Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar


Resposta
Opções
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #36
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Os amplificadores para já é que são essenciais.

Quanto ao resto, a maior parte dos bares com música tem o sistema de som ou parte dele. pelo menos umas colunas costumam ter.
No futuro se virem que precisam de mesa ou de outra coisa qualquer compram, mas para já ,partilho da opiniao do miguel, esperam para ver o que os eventuais bares em que tocarem têm, porque para ensaiarem não precisam dessas colunas, e mesas, e cabos, e micros, etc. e isto tudo fica muito, mas muito caro...
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #37
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Eu já ando a "brincar" às bandas há uns 15 anos e nunca comprámos um PA a pensar em concertos.
Adquirimos em tempos um PA mas foi para equipar a sala de ensaios, mas isto já todos nós tínhamos o nosso equipamento para tocar (amps, bateria, micros, etc,).

Acho que deviam de reflectir um bocado acerca das vossas prioridades.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #38
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Obrigado pelos concelho pessoal
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #39
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Repara no seguinte:
- Compravam o PA catita, mas não compravam os amps.
Ensaiavam com esse material, safavam-se nos ensaios e tudo corria minimamente bem.
Vão dar um concerto, montam o PA virado para o público e em cima do palco não têm nada além da bateria. O resultado era que vocês não iriam conseguir tocar porque simplesmente não se conseguiriam ouvir. O máximo ouviriam todos a bateria e mais nada porque o som do resto da banda sai pelo PA que está virado para a frente.
Resultado final: fiasco quase certo.

Ao vivo, sem terem amps/monição em palco não se safam.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #40
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Sim.. já percebi isso

Obrigado!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #41
rogermacaco
 
Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 74
rogermacaco será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Caro Miguel Martinho.
Tenho de chamar a atenção para o desconhecimento que tem em relação ao funcionamento das colunas, PA's, etc. Pra comerçar, se uma coluna é full-range, é porque abrange todas as frequências detectáveis pelo ouvido humano. Claro que têm os crossovers que dividem o sinal pelos diversos "cones". A questão de uma guitarra soar mal num amp de baixo e vice-versa é porque os filtros fazem a filtragem dos sinals agudos num e graves noutro. O que torna a guitarra muito abafada e o baixo sem "punch". Basta ver as colunas full-range usadas pelos DJ's. Conseguem baixos poderosos e riquesa harmonica ao mesmo tempo...e as colunas caseiras tb. Depois entra a qualidade do material. Em relação á ligação directa de guitarras e baixos á mesa, essa ligação não tem problema nenhum se for feita á entrada de linha. Nunca ligar a entrada MIC. Claro que o sinal não é balanceado e sujeito a interferências, o que num sistema simples de MIC, guitarra e baixo nem se nota a diferença.
É muito bonito tentar fazer um brilharete mas convém saber do que fala, porque assim induz em erro e complica o que é simples.
O meu conselho: colunas full-range + mesa + PA = suficiente pra ensaios e GIG's em pequenos espaços sem material próprio.

Abraço a todos.

Roger

rogermacaco adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 5 segundos depois:

E mais...os woofers dos PA's?!? Esta é demais...lol.
Os PA's não têm woofers...os PA são os (P)ower(A)mplifers que alimentam as colunas...essas mesmas que, sim, têm woofers. Os PA's amplificam o sinal de entrada...nada mais. O mesmo PA pode amplificar todos os sinais de saída de um crossover...sejam eles graves ou agudos.

Roger

Última edição de rogermacaco : Qua, 27 de Janeiro de 2010 às 23:15. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #42
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Citação:
Mensagem Original de rogermacaco Ver Mensagem
Em relação á ligação directa de guitarras e baixos á mesa, essa ligação não tem problema nenhum se for feita á entrada de linha. Nunca ligar a entrada MIC. Claro que o sinal não é balanceado e sujeito a interferências, o que num sistema simples de MIC, guitarra e baixo nem se nota a diferença.
Mas eu já experimentei ligar um baixo directamente ao line in e o som fica horrivel. Não dá para fazer isso
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #43
rogermacaco
 
Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 74
rogermacaco será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Eu já liguei um baixo ao LINE e ficou muito bom...o som depende mais das colunas do que qualquer outro aparelho que liguem no intermédio...esta é a minha opinião.

