Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #1
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Pedal Duplo: Discussão de tecnicas - Qual o pé com que normalmente começam a tocar?

Ontem estive a estudar exercícios de pedal duplo e lembrei-me de lançar aqui um tema que pode ser interessante.

Para vocês, qual dos pés lidera? Ou seja, quando começam a "disparar" singles, ou qualquer outra coisa, com que pé começam?

Os destros começam com o direito ou com o esquerdo?
Os canhotos com o esquerdo ou com o direito?

Estou a falar do pé "natural" ok. Naturalmente, qual dos pés usam para começar no pedal duplo?

Venham de la essas experiencias e vamos todos aprender um pouco uns com os outros!!!
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #2
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Isso pode variar muito uns pos outros, mas A cena nem tem A Ver com o Jeito , muitas das vezes um simples break com pedaleira dupla, soa diferente se começares com o eskerdo, ou começares com o direito. Ha muitos tipos De breaks, que podes Fazer invertidamente, que soa logo diferente.!!!

as vez nao tem A Ver com questão "se dá mais jeito com o eskerdo ou com o direito", Muda muito De break pra break. Mas Acredito Que tb hajas a possibilidade de dar mais jeito De começar cum alguns dos pés primeiros.

por exemplo, singles com as maos, se eu fizer um break da Eskerda pradireita, ou seja tarola tom 1, tom 2, tom 3, etc etc, começo com a mao direita, e se kizer voltar pra tras, ou seja, tom 3, tom 2, tom 1, tarola, automaticamente por melhor mobilidade e coordenaçao de braços e seguimento de tom pra toma, vou com a mao esquerda.

abraços a toddos ...
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #3
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Quando uso o pedal duplo começo sempre com o esquerdo, o meu pé "natural", ou seja, sou esquerdino.
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #4
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Ya Fabinni, ate percebo o teu ponto de vista no que diz respeito as maos. A sonoridade pode ser diferente consoante a ordem que deres nos timbaloes. Tudo bem.
Mas no bombo a sonoridade é igual. Começando com o direito ou esquerdo, na base, sao seminimas, colcheias ou semicolcheias ou fusas etc etc.
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #5
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Não posso... Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Citação:
Mensagem Original de Hugo Correia Ver Mensagem
Ya Fabinni, ate percebo o teu ponto de vista no que diz respeito as maos. A sonoridade pode ser diferente consoante a ordem que deres nos timbaloes. Tudo bem.
Mas no bombo a sonoridade é igual. Começando com o direito ou esquerdo, na base, sao seminimas, colcheias ou semicolcheias ou fusas etc etc.
Com o meu pedal não, porque a batente direita está a bater no centro e a esquerda está mais para a esquerda, e daí dá um som diferente em cada batente
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #6
Granate
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 60
Granate será famoso em breveGranate será famoso em breve
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Eu faço tal e qual como as maos: se a primeira nota for num contra tempo começo com o esquerdo se for na cabeça ou numa subdivisão começo com o direito.
Normalmente se vou tocar um numero de notas par começo com o direito, se for impar com o esquerdo...
Granate não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #7
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Como já aqui falaram, temos a tendência de "fazer pesar mais" a batida no lado que nos dá mais jeito. Isto é perfeitamente natural.
Agora, para resultados excepcionais, seria óptimo dominar os dois lados!
Paradiddles com accents para mãos e pés!

Exacto, o pedal duplo funciona como as nossas mãos, munidas de acessórios para bater nas peles dos tambores e nos pratos. O que as diferencía são mesmo os milisegundos que os pedais vão demorar a bater na pele, já que o método (usar os pés com o apoio das pernas) e o sistema (placa e mola/outras) são diferentes das baquetas; e, lá está, as técnicas que são utilizadas para fazer a pele soar.

Heel up, heel down, ou seja, calcanhar em cima, e calcanhar em baixo.
Muitos aqui conhecem estas duas técnicas, e provavelmente até as utilizam em simultâneo para tirar mais partido do pedal, o que é muito bom.

Heel up/calcanhar em cima: a parte superior do pé está em cima da placa, e o calcanhar faz o movimento que origina a batida. Será preciso mais equilibrio, força de pernas, maior esforço, mas com maior intensidade na batida.

Heel down/ calcanhar em baixo: o calcanhar está assente no chão ou na placa. O músculo frontal da perna terá maior esforço e a batida não é tão intensa como no heel up. Digamos que isso dependerá da força de quem toca, mas na teoria será assim.

A perna em si, pode movimentar-se até para os lados, recorrendo à técnica heel up para bater no bombo. É bom conhecermos a convencionalidade, para podermos partir para variações em termos de técnicas.

A partir destas duas técnicas, o utilizador do pedal duplo pode partir para muitas mais, ou até fundir várias técnicas para conseguir o som pretendido.
Já que nos é possível utilizar os dois pés, a coordenação motora passa para um nível avançado e, como já referi, a ambidesteridade vai contribuir para o domínio do pedal.

Aqui, os horizontes da combinação mãos-pés também vão ser expandidos, já que temos acesso a tambores com ambas as mãos e pés (mais regularmente: mãos para pratos e tambores; pés para bombos, pedal de pratos de choque, ou outra percussão). Não se esqueçam o que é mais utilizado, o mais convencional, portanto, para poderem passar para combinações mais complexas! Isto requer estudo!

Tanto no pedal single como no duplo, o nosso conhecimento das afinações do pedal são decisivas na forma como tocamos. Uma boa afinação em conjunto com uma boa técnica, ou combinação de técnicas, garantirá consistência no nosso desempenho em geral.

Peguem nisto, acrescentem mais técnicas, e comentem!

