Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 14 de Outubro de 2008   #1
chipi
 
Membro desde: 9-Dez-2007
Local: Arganil-coimbra
Mensagens: 204
chipi será famoso em brevechipi será famoso em breve
TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

boas...

como ja devem ter reparado,alguns novos bateristas teem dificuldade no posicionamento dos timbaloes etc.
portante resolvi fazer este poste.espero que ajude


primeiro que tudo,comecemos pelo inicio:
qualquer baterista,tem uma altura especifica,mais alta ou mais baixa.antes de mais,qualquer pessoa que
queira iniciar a sua vida como baterista,nao pode pensar que basta ter uma bateria em casa e começar a tocar.
para se tocar qualquer instrumento(excepto reco-reco e desse genero ),requer tempo,dedicaçao e muita paciencia,
pois as coisas nao se apreendem de um dia para o outro.



entao vamos a altura do banco:


a altura do banco normalmente depende da estrutura de cada um,uma pessoa baixa usa um banco baixo,uma pessoa media
usa um banco na altura media e uma pessoa alta utiliza um banco elevado.
cada um deve de inicio,montar o bombo com o pedal e seguidamente montar o banco.
a altura do banco e posta dependendo de como nos satisfazemos em relaçao ao pedal,so nos ajeitamos com o pedal
a uma altura alta ou baixa.



a posiçao da tarola:

a posiçao da tarola fica entre as pernas,um bocadinho mais acima do nivel da parte de cima da perna,mais ou menos
ao nivel da cintura,para que o braço nao esteja nem muito baixo nem muito alto,pois isso ira afectar o bater da
baqueta na tarola.



a posicao dos timbalos:



a posiçao dos timabalos,se a bateria tiver 2,deverá colocar se juntos,cerda de 3 a 5 cm mais altos que a tarola,
com um angulo de 45º entre a baqueta quando bate e a pele.



a posiçao do timalao:

o timbalao ira ficar a mesma altura da tarola,com uma ligeira inclinaçao para o baterista.



a posiçao dos pratos:


a posiçao dos pratos,é muito relativa.normalmente,os choques ficam na diagonal ou ao mesmo ao eixo que a tarola.
o ride pode se encontrar ao lado do timbalao num nivel mais acima,ou usar-se por cima do 2 timbalo,tapando cerca de 1/3 do timbalo.
os restantes pratos (crash,splash,china) pode ser ao feitio de cada um.


todas as defeniçoes que aqui dei para ajudar os novos bateristas,sao para quem ainda nao tem uma ideia bem defenida de como por o
seu set.

espero ter ajudádo,e se alguem quiser acrescentar alguma coisa,e so dizer.

abraços
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] --->my life..my love <3
chipi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Outubro de 2008   #2
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

Boa Chipi,
Gostei

__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Outubro de 2008   #3
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

Adorei! Boa iniciativa. Só não concordo com o facto do banco. Sendo uma pessoa mais baixa tem que ter o banco mais alto para chegar com toda a tranquilidade aos timbalões mas também não tão alto que não se esteja confortável com os pedais

Cumprimentos
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Outubro de 2008   #4
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

Paranbéns pela inciativa chipi .

A cena do banco é bastante relativa . Sou baixo : 1m60cm mais ou menos, e gosto da bateria e do banco bem altos ! Claro que nao ate nao chegar aos pedais ! xD Mas isso vai de pessoa para pessoa .

Mesmo assim, bem falado !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Outubro de 2008   #5
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

Citação:
Mensagem Original de David Calhau Ver Mensagem
Paranbéns pela inciativa chipi .

A cena do banco é bastante relativa . Sou baixo : 1m60cm mais ou menos, e gosto da bateria e do banco bem altos ! Claro que nao ate nao chegar aos pedais ! xD Mas isso vai de pessoa para pessoa .

Mesmo assim, bem falado !
És baixo mas sabes bem que sou mais pequeno do que tu!!!
Também gosto de me sentir alto, embora tenha apenas 1,50m!!!

