu prof. podia ter arranjado aqui um problema. Ele disse qual era o meu erro e pork akilo me estava a aconteçer, as dores já eram..
Abraço!

Pois, conta lá isso aos teus manos bateristas
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #10
Hugo Teixeira
 
Membro desde: 13-Mai-2006
Local: Espinho
Mensagens: 158
Hugo Teixeira está no bom caminho
Meus senhores estamos a esquecermo-nos de uma lesão muito frequente nos bateristas e até nos músicos em geral!
Qual é?

Ouvidinhos!!!!
Isto lembra-vos alguma coisa?????

Claro!!Claro!!! Nós até tocamos sempre com tampões para os ouvidos!!!

Já dizia o Peter Erskine:"...tocar sempre que possível com tampões para proteger os ouvidos...".

Aquele zumbido nos ouvidos tem um nome,chama-se tinnitus(acho q é assim que se escreve)!

abração
Hugo Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Julho de 2007   #11
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Hugo Teixeira
Meus senhores estamos a esquecermo-nos de uma lesão muito frequente nos bateristas e até nos músicos em geral!
Qual é?

Ouvidinhos!!!!
Isto lembra-vos alguma coisa?????

Claro!!Claro!!! Nós até tocamos sempre com tampões para os ouvidos!!!

Já dizia o Peter Erskine:"...tocar sempre que possível com tampões para proteger os ouvidos...".

Aquele zumbido nos ouvidos tem um nome,chama-se tinnitus(acho q é assim que se escreve)!

abração
"...later in the evening, when you lay awake in bed... with the echoes of the amplifiers, ringing in your head..."
Ah pois é, caro Hugo Teixeira! Contra mim falo, nunca protejo os meus ouvidos. Pelo menos nos ensaios havia de o fazer... Quanto ao termo técnico/médico do tal zumbido, não sei... Anyway, keep on batuckin'
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 1 de Agosto de 2007   #12
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Excelente tópico pá!!! Por acaso é uma coisa com que nao me preocupo muito, mas vou passar a preocupar. Ha tempos tive uma cambria na perna direita a meio de uma musica e nao liguei... pode ser o principio de alguma coisa ou é "normal"? Já agora... quando falam em aquecimento, é tipo 5 minutos ou meia hora?
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 1 de Agosto de 2007   #13
DrummerTL
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bragança
Mensagens: 309
DrummerTL será famoso em breve
Tenho tido alguns problemas nos joelhos e principalmente no pulso esquerdo...infelizmente raramente aqueço....pior que isso é que até ja me ensinaram uns aquecimentos engraçados...mas porque são muito acrobaticos não os costumo usar...

Os ouvidos esses, em QUALQUER situação, uso sempre tampões...desde que os comecei a proteger nunca mais parei, já lá vão uns aninhos...já nem toco sem eles
DrummerTL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Agosto de 2007   #14
P.Alex
 
Membro desde: 13-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 239
P.Alex está no bom caminho
Eu ha uns messes andava com dores nos pulsos, talvez por nao fazer aquecimento ou fazer esforço demasiado com eles pricipalmente ao tocar depressa, consultei um fisiatra e ate agr nao tenho tido mais problemas nem dores...

Última edição de P.Alex : Ter, 7 de Agosto de 2007 às 20:05.
P.Alex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Agosto de 2007   #15
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Os sinais de má preparação sao so rupturas de ligamentos e cenas parecidas ou ficar com braços e pernas dormentes também e coisa pa preocupação???
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Agosto de 2007   #16
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Suponho que ficar com os braços ou pernas dormentes poderá ser um sintoma de algum problema (poderá ser somente postura).
O sintoma dormente normalmente quer dizer má circulação do sangue nessas zonas (p.ex., quando estamos muito tempo em cima de um braço enquanto dormimos e acordamos com ele dormente é porque houve fraca circulação de sangue no braço).
Enquanto tocamos acontecer isso poderá ser má postura ou como dizes má preparação... sinceramente não sei.
Se os sintomas aparecem sempre acho que o melhor é ires ao médico e esclareceres isso.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Agosto de 2007   #17
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Ya, e melhor cortar o mal pela raiz... (mas ai dele que me mande parar de tocar).
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Agosto de 2007   #18
Faria
 