(se fizerem copy/paste disto, coloquem o respectivo link para referência à fonte, se faz favor! - e não é só com este post, é com os outros todos; spread the message!)

Última edição de warlike : Ter, 15 de Julho de 2008 às 19:26.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #8
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

O meu pé "natural" é o direito, portanto começo sempre com ele. No entanto, quando toco tercinas o pé que lidera vai alternando entre o direito e o esquerdo : D e d E d e ...

No fundo basta aplicar os exercícios das mãos para os pés.
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #9
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Precisamente! Os exercícios que utilizam para as mãos utilizem também para os pés.

Ou seja, matéria de rudimentos já têm (utilizam os mesmos para as mãos). E isto já aqui foi dito.

Em termos de posicionamento do(s) pé(s) no pedal e da forma como se desenvolve a mecânica pé-placa-pele do bombo, também constitui um aspecto da TÉCNICA.

Temos vindo a trocar opiniões acerca disto noutro tópico, não temos?
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Julho de 2008   #10
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Obrigado a todos pelos vossos contributos até agora. Era mesmo isto que queria com este post - uma discussao saudavel sobre tecnicas de pedal duplo.

Eu tenho mais uma acha para a fogueira:
- Sendo o nosso pé esquerdo o pé de lead nos choques nao faria mais sentido ser o pé que começa?
Ou seja, normalmente o pé esquerdo toca a tempo nos choques (seja seminimas ou colcheias, vejam um video do Fabinni que anda por ai) porque razao "inconscientemente" começamos com o pé direito (para os destros) invertendo o sentido natural das coisas?

Eu estou inteiramente de acordo com o Warlike (grande reply!) o que se deve trabalhar é a ambidestrabilidade (nao sei se existe no dicionario) de modo a ser completamente indiferente começar com o direito ou o esquerdo.

Eu pessoalmente gosto da forma como o Carter Beauford usa o pedal duplo. Não é baseado na velocidade mas na musicalidade.
Uma das coisas que ele usa muito é deslizar o pé esquerdo do pedal dos choques e pisar ao mesmo tempo o pedal do bombo. Desta forma lidera com o esquerdo.

Venham de la esses comentarios!!
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Julho de 2008   #11
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Citação:
Mensagem Original de Hugo Correia Ver Mensagem
Ya Fabinni, ate percebo o teu ponto de vista no que diz respeito as maos. A sonoridade pode ser diferente consoante a ordem que deres nos timbaloes. Tudo bem.
Mas no bombo a sonoridade é igual. Começando com o direito ou esquerdo, na base, sao seminimas, colcheias ou semicolcheias ou fusas etc etc.

isso Tb é correcto, mas a Acentuação pode ser diferente!
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Julho de 2008   #12
H'Omac
 
Membro desde: 4-Mai-2008
Local: Portugal
Mensagens: 285
H'Omac será famoso em breveH'Omac será famoso em breve
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Eu sou esquerdino mas so para algumas coisas como comer , futebol...
No pedal duplo costumo começar com o direito
__________________
You can't Kill the Metal !
H'Omac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Julho de 2008   #13
MOSCA
 
Membro desde: 16-Jul-2008
Local: Porto
Mensagens: 5
MOSCA está no bom caminho
Não posso... Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Boa pergunta .... o meu pé "natural" é o direito , mas gostava que o esquerdo ficasse tão natural como o direito....tenho vindo a praticar nesse sentido, se bem que na banda que toco o pedal duplo é utilizado esporadicamente.
O melhor é dar pedalar com o pé que está mais à mão ... eh e heh eh eh e
MOSCA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Julho de 2008   #14
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas

Citação:
Mensagem Original de MOSCA Ver Mensagem
O melhor é dar pedalar com o pé que está mais à mão ... eh e heh eh eh e
Eh pa, muito boa!! LOL!!!
A ideia é essa mesmo.
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 18 de Julho de 2008   #15
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pedal Duplo: Discussão de tecnicas - Qual o pé com que normalmente começam a tocar?

Ambidestreza! Muitos bateristas de renome que são muito bons, nem eles conseguem ser ambidestros! Imaginem-se serem muito bons quer comecem a tocar pela esquerda ou pela direita. E isto passa simplesmente por treinar o cérebro (que acaba por ser uma tarefa não tão simples, mas no fim terão os vossos resultados!) criando um espelho de movimentos para ambos os lados, com igual consistência. O facto de não dominarmos ambos os lados, limita-nos claramente em termos de flexibilidade de movimentos (ao partir para um break, ou até trocar de lado se virmos que o outro precisa de uma pausa).

Para a malta com mais tempo e paciência, imitem o lado que dominam. Não se esqueçam de ter a certeza do lado que estão a praticar, por isso acentuem sempre as notas em causa!

Se conseguirem tocar batidas em simultâneo com os dois pés, e se virem que estão em uníssono, é muito bom!

Ao intercalar movimentos fazendo séries de exercícios iguais para os dois lados, de preferência com o metrónomo, estão a levar a cabo o treino ideal!

Pesquisem no youtube videos do Derek Roddy a explicar precisamente este meu último parágrafo. Dedicado a treino de mãos e pés.

Para mim, dos melhores professores em termos do "treino com o cérebro e o movimento" em mente é sem dúvida o Mike Mangini! Encontrem os links, e postem-nos, que eu agora não os tenho.

Abraços!

EDIT: para mais detalhes, consultem este tópico criado e traduzido por mim ->
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...as+pedal+bombo

Última edição de warlike : Sex, 25 de Julho de 2008 às 19:15.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] Martin Lopez (ex-Opeth) - ano de 2004 splash Bateristas e Percussionistas 3 Qui, 31 de Julho de 2008 12:52



São agora 23:18. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it