Excelente post chipi!!!
Parabéns pela iniciativa!
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Outubro de 2008   #6
chipi
 
Membro desde: 9-Dez-2007
Local: Arganil-coimbra
Mensagens: 204
chipi será famoso em brevechipi será famoso em breve
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

obrigado pessoal..
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] --->my life..my love <3
chipi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Outubro de 2008   #7
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

Gostei chipi

Ya a altura da bateria vai de pessoa para pessoa...não vou dizer que gosto da bateria alta, porque do que eu gosto é da bateria à mão! Para mim fica mais à mão quando está com uma certa altura...

tenho praí 1m 76cm...toco com a drum bem alta e com banco bem alto, mas é pq gosto assim...

abraços
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Outubro de 2008   #8
chipi
 
Membro desde: 9-Dez-2007
Local: Arganil-coimbra
Mensagens: 204
chipi será famoso em brevechipi será famoso em breve
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

lool

eu tbm toco com ela bem alta..e so assim e que me ajeito..se tiver baixa..ui n dou com aquilo :D

abraços
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] --->my life..my love <3
chipi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Novembro de 2008   #9
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas essenciais para ajudar os nossos colegas novos

A ideia é boa. Mas acho que podias rever alguns pontos do teu tutorial.

Obrigado!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #10
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

bem, eu andei a procurar e o mais parecido com a minha pergunta q vi é isto, e nao queria abrir outro topico:

acham q para um principiante faz diferença começar a aprender com 3 ou 2 timbalões? se sim qual a melhor disposição?
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #11
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
bem, eu andei a procurar e o mais parecido com a minha pergunta q vi é isto, e nao queria abrir outro topico:

acham q para um principiante faz diferença começar a aprender com 3 ou 2 timbalões? se sim qual a melhor disposição?
Eu penso que isso seja tal e qual como a questão da altura do banco puramente subjectivo , ao gosto de cada um portanto...
__________________
Keep it up!
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Janeiro de 2009   #12
laurent
 
Membro desde: 17-Out-2007
Local: cartaxo
Mensagens: 24
laurent pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: apra ajudar os nossos colegas novos

Citação:
Mensagem Original de andrep Ver Mensagem
És baixo mas sabes bem que sou mais pequeno do que tu!!!
Também gosto de me sentir alto, embora tenha apenas 1,50m!!!

Excelente post chipi!!!
Parabéns pela iniciativa!

*** tb eu meço 1.50 e e uma briga boa por causa d banco!! ando sempre a mexer nakilo lol abraco e bons tokes
laurent não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2009   #13
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Boas! Li o tutorial mas nao respondeu as minhas duvidas eu toco a cerca de 8 meses e ate agora acho que ainda nao encontrei a posiçao ideal para os choques... Vejo que todo o pessoal do forum cruza os braços/baquetas qual e a vantagem disto? Nao digo tocar open handed por requer treinar a mao esquerda mas ,porque nao por os choques um bocado mais na diagonal e tocar com os braços completamente idependentes? Eu tenho tocado assim mas mesmo assim nao me sinto completamente a vontade alguem me ajuda?

Encontrei agora isto: http://www.drummercafe.com/education...placement.html eu toco da segunda maneira mas com os choques ao lado em vez de em cima da tarola
__________________
Keep it up!

Última edição de Fullmetal : Qua, 18 de Fevereiro de 2009 às 19:15.
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2009   #14
ROCK3R
 
Membro desde: 21-Dez-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 26
ROCK3R está no bom caminho
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Gandes dicas xD

Abraço
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
ROCK3R não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2009   #15
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Citação:
Mensagem Original de Fullmetal Ver Mensagem
Boas! Li o tutorial mas nao respondeu as minhas duvidas eu toco a cerca de 8 meses e ate agora acho que ainda nao encontrei a posiçao ideal para os choques... Vejo que todo o pessoal do forum cruza os braços/baquetas qual e a vantagem disto? Nao digo tocar open handed por requer treinar a mao esquerda mas ,porque nao por os choques um bocado mais na diagonal e tocar com os braços completamente idependentes? Eu tenho tocado assim mas mesmo assim nao me sinto completamente a vontade alguem me ajuda?

Encontrei agora isto: http://www.drummercafe.com/education...placement.html eu toco da segunda maneira mas com os choques ao lado em vez de em cima da tarola
Não te sintas sozinho. Tens um grande master nacional que (segundo o que eu entendi) usa exactamente os choque sna mesma posição que tu. Chama-se ViCky.
É como ouves dizer por aí, tens e que te sentir confortavel. A bateria é tipo um sofá, um gajo vai-se ajeitando ate chegar ao conforto.
Tem em conta factores como a facilidade ou dificuldade com que executas toda a tua prática nessa táctica de choques.

