Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Montagem/desmontagem de peles

Olá pessoal

Abordando só um bocado a questão da afinação, quero no entanto falar sobre a desmontagem e montagem das peles.

Vou falar sem pormenores muito técnicos para ser mais terra a terra.

Sem querer ser entendido como "Guru" na matéria, há aqui rapaziada com grande confusão no assunto.

Para o pessoal que não tem muita experiencia, ponto fundamental:
Compra de um AFINADOR.
E porquê?
Porquê, afinando com os parametros do referido, vão "afinando", também o ouvido e conhecendo as tonalidades das peças.

Pareçendo que não, estão também a educar o ouvido.

O Afinador hoje em dia tem de ser encarado como peça de FERRAMENTA.

Desmontar uma pele: Ao desmontar uma pele, devem ser aliviados com meia volta da chave, todos os parafusos, um de cada vez e em "cruz", á volta e á vez nos aros, até este ficar separado dos parafusos.

Porquê? Porque se for aliviado na totalidade um de cada vez:

1º - O aro empena

2º - Se a pele ainda estiver boa, corre-se o risco de acabar com a sua ainda rígidez/elasticidade/tensão.

3º - Ou ainda o filme descolar/rasgar da vulcanização/colagem ao seu próprio aro.

Limpar bem o aro, exteriormente e principalmente no interior, que é onde a cabeça da pele vai encostar, ( pó, serrilha das baquetas, cotão,etc ), limpar as cabeças dos parafusos entre esta e a anilha de pressão, e também as "beiças da peça" ,shell.


Montagem de pele:

Aqui, estragam-se peles que é uma coisa por demais.

Ainda não levou uma pancada e já está estragada.

1º - Colocar a pele, de maneira a que o ponto de apoio interior esteja bem assente no shell, "beiças".

2º - Colocar o aro, e verificar se ele esta bem assente na cabeça da pele sem folgas, apontar no aro todos os parafusos roscando-os mas sem chegar á fase de aperto.

3º - Em meias voltas, fazer o que vem indicado na embalagem que trazia a pele, o caso da Evans e tal. Ou então em CRUZ E Á VOLTA. Com o afinador levar assim em MEIAS VOLTAS E EM CRUZ, até á tensão recomendada para a peça em causa.

4º - Quando lá chegarem, com a mão aberta, façam uma ligeira/média pressão sobre a pele. Esta vai gemer e lassar um bocado. Voltar a afinar á tensão recomendada e repetir a pressão com a mão. Deve desta vez desafinar muito menos. Finalmente afinada, a pele está pronta para o "massacre".

PS: As maiúsculas, são para chamar mais á atenção, não estou a berrar pessoal... hehehe

Espero ter sido útil, pessoal
Abraço a todos
Fiquem bem

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Sáb, 9 de Janeiro de 2010 às 16:58.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #2
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Olá pessoal

Abordando só um bocado a questão da afinação, quero no entanto falar sobre a desmontagem e montagem das peles.

Vou falar sem pormenores muito técnicos para ser mais terra a terra.

Sem querer ser entendido como "Guru" na matéria, há aqui rapaziada com grande confusão no assunto.

Para o pessoal que não tem muita experiencia, ponto fundamental:
Compra de um AFINADOR.
E porquê?
Porquê, afinando com os parametros do referido, vão "afinando", também o ouvido e conhecendo as tonalidades das peças. Pareçendo que não, estão também a educar o ouvido.

O Afinador hoje em dia tem de ser encarado como peça de FERRAMENTA.

Desmontar uma pele: Ao desmontar uma pele, devem ser aliviados com meia volta da chave, todos os parafusos, um de cada vez e em "cruz", á volta e á vez nos aros, até este ficar separado dos parafusos.
Porquê? Porque se for aliviado na totalidade um de cada vez,

1º - O aro empena

2º - Se a pele ainda estiver boa, corre-se o risco de acabar com a sua ainda rígidez/elasticidade/tensão.