Membro desde: 28-Jun-2006
Local: Alverca
Mensagens: 116
Faria está no bom caminho
As pernas dormentes geralmente são associadas á má circulação, geralmente devido a uma má posição e a um mau banco (sim o banco é muito importante!) o peso do tronco colocado sobre o coxis durante muito tempo leva a esse tipo de situações, eu nos bailes passo por isso com bastante frequencia e tambem se pode associar como efeito secundário a descordenação motora.
Para solucionar nada como parar uns 15 minutos e andar um pouco.

Luis
Faria não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Agosto de 2007   #19
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Outra coisa importante que gostaria de frisar, é o facto da grande maioria de nós, não termos roadies que nos montem e desmontem a bateria. É preciso cuidado, no transporte de hard cases, ferragens, o bombo, tudo o que tenha um certo peso. Às vezes facilitamos e podemos apanhar uma lesão durante a assemblagem, (passo a expressão), do equipamento. Eu por mim falo. É que não monto só a minha bateria, também ajudo a malta da banda com o restante equipamento, como PAs, amplificadores, etc. Um gajo anda da carrinha para o palco e vice-versa, por isso peçam sempre ajuda. Abraços e cuidem-se!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Agosto de 2007   #20
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Boas!

Caro Zeus não fazia ideia que também tinhas tido de ir ao mecânico. De qualquer forma, folgo em saber que ficaste bem. Talvez se apertares mais a pele do bombo a coisa ajuda a melhorar!

Infelizmente passei por isso também, no meu caso foi uma epicondilite, ou seja, uma lesão no epicôndilo, que, segundo o que percebi, é um tendão situado na zona do cotovelo e que é responsável pelos músculos que sobem e descem o pulso. No meu caso, afectou-me o braço esquerdo e adianto desde já que foi das piores coisas que me aconteceu. Infelizmente não tenho um esqueleto particularmente saudável, já fui operado ao joelho direito e tenho um problema entre duas vértebrar na zona lombar.

Acerca da epicondilite, o que o fisioterapeuta me disse é que é uma lesão comum a tenistas ou mesmo costureiras. A repetição contínua de movimentos e consequente solicitação dos tendões, leva a que estes inchem, causando aquela sensação super desagradável e dolorosa. No meu caso, já sentia uma ligeira dor não localizada no braço, mas foi durante um ensaio em que simplesmente perdi a acção no braço que me apercebi da gravidade da situação. Inicialmente procurei um endi9reita, pensado que era uma entorse ou algo do género, coisa que realmente também tinha aliada à tendinite. O problema é que estava m cima de 4 datas importantes com Sacred Sin, dado que íamos fazer a tour ibérica de Decapitated. De pulso ligado, lá fui eu tocar e no penúltimo concerto, até me vieram as lágrimas aos olhos de tantas dores.
Uma vez de volta a casa, consultei um fisioterapeuta que me diagnosticou o problema. De referir, estas lesões muitas vezes podem ser mal diagnosticadas, até mesmo por médicos, por isso tenhanm sempre muito cuidado quando começarem a sentir dores e não se contentem com a opinião do preparador físico do clube de futebol da terra ou de um endireita! Procurem um especialista!

Conclusão, tive 2 meses e meio sem poder pegar em baquetas, sendo 2 destes meses de várias sessões no fisioterapeuta e tratamento em casa numa base diária. Tive as 3 bandas paradas e o set a ganhar pó e ainda tenho a possibilidade de voltar a reincidir. O tratamento fisioterapeutico é importantíssimo, mas de igual importância é o aquecimento antes de tocar bateria. O meu médico literalmente obrigou-me a aquecer 10 minutos antes de tocar, nem que fosse para tocar só 2 minutos.

Aprendi a lição mas ainda hoje sinto um cansaço mais intenso no braço esquerdo e confesso que o medo de voltar a estragar tudo também afecta a maneira como abordo a bateria hoje em dia. Isto aconteceu-me entre fins de fevereiro e inícios de maio.