Roger.
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #44
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Boas,

Mexe um pouco nos filtros da mesa, aumenta mais a frequencias graves. Outra coisa, tu com um amplificador consegues um som próprio devido a coluna que tens, valulas, filtros, etc. Numa mesa, o som do baixo ou guitarra entra limpo.

desculpem se falei em erro,

Abraços
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #45
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Mas acho que é muito dificil controlar o som de por exemplo o baixo pela mesa. ´pois a mesa não está preparada para tratar especificamente cada instrumento assim.

A vez que experimentei o ligar o baixo directamente, o som saía sem graves, sem presença, com interferencias.

nunca vi ninguem num concerto ligar uma guitarra electrica ou um baixo directamente à mesa. Por norma, nem os amplificadores ligam directamente a mesa, metem antes um micro condensador à frente do amplificador.

Acho eu, mas tb n sou expert nisto, e portanto acho interessante este discutir de ideias.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #46
rogermacaco
 
Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 74
rogermacaco será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

O som numa mesa entra e é simplesmente amplificado dependendo da entrada. Fortemente nas MIC, pouco nas LINE. De resto...só é alterado na medida dos nossos desejos através dos equalizadores...ou não o ser se esse for o nosso desejo. Depois é misturado. Sinal de saída = soma dos sinais de entrada. Simples...

Roger

rogermacaco adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 19 segundos depois:

A questão do MIC em frente do AMP é para tornar o sinal balanceado (inume a interferênicias) ou seja, o mesmo que faz uma DI, mas neste sistema aproveita-se o som caracteristico de um dado amplificador.

Roger

Última edição de rogermacaco : Qua, 27 de Janeiro de 2010 às 23:43. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Janeiro de 2010   #47
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Então o que aconcelhas Roger?
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #48
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Vou dar o testemunho do que usava na sala onde ensaiava..

1 mesa Yamaha Mg 206-c com 20 entradas xlr/line in - aprox 400€
2 Mackie Tapco Th15 300w - 2*300 = 600€

E chegava para o que necessitávamos.

Não ligávamos era os instrumentos directamente á mesa. Ou passava pelo pod ou era com mic á frente do amp.

As entradas para ligar instrumentos devem ser "high impedance" e a maioria tem pads -xdbs.
Pelo menos convém passar por uma di para balancear o sinal. Isto foi o que me disse pessoal da focusrite.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #49
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de rogermacaco Ver Mensagem
Caro Miguel Martinho.
Tenho de chamar a atenção para o desconhecimento que tem em relação ao funcionamento das colunas, PA's, etc. Pra comerçar, se uma coluna é full-range, é porque abrange todas as frequências detectáveis pelo ouvido humano. Claro que têm os crossovers que dividem o sinal pelos diversos "cones". A questão de uma guitarra soar mal num amp de baixo e vice-versa é porque os filtros fazem a filtragem dos sinals agudos num e graves noutro. O que torna a guitarra muito abafada e o baixo sem "punch". Basta ver as colunas full-range usadas pelos DJ's. Conseguem baixos poderosos e riquesa harmonica ao mesmo tempo...e as colunas caseiras tb. Depois entra a qualidade do material. Em relação á ligação directa de guitarras e baixos á mesa, essa ligação não tem problema nenhum se for feita á entrada de linha. Nunca ligar a entrada MIC. Claro que o sinal não é balanceado e sujeito a interferências, o que num sistema simples de MIC, guitarra e baixo nem se nota a diferença.
É muito bonito tentar fazer um brilharete mas convém saber do que fala, porque assim induz em erro e complica o que é simples.
O meu conselho: colunas full-range + mesa + PA = suficiente pra ensaios e GIG's em pequenos espaços sem material próprio.

Abraço a todos.

Roger

rogermacaco adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 5 segundos depois:

E mais...os woofers dos PA's?!? Esta é demais...lol.
Os PA's não têm woofers...os PA são os (P)ower(A)mplifers que alimentam as colunas...essas mesmas que, sim, têm woofers. Os PA's amplificam o sinal de entrada...nada mais. O mesmo PA pode amplificar todos os sinais de saída de um crossover...sejam eles graves ou agudos.

Roger
Tirando a parte de que usei realmente mal o termo woofer (o que não está totalmente errado se tivermos em atenção alguns modelos de fullrange), o resto não me contradizes.
Eu nunca disse que era impossível ligar uma guitarra à mesa, apenas disse que soa mal e não aconselhável.
Se tu gostas de uma guitarra ligada directamente à mesa, eu não. Se gostas de bandas ligadas à mesa e achas o suficiente para tocar em pequenos espaços, eu não, como tal, não aconselho isso a ninguém.
Além do mais, estar a misturar o trabalho dos DJs com o som das guitarras também não me parece uma grande comparação em termos de sinal e de frequências com que se trabalha na mesa.