3º - Ou ainda o filme descolar/rasgar da vulcanização/colagem ao seu próprio aro.

Limpar bem o aro, exteriormente e principalmente no interior, que é ondr a cabeça da pele vai encostar, ( pó, serrilha das baquetas, cotão,etc ), limpar as cabeças dos parafusos entre esta e a anilha de pressão, e também as "beiças da peça" ,shell.


Montagem de pele:Aqui, estragam-se peles que é uma coisa por demais.
Ainda não levou uma pancada e já está estragada.
1º - Colocar a pele, de maneira a que o ponto de apoio interior esteja bem assente no shell, "beiças".
2º - Colocar o aro, e verificar se ele esta bem assente na cabeça da pele sem folgas, apontar no aro todos os parafusos roscando-os mas sem chegar á fase de aperto.

3º - Em meias voltas, fazer o que vem indicado na embalagem que trazia a pele, o caso da Evans e tal. Ou então em CRUZ E Á VOLTA. Com o afinador levar assim em MEIAS VOLTAS E EM CRUZ, até á tensão recomendada para a peça em causa.

4º - Quando lá chegarem, com a mão aberta, façam uma ligeira/média pressão sobre a pele. Esta vai gemer e lassar um bocado. Voltar a afinar á tensão recomendada e repetir a pressão com a mão. Deve desta vez desafinar muito menos. Finalmente afinada, a pele está pronta para o "massacre".

PS: As maiúsculas, são para chamar mais á atenção, não estou a berra pessoal hehehe

Espero ter sido útil, pessoal
Abraço a todos
Fiquem bem
Olá.
Antes d mais, muito bom post!!! Parabens!
Tenho uma duvida, pois encomendei um DRUM DIAL... Podias colocar quais a tensão necessária para os elementos da bateria (base - bombo, tarola, timbaloes)?

Abraço e muito obrigado
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #3
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de Bogalho Ver Mensagem
Olá.
Antes d mais, muito bom post!!! Parabens!
Tenho uma duvida, pois encomendei um DRUM DIAL... Podias colocar quais a tensão necessária para os elementos da bateria (base - bombo, tarola, timbaloes)?

Abraço e muito obrigado
O drum dial trás um papel com esses valores e consoante a pele que tens.
O teu nao trás?

Eu nao sei os valores de cor. só sei que timbaloes ronda os 70 e pouco e tarola os 80.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #4
Tiago Gomes
 
Membro desde: 3-Jul-2008
Local: Loulé
Mensagens: 8
Tiago Gomes está no bom caminho
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Olá pessoal

Abordando só um bocado a questão da afinação, quero no entanto falar sobre a desmontagem e montagem das peles.

Vou falar sem pormenores muito técnicos para ser mais terra a terra.

Sem querer ser entendido como "Guru" na matéria, há aqui rapaziada com grande confusão no assunto.

Para o pessoal que não tem muita experiencia, ponto fundamental:
Compra de um AFINADOR.
E porquê?
Porquê, afinando com os parametros do referido, vão "afinando", também o ouvido e conhecendo as tonalidades das peças.

Pareçendo que não, estão também a educar o ouvido.

O Afinador hoje em dia tem de ser encarado como peça de FERRAMENTA.

Desmontar uma pele: Ao desmontar uma pele, devem ser aliviados com meia volta da chave, todos os parafusos, um de cada vez e em "cruz", á volta e á vez nos aros, até este ficar separado dos parafusos.

Porquê? Porque se for aliviado na totalidade um de cada vez:

1º - O aro empena

2º - Se a pele ainda estiver boa, corre-se o risco de acabar com a sua ainda rígidez/elasticidade/tensão.

3º - Ou ainda o filme descolar/rasgar da vulcanização/colagem ao seu próprio aro.

Limpar bem o aro, exteriormente e principalmente no interior, que é onde a cabeça da pele vai encostar, ( pó, serrilha das baquetas, cotão,etc ), limpar as cabeças dos parafusos entre esta e a anilha de pressão, e também as "beiças da peça" ,shell.