O meu conselho é para nunca se esquecerem que acima da vossa perícia como bateristas está a vossa saúde! Mais vale tocar menos e de um modo saudável, do que querer ser o meior, mais rápido e mais técnico e parar ao fim de alguns anos.

Cheers!
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Agosto de 2007   #21
P.Alex
 
Membro desde: 13-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 239
P.Alex está no bom caminho
hey, tocas em sacred Skin?! grande banda! se nao puder aprender com os meus erros, entao aprendo com os erros dos outros e ate me dá mais jeito! heh pah obrigado por teres partilhado a tua situaçao, serve-me de concelho e de liçao tambem pra ter mais respeito de agora em diante pra com os aquecimentos, se bem que tambem dou importancia a isso, porque ja sei o que é uma dor de pulsos por tentar trocar depressa demais!
fica bem.

Última edição de P.Alex : Sex, 17 de Agosto de 2007 às 15:09.
P.Alex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Setembro de 2007   #22
raging_metalhead
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Somewhere, but not here
Mensagens: 454
raging_metalhead será famoso em breve
Desde à uns tempos sempre que fazia mais esforço na perna direita ou tocava bateria durante cerca de meia hora seguida começava-me a doer o joelho direito. Deixei andar, n fazia aquecimentos nem nada semelhante.
Ultimamente bastava tar a tocar cerca d 5 minutos para me começar a doer.
Cheguei à conclusão que aquilo não s iria resolver sozinho e decidi ir ao fisioterapeuta.
Conclusão, tinha (e tenho) uma tendinite no tendão que faz a ligação do pé ao joelho e sempre que mexia mais o pé doía-me o joelho.
Agora tou a fazer fisioterapia e não é nada de grave nem d preocupante mas ainda bem que resolvi ir agora pois poderia ficar bem pior...

Aspectos positivo: Para além de saber que vou poder tocar, finalmente, sem ter dores, aprendi que tenho de fazer o aquecimento independentemente da pica com que possa tar para ir tocar e por último, agora posso treinar o meu pé esquerdo visto que n posso usar o direito enquanto isto não estiver nos eixos.
raging_metalhead não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #23
P.Alex
 
Membro desde: 13-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 239
P.Alex está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de raging_metalhead
Desde à uns tempos sempre que fazia mais esforço na perna direita ou tocava bateria durante cerca de meia hora seguida começava-me a doer o joelho direito. Deixei andar, n fazia aquecimentos nem nada semelhante.
Ultimamente bastava tar a tocar cerca d 5 minutos para me começar a doer.
Cheguei à conclusão que aquilo não s iria resolver sozinho e decidi ir ao fisioterapeuta.
Conclusão, tinha (e tenho) uma tendinite no tendão que faz a ligação do pé ao joelho e sempre que mexia mais o pé doía-me o joelho.
Agora tou a fazer fisioterapia e não é nada de grave nem d preocupante mas ainda bem que resolvi ir agora pois poderia ficar bem pior...

Aspectos positivo: Para além de saber que vou poder tocar, finalmente, sem ter dores, aprendi que tenho de fazer o aquecimento independentemente da pica com que possa tar para ir tocar e por último, agora posso treinar o meu pé esquerdo visto que n posso usar o direito enquanto isto não estiver nos eixos.

Aprendeste uma liçao semelhante a minha!! heh
P.Alex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #24
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Há cerca de 3 anos, quando tinha 2 bandas e comeceia a tocar mais regularmente ao vivo, comecei a ter dores a tocar no pulso dto e depois no esq. Devido a todos os esforços q faço, n só à bateria (o meu trabalho, PC, SMS, PS2, etc) De manhã ao acordar, o polegar parecia "perro" e a mão dormente. Depois de umas investigações, decidi ir ao médico de familia q me enviou p um centro de diagóstico, onde me foi diagnosticado o Sindroma do Tunel do Carpo em ambos os pulsos e inicio de tendinite no ombro dto.
Depois de muito desespero, porque disseram que a fisio n iria ajudar mto, provavelmente teria q operar, o q implicava 6 meses de recuperação e mais n sei qto tempo de fisio.
Fiz cerca de 2 meses de fisio, com choques electricos, ultra sons, massagem e mais n sei o q. Reaprendi a tocar, mais descontraido e aprendi a tocar e a viver c a dor. Aquecimentos antes de tocar são agora (quase obrigatorios).
Hoje, consigo tocar sem me doer tanto, sinto por vezes que me custa fazer certas coisas. Tenho sempre a sensação de "pulsos pesados" e estalidos quando mexo os pulsos.
Afecta-me a vida normal, mas não na extensão que poderia ter sido se n tivesse ido ao médico.