Mas, no entanto, se me mostrares um exemplo que se consegue um bom som de guitarra rock/ambiente rock de uma banda ligada toda directamente à mesa/PA de 1.000 euros, eu mudo de opinião.


Ainda acerca dos woofers, mais precisamente acerca das JBL JRX 125 que aparecem no primeiro post, aqui fica a designação oficial para as colunas:

Citação:
A "Quasi 3-Way" design offers the extra bass for which a dual fifteen system is designed, but without sacrificing performance in the critical mid-range. The upper woofer produces mid-frequencies and bass, while the lower woofer concentrates on bass only. The reduction in mid-range phase cancellation greatly improves midrange sound quality and coverage.

Fonte: JBLPRO.com
Ora, se a propria JBL lhes chama woofer, porque é que eu não posso?!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 28 de Janeiro de 2010 às 09:44.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #50
rogermacaco
 
Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 74
rogermacaco será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Boas Afonzo.
O meu conselho, considerando os teus objectivos, é que cada um devia comprar o seu material. Cada um devia ter o seu amp. E as razões são:
- Para os ensaios tu n precisas de amplificação.
- Para concertos pequenos tu n precisas de amplificação. No máximo um MIC no bombo...e nem isso é obrigatório se o espaço n for muito grande.
- Para concertos grandes, geralmente em espaços maiores, existe amplificação, e os amps que os teus companheiros compraram servem bem como monição pra eles. Tu podes bem tocar com uns phones na carola.
Se quiseres mesmo investir em material de amplificação conjunto, aconselho algo simples. Alguem falou nas mesas TAPCO, e muito bem, são mesas baratas e com umas opções engraçadas. Também tens as Beringher que têm má fama mas que eu adoro. Amplificadores...existem aos montes por ai...é só procurar e ver o que te convém. Colunas...tens de comprar umas full-range. Eu pessoalmente gosto muito de umas da JBSystems...as tsx-15. Têm um woofer assombroso...por isso usadas por DJ's...e o tweeter reproduz uns agudos muito definidos. Custam 100 € cada e são de 250 W a 8 ohms. Não vás em conversas de potências que ficas enganado. Pra começar vê sempre a potência RMS e de preferência a 8 ohms...torna o amp mais estavel. E mais...250 W, por exemplo, chegam prefeitamente para amplificar um ensaio. E chegam prefeitamente pra um pequeno concerto.
Resumindo, e na minha opinião.
- Mesa: Behringer FX-2442FX de 10 canais MIC e 24 entradas no total - 400€.
- Amp: Algo na casa dos 250W. Por exemplo o Behringer EP-1500...260 W - 400€.
- Colunas: JBSystems tsx-15...250W - 200€ PAR
- Aconselho também um compressor/limitador pra quando estiverem mais excitados não "fornicarem" os tweeters das colunas - 100€
TOTAL: 1100€...ainda te sobra pra cabos, mics, ou algo pra tua baterial.

Espero ter sido útil...abraço

Roger

P.S.: Esqueci-me de uma opção válida também...mesa amplificada. Tens esta da Behringer...PMP 2000...225 W, 9 entradas MIC, processador de efeitos e custa só 400W.

Última edição de rogermacaco : Qui, 28 de Janeiro de 2010 às 09:49.
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #51
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Citação:
Mensagem Original de rogermacaco Ver Mensagem
rogermacaco adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 5 segundos depois:

E mais...os woofers dos PA's?!? Esta é demais...lol.
Os PA's não têm woofers...os PA são os (P)ower(A)mplifers que alimentam as colunas...essas mesmas que, sim, têm woofers. Os PA's amplificam o sinal de entrada...nada mais. O mesmo PA pode amplificar todos os sinais de saída de um crossover...sejam eles graves ou agudos.

Roger
CAro Roger.
PA não quer dizer power amplifers mas sim People Address system.
Um sistema de PA é composto por todos os componentes necessários a levar o som a partir do palco até ao público, isto engloba, mesa, amplificador de colunas, colunas e até as racks de efeitos podem ser englobadas nesta designação.
Assim sendo, SIM!! UM PA TEM WOOFERS!