O importante é ter bons resultados

abraço
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2009   #16
chipi
 
Membro desde: 9-Dez-2007
Local: Arganil-coimbra
Mensagens: 204
chipi será famoso em brevechipi será famoso em breve
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Citação:
Mensagem Original de Fullmetal Ver Mensagem
Boas! Li o tutorial mas nao respondeu as minhas duvidas eu toco a cerca de 8 meses e ate agora acho que ainda nao encontrei a posiçao ideal para os choques... Vejo que todo o pessoal do forum cruza os braços/baquetas qual e a vantagem disto? Nao digo tocar open handed por requer treinar a mao esquerda mas ,porque nao por os choques um bocado mais na diagonal e tocar com os braços completamente idependentes? Eu tenho tocado assim mas mesmo assim nao me sinto completamente a vontade alguem me ajuda?

Encontrei agora isto: http://www.drummercafe.com/education...placement.html eu toco da segunda maneira mas com os choques ao lado em vez de em cima da tarola

boas...


se usas assim os pratos de xoke,e se gostas eles assim...n tens nenhum porblema entao...se inda andas a procura de um posicionamento certo,vai exprimentando as varias formas...prokura imagens na internet etc..

abraços
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] --->my life..my love <3

Última edição de chipi : Qua, 18 de Fevereiro de 2009 às 22:50.
chipi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2009   #17
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Não te sintas sozinho. Tens um grande master nacional que (segundo o que eu entendi) usa exactamente os choque sna mesma posição que tu. Chama-se ViCky.
É como ouves dizer por aí, tens e que te sentir confortavel. A bateria é tipo um sofá, um gajo vai-se ajeitando ate chegar ao conforto.
Tem em conta factores como a facilidade ou dificuldade com que executas toda a tua prática nessa táctica de choques.

O importante é ter bons resultados

abraço
Exactamente a posiçao dos meus braços fica similiar a do Vicky mas uso o prato de choques muito similar ao normal.... Como que se tocasse de braços cruzados. Alguem me arranja uns videos do senhor Vicky a tocar mas tipo por tras da bateria para eu perceber se a posiçao dele eh igual a minha no que toca a altura do braço direito eh que se assim for nao receio mais vir a ter cansaço no mesmo , o Vicky e grande maquina
__________________
Keep it up!

Última edição de Fullmetal : Qua, 18 de Fevereiro de 2009 às 22:38.
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2009   #18
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Citação:
Mensagem Original de Fullmetal Ver Mensagem
Exactamente a posiçao dos meus braços fica similiar a do Vicky mas uso o prato de choques muito similar ao normal.... Como que se tocasse de braços cruzados. Alguem me arranja uns videos do senhor Vicky a tocar mas tipo por tras da bateria para eu perceber se a posiçao dele eh igual a minha no que toca a altura do braço direito eh que se assim for nao receio mais vir a ter cansaço no mesmo , o Vicky e grande maquina
www.vicky-drummer.com/

Simplesmente isso
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2009   #19
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
www.vicky-drummer.com/

Simplesmente isso
Ja tive a ver a nivel de videos backstage nao fiquei la muito bem servido lol
__________________
Keep it up!
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Fevereiro de 2009   #20
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Não há propriamente regras.

Cada um deve ir explorando e experimentando até adquirir a posição ideal.
Essa posição deve ser baseada principalmente no conforto e esforço reduzido na execução.

Dave Weckle é um excelente exemplo de boa postura e boa ergonomia da bateria.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Fevereiro de 2009   #21
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Se calhar vou virar completamente open hand...
__________________
Keep it up!
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Fevereiro de 2009   #22
LorDrummeR
 
Membro desde: 12-Out-2007
Local: Viseu
Mensagens: 83
LorDrummeR está no bom caminho
Gosto Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Boas dicas, apesar de eu não concordar com o banco...

Tamém sou relativamente baixo, cerca de 1.65m, e tenho um banco assim para o médio, mal de mim so o banco estivesse baixinho
LorDrummeR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Fevereiro de 2009   #23
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: TUTORIAL PARA INICIANTES: Algumas dicas para posicionamento dos elementos na bateria.

Quanto ao banco:

Regra geral, a altura deve ser regulada de forma a que os joelhos fiquem um pouco mais abaixo que o quadris. Essa diferença poderá variar consoante cada um.

Mas, se estiver mais baixo, o corpo tem tendencia a desiquilibrar para a frente, e se estiver muito mais alto o corpo tem tendencia a desiquilibrar para trás.

O banco é das peças mais importantes na bateria. Vê este tópico:
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...234#post104234

NB
--

Última edição de nunobaiao : Qui, 19 de Fevereiro de 2009 às 23:52.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos) Gibraltar Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 9 Qua, 27 de Janeiro de 2010 00:42
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30



São agora 06:18. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it