Tratem bem de vocês, é o meu conselho.
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Outubro de 2007   #25
P.Alex
 
Membro desde: 13-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 239
P.Alex está no bom caminho
ya é preciso ter muito cuidado! eu agora pra evitar ter dores ou pulsos pesados, sempre um aquecimento antes de começar a tocar..
P.Alex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #26
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Epa, eu não quero nada disto, por tanto não querem dizer umas cenas aí para se fazer o aquecimento (o tipo de alongamentos e tal)
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #27
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Acabou de me ser diagnosticada uma tendinite no pulso direito. 6ª feira fiz mto esforço com o rato, e depois fui ter 3 horas de ensaio e pimba...

Agora ando a anti-inflamatórios a ver se melhora
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #28
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Bem como Alguns Tiveram conhecimento, eu nunca tive nenhum azar, até o dia ke fui KUASE Assaltado, nao deixei e por nao ter deixado, cortaram-me o Tendao do polegar. ( kem Teve ha 2 jantas Atras do Forum viu-me De braço engessado).
Pois, é eu agora tenho ke Sempre OBRIGATORIAMENTE de fazer um akecimento antes de tokar, pois agora estou mais aberto a grandes problemas como a tendinite. enfim, nada ke nao se se resolva com o akecimento, mas é sempre xato, por momentos e Fartei-me De xorar, pensei ke nunca mais iria tokar na minha XIXA linda, e fazer o ke mais gosto, mas enfim é Assim A vida !!

Façam Sempre um akecimento antes de irem tukar, Alonguem todos os musculos agachamentos, tudo , Pescoço, tudo o ke é articulaçoes, é importantissimo. !!

A braço A todos !
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Novembro de 2007   #29
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Hã? O quê...!!?

Citação:
Mensagem Original de Fabinni
Bem como Alguns Tiveram conhecimento, eu nunca tive nenhum azar, até o dia ke fui KUASE Assaltado, nao deixei e por nao ter deixado, cortaram-me o Tendao do polegar. ( kem Teve ha 2 jantas Atras do Forum viu-me De braço engessado).
Fosga-se que história...

Que país triste em que este se está a tornar...
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 16 de Março de 2008   #30
Filipe Tavares
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Casal Cambra
Mensagens: 14
Filipe Tavares está no bom caminho
Re: Lesões

Os exercicios de aquecimento são importantes, mas nao menos importantes são os alongamentos que devem fazer antes e depois de tocarem... Normalmente o ppl tem a mania de alongar antes dos esforços, mas o alongamento muscular depois do esforço é mto importante, previne lesões musculares futuras.
Acreditem no que vos digo, sou fisioterpeuta, se tiverem duvidas avisem!
Filipe Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Março de 2008   #31
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: Lesões

Boas quero partilhar a minha experiencia de lesões lol É o seguinte ainda nem tenho bateria em casa mas fasso rudimentos pois tenho uma tarola e toco num rancho folclorico isso foi pelos vistos o suficiente para adquirir um quisto sinovial uma bolinha de liquido por dentro da pele que julgo ser um liquido lumbrificante das articulações que com esforços repetitivos sai do seu devido lugar no meu caso foi, portanto, no pulso esta praticamente igual a este que encontrei na net http://upload.wikimedia.org/wikipedi...glion-cyst.jpg ( a imagem é muito grande por isso ponho link)
Bem fui hoje fazer uma ecografia o medico diz que não é nada de grave mas durante o tramento acho que vou ter de repousar o pulso por uns tempos(ou então mudo pa tradicional grip xD é a mao esquerda) até porque desde que o tenho quando toco durante algum tempo começo a sentir umas dorezitas no tendão que vai ao encontro do quisto... Poder ter sido por tocar ou não aparentemente os quistos podem surgir sem qualquer razão pela simples ruptura da bolsa onde e suposto estar o liquido mas prontos o melhor é mesmo não se esforçarem muito...
__________________
Keep it up!