Se quer fazer um brilharete, ao menos saiba do que fala.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #52
rogermacaco
 
Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 74
rogermacaco será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Tens razão em relação a designação PA. Estava enganado.
Em relação ás ligações podes ter a certeza que tens bom som ligando uma guitarra directamente á mesa. Basta pensares um pouco. Quando ligas a um combo o que acontece...o som é amplificado e depois sai por uma coluna. Por isto se chama combo. Amplificador mais coluna. No caso da mesa...passa pela mesa, vai ao amplificador e depois sai numa coluna. Claro que o som é sempre diferente de coluna pra coluna. Claro que podes processar o som pra que ele tenha uma dado efeito de sída numa dada coluna. A qustão das DI é simplesmente pra tornar o sinal balanceado e imune a ruídos.
Estarei errado?!?

Roger
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #53
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

O Roger ja deu uma solução, Obrigado!

Ajudem e digam mais opções!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #54
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Não, não estás errado!
Eu apenas não concordo na parte do bom som ligando uma guitarra directamente à mesa.
Se estivermos a falar em formato pop, acústico, ou coisas que não precisem de muito ganho ou efeitos, sim, soa bem. Falando no contexto rock, a mim soa mal porque falta corpo ao som.
E como já referiste antes, o som da guitarra vem também da caixa onde está incorporado ao altofalante do combo/coluna de guitarra.

Mas basta perguntar aos guitarristas de rock se ficam satisfeitos com o resultado se ligarem a guitarra directamente à mesa. Eu até hoje, e já toquei com muitos e bons, nunca encontrei nenhum que prescindisse do seu amp, pelo menos ao vivo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #55
rogermacaco
 
Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 74
rogermacaco será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

E sabes porque Miguel. Porque gostam de um som especifico de um tal amplificador e que melhor forma de o reproduzir...mas se tocaram sempre com um sistema directo á mesa, provavelmente vão estranhar o som de um combo. Esta questão do som depende sempre do gosto pessoal. Com um bom pedal, processador de efeitos, etc, consegues o som ROCK que tanto gostas ligado directamente á mesa. E a guitarra tabém influencia.

Abraço

Roger
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #56
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Boas
Que eu saiba uma mesa de mistura média tem 2/4 vias de monição. e tambem alguns subgrupos. Por isso com os tais "dedos" e com moniçaõ activa, os combos podem ficar em casa.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #57
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas
Que eu saiba uma mesa de mistura média tem 2/4 vias de monição. e tambem alguns subgrupos. Por isso com os tais "dedos" e com moniçaõ activa, os combos podem ficar em casa.
Abraço
Entre comprar monitores ou amplificadores, provavelmente, gastariam o mesmo.


Bem, resumindo e baralhando:
Eu não gosto dos instrumentos ligados directamente à mesa e acho que não é a melhor solução para tocar ao vivo num ambiente rock.
É a minha opinião e o meu gosto pessoal. Acho que cada membro de uma banda deve de ter o seu instrumento e respectivo amplificador, e o baterista ter a sua bateria completa.



O Afonzo já fez a sua escolha. Espero que seja o realmente precisam para o imediato.
Boa sorte
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #58
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Miguel, eu ainda não foz escolha nenhuma .. ainda não houve soluçoes conctretas para o que eu peço.. que é ensaiar e tocar ao vivo em bares com o mesmo material!

Acham que se o guitarrista comprar um amp de 150W é bem ouvido num bar?!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #59
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Citação:
Mensagem Original de Afonzo Ver Mensagem
Miguel, eu ainda não foz escolha nenhuma .. ainda não houve soluçoes conctretas para o que eu peço.. que é ensaiar e tocar ao vivo em bares com o mesmo material!

Acham que se o guitarrista comprar um amp de 150W é bem ouvido num bar?!
Na minha opinião, baseada não em aspectos técnicos mas sim na prática, sim um amp de 150W é suficiente para a maior parte dos bares.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #60
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Este PA serve muito bem, é 5*, não é carote para a qualidade que tem, as colunas são amplificadas o que poupa um bocado em preço e trabalho, tem mesa com 10 vias o que é mais que suficiente..
A minha banda toca com um destes e é um luxo, em bares tem uma qualidade muito boa, e para ensaio é mais que suficiente.

http://www.thomann.de/pt/mackie_c_300_z_bundle.htm

845€ e ainda resta para comprares cabos e micros e mais umas coisinhas.

Abraço,
__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #61
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Arruda na tua banda ligam directamente á mesa e sai apenas nas duas colunas??
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #62
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Eu não te aconselho mesmo nada a comprar colunas e mesa para ligar guitarra e baixo directamente..