Montagem de pele:

Aqui, estragam-se peles que é uma coisa por demais.

Ainda não levou uma pancada e já está estragada.

1º - Colocar a pele, de maneira a que o ponto de apoio interior esteja bem assente no shell, "beiças".

2º - Colocar o aro, e verificar se ele esta bem assente na cabeça da pele sem folgas, apontar no aro todos os parafusos roscando-os mas sem chegar á fase de aperto.

3º - Em meias voltas, fazer o que vem indicado na embalagem que trazia a pele, o caso da Evans e tal. Ou então em CRUZ E Á VOLTA. Com o afinador levar assim em MEIAS VOLTAS E EM CRUZ, até á tensão recomendada para a peça em causa.

4º - Quando lá chegarem, com a mão aberta, façam uma ligeira/média pressão sobre a pele. Esta vai gemer e lassar um bocado. Voltar a afinar á tensão recomendada e repetir a pressão com a mão. Deve desta vez desafinar muito menos. Finalmente afinada, a pele está pronta para o "massacre".

PS: As maiúsculas, são para chamar mais á atenção, não estou a berrar pessoal... hehehe

Espero ter sido útil, pessoal
Abraço a todos
Fiquem bem


Bom post!

Não percebi a parte que pus em Negrito...
Tiago Gomes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #5
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
O drum dial trás um papel com esses valores e consoante a pele que tens.
O teu nao trás?

Eu nao sei os valores de cor. só sei que timbaloes ronda os 70 e pouco e tarola os 80.
Olá silver
Claro que trás. Mas se tu não tiveres a máquina como é que sabes que as peças estão nos valores que desejares?
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #6
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Olá silver
Claro que trás. Mas se tu não tiveres a máquina como é que sabes que as peças estão nos valores que desejares?
Abraço
Mas eu tenho.
tenho drum dial.

mas sou sincero, para quem nao toca mais profissionalmente, acho que n vale a pena os 80 ou 90 euros que custa.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #7
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
Mas eu tenho.
tenho drum dial.

mas sou sincero, para quem nao toca mais profissionalmente, acho que n vale a pena os 80 ou 90 euros que custa.
Olá novamente
Mas vale pela educação do ouvido, pela afinação quase perfeita, pela durabilidade das peles, pela ferramenta, etc
Mas tu é que sabes.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #8
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
O drum dial trás um papel com esses valores e consoante a pele que tens.
O teu nao trás?

Eu nao sei os valores de cor. só sei que timbaloes ronda os 70 e pouco e tarola os 80.
Olá SilverDrummer... Tudo bem?
Eu encomendei-o, como tal tou a espera que venha, ainda nao o recebi, por isso é que perguntei. Mas já me esclareceram!
Obrigado na mesma
Cumps
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #9
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

´Para quem toca constantemente e precisa da bateria sempre bem afinada é uma excelente ajuda, sem dúvida.

Mas, eu, guiando-me pelos valores que vêm na tabela, não consigo o melhor som que posso tirar da bateria. aquilo n afina sozinho.

O que eu fiz foi, experimentar manualmente afinar conseguindo obter o som que pretendia, e quando tinha aquilo a soar como queria, punha o drum dial em cima e tirava os valores da tensao da pele de ataque e de ressonância. desta forma, com os valores que eu tirei, quando precisasse de afinar outravez bastava pôr tudo nos valores outravez.

é uma boa ajuda, sem dúvida, mas para bateristas amadores que tocam por diversao nao é uma ferramenta essencial.

é a minha opiniao.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #10
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
´Para quem toca constantemente e precisa da bateria sempre bem afinada é uma excelente ajuda, sem dúvida.

Mas, eu, guiando-me pelos valores que vêm na tabela, não consigo o melhor som que posso tirar da bateria. aquilo n afina sozinho.