Última edição de Fullmetal : Qua, 19 de Março de 2008 às 18:02.
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Março de 2008   #32
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Lesões

pessoal que toca com pedal duplo..

nunca vos aconteceu ficarem cm um dos tornozelos cm uma especia de cansaço extremo? tipo eu tou assim do meu tornozelo ( digo tornozelo mas é a zona toda k está a volta..musculos e tendões ) e qd começo a tocar tenho k parar pk fico logo cm akeles musculos cansados... nao me dói..mas ficam sem força...ao fim de uns minutos nem consigo fazer double strokes com 1 pé..

axo que foi de ter treinado pedal duplo a 200bpms e devia estar a treinar mal.. a fazer muita força nessa zona .. e pronto fikei assim..

agora tou nakela..tipo ..o k é k eu faço? vou a um fisioterapeuta?
pk tenho concertos ai à porta.. e se isto nao melhora tou completamente lixado!! :|

abraços!
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Março de 2008   #33
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Lesões

Boas!

O único problema que tive foram as costas.
Qualquer coisa servia de assento, e nunca liguei muito, só em duas pimbalhadas que toquei lá mais pro final do concerto, notei que já sentia o senhora dona Dor a bater à porta. Uma amiga fisioterapeuta que assistiu ao concerto, assistiu qual o quê, dançou! ... disse-me no final, sem que eu lhe dissesse nada, que a minha postura estava muito incorrecta, que os ombros estavam muito para a frente...
Já tinha lido de muitos bateristas que tiveram problemas sérios com as costas, e sem que fosse preciso mais nada, desde aí que tenho muita atençao á forma como me sento da bateria.


abrç
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Março de 2008   #34
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Lesões

À primeira queixa vão ao médico...é o meu conselho...se ele disser q n é nada, melhor...

Fabini, as melhoras, q ***** de cena q te aconteceu...
Eu no meu trabalho, com máquinas automáticas e prensas tou sempre a pensar q pode me acontecer alguma cena às mãos, tenho um cuidado extra...

Fullmetal, conheço uma rapariga q tem um alto assim tb, mas na zona interior do pulso...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Março de 2008   #35
ja.ka.kanta
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.070
ja.ka.kanta tem uma aura espectacular à voltaja.ka.kanta tem uma aura espectacular à volta
Re: Lesões

Citação:
Mensagem Original de puppet
pessoal que toca com pedal duplo..

nunca vos aconteceu ficarem cm um dos tornozelos cm uma especia de cansaço extremo? tipo eu tou assim do meu tornozelo ( digo tornozelo mas é a zona toda k está a volta..musculos e tendões ) e qd começo a tocar tenho k parar pk fico logo cm akeles musculos cansados... nao me dói..mas ficam sem força...ao fim de uns minutos nem consigo fazer double strokes com 1 pé..

axo que foi de ter treinado pedal duplo a 200bpms e devia estar a treinar mal.. a fazer muita força nessa zona .. e pronto fikei assim..

agora tou nakela..tipo ..o k é k eu faço? vou a um fisioterapeuta?
pk tenho concertos ai à porta.. e se isto nao melhora tou completamente lixado!! :|

abraços!
Tambem tenho problemas com o pedal duplo.

Quando estou a tocar cenas mesmo muito rápidas os musculos das pernas ficam muito tensos e por causa disso até já fiquei com um probeme muscular na perna esquerda.
ja.ka.kanta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
microfones, as aplicaçoens e variedades. Ricardo Amaro Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Ter, 15 de Fevereiro de 2011 19:42
Divulgação: 2ª edição do Festival Percussão e Bateria de Lavra - 17 Abr 2010 (Matosinhos) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 30 Sex, 23 de Abril de 2010 14:11
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 05:45. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it