Eles não vão ter controlo quase nenhum no som dos instrumentos.
Um amplificador tem "regulações" que permitem obter vários tipos de som na guitarra. Isso tb pode ser remediado de alguma forma com pedais, mas o que gastavas em pedais passaria o preço do amplificador.
Com 200 e tal euros compra-se um amplificador que chega para os gastos. Amplificador de 50w para cima são mais do que suficientes.

É a minha opinião.

SilverDrummer adicionou o seguinte texto, 6 minutos e 22 segundos depois:



Nunca conheci um guitarrista que não tivesse amplificador, é imprescindivel

Última edição de SilverDrummer : Qui, 28 de Janeiro de 2010 às 18:23. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #63
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Pelo preço dos amps comprava-mos um PA com mais potencia! digo eu ... e sim .. compravam-se uns PODs para a guitarra e baixo!
Aqueles conjuntos com satelites e woofres não são bosn?

50W num bar ouve-se? acho que não!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #64
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Citação:
Mensagem Original de Afonzo Ver Mensagem
Pelo preço dos amps comprava-mos um PA com mais potencia! digo eu ... e sim .. compravam-se uns PODs para a guitarra e baixo!
Aqueles conjuntos com satelites e woofres não são bosn?

50W num bar ouve-se? acho que não!
Depende do amplificador, as vezes 50w duma marca n é igual a 50w de outra.

Eu toco guitarra tb ludicamente, tenho um amplificador já velhinho de 50w e garanto-te que se ouve e bem se quiseres.

SilverDrummer adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 45 segundos depois:

Mas o ideal para tocares em bares é teres amplificadores, micros, cabos, mesa, e colunas activas, e alguma monição se for necessário.

Isto tudo.

Mas os amplificadores acho que é o mais básico e essencial. Pelo menos dá para ensaiar em condições. Os amplificadores é que regulam o som da guitarra e baixo. Nunca vi nenhum guitarrista sem amplificador.

Última edição de SilverDrummer : Qui, 28 de Janeiro de 2010 às 13:18. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #65
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Sim.. então a solução é amps para todos certo? com quantos W's para se ouvir bem NUM BAR xD
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #66
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Sim, na minha banda e ligar as colunas a mesa e tocar.
Mais nada!!
na tens de acartar com aplificadores porque as colunas são aplificadas.
Futuramente e com calma podem ir comprando amplificadores
Pessoalmente nao gosto do som de uma baixo ao guitarra ligado directamente na mesa mas eu começei assim.
Hoje temos amplificador de baixo e guitarra e usamos o PA para a voz e teclas e não sentimos necesidade de comprar um PA mais potente porque aquele é MUITO BOM!!

Abraço,
__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #67
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Sabes que amps usam para a guitarra e para o baixo?
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #68
rogermacaco
 
Membro desde: 9-Mai-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 74
rogermacaco será famoso em breve
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Alguem falou que num PA tinham de comprar pedais e ficava mais caro...pergunto eu. Qual guitarristas, mesmo com um combo, não tem pedais. Vão dizer que usam o botão clean enquanto tocam?!? E vão mudando a equalização com o dedo do pé...LOL

Sem ofensa...

Roger
rogermacaco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #69
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

a minha opiniao é ...( se alguem estiver interessado )
cada musico com o seu instrumento, o baterista se quer tocar tem que o ter senao toca com qué ???
em relaçao a voz.... nao é mais que ninguem, se nao tem dinheiro para um micro...
depois... ja fiz varios concertos em bares, pubs que na maioria dos casos nao tem espaço para um palco.
a maior parte das vezes sao umas paletes com umas tabuas a tapar os buracos e um tapete em cima.
aí digo que uns monitores a fazer de amplificador para a voz chega perfeitamente.
a bateria faz barulho que chegue, os amplis dos musicos bastam , só mesmo a voz ...
até ha mesas de quatro canais super baratas que chegam perfeitamente.

Afonzo, para nao gastar muito dinheiro, na minha opiniao é assim....
uns amplis para cada instrumento
uma mesa tipo phonic ou berhinger 4 / 6 canais
2 monitores - 1 amplificado outro nao
ja te chega para os bares da parvonia e arredores!
abraço

depois disso tudo se o grupo / banda se mantiver de pé , de certeza que ganharam algum dinheiro para comprar algo de mais potente.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #70
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares

Percebi Enes!

A unica coisa que ainda me mete confusão é que se comprar amps para cada um iria ficar ao mesmo preço de um PA com mais potencia!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 21:00. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it