O que eu fiz foi, experimentar manualmente afinar conseguindo obter o som que pretendia, e quando tinha aquilo a soar como queria, punha o drum dial em cima e tirava os valores da tensao da pele de ataque e de ressonância. desta forma, com os valores que eu tirei, quando precisasse de afinar outravez bastava pôr tudo nos valores outravez.

é uma boa ajuda, sem dúvida, mas para bateristas amadores que tocam por diversao nao é uma ferramenta essencial.

é a minha opiniao.
Aí concordo plenamente contigo, sem dúvida. Mas... a mim acho que vai ajudar (até porque não sou bem "amador", digo eu) (na brinca)

Abraço
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #11
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de Bogalho Ver Mensagem
Aí concordo plenamente contigo, sem dúvida. Mas... a mim acho que vai ajudar (até porque não sou bem "amador", digo eu) (na brinca)

Abraço
Lol, ajuda, sem duvida.

A mim, nao me deu foi mt resultado os valores que eles dao.
mas apontando os valores em que consegues um bom som, depois tens sempre a bateria afinada à mesma maneira. e isso é bastante bom.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #12
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
Lol, ajuda, sem duvida.

A mim, nao me deu foi mt resultado os valores que eles dao.
mas apontando os valores em que consegues um bom som, depois tens sempre a bateria afinada à mesma maneira. e isso é bastante bom.
Exacto, concordo (mas so por seres de coimbra eheheh)
Abraço
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #13
JoaoBeato
 
Membro desde: 18-Out-2008
Local: Vinhais
Mensagens: 83
JoaoBeato é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Montagem/desmontagem de peles

boas .... onde posso arranjar um afinador desses??? melhores cumprimentos
JoaoBeato não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #14
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de JoaoBeato Ver Mensagem
boas .... onde posso arranjar um afinador desses??? melhores cumprimentos
Castaneira Porto
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #15
JoaoBeato
 
Membro desde: 18-Out-2008
Local: Vinhais
Mensagens: 83
JoaoBeato é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Montagem/desmontagem de peles

obrigado......e como se utliza?? adapta se em todos os pontos da peça que estamos afinar ate chegar ao mesmo valor em todos???
JoaoBeato não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #16
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de JoaoBeato Ver Mensagem
obrigado......e como se utliza?? adapta se em todos os pontos da peça que estamos afinar ate chegar ao mesmo valor em todos???
Ya, aquilo poe-se junto a cada parafuso e vais ajustando até teres o mesmo valor em todos.
Vêm uns valores indicativos numa tabela com o drumdial.
Eu não uso bem os valores que eles sugerem, mas antes aqueles em que consegui um som melhor. eu uso nos timbaloes 73 na batente e 78 na ressonância. na tarola e no bombo não sei de cor.

sugiro que afines primeiro à mão e vejas como consegues o melhor som, e depois metes o drum dial em cima da pele e retiras o valor.... depois quando precisares de afinar consegues pôr a bateria a soar igual.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #17
JoaoBeato
 
Membro desde: 18-Out-2008
Local: Vinhais
Mensagens: 83
JoaoBeato é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Montagem/desmontagem de peles

a minha duvida e que aki neste video ele poe no meio ... sera indiferente???

JoaoBeato não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #18
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Montagem/desmontagem de peles

Citação:
Mensagem Original de JoaoBeato Ver Mensagem
a minha duvida e que aki neste video ele poe no meio ... sera indiferente???

YouTube- Tuning a snare drum with the drum dial
o gajo faz mal... aquilo deve-se por ao pe de cada parafuso para ficar tudo igual

deves fazer tipo assim:

Última edição de SilverDrummer : Qua, 3 de Fevereiro de 2010 às 20:26.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #19
JoaoBeato
 
Membro desde: 18-Out-2008
Local: Vinhais
Mensagens: 83
JoaoBeato é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Montagem/desmontagem de peles

ok...... obrigado por esclareceres a minha duvida.......
JoaoBeato não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 0 Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11



São agora 19:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it